RC Elétrico - o fórum de automodelismo elétrico!

Corally, Hot Bodies, Serpent, Tamiya, Associated, HPI, Kyosho, Schumacher, Traxxas, X-Ray, Losi, Yokomo, Ofna.

Bem-vindo: Qua Jul 30, 2025 7:53 pm

Todos os horários são GMT - 3 horas

Criar novo tópico Responder  [ 43 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2, 3  Próximo
Autor Mensagem
MensagemEnviado: Ter Dez 29, 2009 8:43 pm 
Membro Classe 6
Membro Classe 6

Rodrigobeg escreveu:
Pessoal surgiu uma duvida!

Ezrun 5.5 + 2s é mais rapido que ezrun 8.5 + 3s?

Usando esc 60A sempre!

o 5.5t com 2s atingira o mesmo rpm q o 8.5 com 3s, mas acredit q com a relaçao correta o 8.5t ficara melhor no seu auto, por ter mais torque, e ser tao "elastico" quanto 5.5 , por estar usando 3s

MensagemEnviado: Ter Dez 29, 2009 8:49 pm 
Membro Classe 6
Membro Classe 6

rioferraz1 escreveu:
Isso eu tb quero aprender de vez. O que é mais forte um motor 5.5T ou 8.5T e qual é o meis rápido?? Enfim, o que significa o "T" e o que significam as voltas, tipo, um motor tem tantas voltas.

quanto menos voltas, menos torque, e mais rpm

t é voltas

MensagemEnviado: Ter Dez 29, 2009 9:29 pm 
Membro Classe 10
Membro Classe 10

Sim perdão, confundi 5700 pelo 5200.

Rodrigobeg escreveu:
5.5t caramba, nao corre risco de moer toda caixa do carro?

8.5t já da pra esperar uma boa velocidade, bom torque, empinar facil?

O mamba que você se refere, por acaso nao é o 5700?

Desculpe tantas perguntas, é que eu ainda estou meio confuso, nao sei qual a melhor opção pra mim...

MensagemEnviado: Ter Jan 05, 2010 9:13 am 
Membro Classe 6
Membro Classe 6

Rodrigobeg escreveu:
E ai pessoal, mais alguém? Tive pensando em comprar um ezrun 8.5 se ficar bom deixo assim, se eu precisar de mais performance compro só o motor velineon e uso com o esc ezrun 60, o que vocês acham?

Valeu!
Olha, eu não conheço o ezrun 8.5, mas o ESC de 60A não seria o mais adquado para suportar o motor velineon, pois o motor VXL usa no mínimo 65A, e vai na casa dos 100A constantemente. Tanto é que o próprio esc VXL usa constantemente 100A e tem picos de 300A +.

"Eu não fui feito para chegar em 3º, 4º ou 5º..... Eu corro para ganhar"
Ayrton Senna

MensagemEnviado: Ter Jan 05, 2010 10:18 am 
Membro Classe 6
Membro Classe 6

Ha sim possibilidade ,
O Ezrun 60A é para motores de até 6000kv , o velineon tem apenas 3500kv.

Turnigy accucel
Lipos 2s 4200 / 3s 3600

MensagemEnviado: Ter Jan 05, 2010 10:41 am 
Membro Classe 6
Membro Classe 6

Acho que o velineon não chega realmente a 60A .
Creio que não precise mudar a relação , mas fique de olho na temperatura , se estiver muito alta , diminua o tamanho do pinhão , e se estiver baixa , você pode , se quiser , aumentar o tamanho do pinhão.
O combo é muito bom , gostei muito do motor , tem um bom torque , não esquenta muito ...

Turnigy accucel
Lipos 2s 4200 / 3s 3600

MensagemEnviado: Ter Jan 05, 2010 10:53 am 
Membro Classe 6
Membro Classe 6

Augusto Beck escreveu:
Creio que não precise mudar a relação , mas fique de olho na temperatura , se estiver muito alta , diminua o tamanho do pinhão , e se estiver baixa , você pode , se quiser , aumentar o tamanho do pinhão.
O combo é muito bom , gostei muito do motor , tem um bom torque , não esquenta muito ...

Não chega a 60A??? O manual mesmo diz que o motor trabalha no mínimo a 65A e daí para cima. E o ESC VXL trabalha sempre com 100A e daí para cima. Não estou inventando, apenas repetindo o que está na caixa do VXL, agora se ele pode trabalhar com o EZRUN eu não tenho experiência para comentar. Tente achar algo no youtube, ou no próprio forum da traxxas ( nunca consegui me registrar lá).

Ayrton Senna

MensagemEnviado: Ter Jan 05, 2010 11:08 am 
Membro Classe 9
Membro Classe 9

Até onde sei, o 8.5t é motor 540, ou seja, maior.. o 9t tem o TAMANHO de 540, mas na verdade ele é um 380 ou maior...
As aletas servem tambem para dissipar o calor, mas na verdade só é usada pra deixar o motor com cara de maior.. reparem que o miolo dele é menor..
Ao meu ver, o 9t é mais usado por ser um motor com praticamente a mesma rotaçao, mas muito mais economico e leve do que o 8.5t

Ja andei com um 9t ezrun no meu TC5, contra os LRP 9.5t que falam que é mais forte, e de boa, na reta anda igual, se nao ate mais! esses motores sao fortes sim...

A diferença dele pro VXL (3500kv) sobre a corrente, é que o velineon é 540, mais torque e mais "pesado" para virar, por isso pode ser que exija um pouco de corrente a mais.

Abs

MensagemEnviado: Ter Jan 05, 2010 11:10 am 
Membro Classe 6
Membro Classe 6

Vou almoçar, mas deixo um link aqui, EZRUN 60A + motor Velineon.
http://www.rctech.net/forum/r-c-items-sale-trade/317924-1-10th-brushless-system-velineon-ezrun-program-card.html

Ayrton Senna

Editado pela última vez por Rebelde em Ter Jan 05, 2010 11:56 am, em um total de 1 vez.

MensagemEnviado: Ter Jan 05, 2010 11:12 am 
Membro Classe 6
Membro Classe 6

Acompanha os glows off tipo dst e drt com lipo 3s de reta , de aceleração e retomada é bem melhor.
O ezrun 9T tem aletas para poder aumentar o tamanho do motor (o interior dele é de um motor 380) , e isso auxilia na refrigeração.Não é nenhum problema ter ou não ter aletas .
O 8.5T nao tem nenhum defeito , acho apenas que quem tem não divulgou muito no forum .

Turnigy accucel
Lipos 2s 4200 / 3s 3600

MensagemEnviado: Ter Jan 05, 2010 11:59 am 
Membro Classe 6
Membro Classe 6

Rodrigobeg escreveu:
Bom... Vou procurar um esc de 60a ezrun, se conseguir o 60 + 9t melhor senão compro um combo com o 8.5t, creio que vai me agradar, se nao ficar como eu quero, vai ficar assim por um tempo e futuramente já tenho esc pra usar com o velineon, pelo menos com 2s, para na forçar demais o esc!

Pessoal se entendi a diferença entre os 9t e 8.5t é só o tamanho deles e o consumo certo? A performance é igual? Na stampede o 9t nao vai forçar por ser na realidade um 380?

Da pra esperar que velocidade do carro com esse combo? (9 e 8.5t)

90 graus é a temperatura limite certo?

O 8.5T tem apenas um pouco mais de torque ( Por que tem o interior maior) , e o consumo tambem é um pouco , bem pouco , maior . A stampéde não é muito pesada , e é 4x2 , não tera problema de forçar o motor .
Com 2s , uns 50 , 55 km/h , com 3s perto de 90 .

Turnigy accucel
Lipos 2s 4200 / 3s 3600

MensagemEnviado: Ter Jan 05, 2010 12:01 pm 
Membro Classe 10
Membro Classe 10

Acredito que se o manual estivesse correto o Velineon não ia tomar um pau tão feio do EZRun 5,5T que consome muito perto dos 60A. Fora que 65A com os KVs que tem ele teria mais torque que qualquer 550mm, coisa impossível...

É sempre bom ficar atendo ao óbvio, porque até nos manuais verificamos alguns absurdos.

Rebelde escreveu:
Augusto Beck escreveu:

Não chega a 60A??? O manual mesmo diz que o motor trabalha no mínimo a 65A e daí para cima. E o ESC VXL trabalha sempre com 100A e daí para cima. Não estou inventando, apenas repetindo o que está na caixa do VXL, agora se ele pode trabalhar com o EZRUN eu não tenho experiência para comentar. Tente achar algo no youtube, ou no próprio forum da traxxas ( nunca consegui me registrar lá).

MensagemEnviado: Ter Jan 05, 2010 12:04 pm 
Membro Classe 10
Membro Classe 10

Os 9T tem aletas profundas porque neles é possível graças ao “miolo” 380mm, os 8,5 e 5,5 são nativos 540mm, mas mesmo sem cooler no motor estes dois motores agüentam bem mesmo com a relação errada, já fiz várias merdas e antes de qualquer problema o ESC entra em proteção.

Rodrigobeg escreveu:
Rebelde escreveu:
Augusto Beck escreveu:

Eu entendi que 65a é o maximo do motor, claro, ainda tem os picos que nao lembro quanto é, tem foruns que o pessoal colocou o ezrun no 60A, já te relato até de mamba 5700 com o ezrun 35a rodando com um cooler, mas sem problemas :twisted:

Mas... É um risco, seria importante ter dados concretos...

Sei que o ezrun 9t tem aquelas ''aletas'' que funcionam como dissipador, os 8.5 já nao tem, seria um problema ou nao chega a isso? Tambem percebi que praticamente nao tem informação nenhuma sobre o 8.5t comparado ao 9t no forum, o motor tem algum defeito ou simplesmente o pessoal nao usa?

MensagemEnviado: Ter Jan 05, 2010 12:07 pm 
Membro Classe 10
Membro Classe 10

É verdade, qualquer comparação chegaremos a conclusão que estes EZRuns, XEruns, Hobbyking, etc.. são tão fortes ou melhor que marcas já consagradas pela metade do preço.

_HuMMeR_ escreveu:
Até onde sei, o 8.5t é motor 540, ou seja, maior.. o 9t tem o TAMANHO de 540, mas na verdade ele é um 380 ou maior...
As aletas servem tambem para dissipar o calor, mas na verdade só é usada pra deixar o motor com cara de maior.. reparem que o miolo dele é menor..
Ao meu ver, o 9t é mais usado por ser um motor com praticamente a mesma rotaçao, mas muito mais economico e leve do que o 8.5t

Ja andei com um 9t ezrun no meu TC5, contra os LRP 9.5t que falam que é mais forte, e de boa, na reta anda igual, se nao ate mais! esses motores sao fortes sim...

A diferença dele pro VXL (3500kv) sobre a corrente, é que o velineon é 540, mais torque e mais "pesado" para virar, por isso pode ser que exija um pouco de corrente a mais.

Abs

MensagemEnviado: Ter Jan 05, 2010 12:14 pm 
Membro Classe 9
Membro Classe 9

A questao que veja nao é ser economico, mas sim, rodar a capacidade maxima do motor.
É mais do que obvio que se voce pegar um motor 5700kv, ele vai rodar muito mais forte com um esc, por exemplo, mamba max, do que se voe ligar em um esc de 35a.

No 35a ele vai rodar, claro, e ate bem, mas nao vai poder fornecer sua potencia maximo em ALTA (leia-se constante).

A questao é que temos que identificar o tempo que eles (manuais e fabricantes) consideram constante e de pico. um esc de 60a pode aguentar um pico de 15seg a 120a... isso deixa ele muito forte numa pista, onde o "pico" é usado na reta!

Outra coisa, nao podemos esquecer da bateria.... se ela nao fornecer a pontencia total que o esc pede, nao adianta nada.. sou a prova viva disso!!

Criar novo tópico Responder  [ 43 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2, 3  Próximo

Todos os horários são GMT - 3 horas