RC Elétrico - o fórum de automodelismo elétrico!

Corally, Hot Bodies, Serpent, Tamiya, Associated, HPI, Kyosho, Schumacher, Traxxas, X-Ray, Losi, Yokomo, Ofna.

Bem-vindo: Seg Jul 14, 2025 5:53 pm

Todos os horários são GMT - 3 horas

Criar novo tópico Responder  [ 19 mensagens ]  Ir para página 1, 2  Próximo
Autor Mensagem
MensagemEnviado: Sex Dez 04, 2009 4:49 pm 
Membro Classe 8
Membro Classe 8

Boa tarde pessoal,

Sei que o assunto já foi discutido e rediscutido milhoes de vezes, e confimei isso conferindo durante esses ultimos dias mais a fundo o forum.
Porém não consegui concluir um "modus operandi" e nem saber o que aconteceu comigo.

Eu tenho 2 packs stick de baterias de NIMH da Intellect, um de 4200 mah e um de 4600 (SHV) mah.
Eu as uso, e percebendo que a bateria se esgotou, eu paro, retiro a bateria e chegando em caso eu a carrego, tenho um Hot Power H6016.

Pelo fato dos packs serem stick, eu não posso equalizar, certo ?
Se eu não as equalizo, o que devo fazer quando for carregar ? Apenas as carrego, ou descarrego o restinho final e as carrego de novo ?
Como faço quando as for guardar ? (Uma vez que ando apenas nos finais de semana e as vezes apenas a cada 15 dias). Eu devo carrega-las com metade da capacidade ?

Na quarta feira eu fui carregar o meu pack de 4600, e depois de uns 40 min, eu ouvi um estalo, tipo um "pipoco". Corri e constatei que havia sido o pack, pois o mesmo estava "xiando" e dentro do plastico estava tudo "embaçado". Logo após isso, o carregador parou, acusando bateria cheia. Olhei no numero e constatava aprox 3500 mah carregados. Coloquei a mão no pack e havia uma celula bem mais quente que as demais.

Cheguei agora em casa, olhei e não há sinais de vazamento.

Pergunto-lhes senhores, o que houve ? Perdi a bateria ?

Uma coisa que eu aprendi nessa minha fuçada mais a fundo, e que eu nem fazia idéia, é que não podemos deixar a bateria esgotar até o carrinho parar, certo ? Eu deixava assim, até parar, e ainda ficava forçando, tentando mais.
Ou seja, no primeiro sinal de perda de performance, devemos parar e trocar a bateria, certo ?
Ok, meu carro é uma picape High Lift, da Tamiya, 4x4 que eu uso para subir barrancos e andar em lugares acidentados, desta forma a velocidade é bem baixa. Como seria essa perda de performance ? Algo bem mínino ou bem perceptivel mesmo ? Por exemplo, quando a alavanca do radio estiver no maximo e o carrinho ja estiver devagar ?

Me desculpe o post muito grande, mas apesar de eu estar no Hobby a quase 6 meses, ainda tenho muitas duvidas com relação a isso. É um tabu ainda... rs

Abraços,

:drinks:

F-250 -- 100%

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no MySpace

MensagemEnviado: Sáb Dez 05, 2009 12:16 am 
Membro Classe 10
Membro Classe 10

Images: 8
Grade 0_o

Você pode sim equalizar packs stick, a Team MuchMore fabrica um só não sei te dizer onde encontrar.

Imagem

Basicamente você tem que fazer um pequeno furo na lateral das proteções para poder ter contato com as células.

Segue link do site da MuchMore http://www.much-more.co.kr/discharge.asp

Personal album

MensagemEnviado: Sáb Dez 05, 2009 11:04 am 
Membro Classe 9
Membro Classe 9

Normalmente eu ando de fim de semana, no caso das Ni-Mh, se guarda carregada ou descarregada??

Agora o hobby mudou de escala, de 1:10 para 1:1!
Clube do Tamiya TA03 Clique Aqui!!
Imagem

MensagemEnviado: Sáb Dez 05, 2009 11:59 am 
Membro Classe 4
Membro Classe 4

No RCMART tinha mas está fora de estoque.
http://www.rcmart.com/catalog/rc-discha ... ath=52_142

MensagemEnviado: Seg Dez 07, 2009 3:45 pm 
Membro Classe 10
Membro Classe 10

VinyyTuning escreveu:
Normalmente eu ando de fim de semana, no caso das Ni-Mh, se guarda carregada ou descarregada??

Tem que guardar com com Carga suficiente para não zerar até a proxima vez que for usar. Isto pq as NiMH descarregam "sozinhas" quando estão paradas. Então, sempre que vai guardar, deve se colocar uma quantidade X de mAh, dependendo de quanto tempo vai ficar parada, para 1 semana, provavelmente algo entre 500 e 1000mAh

MensagemEnviado: Seg Dez 07, 2009 3:50 pm 
Membro Classe 10
Membro Classe 10

Sabia que tinha isso em Algum Lugar...

o Cesar Postou essas coisas uma vez.
viewtopic.php?f=33&t=6801

E Grade, Quando a bateria enfraquece, dá pra notar tranquilamente se vc estiver habituado com seu carro.

MensagemEnviado: Seg Dez 07, 2009 8:54 pm 
Membro Classe 8
Membro Classe 8

Opa e aí pessoal tudo bem ?

Puutz Fabricio, dessa eu não tinha nem ideia, =(

Mas voces acham que o meu pack zuou (se é que zuou) por falta de equalizá-lo ?

Isso Alekimura, foi por causa desse tópico do Cesar que eu havia perguntado. Eu ja tinha visto, mas o fato de eu não poder equalizar meu pack stick, fiquei ainda com mais dúvidas e não segui essas recomendações.
Digamos que eu carregue com metade da capacidade para guardá-la. Depois eu devo descarrega-la e carrega-la de novo ? (Respeitando um tempo para esfriá-la).
E como eu coloco "meia carga" na bateria ? Eu coloco para carregar e quando o carregador indicar 2300mah aproximadamente eu pressiono o botão para parar ? Seria isso ?

E a perda no rendimento é algo absurdo, antes dele parar porque acabou a bateria por exemplo, ou algo bem sutil, por exemplo, começou a perder ja devo parar ? Não sei se fui claro... entenderam ?

Obrigado pela ajuda pessoal ! :drinks:

F-250 -- 100%

MensagemEnviado: Seg Dez 07, 2009 9:23 pm 
Membro Classe 10
Membro Classe 10

Grade 0_o escreveu:
Opa e aí pessoal tudo bem ?

Puutz Fabricio, dessa eu não tinha nem ideia, =(

Mas voces acham que o meu pack zuou (se é que zuou) por falta de equalizá-lo ?

Isso Alekimura, foi por causa desse tópico do Cesar que eu havia perguntado. Eu ja tinha visto, mas o fato de eu não poder equalizar meu pack stick, fiquei ainda com mais dúvidas e não segui essas recomendações.
Digamos que eu carregue com metade da capacidade para guardá-la. Depois eu devo descarrega-la e carrega-la de novo ? (Respeitando um tempo para esfriá-la).
E como eu coloco "meia carga" na bateria ? Eu coloco para carregar e quando o carregador indicar 2300mah aproximadamente eu pressiono o botão para parar ? Seria isso ?

E a perda no rendimento é algo absurdo, antes dele parar porque acabou a bateria por exemplo, ou algo bem sutil, por exemplo, começou a perder ja devo parar ? Não sei se fui claro... entenderam ?

Obrigado pela ajuda pessoal ! :drinks:

Se seu pack danificou é difícil saber.

Quanto ao carregamento se seu carregador tiver regulagem de limite de carga você pode programar e quando ele atingir determinada carga ele pára automaticamente.

A carga para uso quando eu ia usar as minhas descarregava e carregava de novo, algumas pessoas simplesmente completavam a carga.

O rendimento é perceptível sim mas nada absurdo você percebe perda na velocidade e rendimento, o importante é não forçar quando você perceber esta queda.

Personal album

MensagemEnviado: Seg Dez 07, 2009 11:37 pm 
Membro Classe 10
Membro Classe 10

O Certo seria você abrir seus Stick, montar em Side-by-side hehehe

Quando está guardada e você vai usar, deve equalizar antes de carregar... Nunca se completa a carga, pois as células nunca perdem a mesma quantidade de carga, então, as que estiverem com mais carga podem sofrer sobrecarga ou na Melhor das hipoteses as celulas que estavam mais descarregadas não carregarão por completo.

Não adianta querer descarregar Stick, o que era pra ajudar, pode acabar Prejudicando...

MensagemEnviado: Qua Dez 09, 2009 11:27 pm 
Membro Classe 8
Membro Classe 8

E aí Fabrício, tudo bem ?

Cara, valeu pela dica e ajuda !
Vou ficar mais atento e ao sinal de perda no rendimento já paro e troco a bateria pra continuar brincando.

Opa, e aí alekimura, tudo certinho ?

To começando a entender.
Eu só tenho receio de ao montar as celulas em side by side elas não encaixarem no suporte, preciso checar isso. Mas por exemplo, se eu comprar aquele equalizador da muchmore para packs stick, eu teria dessa forma meus problemas solucionados e/ou evitados ? Ou mesmo assim haveria alguma outra razão, ou beneficio, para a montagem em side by side e uma possivel modificação para o suporte ?

Um grande abraço a todos e muito obrigado pela ajuda pessoal !!

F-250 -- 100%

MensagemEnviado: Qui Dez 10, 2009 8:26 am 
Membro Classe 10
Membro Classe 10

Vou tentar responder, mas não sei se vai ajudar muito.

O aparelho da Muchmore é um descarregador, vai deixar as células com a mesma voltagem, descarrega todas a 0,9v com corrente de 3A.

Segundo o site é dá o mesmo resultado de um side by side ao ser descarregado.

Se for assim entendo que com seus packs stick você consiga o mesmo resultado.

Agora como o Kimura disse, monta eles side by side se seu carro permitir que fica beeeeeem melhor pra controlar.

Personal album

MensagemEnviado: Qui Dez 10, 2009 12:56 pm 
Membro Classe 8
Membro Classe 8

Opa, e aí Fabricio, tudo bem ?

Essa parte eu entendi, alias, desde quando fui comprar os equipamentos e o meu primeiro carro eu pesquisei e tomei conhecimento disso.
A minha dúvida, na questão da resposta do alekimura é sobre a orientação de usar side by side, se a vantagem seria a de poder balancear e equalizar as células. Se a única vantagem for essa, acredito que eu posso suprir essa necessidade com esse equalizador para pack stick. Entendeu ?

Quando você diz para eu montar em side by side porque fica bem melhor para controlar, seria em relação a que ? Que tipo de “controle” ? E mesmo em side by side eu preciso de um balanceador/ equalizador, certo ?

Valeu pessoal,

Obrigado pela ajuda e atenção, e me desculpem a insistência e repetição nesse assunto, mas é algo que me preocupa e estou começando a entender melhor.

F-250 -- 100%

MensagemEnviado: Qui Dez 10, 2009 1:06 pm 
Membro Classe 10
Membro Classe 10

Side by Side fica mais fácil pra voce " controlar ", ou seja, equaliza-las...mas é necessario um equalizador e balanceador a parte...mas vou te dizer: É uma sacola!!! Sai das Nimh pras Lipos nos meu autos devido a essa equalização e balançeamento...uso elas ( Nimh ) somente na Pajero, porque elas podem ser molhadas...tirando isso... :(

Abraço!!! :drinks:

AXIAL SXC10 F350
TEAM ASSOCIATED SC10 4X4 MAKITA
BUGGY TT XB 9T 4300KV
RC4WD TRAIL FINDER 2 TOYOTA

MensagemEnviado: Qui Dez 10, 2009 1:48 pm 
Membro Classe 8
Membro Classe 8

E aí Reynaldo, tudo bem ?

Entendi cara, mas por exemplo, com o equalizador da Much More para pack stick eu teria essa mesma “funcionalidade” e opção certo ? Logo acredito que não haveria taanta diferença para os tipos de montagem (SBS ou Stick).
Eu estou insistindo nisso porque dei uma olhada, assim por cima, e acredito que em side by side não haverá como colocar as baterias no carro.

E Reynaldo, pessoal, alguém saberia me dizer o porque das células serem equalizadas a 0.9V ?

Abraços e valeu !!

F-250 -- 100%

MensagemEnviado: Qui Dez 10, 2009 3:57 pm 
Membro Classe 10
Membro Classe 10

Acho que com o descarregador vc vai conseguir o resultado que busca mesmo sendo stick.

Falamos de side by side pois é mais fácil de controlar, checar voltagem das células mas não há problemas de ser stick se o descarregador é pra stick não vejo porque não conseguir o resultado que você busca.

Personal album

Criar novo tópico Responder  [ 19 mensagens ]  Ir para página 1, 2  Próximo

Todos os horários são GMT - 3 horas