RC Elétrico - o fórum de automodelismo elétrico!

Corally, Hot Bodies, Serpent, Tamiya, Associated, HPI, Kyosho, Schumacher, Traxxas, X-Ray, Losi, Yokomo, Ofna.

Bem-vindo: Seg Ago 04, 2025 9:31 am

Todos os horários são GMT - 3 horas

Criar novo tópico Responder  [ 4200 mensagens ]  Ir para página Anterior  1 ... 154, 155, 156, 157, 158, 159, 160 ... 280  Próximo
Autor Mensagem
MensagemEnviado: Qua Out 28, 2009 9:15 am 
Membro Classe 9
Membro Classe 9

Mdias, pode comprar o 9t que voce nao vai se arrepender! esse motor é show.. no campeonato aqui em pira, o alekimura e o paulo viearm com lrp 9.5t. andei junto com eles (de motor, porque de piloto....). ele é mais "gostoso" de andar do que o 5700, é rapido e facil de segurar. voce vai gostar! vale a pena!

Sobre o sprint, eu ja to com umas ideias malucas pro outro chassi, estava comparando umas fotos, e bem capaz modifique o suporte do motor e tudo mais.. heheha
adoro gambiarras! auhauhau

Abs

MensagemEnviado: Qua Out 28, 2009 9:33 am 
Membro Classe 6
Membro Classe 6

Hummer, qual o run time desse motor?

Tenho 6 baterias:
2 x 3200mAh 20c
2 x 4000mAh 25c+
2 x 5000mAh 20c

Com o 3300kv o run time dá meio que na mesma, na média de 20min cada bateria na AARC que tem mais retas pra esticar em 25/30 min em Jundiaí que eu ando a ½ dedo quase a pista toda.

MensagemEnviado: Qua Out 28, 2009 9:39 am 
Membro Classe 6
Membro Classe 6

Images: 5
Minha Teoria sobre espuma.
Os pneus de espuma devem aderir muito bem no início, mas como você disse, eles não gastam e isso pode complicar depois de um tempo por causa dos poros que no início ajudam o carro a segurar na pista com óleo dos GP, mas depois devem ficar muito ruins quando ficarem saturados de sujeira.
A borracha vai derrapar bem mais no óleo, mas o mesmo não adere nos pneus.

CARRO ----- READY.....Inferno US Sports convertido 2200Kv 4S

Personal album

MensagemEnviado: Qua Out 28, 2009 9:42 am 
Membro Classe 10
Membro Classe 10

Maurício, tá certo, tem que agitar mesmo, não pode deixar a turma desanimar!
Cara, com óleo 20000 é mais fácil vc tirar o amortecedor e colocar uma barrinha de metal fixa, pq o amortecedor vai ficar mais duro!...kkk
Se for seu caminho pode ir lá comprar sim, compra um tubinho de óleo 400 (ou 40wt) se for até 15,00, pq mais q isso é "roubo"...kkk

Sobre o pneu, se vc usar espuma concorda que será um jeito "schumacher" com os amigos??kkk
Sério, sei q vc não pretende competir, mas espuma não rola nas regras, p/ vc evoluir na pilotagem e nos setups vc tem q andar de espuma, pois é mais difícil mesmo!

Eu também prefiro andar, mas gosto de mexer no carro tb, o problema é quando vc só mexe no carro...kkk

Sobre o motor, se vc puder, compre! Vc não vai se arrepender!

Hummer, se realmente o sprint for com blocks p/ mudar o toe, vc VAI TER QUE comprar blocks com medidas diferentes!

Abraço
Rafa

MensagemEnviado: Qua Out 28, 2009 9:51 am 
Membro Classe 10
Membro Classe 10

Vamos lá...

Maurício, esse motor vai andar quase a mesma coisa, com as baterias com mais mA vc vai rodar na faixa de 20min., com a de 3200mAh uns 15min.

Glauco, concordo com vc, o pneu de espuma é bom em uma faixa.
Outra coisa, eles não tem o gasto uniforme, sempre gasta mais um do que outro, daí cria o rollout (acho q é esse o nome), fazendo com que um eixo gire mais q outro...
Esse efeito na borracha é bemmm menor.

Abraço
Rafa

MensagemEnviado: Qua Out 28, 2009 9:58 am 
Membro Classe 6
Membro Classe 6

Exato, esse roll causado pelo pneu menor é porque uma roda vai girar mais rápido, principalmente se a pista tiver curvas mais agressivas para um lado específico, os diferenciais vão trabalhar mais que o normal e se for de esferas, o ajuste vai até certo ponto, já o de planetárias não tem ajuste por pressão, só por viscosidade do óleo.
Além dos autos EP não terem o "Peso necessário" pra forçar ele no chão.

CARRO ----- READY.....Inferno US Sports convertido 2200Kv 4S

Personal album

MensagemEnviado: Qua Out 28, 2009 10:00 am 
Membro Classe 6
Membro Classe 6

Iwaver ---> Interessante sua teoria, faz muito sentido. Aí no caso, se andar em um asfalto abrasivo o dar uma pequena lixada nos pneus de espuma provavelmente vc elimina essa saturação de sujeira, certo?

Sei lá, de repente eu posso tentar andar com borracha depois de fazer o toe e cambagem... quem sabe...

Rafa ---> Cara, eu acelero todo mundo, mas eu não to nem aí... a galera combinou de chegar 10h da manhã no domingo na AARC... como eu sou desesperado, nem liguei, cheguei lá 7h30 mesmo e fiquei andando sozinho, sem problemas... hahaha... foi bom, pq eu fui treinando e as coisas ficaram mais equilibradas. O Ricardo já é automodelista há uns 4 anos, já teve um MTX3, tem um Nitro 4Tec, então o Sprint pra ele é pra tirar um lazer mesmo... e eu tenho que treinar bastante, pois tenho só 9 meses de modelismo... então eu compenso a falta de experiência com a técnica do Senna em começo de carreira: chega cedo e treina pa carai...

Tá, vou ligar na Ultimate e ver o preço, que é mais perto de casa. Se tiver nessa média eu te levo.

Tem tb uma loja no shopping D. Pedro lá tava 11,00.

Então, acho que só muda um pouco nas curvas a questão do pneu, pq eu uso 30mm atrás, e todo mundo andando com 26mm acaba diminuindo um pouco da vantagem, né?

Peraí, tem que andar de espuma? Vc quis dizer tem que andar de borracha, né?

Ah sim, qdo eu andava de GP era mais tempo mexendo (e limpando) do que andando.

Sei não... vou pensar... ow, esqueci de mandar a MP pro Johnny!

MensagemEnviado: Qua Out 28, 2009 10:16 am 
Membro Classe 6
Membro Classe 6

Rafa ---> Entendi... é, não é tanta diferença de "consumo"... o que eu num quero pra mim de jeito nenhum é motor que dura 5 ou 7 min... pó ser o modor fodástico do mundo, prefiro andar mais devagar e me divertir mais...

Vou examinar meus pneus qdo chegar em casa... a roda traseira direita eu consegui arrancar um peçado do pneu, bem na borda... rs...

Iwaver ---> Eu comprei um diferencial pro HPI q tem essa parada de Ball Diff, aí eu consigo regular o diferencial, né? É, essa parada do peso, eu percebi... falta isso mesmo pra apertar o carro no chão e dar a pressão necessária pra espuma fazer a diferença.

MensagemEnviado: Qua Out 28, 2009 10:25 am 
Membro Classe 10
Membro Classe 10

Glauco, nem tinha pensado em diferenças no mesmo eixo e sim entre o diant./tras.
Mas sua teoria é boa sim, se ocorrer pode forçar os diffs.

Maurício, a "lixada" só adianta por pouco tempo, logo o pneu já vai sujar novamente.
Sobre o óleo, veja lá se você consegue, pq não estou com urgência não.
Me confundi, era borracha mesmo...kkk
Começa a andar de borracha, se vc só "levar pau" aí vc usa espuma...kkk

Abraço
Rafa

MensagemEnviado: Qua Out 28, 2009 11:34 am 
Membro Classe 6
Membro Classe 6

Rafa --> Pensei nisso porque o amigo Mdias é parecido comigo em alguns aspectos, tipo andar até o osso, até gastar mesmo, dane-se se os pneus estão comidos, soca a bota. Talvez eu perca um pouco disso com o carro novo.

Os pneus de borracha tem no máximo 2,5 mm de espessura então, teoricamente pode ter no máximo 1,0mm de diferença entre eles, se pegar um "Só no inserto" e outro zero bala. Os de espuma têm uns 5-6 mm de espessura, então essa diferença varia até 3,5 - 4mm no diâmetro, o que dá diferença no perímetro de ±100mm (Pneus 65mm x 61mm).
Tendo em vista que o diff têm diâmetro de ± 30mm, o perímetro dele é de 762mm, você vai utilizar o diff em ± 115% nesses casos.

MDIAS --> O Ball diff permite regular desde totalmente solto até blocado, pelo menos no meu Iwaver dava. Tem uma porca de um lado do diff que vc aperta os plates nas esferas, gerando mais atrito entre as peças e travando mais. Isso vai te dar saída de curva ou retomada de velocidade melhor, semelhante ao TOE. Mas no TOE a diferença é o ângulo de ataque de cada lado do carro na curva.
Se você deixar solto, as rodas vão girar independentes e isso ajuda, pois o perímetro da curva é diferente entre as rodas direita/esquerda, porém você perde potência de retomada da velocidade, uma vez que ele vai patinar quando mandar potência, pode ser pouco, mas vai. Já ele blocado, as rodas vão ficar como com One Way e girar juntas, toda potência mandada pelo motor vai pras rodas, mas você vai sofrer um pouco nas curvas, as rodas externa vão patinar e o carro espalha um pouco.

Tomara que não tenha perdido tempo falando besteira.

Personal album

MensagemEnviado: Qua Out 28, 2009 11:52 am 
Membro Classe 9
Membro Classe 9

Iwaver02m, voce ta certinho, o acerto do diff influencia muito no carro.. pode parecer que nao, mas só de voce deixar "solto" e "apertado", ja muda demais..

Mdias, com o motor 9t, eu andei uma bateria de 3000 25c no pau uns 8 a 9 minutos. voce esta com otimas baterias, e esses motores ezrun nao consomem nada..hehehe.

Sobre o pneu, seria legal voce começar a acostumar a andar com borracha, afinal, alem de nenhuma entidade aqui no brasil, aceitar espuma em EP, todo mundo anda com borracha. uma pelo valor, e outra pela precisao do acerto..

Abs

MensagemEnviado: Qua Out 28, 2009 12:00 pm 
Membro Classe 6
Membro Classe 6

Iwaver, é realmente eu gosto de usar as peças até o fim e ir trocando por novas, não gosto de ficar com um monte de peças que eu só usei uma vez. Moro em apartamento e tenho 2 malas de ferramentas só pra RC que mal fecham. Fora que eu vi alguns pneus antigos de alguns pilotos ressecados, com a lateral rachada, quando era borracha ou esfarelando quando era espuma, então não quero guardar, quero usar até acabar e depois repondo.

Fora que quando eu comprei rodas AlphaRC me dei mal, pedi os compostos médio e soft pra experimentar, mó canseira pro cara mandar, gastei mó grana de interurbano pra ficar ligando pro cara lá em Curitiba e os pneus vieram tudo errado, são todos hard. Tinha um monte desses, alguns joguei fora de raiva.

Os da sintec rc eu usei no DBX e eram bonzinhos, os de onroad pelamor... ou o carro fica um sabão ou ele dura 10 minutos...

Espuma é mais caro, mas até hoje eu não tive problemas, tanto GP quanto EP: dura pa carai, aderência show, zero de dor de cabeça...

Nossa, cara, louco esse negócio de ball diff... num sabia que era tão bom assim... taí, ia deixar como spare part pro HPI, que eu tenho 2: diant/tras... vou ver se mais pra frente eu coloco esses pra mexer essa parada.

MensagemEnviado: Qua Out 28, 2009 12:14 pm 
Membro Classe 9
Membro Classe 9

Mdias, mas nao se iluda... Ball diff tem uma manutençao, e pesada.. eu pelo menos abria o meu toda vez que ia pra pista, se nao cuidar, ele derrete tudo.. ou trava... ja perdi ball diff por nao fazer a manutençao devida!

O de engrenagem tambem dá para acertar a dureza, só usar oleo de silicone mais grosso ou mais fino! isso dentro da caixa de planetaria, nao na coroa e pinhao do diff.. a parte otima do diff do sprint é a manutençao.. 99% ZERO.. hehehe

Abs

MensagemEnviado: Qua Out 28, 2009 12:33 pm 
Membro Classe 6
Membro Classe 6

Eu endureci um pouco meu diferencial traseiro. Misturei um pouco de silicone 20000 com o graxa que veio nele... pode ser isso que está deixando ele mais arisco, saindo de traseira, né?

MensagemEnviado: Qua Out 28, 2009 12:37 pm 
Membro Classe 6
Membro Classe 6

Maurício.

Olha, sinceramente eu ando com o mesmo setup em Jundiaí e Sto André, temperatura de motor, comportamento em entrada de curva, tudo muito igual, esses "super-ajustes" por enquanto não trazem diferença pra gente, o negócio é manter o carro estável e com boas respostas.

Com um setup meio "padrão", é só pegar o jeito de contornar as curvas e principalmente aprender usar o freio, não pode estancar o carro... depois que já estiver dominando o carro, de forma concreta, e não no concreto, aí começam os ajustes finos.

Para Jundiaí, eu estou com o Rafa, óleo é o 400 mesmo. E o básico.

Tem alguns tutoriais sobre downstop, centro de rolagem, camber, caster... isso é bom pra caramba, vc aprende o que é e como usar isso para deixar o carro no seu estilo de pilotagem.

abraço.

Criar novo tópico Responder  [ 4200 mensagens ]  Ir para página Anterior  1 ... 154, 155, 156, 157, 158, 159, 160 ... 280  Próximo

Todos os horários são GMT - 3 horas