RC Elétrico - o fórum de automodelismo elétrico!

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MensagemEnviado: Qua Out 21, 2009 3:03 pm 
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Uma imagem vale mais do que mil palavras...

Antes da carga era assim:

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Depois da carga ficou assim:

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Antes que perguntem o que aconteceu, eu digo... meu sogro fez a c#gada de carregar uma LiPo com o carregador (um iMax B6) configurado para carregar NiMh!! :?
Ele disse que quando terminou a carga parecia normal, só viu que ela havia estufado no dia seguinte... ela estufou dentro do carrinho ainda, a força foi tão grande que desmontou o suporte que segura a bateria no carro... Huahauha.

Logo que peguei a bateria descarreguei até 6v e dei uma carga bem lenta nela... desestufou um pouco (a ponto de QUASE poder fechar o case), mas ainda sim fico com muito receio de tentar usá-la e dar zica...

O que vocês recomendam? Descartar ela de vez ou tentar usar assim mesmo?

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MensagemEnviado: Qua Out 21, 2009 3:07 pm 
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O cara certo para responder esta pergunta é o "Mestre" Aldo....o rei das lipos. :drinks:

Mas já vi relatos aqui no forum de pessoas que continuaram usando de boa, depois de voltarem ao normal.

Falow.

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MensagemEnviado: Qua Out 21, 2009 4:15 pm 
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acho que nao tem erro.. se ela desestufar (as minhas nunca voltaram totalmente), e carregar lento e balanceando, nao tem erro...
eu uso uma assim ate hoje, mas ao inves de carga errada, ela baixo a tensao para 4,5v...

Abs

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MensagemEnviado: Qua Out 21, 2009 4:45 pm 
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Eu descartaria, acho que não vale a pena correr o risco da bateria explodir (nunca se sabe, as lipos e todas outras baterias tem seus misterios) e pegar fogo em tudo. Sem contar que a bateria nunca vai ser a mesma, alguma ''sequela'' vai ficar, eu acho.

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MensagemEnviado: Qua Out 21, 2009 10:51 pm 
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Gunz, joga fora. Pra sua seguranca. De preferencia no lixo especifico de baterias.


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MensagemEnviado: Qui Out 22, 2009 9:22 am 
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Falei com o Aldo por MP e ele me passou a seguinte receita:

Aldo escreveu:
Nossa!!!! essa foi a "patroa" das estufadas! hehehe

Velho, tenta "ciclar" essa bateria, descarregando em 5A até 3,0V por célula e carregando a 0,5A (isso mesmo, meio A) umas 3 vezes (até 97% da capacidade) e vê se desincha. Na última carga, deixa com 97% e mede no dia seguinte, se segurou bem a carga, pode usar a bateria!

Abraços


Vou tentar fazer isso pra ver se melhora... mas como já foi dito aí, acredito que sequelas vão ficar com certeza!! Talvez vale mais a pena descartar ela e não correr o risco mesmo... vamos ver no que vai dar. :?

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MensagemEnviado: Qui Out 22, 2009 9:50 am 
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Eu colocaria no Lixo .. heheh é foda .. . mas prefiro nao arriscar.

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MensagemEnviado: Sáb Out 24, 2009 6:40 am 
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Este mes tive um problema igual ao do Aldo com uma bateria orion 2400, fiz quase igual a receita do Aldo, só não carreguei 97% da bateria. Voltou ao normal, ja usei 3 fim de semanas seguidos e ta blz - até agora -.

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MensagemEnviado: Seg Out 26, 2009 8:54 am 
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Puts, essa foi a mãe de todas as estufadas mesmo heim, melhor que essa só as do Youtube...rs
Eu particularmente não usaria, se ela entrar em combustão no Auto o preju pode ser muito maior, levando ESC, chassi, etc...

[]´s

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MensagemEnviado: Ter Out 27, 2009 6:51 am 
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Gunz, eu to com uma bateria no mesmo esquema que essa.

andei de modified, e quando acabou a bateria inchou tanto que não queria mais sair do carro. rssss

eu to achando que são esses carregadores de baixo custo. to pensando em comprar um Orion ou aquele outro que carrega duas ao mesmo tempo. é que esqueci o nome agora.

tenho outra bateria que tb ja ta dando indicios de que vai inchar.

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MensagemEnviado: Ter Out 27, 2009 7:31 am 
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Cold,

Acho pouco provável que seja o carregador.

Na verdade isso acontece nas baterias por vários motivos: carga errada, descarga superior ao limite, qualidade da bateria, etc.

O carregador que carrega 2 ao mesmo tempo é da Hyperion.

Abs

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MensagemEnviado: Ter Out 27, 2009 7:36 am 
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Cold Fusion escreveu:
Gunz, eu to com uma bateria no mesmo esquema que essa.

andei de modified, e quando acabou a bateria inchou tanto que não queria mais sair do carro. rssss

eu to achando que são esses carregadores de baixo custo. to pensando em comprar um Orion ou aquele outro que carrega duas ao mesmo tempo. é que esqueci o nome agora.

tenho outra bateria que tb ja ta dando indicios de que vai inchar.

Não sei se a culpa é do carregador não. Talvez você tenha tido azar com o seu, mas uso Lipo a mais de um ano e com um carregador xing-ling e as minhas lipos ainda estão ótimas.

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MensagemEnviado: Ter Out 27, 2009 7:40 am 
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Cold Fusion escreveu:
Gunz, eu to com uma bateria no mesmo esquema que essa.

andei de modified, e quando acabou a bateria inchou tanto que não queria mais sair do carro. rssss

eu to achando que são esses carregadores de baixo custo. to pensando em comprar um Orion ou aquele outro que carrega duas ao mesmo tempo. é que esqueci o nome agora.

tenho outra bateria que tb ja ta dando indicios de que vai inchar.


Cold,

Pode até ser que os carregadores "xing ling" contribuam de alguma forma pra isso, mas nesse meu caso em especial eu tenho certeza que não foi... a bateria foi colocada pra ser carregada como NiMh mesmo, foi 5A constantes até o final... não teve aquela redução de carga gradativa que dá no carregamento das LiPos, e por isso zicou dessa forma.

É só usar o carregador configurado corretamente que não dá problema, ou, ao menos comigo nunca deu.

O carregador duplo que você falou é o Hyperion Duo.

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MensagemEnviado: Qua Out 28, 2009 9:41 am 
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Aldo escreveu:
Cold,

Acho pouco provável que seja o carregador.

Na verdade isso acontece nas baterias por vários motivos: carga errada, descarga superior ao limite, qualidade da bateria, etc.

O carregador que carrega 2 ao mesmo tempo é da Hyperion.

Abs


então, sabe pq eu penso isso.

a minha bateria que inchou foi uma SMC 4700 40C. e inchou de Stock. ai inchou mais ainda de Modified.

e outra. eu tinha 2 baterias de uma marca muito boa. e o jhonny tb. só que vi as minhas ficando cada dia mais fracas, que as do jhonny, usando o mesmo motor e o mesmo tanto de uso.

quero muito comprar esse hyperion. o problema é o bichinho ser caro pra cacetada!!

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