RC Elétrico - o fórum de automodelismo elétrico!

Corally, Hot Bodies, Serpent, Tamiya, Associated, HPI, Kyosho, Schumacher, Traxxas, X-Ray, Losi, Yokomo, Ofna.

Bem-vindo: Sáb Jul 19, 2025 6:28 pm

Todos os horários são GMT - 3 horas

Criar novo tópico Responder  [ 22 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2
Autor Mensagem
MensagemEnviado: Ter Out 13, 2009 12:31 pm 
[Moderador]

Images: 119
Christian escreveu:
Nenhum modelo elétrico RTR vai andar junto com carros a combustão de competição

Exceto pelo HPI Sprint 2 Flux que já vem com um brushless 5700kv... :mrgreen:

== Team Associated B64D ==
== Team Associated B3.1E ==
== Team Associated B3 ==

Personal album

MensagemEnviado: Ter Out 13, 2009 5:13 pm 
Membro Classe 2
Membro Classe 2

Como tive mais ou menos a mesma experiência do dono do tópico, vou tentar ajudar.

Bom, eu tenho um FW-6, que é mais ou menos o mesmo Nitro que você tem, um Team Associated TC5 (Elétrico) e um TF-5 (Elétrico também - cuidado com os nomes que são todos meio iguais hehe). Também tenho um Formulinha F103 (Tamiya), mas esse não conta, muito fraco o desempenho. A idéia era fazer rachinhas familiares em uma quadra, e até que foi mais ou menos bem-sucedido.

O TF-5 original vem com um motor 20T, que não é suficiente para andar com um FW nem em sonho. Ele arranca mais rápido, devido à própria natureza do motor elétrico, o qual joga a potência de uma vez para as rodas, mas depois de poucos metros o FW atropela o TF-5 com desprezo.

Depois coloquei um kit brushless no TF-5 (motor de 4.000 Kv) e o desempenho ficou equilibrado. O arranque do TF-5 é claro que melhorou ainda mais, mas ainda com o brushless o TF-5 não consegue se segurar contra um FW-6 na reta. Portanto, fica meio que elas por elas, é possível brincar com os dois juntos com um certo equilíbrio. Mas aí, com as peças de plástico originais, o TF-5 começa a quebrar mais que arroz de quinta.

Em termos de estabilidade, ambos RTRs (FW e TF) são muito estáveis. O projeto da suspensão do Nitro é melhor (bandeijas duplas) porém o menor peso do elétrico deixa o desempenho de ambos bem parecidos durante as curvas. Grosso modo, o TF-5 é melhor em curvas de baixa e o FW em curvas de alta. É estranho, já que a bitola do nitro é 200mm contra 190mm do elétrico e por isso, em curvas de baixa, o FW deveria ser melhor mas não é bem isso que acontece.

Porém:

Um TF-5 RTR custa R$700,00 aproximadamente. Um kit brushless custa mais uns 300. As peças metalizadas de hop-up que você obrigatoriamente vai ter que comprar (nos nitros estas peças já são de metal) vão te custar mais ou menos mais R$300,00.

E você terá gasto R$1300,00 para conseguir ter rachas entre um FW e um TF com um tempo de duração da diversão razoável (entenda-se: antes que alguma coisa do TF quebre. Original vai quebrar muito rápido com kit brushless).

A pergunta é: vale a pena? Hoje eu diria que não. Depois que eu comprei um TC5, (também elétrico), vi que não vale a pena começar com um carro amador. Se puder, vai logo de cara para um Pro, que já vem com todas as peças críticas de metal e você consegue achar por menos de 1.300,00 aqui no Forum.

Porém, pela extrema estabilidade de um TC5, bem como de vários outros carros Pró, você não vai poder por um motor muito forte para equilibrar com um FW. Sugiro no máximo 3000 Kv, senão vai ficar impossível para o Nitro acompanhar.

Hoje o TF-5 está com muitas peças pró. No começo dos rachinhas, ele se aguenta muito bem contra o TC5, chegando até mesmo a superá-lo em alguns tipos de curva, mas depois de algumas "baterias", já está negando fogo, com folgas e problemas diversos, forçando a voltar para a mesa de manutenção.

Então, se eu fosse você, compraria logo um TC5 ou outro carro Pró e colocaria um kit-brushless manso. Assim terá mais diversão brincando no meio dos Nitros.

Editado pela última vez por KONTROLAT_SOVIET em Ter Out 13, 2009 5:24 pm, em um total de 1 vez.

MensagemEnviado: Ter Out 13, 2009 5:20 pm 
Membro Classe 10
Membro Classe 10

Concordo com o colega KONTROLAT_SOVIET (exatamente o que eu já havia te mandado por MP), menos em um ponto:

KONTROLAT_SOVIET escreveu:
Porém, pela extrema estabilidade de um TC5, bem como de vários outros carros Pró, você não vai poder por um motor muito forte para equilibrar com um FW. Sugiro no máximo 3000 Kv, senão vai ficar impossível para o Nitro acompanhar.

3000kv é muito pouco, a não ser que a pista seja muuuuito travada e o FW não consiga nem encher o motor.
Recomendo algo entre 4000 e 5000kv dependendo da pista.

MensagemEnviado: Ter Out 13, 2009 5:25 pm 
Membro Classe 2
Membro Classe 2

Pode ser, estou considerando a "pista" onde corro, que realmente é travada. O FW enche bem o motor, mas não estica a segunda até o final.

Siga os conselhos do Pompeu caso sua pista tenha uma reta longa!

Abraço

MensagemEnviado: Ter Out 13, 2009 9:23 pm 
[Moderador]

Gunz escreveu:
Christian escreveu:
Nenhum modelo elétrico RTR vai andar junto com carros a combustão de competição

Exceto pelo HPI Sprint 2 Flux que já vem com um brushless 5700kv... :mrgreen:

...em linha reta, talvez! :mrgreen:

MensagemEnviado: Ter Out 13, 2009 9:26 pm 
[Moderador]

Muito bons os pontos levantados pelo KONTROLAT_SOVIET!

Realmente, se tiver $$$ disponível, um carro de competição com combo brushless vai te deixar mais perto do seu objetivo!

Mas a potência do motor depende da pista em que vc for andar. Se tiver um retão, vai precisar de motor de mais de 3000kV, pois aí o câmbio dos carros a combustão lhes dá uma boa vantagem (tente 5700 com Lipo 3S ou 7700 com Lipo 2S).

MensagemEnviado: Qui Out 15, 2009 8:54 pm 
Membro Classe 6
Membro Classe 6

Rebelde escreveu:
pedro-bz escreveu:
acho q uma boa soluçao pra vc seria converter o seu pra eletrico! ja pensou nisso?

Pedro-Bz, tudo certo!! Sei que a resposta não foi pra mim, mas o Kyosho FW05 seria possível a conversão pra elétrico ? Me fale mais se for possível, tipo, onde buscra maiores informações, o custo etc.

[]´s.

opa blza, acho q seria possivel sim, maiores informaçoes vc pode ter na parte de conversoes aqui do forum! da uma pesquisada, se nao acho nadda sobreo seu rc abre um topico q o pessoal te ajuda

valeu

Criar novo tópico Responder  [ 22 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2

Todos os horários são GMT - 3 horas