Mini-Z é escala 1/28. A velocidade eu não sei dizer, mas pro tamanho dele ele é bem rápido. Lógico que se colocar ele numa pista de 1/10 ele vai parecer lento, mas em espaços proporcionais à escala dele, a velocidade não decepciona.
Existem diversos acessórios para Mini-Z, entre motores mais fortes, amortecedores, diferencial de esfera, bolhas (na verdade carrocerias de plástico duro), etc, etc.
O Mini-RS4 da HPI é maior, se eu não me engano, é escala 1/18. Os carros escala 1/18 até dá pra colocar numa pista maior, desde que ela seja lisa (na pista do Colinas, nem pensar

). Já os 1/24 - 1/28 como o Mini-Z precisam de uma pista mais apropriada, ou de um piso bem liso. Pra vc ter uma idéia, até as juntas de piso cerâmico atrapalham o carro.
A última vez que eu vi um Mini-Z pra vender em loja estava nessa faixa de R$ 600-800, que eu considero muito cara para a categoria. Entendo que os carros dessa categoria teriam que ser bem acessíveis, para possibilitar aos pais darem pros filhos de presente e para aqueles que não têm condições de comprar um 1/10 começarem no hobby. Mas por R$ 600-800, não dá. E quem tem essa grana pra gastar, prefere pegar um 1/10 usado. Já R$ 300 (para um carro novo) seria uma boa faixa de preço, mas não sei onde vende por esse preço! (só lá fora, mas aí não é acessível pros "não-iniciados" no hobby).