RC Elétrico - o fórum de automodelismo elétrico!

Corally, Hot Bodies, Serpent, Tamiya, Associated, HPI, Kyosho, Schumacher, Traxxas, X-Ray, Losi, Yokomo, Ofna.

Bem-vindo: Sex Jul 18, 2025 9:15 am

Todos os horários são GMT - 3 horas

Criar novo tópico Responder  [ 16 mensagens ]  Ir para página 1, 2  Próximo
Autor Mensagem
MensagemEnviado: Qua Jul 15, 2009 11:52 pm 
Membro Classe 2
Membro Classe 2

Boa noite,

Tenho duas baterias lipo 4000mAh 25C e uso o carregador ImaxB5. Nele uso o modo balancear lipo e no setup coloco para desligar com 4000mAh.

O que aconteceu foi que depois de ter usado a carga da bateria e colocado para carregar com as configurações acima, ela desligou nos 4000mAh como previsto, mas com 4,16V.

Eu deixo esta opção de 4000mAh desativado, aumento para uns 4100mAh ou qual a opinião de vocês?

Até mais,

Joca.

ESC - Turnigy 150A
Motor - Turnigy 2350kv
Baterias - 2 x Turnigy 5000mAh 4S 20/30C

Rádio: Spektrum DX2
Receptores 2xSR3000

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no MySpace

MensagemEnviado: Qua Jul 15, 2009 11:59 pm 
Membro Classe 9
Membro Classe 9

não sei como funciona o seu carregador, o que eu utilizo eu deixo 100%, quando a bateria esta "full" ele para.

tenho lipos que carrega mais que o nominal e não tive problemas

MensagemEnviado: Qui Jul 16, 2009 4:21 am 
Membro Classe 9
Membro Classe 9

joca1 escreveu:
Boa noite,

Tenho duas baterias lipo 4000mAh 25C e uso o carregador ImaxB5. Nele uso o modo balancear lipo e no setup coloco para desligar com 4000mAh.

O que aconteceu foi que depois de ter usado a carga da bateria e colocado para carregar com as configurações acima, ela desligou nos 4000mAh como previsto, mas com 4,16V.

Eu deixo esta opção de 4000mAh desativado, aumento para uns 4100mAh ou qual a opinião de vocês?

Até mais,

Joca.

Talvez esses 4,16V seja por celula.....oque é um valor normal de uma celula lipo carregada.. entre 4,1 e 4,2V...
Como voce carrega balanceando, talvez o carregador esteja mostrando os valores de cada celula!
Para ter certeza, pegue um multimetro e faça a mediçao no propio plug da bateria!

Abs

MensagemEnviado: Qui Jul 16, 2009 9:17 am 
Membro Classe 2
Membro Classe 2

_HuMMeR_ escreveu:
Talvez esses 4,16V seja por celula.....oque é um valor normal de uma celula lipo carregada.. entre 4,1 e 4,2V...
Como voce carrega balanceando, talvez o carregador esteja mostrando os valores de cada celula!
Para ter certeza, pegue um multimetro e faça a mediçao no propio plug da bateria!

Abs

_HuMMeR_,

Este valor é por célula, a minha dúvida é se posso desabilitar a opção de desligar ao chegar em 4000mAh e deixar o carregador desligar quando chegar em 4,2v por célula, passando assim da carga nominal de 4000mAh.

Jonnydb escreveu:
não sei como funciona o seu carregador, o que eu utilizo eu deixo 100%, quando a bateria esta "full" ele para.

tenho lipos que carrega mais que o nominal e não tive problemas

Jonnydb,

O meu ele para quando está carregado, minha dúvida é que eu ativei a opção de parar o carregamento quando chegar em 4000mAh por ser a carga nominal da minha bateria. Quando você carrega ele passa deste valor nominal e para quando chega em 4,2V por célula?

Até mais,

Joca.

ESC - Turnigy 150A
Motor - Turnigy 2350kv

Receptores 2xSR3000

MensagemEnviado: Qui Jul 16, 2009 4:02 pm 
Membro Classe 9
Membro Classe 9

As lipos podem sim passar do valor de mah nominal.. tenho uma 3s 2100mah e sempre pega no minimo 2200...
Voce pode colocar uma margen tipo 4300.. acho dificil ela carregar mais do que isso!
O b5 nao tem opçao de sensibilidade.. tipo "tantos" mV por celula? se nao tiver, coloque os 4300 mesmo.. acho que é uma margen de segurança..
Alias, esses carregadores tem detector de pico...ele nao vai carregar mais doque a bateria pode aguentar..

Abs

MensagemEnviado: Qui Jul 16, 2009 4:37 pm 
[Moderador]

Carregador de LiPo dá o pico pela voltagem. Quando atinge 4,2v por célula ele corta a carga.
Então pode desabilitar esse limitador de capacidade sem crise.

* Rádio JR R1 & módulo Spektrum

MensagemEnviado: Qui Jul 16, 2009 5:35 pm 
Membro Classe 2
Membro Classe 2

_HuMMeR_ escreveu:
As lipos podem sim passar do valor de mah nominal.. tenho uma 3s 2100mah e sempre pega no minimo 2200...
Voce pode colocar uma margen tipo 4300.. acho dificil ela carregar mais do que isso!
O b5 nao tem opçao de sensibilidade.. tipo "tantos" mV por celula? se nao tiver, coloque os 4300 mesmo.. acho que é uma margen de segurança..
Alias, esses carregadores tem detector de pico...ele nao vai carregar mais doque a bateria pode aguentar..

Abs

Helvio Lagares escreveu:
Carregador de LiPo dá o pico pela voltagem. Quando atinge 4,2v por célula ele corta a carga.

Este carregador corta ao chegar em 4,22V por célula, como estou começando a usar lipo agora fiquei com medo de passar da carga nominal dele. Então como margem de segurança vou manter esta opção de corte com A e colocar em 4300mAh.

Agradeço pela atenção de todos,

Até mais,

Joca.

ESC - Turnigy 150A
Motor - Turnigy 2350kv

Receptores 2xSR3000

MensagemEnviado: Qui Jul 16, 2009 6:40 pm 
Membro Classe 10
Membro Classe 10

Cara não fica fuçando no setup sem saber o que exatamente é. Eu não te culpo porque esses carregadores não vêm com manual e quando vem é em chinês ou bem tosco, Forum é para isto e vou te ajudar, mas vamos lá...

Esse ajuste é de cutoff para eventual problema, igual o de temperatura ou de tempo. Se configurar para 4000mah quando for carregar uma bateria de 1000mah ela não vai parar só quando chegar nos 4000mah, vai carregar até próximo dos 1000mah, mas caso existe algum problema com a bateria e ela continue recebendo carga o carregador vai parar quando chegar nos 4000mah. Para vc ter uma idéia no meu Carregador deixo cutoff nos 8000mah, carrega baterias de 4000mah.

O cutoff de temperatura eu não uso, já que é necessário o sensor externo e minhas lipos já que não esquentam deixo este cutooff disable.

O cutoff de tempo é o mesmo esquema de segurança, porem uma bateria de Ni-Ca demora 12 horas para carregar e uma Lipo 1 hora, este ajuste serve para todas as baterias, não da para escolher um tempo para cada tipo de bateria, então se vc quer usar o carregador para todo tipo de bateria deixa disable também.

Na minha opinião estes ajustes no Setup de cutoff voltados para a segurança não são muito úteis, mas como o carregador é microprocessado não custou nada a mais para colocarem estas funções. Recomendo que nem perca tempo salvando configurações de baterias na memória, uma vez que ele detecta tudo automaticamente. Para carregar a sua lipo vá em Lipo e mande no máximo 4000mah e deixe rodar de preferência sempre balanceando, nada mais.

Informações importantes:
O carregador sabe quando a lipo esta carregada quando cada célula chega nos 4,22v, ela vai aplicando amperagem e subindo a corrente até 4,22v e gerenciando a célula até chegar nesta mesma voltagem.

O carregador sabe quando a Ni-MH e Ni-CA esta carregada através das interrupções de cargas a cada x tempo e verificado que esta caindo ou segurando a voltagem. Vc pode configurar o tempo intervalos par chegar a carga e a tolerância de queda na voltagem (D.Peak) para determinar se ela esta cheia. Ex: D.Peak - 10mV/Cell significa que se vc esta carregando Ni-MH 4,8v (4 células) quando carregador cortar a carga e ela cair a voltagem menos que 40mV o carregamento termina. Quanto menor o D.Peak mais o carregador “envia” carga na bateria.

MensagemEnviado: Qui Jul 16, 2009 8:12 pm 
Membro Classe 2
Membro Classe 2

NATTIS escreveu:
Cara não fica fuçando no setup sem saber o que exatamente é. Eu não te culpo porque esses carregadores não vêm com manual e quando vem é em chinês ou bem tosco, Forum é para isto e vou te ajudar, mas vamos lá...

Esse ajuste é de cutoff para eventual problema, igual o de temperatura ou de tempo. Se configurar para 4000mah quando for carregar uma bateria de 1000mah ela não vai parar só quando chegar nos 4000mah, vai carregar até próximo dos 1000mah, mas caso existe algum problema com a bateria e ela continue recebendo carga o carregador vai parar quando chegar nos 4000mah. Para vc ter uma idéia no meu Carregador deixo cutoff nos 8000mah, carrega baterias de 4000mah.

O cutoff de temperatura eu não uso, já que é necessário o sensor externo e minhas lipos já que não esquentam deixo este cutooff disable.

O cutoff de tempo é o mesmo esquema de segurança, porem uma bateria de Ni-Ca demora 12 horas para carregar e uma Lipo 1 hora, este ajuste serve para todas as baterias, não da para escolher um tempo para cada tipo de bateria, então se vc quer usar o carregador para todo tipo de bateria deixa disable também.

Na minha opinião estes ajustes no Setup de cutoff voltados para a segurança não são muito úteis, mas como o carregador é microprocessado não custou nada a mais para colocarem estas funções. Recomendo que nem perca tempo salvando configurações de baterias na memória, uma vez que ele detecta tudo automaticamente. Para carregar a sua lipo vá em Lipo e mande no máximo 4000mah e deixe rodar de preferência sempre balanceando, nada mais.

Informações importantes:
O carregador sabe quando a lipo esta carregada quando cada célula chega nos 4,22v, ela vai aplicando amperagem e subindo a corrente até 4,22v e gerenciando a célula até chegar nesta mesma voltagem.

O carregador sabe quando a Ni-MH e Ni-CA esta carregada através das interrupções de cargas a cada x tempo e verificado que esta caindo ou segurando a voltagem. Vc pode configurar o tempo intervalos par chegar a carga e a tolerância de queda na voltagem (D.Peak) para determinar se ela esta cheia. Ex: D.Peak - 10mV/Cell significa que se vc esta carregando Ni-MH 4,8v (4 células) quando carregador cortar a carga e ela cair a voltagem menos que 40mV o carregamento termina. Quanto menor o D.Peak mais o carregador “envia” carga na bateria.

Excelente explicação Nattis, vou deixar estas opções como você comentou. Este é o intuito de participar do fórum, ajudar e ser ajudado.

Valeu,

Até mais,

Joca.

ESC - Turnigy 150A
Motor - Turnigy 2350kv

Receptores 2xSR3000

MensagemEnviado: Sex Jul 17, 2009 1:42 am 
Membro Classe 9
Membro Classe 9

Parabens pela Aula NATTIS...por isso que o forum só tem a crescer com pessoascomo voce... :drinks:
Se tiver alguma duvida agora....kkkk

Abs

MensagemEnviado: Sex Jul 17, 2009 1:56 am 
Membro Classe 10
Membro Classe 10

joca1 escreveu:

...
O que aconteceu foi que depois de ter usado a carga da bateria e colocado para carregar com
as configurações acima, ela desligou nos 4000mAh como previsto, mas com 4,16V.
...

Normal!
Até 4.20... 4.22 é absolutamente normal. Todas ficam assim quando a carga está completa.
E as baterias de LiPo NUNCA descarregam completamente (usando corretamente e com
o cut off habilitado).
Se você usa a bateria até entrar no cut off, depois carrega com essa configuração de 4000mAh,
se a bateria pegar os 4000mAh, com certeza ela está com mais de 4300... 4500mAh. O que
também pode ser considerado normal.
O meu mesmo, carrego minhas Lipos de 5000mAh e raramente elas pegam mais de 4200mAh. Pois
elas ainda têm carga. O carregador faz a leitura e apenas "completa" a carga, sacou?
Um abraço!

Clique aqui!

MensagemEnviado: Qui Set 17, 2009 1:48 pm 
Membro Classe 6
Membro Classe 6

Comigo tb acontece isso... minhas baterias yeah racing 3200 mAh, geralmente eu ando até o cut-off me parar... dá uns 25 min de run time.

Aí, qdo eu ponho pra carregar, a 1c, dá uns 50 min e geralmente elas vão a 3300 mAh.

Se for considerar q elas não tão zeradas pq o cut off parou elas a 3v, cabe bastante carga nelas, além do nominal.

Quando a carga termina, as baterias tão na temperatura ambiente, nem mornas ficam.

MensagemEnviado: Qui Set 17, 2009 3:33 pm 
Membro Classe 2
Membro Classe 2

mdias escreveu:
Comigo tb acontece isso... minhas baterias yeah racing 3200 mAh, geralmente eu ando até o cut-off me parar... dá uns 25 min de run time.

Aí, qdo eu ponho pra carregar, a 1c, dá uns 50 min e geralmente elas vão a 3300 mAh.

Se for considerar q elas não tão zeradas pq o cut off parou elas a 3v, cabe bastante carga nelas, além do nominal.

Quando a carga termina, as baterias tão na temperatura ambiente, nem mornas ficam.

mdias,

Se quizer ter uma vida mais longa para suas lipos, evite carregar a 1C, carrega no máximo 0,7C. Eu carrega as minhas a 0,5C. Ainda não tive necessidade de carregar a 1C, mas se estiver em uma pista e surgir a necessidade de dar uma carga a 1C irei fazer.

Quando andava com meu elétrico, tinha duas baterias e quando acabava andava de combustão.

Até mais,

Joca.

ESC - Turnigy 150A
Motor - Turnigy 2350kv

Receptores 2xSR3000

MensagemEnviado: Qui Set 17, 2009 11:24 pm 
Membro Classe 8
Membro Classe 8

Pessoal,

Há um contra-senso nos seus posts.

Todos recomendam carregar a menos de 1C para prolongar a vida da bateria, OK, perfeito, é isso mesmo.

Porém, carregar a bateria 100% ou mais também diminui a sua vida útil.

O ideal é deixar com 95% da carga.

Abs

MensagemEnviado: Sex Set 18, 2009 7:48 am 
Membro Classe 6
Membro Classe 6

joca1 escreveu:
mdias escreveu:

mdias,

Se quizer ter uma vida mais longa para suas lipos, evite carregar a 1C, carrega no máximo 0,7C. Eu carrega as minhas a 0,5C. Ainda não tive necessidade de carregar a 1C, mas se estiver em uma pista e surgir a necessidade de dar uma carga a 1C irei fazer.

Quando andava com meu elétrico, tinha duas baterias e quando acabava andava de combustão.

Até mais,

Joca.

Entendi... é, realmente o problema maior é a demora na carga, mas agora com 4 baterias fica mais fácil de fazer isso.

Tem um amigo que usa um carregador / bateria hyperion. Ele carrega balanceando a 5A, em 15 min. a bateria está com a carga máxima.

Ele estava explicando que, dependendo da célula da bateria e do carregador que você usa, é possível fazer isso.

Criar novo tópico Responder  [ 16 mensagens ]  Ir para página 1, 2  Próximo

Todos os horários são GMT - 3 horas