RC Elétrico - o fórum de automodelismo elétrico!

Corally, Hot Bodies, Serpent, Tamiya, Associated, HPI, Kyosho, Schumacher, Traxxas, X-Ray, Losi, Yokomo, Ofna.

Bem-vindo: Sáb Mar 28, 2026 2:21 pm

Todos os horários são GMT - 3 horas

Criar novo tópico Responder  [ 17 mensagens ]  Ir para página 1, 2  Próximo
Autor Mensagem
MensagemEnviado: Sex Jun 26, 2009 11:23 pm 
Novo no Fórum

Galera, tô iniciando no automodelismo r/c ep e comprei um carro usado que me pareceu ser um bom negócio. Bem, o carro chegou, algumas coisas me surpreenderam, outras me decepcionaram, mas agora o negócio tá feito e não adianta chorar o leite derramado.
Eu comprei esse carro como sendo um Tamiya TA02. Primeiramente eu gostaria de confirmar se esse chassi é mesmo um TA02 e em segundo lugar, gostaria de saber se existe alguma espécie de manual ou "mapa" do carro que me forneça o nome ou os códigos das peças e componentes. Isto porque, por exemplo, há uma peça que tem a rosca um parafuso espanado e eu gostaria de substituí-la. A peça é a que está sinalizada na foto abaixo, na verdade a cavidade onde o parafuso sinalizado vai preso é que está espanada.
Desde já agradeço a atenção!!
Imagem

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no MySpace
 Perfil Enviar mensagem particular  

MensagemEnviado: Sex Jun 26, 2009 11:35 pm 
Membro Classe 5
Membro Classe 5

Images: 5
Olá!

Pelo que dá para ver na foto, as caixas de engrenagens dianteira e traseira são do TA02 e o chassi, parece ser o do Top Force (um buggy que utiliza muitas peças do TA02). Voce pode baixar os manuais do TA02 e do Top Force no http://www.tamiyaclub.com (ou se quiser te envio por email).
As peças para o TA02 (desculpe estar repetindo...rs) não são difíceis de achar, mas do Top Force...só ví no eBay (Jason's Store).

Estou a disposição,
Abraço
PAOLO

Personal album

MensagemEnviado: Sáb Jun 27, 2009 12:43 am 
Novo no Fórum

Paolo, muito obrigado pela ajuda. Entrei no site Tamiyaclub mas só encontrei as versões online dos manuais, provavelmente eu não estou sabendo usar o site. Se você puder fazer a gentileza de enviá-los para willian@swcat.com eu fico muito grato. De fato o chassi deve ser do Top Force, após você mencionar esse modelo, andei buscando no Google e é bastante parecido(ou igual) ao meu.
Outra coisa é com relação ao nome da loja do Ebay, não encontrei usuário chamado Jason´s Store ou Jason...
Novamente muito obrigado pela ajuda...estou realmente bastante perdido...

MensagemEnviado: Sáb Jun 27, 2009 7:59 am 
Membro Classe 5
Membro Classe 5

willian_wcz escreveu:
Galera, tô iniciando no automodelismo r/c ep e comprei um carro usado que me pareceu ser um bom negócio. Bem, o carro chegou, algumas coisas me surpreenderam, outras me decepcionaram, mas agora o negócio tá feito e não adianta chorar o leite derramado.
Eu comprei esse carro como sendo um Tamiya TA02. Primeiramente eu gostaria de confirmar se esse chassi é mesmo um TA02 e em segundo lugar, gostaria de saber se existe alguma espécie de manual ou "mapa" do carro que me forneça o nome ou os códigos das peças e componentes. Isto porque, por exemplo, há uma peça que tem a rosca um parafuso espanado e eu gostaria de substituí-la. A peça é a que está sinalizada na foto abaixo, na verdade a cavidade onde o parafuso sinalizado vai preso é que está espanada.
Desde já agradeço a atenção!!
Imagem

Não tem como tirar foto do lado certo onde vc aponta para a peça e dar um "close"

Se for o que estou pensando, um poste que sai do chassis e serve de apoio para o gear-box traseiro, esta peça não existe a venda e vc teria que procurar um torneiro para lhe fazer a peça em metal ou alumínio.

Mas se o problema for somente rosca espanada vc pode tentar resolver o problema com fita isolante no parafuso que ja vai ajudar um pouco a segurar na peça.

Mas de qualquer forma tire uma foto mais detalhada da peça espanada. Só para ter certeza e eu não estar falando bobagens

MensagemEnviado: Sáb Jun 27, 2009 10:49 am 
Membro Classe 5
Membro Classe 5

Olá Willian,

Já vou mandar os manuais no seu email.

Segue o link para o vendedor que te indiquei no eBay, infelizmente ele está de férias até 30/06 e cancelou a maioria dos anúncios. Mas ele tem o Tamiya #9405710 - Mount bag (custa $7.50+$4.00 de frete) que tem a peça que você precisa. Dá uma olhada depois de 30/06 que com certeza voce acha.

http://stores.shop.ebay.com/Jasons-Store__W0QQ_armrsZ1

Abraço
PAOLO

Editado pela última vez por pabos57 em Sáb Jun 27, 2009 12:42 pm, em um total de 1 vez.

Personal album

MensagemEnviado: Sáb Jun 27, 2009 12:31 pm 
Novo no Fórum

danischoen, obrigado pela ajuda, vou providenciar a foto mais detalhada...

Paolo, na sua postagem anterior não veio o link do vendedor do Ebay...

MensagemEnviado: Sáb Jun 27, 2009 3:25 pm 
Membro Classe 10
Membro Classe 10

pra mim não está parecendo um Top Force, mas sim um TA02 top, tenta achar algumas fotos no google de chassis e veja e parece com o seu

o carrinho parece bonito hein :D

Kyosho Mini-Z MR-01 Racer - Shelby Cobra 1961
Kyosho Mini-Z MR-01 - BMW Z8

MensagemEnviado: Sáb Jun 27, 2009 5:14 pm 
Membro Classe 7
Membro Classe 7

aqui esta um TA02 super top!
compare com o seu!
Imagem

MensagemEnviado: Sáb Jun 27, 2009 11:40 pm 
Membro Classe 9
Membro Classe 9

Images: 4
Esse passou pelo overhaulin. :D
valeu

4Pk

Seja livre, compre um off road.

Personal album

MensagemEnviado: Dom Jun 28, 2009 10:37 am 
Membro Classe 10
Membro Classe 10

TIDE escreveu:
aqui esta um TA02 super top!
compare com o seu!
Imagem

agora to crente que o dele é um TA02, muito igual a este que postou Tide, repara no updeck, idêntico

MensagemEnviado: Dom Jun 28, 2009 6:36 pm 
Novo no Fórum

Na verdade updeck é diferente. Este do TA02 tem 4 parafusos e o meu tem só 2. Graças a ajudas de todos aqui, especialmente do Pabos57 que me enviou ambos os manuais, consegui identificar que se trata mesmo de um Top Force. Seguem abaixo algumas fotos.
Imagem
Aqui é onde eu disse que o orifício do parafuso estava espanado, na verdade não está. Nesse orifício o parafuso passa livre sendo preso por baixo por uma espécie de porca que, segundo o manual, tem o código BD4.
Imagem
Aqui uma geral, um pouco melhor que a primeira que postei para que vocês analisem. É bem diferente do TA02, tanto o formato do lowerdeck(não sei se é esse mesmo o nome...rs), como a caixa do diferencial traseiro, entre outras diferenças.
Imagem
Reparem aqui como o parafuso que eu disse que estava espanado não é o que vai no poste mas é um que vai um pouquinho a frente apenas prendendo a parte traseira do upperdeck(nossa, tô mais metido que pinto no lixo, esbanjando vocabulário técnico, até parece que sou automodelista há séculos...)
Imagem
Aqui dá pra ver bem a diferença entre o parafuso que vai no poste e o que prende o upperdeck, que é o fenda que está mais a esquerda.
Imagem

Bom, é isso pessoal, gostaria de agradecer a atenção e a ajuda de todos...O modelismo em geral tem essa característica de parceria, eu percebia muito disso no aaeromodelismo também, isso é muito bom.
Somente uma última dúvida, como vocês podem ter notado, eu fiz uma gambiarra com o parafuso do upperdeck serrando um parafuso de 40mm e colocando uma porca convencional por baixo para a rosca. Caso eu queira procurar o conjunto original de "porca e parafuso" desse modelo, baseado no código que o manual me mostrou que é o BD4, como eu faria? Se eu entrar no Ebay e colocar na busca algo como "Tamiya Top Force BD4" vai dar certo ou tem outra forma de procurar?

MensagemEnviado: Dom Jun 28, 2009 7:10 pm 
Membro Classe 5
Membro Classe 5

Willian,

Normalmente as peças pequenas do carros Tamiya (parafusos, eixos, buchas, etc...) vem em pacotes (bags). Se a peça que você precisa não tiver um código de 5 ou 7 números, ela vai estar dentro do bag. A peça BD4, por exemplo, faz pare do Screw Bag D, então você tem que procurar pelo número do bag, 9465399.

Abç.
PAOLO

Personal album

MensagemEnviado: Dom Jun 28, 2009 9:09 pm 
Novo no Fórum

pabos57 escreveu:
Willian,

Normalmente as peças pequenas do carros Tamiya (parafusos, eixos, buchas, etc...) vem em pacotes (bags). Se a peça que você precisa não tiver um código de 5 ou 7 números, ela vai estar dentro do bag. A peça BD4, por exemplo, faz pare do Screw Bag D, então você tem que procurar pelo número do bag, 9465399.

Abç.
PAOLO

Paolo, informação preciosíssima a sua. Entretanto, pra que eu não corra o risco de me tornar o chato do fórum e ficar vindo aqui perguntando sobre cada ítem do carro, me diga, essa informação você obtém onde? Digo, sobre o número do bag e quais os ítens que ele compõe?

MensagemEnviado: Dom Jun 28, 2009 9:11 pm 
Membro Classe 5
Membro Classe 5

Caro Willian, tem TUDO nos manuais...

Abç

Personal album

MensagemEnviado: Dom Jun 28, 2009 10:12 pm 
Membro Classe 10
Membro Classe 10

normalmente em manuais tamiya, os código ficam nas últimas páginas, tendo uma lista com todos os códigos :wink:

Criar novo tópico Responder  [ 17 mensagens ]  Ir para página 1, 2  Próximo

Todos os horários são GMT - 3 horas