RC Elétrico - o fórum de automodelismo elétrico!

Corally, Hot Bodies, Serpent, Tamiya, Associated, HPI, Kyosho, Schumacher, Traxxas, X-Ray, Losi, Yokomo, Ofna.

Bem-vindo: Sáb Jul 12, 2025 1:37 am

Todos os horários são GMT - 3 horas

Criar novo tópico Responder  [ 50 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2, 3, 4  Próximo
Autor Mensagem
MensagemEnviado: Sex Abr 10, 2009 2:24 am 
Membro Classe 4
Membro Classe 4

Fabricio escreveu:
mudei o meu para 350 mas como foi dito depende do traçado, acho que também do grip, ou estou errado em pensar assim?

mais mole a suspensão "trabalharia" melhor para compensar a falta de grip?

sei que existem outros fatores ligados mas acho que o caminho é este certo?

Não.
Agora no XRay quando uso LIPO, uso silicone Yokomo 300 com molas 26 na frente e 24 atrás.
Quando NiMH, uso silicone Yokomo 350 com molas 28 na frente e 26 atrás.
No começo deixo a regulagem nos furos do amortecedor no meio e conforme a reação do carro deixo o amortecedor mais em pé ou deitado.

Se o grip estiver alto, vc pode deixar o amortecedor mais em pé que o carro fica mais arisco, porque o carro fica mais duro.

Para aumentar o grip outros fatores podem afetar. Barra estabilizadora mais mole, braço de suspenção mais curto, baixar o centro de gravidade do carro.

Não dá para dizer qual é o mais eficiente. Só testando. Pelo menos aqui no Japão, conforme o asfalto aumenta a temperatura, diminui o grip, teoricamente entre 9 e 15hs e depois conforme a temperatura do asfalto baixa melhora o grip.

MensagemEnviado: Dom Abr 26, 2009 3:31 pm 
Membro Classe 4
Membro Classe 4

aproveitando a pergunta do amigo sobre viscosidade universal...

Queria saber se a viscosidade tb e universão para outras linhas de utilização

tipo, li em algum lugar no forum que podemos colocar no amortecedor aleo de maquina ou
até mesmo oleo mineral bem puro so que dai não teria como saber a viscosidade... sobre
oleo mineral que falaram o nome procurei saber e não por menos de 40 conto um frasco,
já o eleo de maquina que encontrei numa casa de maquinas foi viscosidade 70 pelo que li
no oleo "singer" ele e viscosidade 40 (não to bem lembrado mais seria dai pra baixo) e um
cara que anda de combustão me falou pra colocar oleo de motor so que tb não deu certo
-todos vasaram- dai minha duvida e sobre esse oleo de maquina 70 visc, isso pode ser
uma abreviação ou algo do tipo ou ele e fino assim mesmo??

MensagemEnviado: Dom Abr 26, 2009 6:16 pm 
Membro Classe 4
Membro Classe 4

Kaio_Jampa escreveu:
aproveitando a pergunta do amigo sobre viscosidade universal...

Queria saber se a viscosidade tb e universão para outras linhas de utilização

tipo, li em algum lugar no forum que podemos colocar no amortecedor aleo de maquina ou
até mesmo oleo mineral bem puro so que dai não teria como saber a viscosidade... sobre
oleo mineral que falaram o nome procurei saber e não por menos de 40 conto um frasco,
já o eleo de maquina que encontrei numa casa de maquinas foi viscosidade 70 pelo que li
no oleo "singer" ele e viscosidade 40 (não to bem lembrado mais seria dai pra baixo) e um
cara que anda de combustão me falou pra colocar oleo de motor so que tb não deu certo
-todos vasaram- dai minha duvida e sobre esse oleo de maquina 70 visc, isso pode ser
uma abreviação ou algo do tipo ou ele e fino assim mesmo??

Bem, não conheço direito como são as condições e os costumes do automodelismo ai no Brasil.
Mas quando o fabricante projeta o carro não que estava imaginando o uso de óleo mineral ou similares para uso nos amortecedores, Pode até funcionar.
Mas o fluído utilizado nos amortecedores não é um tipo de óleo ou algum tipo de lubrificante, é um silicone. Não sei se poderíamos comparar as viscosidades.
Antes de qualquer coisa, cheque os O-Rings do amortecedores para ver se não estão ressecados.

MensagemEnviado: Seg Mai 04, 2009 8:08 pm 
Membro Classe 9
Membro Classe 9

Certa vez eu abri meus amortecedores e reparei que estão meio vazios e estão sem pressão nenhuma, aperta o amortecedor mas ele fica parado, não estica novamente, o que devo fazer agora ?

Agora o hobby mudou de escala, de 1:10 para 1:1!
Clube do Tamiya TA03 Clique Aqui!!
Imagem

MensagemEnviado: Seg Mai 04, 2009 10:41 pm 
Membro Classe 10
Membro Classe 10

O fato dele não voltar faz parte das regulagens (rebound). Isso não é um problema. Eu por exemplo uso 0.
O que ele não pode ter é ar dentro.

Tekin RS Pro
Spektrum DX3R
Intellect

MensagemEnviado: Ter Mai 05, 2009 8:32 am 
Membro Classe 10
Membro Classe 10

VinyyTuning escreveu:
Certa vez eu abri meus amortecedores e reparei que estão meio vazios e estão sem pressão nenhuma, aperta o amortecedor mas ele fica parado, não estica novamente, o que devo fazer agora ?

tira todo o óleo de dentro e coloca de novo. tenta não deixar o ar.

agora para mexer no rebound como o PRCG disse. melhor deixar normal mesmo. rebound agente usa para pista. quanto menos, é melho para pista com muita aderencia.

Imagem

MensagemEnviado: Ter Mai 05, 2009 8:38 am 
Membro Classe 10
Membro Classe 10

pô, vi que a rapaziada usa oleo com viscosidade 400 para cima...
isso deixa a susp mais dura certo?
pois estou usando 200 no meu, tá certo que é drifter... mas tipo, a diferenca é grande....
o que acham. muito mole?

MensagemEnviado: Ter Mai 05, 2009 9:18 am 
Membro Classe 4
Membro Classe 4

Alguma loja ou alguem no Brasil vende esses oleos?? sei que tinha um cara que apareceu no forum prometendo um silicone muito bom e tal (industrialização propria ou algo do tipo) mais dai sumiu e não deu mais sinal de fumaça!!

Nunca fiz uma troca de oleo, como deixo o amortecedor sem ar ou como ficaria se estivesse com ar??

MensagemEnviado: Ter Mai 05, 2009 9:49 am 
Membro Classe 3
Membro Classe 3

Fabio_Floripa escreveu:
pois estou usando 200 no meu, tá certo que é drifter... mas tipo, a diferenca é grande....
o que acham. muito mole?

Fábio, tenho reparado que quanto menos o a rigidez do carro em relação à suspensão, melhor o drift. Falo isso através de testes que tenho feito. O que reparo, é que com o carro duro, a curva dele se torna maior, ou seja o ângulo de saída é bem acentuado. É como se o carro estivesse andando sobre uma pedra de gelo com pneus de vidro, entende. Estou usando óleo 550 e molas soft´s nas suspensões dianteiras e traseiras. Talvez eu deva reduzir a viscosidade do óleo para melhorar ainda mais, né?

MensagemEnviado: Ter Mai 05, 2009 11:19 am 
Membro Classe 10
Membro Classe 10

fabricio monaco escreveu:
Fabio_Floripa escreveu:
o que acham. muito mole?

Fábio, tenho reparado que quanto menos o a rigidez do carro em relação à suspensão, melhor o drift. Falo isso através de testes que tenho feito. O que reparo, é que com o carro duro, a curva dele se torna maior, ou seja o ângulo de saída é bem acentuado. É como se o carro estivesse andando sobre uma pedra de gelo com pneus de vidro, entende. Estou usando óleo 550 e molas soft´s nas suspensões dianteiras e traseiras. Talvez eu deva reduzir a viscosidade do óleo para melhorar ainda mais, né?

entao , no meu TA05 usava 300
e estava boa a dirigibilidade
no pro-d agora com 200 esta bom tmb... acho que se endurecer a susp estraga
e deixa a frente mais rigida e na traseira mais mole
fica TOP

MensagemEnviado: Ter Mai 05, 2009 11:39 am 
Membro Classe 3
Membro Classe 3

Fabio_Floripa escreveu:
fabricio monaco escreveu:
Fabio_Floripa escreveu:
o que acham. muito mole?

entao , no meu TA05 usava 300
e estava boa a dirigibilidade
no pro-d agora com 200 esta bom tmb... acho que se endurecer a susp estraga
e deixa a frente mais rigida e na traseira mais mole
fica TOP

Certo. Agora quando vc fala em frente mais rígida, vc fala só na regulagem dos amortecedores, né? A viscosidade do óleo deve manter-se a mesma em ambas as supensões, correto?
Estranho, é que eu endureci a suspensão traseira e achei o carro um pouco sem controle. Quer dizer, endureci não, coloquei uns batentes de borracha, o que provocou a diminuição do curso da suspensão. Pode ter sido isso então. Na verdade eu não enrrigeci, e sim encurtei o trabalho da suspensão, o que deve ter causado conflitos em relação à suspensão traseira.
Farei desta forma. Valeu.

MensagemEnviado: Ter Mai 05, 2009 12:14 pm 
Membro Classe 9
Membro Classe 9

Cold Fusion escreveu:
VinyyTuning escreveu:

agora para mexer no rebound como o PRCG disse. melhor deixar normal mesmo. rebound agente usa para pista. quanto menos, é melho para pista com muita aderencia.

Cold só pode ser usado óleo próprio para RC ou algum outro tipo de oleo pode ser usado?

Agora o hobby mudou de escala, de 1:10 para 1:1!
Clube do Tamiya TA03 Clique Aqui!!
Imagem

MensagemEnviado: Ter Mai 05, 2009 2:10 pm 
Membro Classe 10
Membro Classe 10

VinyyTuning escreveu:
Cold Fusion escreveu:
VinyyTuning escreveu:

Cold só pode ser usado óleo próprio para RC ou algum outro tipo de oleo pode ser usado?

óleo de cilicone. só...

eu ja cheguei a usar óleo de motor de carro. mas achei que não funciona muito bem. sei-la.

Imagem

MensagemEnviado: Qua Mai 20, 2009 3:25 pm 
Membro Classe 5
Membro Classe 5

Kaio_Jampa escreveu:
Alguma loja ou alguem no Brasil vende esses oleos?? sei que tinha um cara que apareceu no forum prometendo um silicone muito bom e tal (industrialização propria ou algo do tipo) mais dai sumiu e não deu mais sinal de fumaça!!

Nunca fiz uma troca de oleo, como deixo o amortecedor sem ar ou como ficaria se estivesse com ar??

Veja aqui, colega

removida a indicação

abraço,

from Santa Barbara d'Oeste - SP

Editado pela última vez por Ferghis em Qui Out 14, 2010 11:26 am, em um total de 1 vez.

MensagemEnviado: Ter Mai 26, 2009 11:57 am 
Membro Classe 10
Membro Classe 10

Pessoal não vamos esquecer que cada amortecedor tem pistão com quantidades de furos e tamanhos diferentes, logo um óleo 550 fica bom para um e muito duro para outro. Seria legal dar a referencia de óleo e a marca do auto.
Recomendo óleo 400 para amortecedores YR, fica intermediário. Para genéricos óleo 1500 a 2000, vai ter o mesmo resultado dos 400 nos YR. Uma diferença enorme.

Criar novo tópico Responder  [ 50 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2, 3, 4  Próximo

Todos os horários são GMT - 3 horas