RC Elétrico - o fórum de automodelismo elétrico!

Corally, Hot Bodies, Serpent, Tamiya, Associated, HPI, Kyosho, Schumacher, Traxxas, X-Ray, Losi, Yokomo, Ofna.

Bem-vindo: Dom Jul 20, 2025 6:28 pm

Todos os horários são GMT - 3 horas

Criar novo tópico Responder  [ 44 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2, 3  Próximo
Autor Mensagem
MensagemEnviado: Seg Mar 30, 2009 5:33 pm 
Membro Classe 10
Membro Classe 10

Acho que o pinhão e a coroa saem Cold

MensagemEnviado: Seg Mar 30, 2009 5:38 pm 
Membro Classe 10
Membro Classe 10

rpompeu escreveu:

sim, mas e o espaçamento?

parece ali que é preso, não é que nem hoje que vc arrasta o motor para os lados para colocar um pinhão menor ou maior sem mudar a coroa...

deve ter. mas é bem esquisitão..

Imagem

MensagemEnviado: Seg Mar 30, 2009 5:49 pm 
Membro Classe 10
Membro Classe 10

Eu to achando que tem um monte de conservacionistas aqui colocando o chassi hérege para queimar nas fogueiras, uhahuahua

Alguém aí sabe o que fizeram com o cara que disse que a Terra era redonda?

:D

MensagemEnviado: Seg Mar 30, 2009 6:15 pm 
Membro Classe 10
Membro Classe 10

Olha, unica coisa que achei ai da susp foi que ele é muito pequena, nem tem muito espaço para trabalhar...
acho que num deve ser lá muito bom hemmm
e outra, o acesso a ela agora é complicado não? pois ficou lá no meio de tudo
mas tá muito show, inovador

MensagemEnviado: Seg Mar 30, 2009 6:20 pm 
Membro Classe 2
Membro Classe 2

Eu vou trocar ideas com o cara que desenvolveu este carro. vou utilisar ele so para velocidade. O TC3 que eu uso tem um limite de gearing. O Oleg ja falou que o carro dele pode ser bom so para velocidade. Se alguem tiver algumas perguntas e opiniao para ele, da um pulo aqui: http://www.rctech.net/forum/electric-ro ... car-3.html.

MensagemEnviado: Seg Mar 30, 2009 6:56 pm 
Membro Classe 9
Membro Classe 9

Cold Fusion escreveu:
rpompeu escreveu:

sim, mas e o espaçamento?

parece ali que é preso, não é que nem hoje que vc arrasta o motor para os lados para colocar um pinhão menor ou maior sem mudar a coroa...

deve ter. mas é bem esquisitão..

Tem ajuste sim!

Imagem

Só que é diferente do que os atuais TCs.

Falow,

Fernando - PaNeTo

** MM CTX-C - Novak Smart Tray SE **
** Tekin Batery Doctor 8.0 - Futaba 3PM FASST **

Joguinho legalzinho!!

MensagemEnviado: Seg Mar 30, 2009 7:00 pm 
Membro Classe 9
Membro Classe 9

Germano escreveu:
Nada a ver diferencial sem caixa. Se entrar pedra ali vai detonar os dentes. Vai fazer um estrago bem pior do q em carros de correia. Além disso engrenagens de plastico não guentam a pressão dos motores fortes do mercado. E se colocar de metal, não vai poder lubrificar. Mataram o carro tirando a caixa do diferencial.
O amortecimento parece interessante mas não entendi como funciona. Concordo com o Salinet, fico pé atrás com esse negócio.
Como é q regula o downstop desse carro?

valeu

É um protótipo! Para que ele iria colocar um protetor sendo que ele quer mostrar como irá ser o novo diferencial?
No fórum RCTech ele diz que ainda não terminou as proteções, mas nos kits sairão com as proteções.

Imagem

Falow,

Fernando - PaNeTo

** MM CTX-C - Novak Smart Tray SE **
** Tekin Batery Doctor 8.0 - Futaba 3PM FASST **

Joguinho legalzinho!!

MensagemEnviado: Seg Mar 30, 2009 7:21 pm 
Membro Classe 3
Membro Classe 3

Bom, vamos esperar para ver.
Inovação?
Seja o que for veremos nas pistas!

Imagem

MensagemEnviado: Seg Mar 30, 2009 11:33 pm 
Membro Classe 10
Membro Classe 10

Salinet escreveu:
...

Só repenso se contratarem Marc Rheinard, Massami Hirosaka ou Atsushi Hara para pilotar o carro.

É, aí já é apelação, esses aí ganham até com um Maximus da Estrela! :D

MensagemEnviado: Ter Mar 31, 2009 9:05 am 
[Moderador]

Images: 119
Esse carro realmente é bem diferente do que estamos acostumados... mas vai saber, né?
Os Russos tem fama de resolver problemas complexos com soluções simples e confiáveis...

Faz tempo que eu venho comentando aqui no fórum que, com a popularização das LiPos e brushless as corridas de EP provavelmente serão mais longas, e com isso os fabricantes de chassis vão ter que pensar um pouco menos em desempenho e mais em durabilidade.

Talvez esse chassi esteja sendo feito pensando nisso... até porque usa cardã em vez das tradicionais correias!

== Team Associated B64D ==
== Team Associated B3.1E ==
== Team Associated B3 ==

Personal album

MensagemEnviado: Ter Mar 31, 2009 9:30 am 
Membro Classe 10
Membro Classe 10

Gunz escreveu:
Os Russos tem fama de resolver problemas complexos com soluções simples e confiáveis...
...
Talvez esse chassi esteja sendo feito pensando nisso... até porque usa cardã em vez das tradicionais correias!

Isso é verdade, a exemplo da corrida espacial, enquanto os americanos gastaram milhões desenvolvendo uma caneta que pudesse ser usada no espaço, os russos usavam lápis.
A simplicidade do cardã eu concordo, mas a suspensão eu achei bem complicada...

MensagemEnviado: Ter Mar 31, 2009 10:15 am 
Membro Classe 3
Membro Classe 3

Não sei se vocês acompanham a FS MODELSPORT MZ mas em algumas entrevistas podemos notar que a preferência dos pilotos com relação a LiPo é limitar motor e continuar com 5 minutos de corrida ou passar para corridas de 8 minutos o que acabaria limitando o motor também.

Então, não vai ser preciso correr com tanques de guerra.

Minha opinião não se baseia no fato do carro ser Russo até por que revendo um carro que é fabricado em um país que fazia parte da antiga união soviética. Quem conhece a história pessoal de Juraj Hudy sabe um pouco o que o cara fazia.

Minha opinião é que o mais simples é o melhor mas ali, olhando as fotos, parece que o cara quiz inovar, descobrir o pulo do gato e acabou complicando as coisas.

Todo chassis que foi criado até hoje, sendo revolucionário, inovador chegou a ganhar alguma corrida mas no cenário mundial o carro não se deu bem.

Acredito muito nos resultados de pista, não uma nem duas, mas várias corridas e em eventos de grande porte. É lá que tem a pressão, o alto nível, etc.

O tal Oleg vai ter que provar que o carro é bom nestes eventos e correndo contra os TOP 10. Agora, dizer que é bom ou ruim só vendo fotos fica difícil. Eu manisfestei minha opinião, não iremos ver este carro em finais de mundial e europeu.

Acredito que o melhor e mais simples para mim é suspensão com balança inferior, link superior e um amortecedor fixado em uma torre. Simples de regular cambagem, fácil de fazer downstop e que vem funcionando bem a anos mesmo depois de algumas inovações que não deram certo.

Querem inovar, inovem nos amortecedores. Criem algo mais fácil, quase 0 de manutenção, etc.

A maior inovação até hoje no R/C foram os motores brushless. Aquele negócio de torno para dar passe, carvão deste tipo ou daquele, mola...... isso graças a Deus é coisa do passado.

Este novo carro tem baixo CG, concordo. Qualquer TC atual, se tiver um sistema inovador de amortecimento teria um CG tão baixo quanto. Há um limite pois ainda temos servos, baterias, motor e speed. Se criar um carro com o CG atual dos carros mas com uma distribuição de peso perfeita com o nosso material atual (LiPo, speed, brushless, etc) aí sim, o cara tem o pulo do gato.

Vamos esperar para ver! Ou o russo criou uma lapizeira que escreve no espaço ou está tentando criar uma caneta tinteiro que escreva no espaço. Inovador, concordam?

Imagem

MensagemEnviado: Ter Mar 31, 2009 10:55 am 
Membro Classe 10
Membro Classe 10

Achei alguns pontos interessantes:

- Sistema de fixação das bandejas por bucha igual carro de verdade, nenhuma folga, perfeito, ótima idéia;
- Mais um TOP com eixo carda, não sou fã de correias, mas eixo carda só presta se muuuito bem alinhado, planejado e com bom materiais, senão correios é melhor;
- Ajuste de TOE e camber prático;
- Diff ainda de esfera com engrenagem de plástico e sem nenhuma proteção. É leve, mas muita manutenção com motores fortes ou qualquer sujeira que entrar;
- Posicionamento da coroa/motor lateral possibilita qualquer tamanho, mas do método convencional já é possível usar coroa pith48 até 80 dentes e relação máxima em torno de 12:1, mais que o suficiente para qualquer motor, o que não justifica a complexidade do novo posicionamento, fora a perda em calor e eficiência na transmissão até o eixo e a manutenção.

Acredito que o layout de chassis perfeito já foi criado a mais de uma década, tipo TB03, DP5, TC4, etc. Em sumo, eixo carda, bateria de um lado, do outro motor e elétrica. O que deve ser desenvolvido e aperfeiçoado para esse layout é a qualidade dos componentes, manutenção e engenharia.

Um diff de engrenagem de aço completo já com óleo pesa 50g redondo, são 100g a mais num 4x4. Com as lipos vindo cada vez mais forte e leves já da para montar um carro TOP com 1.5kg cravados. Não consigo entender essa insistência dos fabricantes em diff de esfera, tem que blocar até o talo para não patinar e derreter tudo e depois o auto fica saindo nas curvas de frente, de trás, de assim, de assado...rs

Também acredito que a revolução nos automodelos não esteja no chassis propriamente dito, mas sim na eletrônica, como foi do Speed mecânico para o ESC, do brushed para o brushless e do rádio AM analógico para o Spectrum 2.4GHz. Estas sim são revoluções.

Apenas a minha opinião. :D

MensagemEnviado: Sex Abr 10, 2009 6:03 pm 
[Moderador]

Achei este carro muito interessante, cheio de conceitos inovadores, coisa que dificilmente se vê saindo dos grandes fabricantes do ramo. Claro que se todos esses conceitos vão se traduzir em perfomance em pista é algo que precisamos esperar pra ver, mas eu sempre acho legal ver inovações e invenções deste tipo! O que mais me intriga são os amortecedores rotativos...

Às vezes as inovações não funcionam muito bem de início, mas acabam sendo usadas com sucesso no futuro, adaptadas a outros produtos (como os amortecedores "inboard" da Traxxas Revo).

É bom lembrar também que já teve companhia de "fundo de quintal" que ganhou mundial: a JConcepts, vencedora do Mundial off-road elétrico 4x4 em 2005, que fez um buggy 4x4 tão bom que a Associated, que nunca tinha entrado no mercado de buggys elétricos 4x4, comprou o projeto e lançou-o com algumas poucas modificações.

MensagemEnviado: Sex Abr 10, 2009 7:10 pm 
Membro Classe 10
Membro Classe 10

NATTIS escreveu:
Um diff de engrenagem de aço completo já com óleo pesa 50g redondo, são 100g a mais num 4x4. Com as lipos vindo cada vez mais forte e leves já da para montar um carro TOP com 1.5kg cravados. Não consigo entender essa insistência dos fabricantes em diff de esfera, tem que blocar até o talo para não patinar e derreter tudo e depois o auto fica saindo nas curvas de frente, de trás, de assim, de assado...rs

Apenas a minha opinião. :D

Muitos campeonatos usam como peso mínimo 1.350g, isso desde de 2007 quando começaram a usar 5 cells na Europa.
Diff de esfera é muito mais prático de regular que planetário e não precisa blocar até o talo (se fosse esse o caso, é só usar spool), apenas use graxa apropriada que ela funciona muito bem (se não funcionasse não usariam ele a tanto tempo).

Tekin RS Pro
Spektrum DX3R
Intellect

Criar novo tópico Responder  [ 44 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2, 3  Próximo

Todos os horários são GMT - 3 horas