RC Elétrico - o fórum de automodelismo elétrico!

Corally, Hot Bodies, Serpent, Tamiya, Associated, HPI, Kyosho, Schumacher, Traxxas, X-Ray, Losi, Yokomo, Ofna.

Bem-vindo: Qui Jul 10, 2025 1:36 pm

Todos os horários são GMT - 3 horas

Criar novo tópico Responder  [ 34 mensagens ]  Ir para página 1, 2, 3  Próximo
Autor Mensagem
MensagemEnviado: Qui Mar 19, 2009 8:30 pm 
Membro Classe 10
Membro Classe 10

Images: 8
Pessoal to com um problema grande,

Tenho atualmente 4 packs lipo:

1 Orion 2400
1 Orion 3800
2 Lrp 5300

Acontece que, 1 pack LRP usado no último fim de semana na AARC está dando erro no carregador, as células não estão zeradas mas não consigo carregar, este mesmo problema ocorre com o Orion 3800 portanto tenho 2 packs teoricamente que já não funcionam mais.

A Orion 2400 estufou uma célula, esta esta carregada ainda, mas não testei fiquei com medo de fritar tudo, não sei se isto pode acontecer, mas por via das dúvidas.

Alguém sabe o que fazer neste caso ou já passou por isto?

A 2400 se não houver forma de recuperar tudo bem já estou meio conformado, mas as outras duas são novas e o investimento foi grande.

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no MySpace
Personal album

MensagemEnviado: Qui Mar 19, 2009 8:46 pm 
Membro Classe 9
Membro Classe 9

Da pra trocar a celula que foi danificada, mas tem que colocar uma exatamente igual no lugar.
Acho melhor voce conversar com o representante da LRP!

MensagemEnviado: Qui Mar 19, 2009 10:37 pm 
Membro Classe 10
Membro Classe 10

Nem sei se vale a pena trocar. Mas se der pra usar assim vou usando até acabar de vez.

Quanto ao pack da LRP ai é que tá o problema, uma comprei com o César e outra um amigo trouxe pra min dos EUA, e pra ser sincero não sei se a que deu o problema foi a que comprei com ele ou não.

Na verdade quero apenas recuperar ela, já me falaram de iniciar a carga em NIMH em 0,02v até os 7 volts e pouco e depois colocar pra carregar como Lipo mesmo.

O problema é que estou sem carregador próprio pra isto meu carregador funciona somente com Lipo.

Personal album

MensagemEnviado: Qui Mar 19, 2009 11:18 pm 
Membro Classe 10
Membro Classe 10

Fabricio escreveu:
Nem sei se vale a pena trocar. Mas se der pra usar assim vou usando até acabar de vez.

Quanto ao pack da LRP ai é que tá o problema, uma comprei com o César e outra um amigo trouxe pra min dos EUA, e pra ser sincero não sei se a que deu o problema foi a que comprei com ele ou não.

Na verdade quero apenas recuperar ela, já me falaram de iniciar a carga em NIMH em 0,02v até os 7 volts e pouco e depois colocar pra carregar como Lipo mesmo.

O problema é que estou sem carregador próprio pra isto meu carregador funciona somente com Lipo.

Se quiser a gente testa no meu, ele carrega NIMH.

Lembro de você ter comentado que a Orion tava ruim, você tá carregando com qual carregador?

Para ter 3 baterias zuadas, é muita coincidência se tratar de defeito de fabricação nelas...

MensagemEnviado: Qui Mar 19, 2009 11:52 pm 
Membro Classe 10
Membro Classe 10

Seanikaido escreveu:
Fabricio escreveu:

Se quiser a gente testa no meu, ele carrega NIMH.

Lembro de você ter comentado que a Orion tava ruim, você tá carregando com qual carregador?

Para ter 3 baterias zuadas, é muita coincidência se tratar de defeito de fabricação nelas...

Opa Sea, blz?

Se for pra pista no fds podemos fazer o teste, mas não acho que seja azar não, na verdade acho que foi vacilo meu no caso das Orion, já no caso da LRP eu não sei pois mexi com ela ainda ontem e tava tudo ok, hoje quando fui carregar ela não rolou.

A idéia é carregar com carga baixa no máximo uns 0.2 até que o Trakpower reconheça ela.

Personal album

MensagemEnviado: Sex Mar 20, 2009 12:46 am 
Membro Classe 10
Membro Classe 10

Consegui carregar a LRP, tá de boa, agora preciso dar um jeito na Orion 3800, ai fico com 3 baterias.

Personal album

MensagemEnviado: Sex Mar 20, 2009 9:06 am 
Membro Classe 10
Membro Classe 10

Fabricio escreveu:
Consegui carregar a LRP, tá de boa, agora preciso dar um jeito na Orion 3800, ai fico com 3 baterias.

Fabrício, blz?
Tô acompanhando o tópico aqui pq nunca se sabe quando vai precisar dessas informações, né?
Como vc recuperou a sua? Carregando como NiMh?
Acho importante essa informação p/ todos aqui.

valeu
Abraço
Rafael

MensagemEnviado: Sex Mar 20, 2009 9:23 am 
Membro Classe 10
Membro Classe 10

Rafael,

No caso da LRP eu testei com multímetro e a voltagem tava em 2,6 por célula.

Espetei meu carregador de Lipo direto, sem passar pelo balanceador, e mandei carga a 1C.

Esperei um pouco tirei e coloquei o balanceador, ai ele reconheceu as 2 células e carreguei normalmente.

Quanto a Orion, o carregador dá alarme logo de cara, não reconhece o número de células programado, que é 2 no caso.

No fds na pista vou fazer o teste de carga como NIMH a 0,2 e ver se consigo ressucitar ela, se conseguir posto aqui o resultado.

O importante é que os packs do Paulista de Stock estão vivos!!!

rafaelvanhalen escreveu:
Fabricio escreveu:

Fabrício, blz?
Tô acompanhando o tópico aqui pq nunca se sabe quando vai precisar dessas informações, né?
Como vc recuperou a sua? Carregando como NiMh?
Acho importante essa informação p/ todos aqui.

valeu
Abraço
Rafael

Personal album

MensagemEnviado: Sex Mar 20, 2009 12:03 pm 
Membro Classe 10
Membro Classe 10

Comigo aconteceu a mesma coisa, na 3ª carga da minha Lipo ela não quis carregar, já tava achando que tinha perdido a bateria zerada e de 5000Mah....pensei que preju...até desanimei....mas pensei, não tenho nada a perder mesmo, vou tentar de outra forma...
Meu carregador é Turnigy 6 cell. Pra carregar lipo dava erro, aí coloquei pra carregar em 2,5ah só que Nimh, não ficou nem 2 min carregando a voltagem já subiu para 7V, aí desliguei e carreguei normalmente como Lipo. já usei ela mais umas 5 vzs e até agora não apresentou nenhum problema, esta perfeita.

acho que carregar com Nimh resolve qdo a Voltagem esta baixa, mas lembrando que não é recomendável deixar a tensão cair demais.

Aeroworks Edge 35cc
Great Planes Escapade .45

MensagemEnviado: Sex Mar 20, 2009 12:26 pm 
Membro Classe 10
Membro Classe 10

é isto ai mesmo, sobe a voltagem da célula e depois carrega como Lipo.

Foi o Xmad que me deu essa dica pelo msn.

Personal album

MensagemEnviado: Sex Mar 20, 2009 12:42 pm 
Membro Classe 8
Membro Classe 8

Fabricio,identifica pelo cabo de balanceamento e um multímetro qual é a célula com problema.

Após fazer isso, carrega SÓ essa célula (pelo cabo de balanceamento) como se fosse Nixx até ela chegar a 2,9V. Depois disso é só carregar balanceando a bateria toda como lipo.

Quanto à bateria com a célula estufada, faz o mesmo procedimento. Identifica pelo cabo de balanceamento a célula estufada, descarrega como lipo mesmo até 3V e carrega SÓ ela de novo como lipo a 1/2C. Faz isso umas 3 vezes e depois, carrega a bateria toda normalmente, sempre balanceando.

Abraços

MensagemEnviado: Sáb Mar 21, 2009 4:09 pm 
Membro Classe 10
Membro Classe 10

Aldo escreveu:
Fabricio,identifica pelo cabo de balanceamento e um multímetro qual é a célula com problema.

Após fazer isso, carrega SÓ essa célula (pelo cabo de balanceamento) como se fosse Nixx até ela chegar a 2,9V. Depois disso é só carregar balanceando a bateria toda como lipo.

Quanto à bateria com a célula estufada, faz o mesmo procedimento. Identifica pelo cabo de balanceamento a célula estufada, descarrega como lipo mesmo até 3V e carrega SÓ ela de novo como lipo a 1/2C. Faz isso umas 3 vezes e depois, carrega a bateria toda normalmente, sempre balanceando.

Abraços

Aldo,

Recuperei a Orion 3800, fazendo isto que você falou, identifiquei com o meter, a célula doente, espetei nela um carregador de parede futaba que eu tinha aqui e fiquei monitorando com o meter na entrada, quando chegou na voltagem correta, tirei e coloquei no carregador de lipo normalmente e funcionou.

Fiz tudo isto usando um Lipo sack, para ter segurança, mas foi tudo tranquilo.

Agora vou tentar recuperar a Orion 2400, agora pergunto, ela vai desinchar fazendo o que você falou, outra pergunta um tanto ingênua porque ela inchou se quase nem foi usada?

Personal album

MensagemEnviado: Dom Mar 29, 2009 5:35 am 
Membro Classe 6
Membro Classe 6

ela vai continuar inchada sim, mas a bateria não vai durar muito tempo, mais uns 2 meses nem isso, agora pq incha só tio Aldo para falar, na verdade acho que foi ele que inventou as Lipos...:)

(Ajudando o Fernando)

Campanha: poxa Johnny, compra um Brushless de uma vez tchê !!!

MensagemEnviado: Dom Mar 29, 2009 11:53 am 
Membro Classe 8
Membro Classe 8

Fabricio escreveu:
Aldo escreveu:

Abraços

Aldo,

Recuperei a Orion 3800, fazendo isto que você falou, identifiquei com o meter, a célula doente, espetei nela um carregador de parede futaba que eu tinha aqui e fiquei monitorando com o meter na entrada, quando chegou na voltagem correta, tirei e coloquei no carregador de lipo normalmente e funcionou.

Fiz tudo isto usando um Lipo sack, para ter segurança, mas foi tudo tranquilo.

Agora vou tentar recuperar a Orion 2400, agora pergunto, ela vai desinchar fazendo o que você falou, outra pergunta um tanto ingênua porque ela inchou se quase nem foi usada?

Fabricio,

Pode ser que ela desinche sim, com ciclos bem lentos de carga/descarga.

Guardar a bateria carregada a mais de 95% pode fazer ela inchar "do nada", pois com a variação de temperatura e umidade, a carga "sobe" ou "desce". Pode ser também descarga além da capacidade ou, simplesmente, alguma célula com problema.

Abs

MensagemEnviado: Dom Mar 29, 2009 11:56 am 
Membro Classe 8
Membro Classe 8

koruja escreveu:
ela vai continuar inchada sim, mas a bateria não vai durar muito tempo, mais uns 2 meses nem isso, agora pq incha só tio Aldo para falar, na verdade acho que foi ele que inventou as Lipos...:)

HHAHAHAHA

Koruja, ela pode durar normalmente como qualquer outra bateria, só que inchada.

Conheço caras quevoam com lipos que parecem um "sabonete" ou "bisnaga" há tempos e continuam segurando a carga e descarga normalmente.

Se a bateria, mesmo inchada segurar a carga, pode usar na boa.

Abraços

Criar novo tópico Responder  [ 34 mensagens ]  Ir para página 1, 2, 3  Próximo

Todos os horários são GMT - 3 horas