RC Elétrico - o fórum de automodelismo elétrico!

Corally, Hot Bodies, Serpent, Tamiya, Associated, HPI, Kyosho, Schumacher, Traxxas, X-Ray, Losi, Yokomo, Ofna.

Bem-vindo: Sex Jul 18, 2025 12:45 pm

Todos os horários são GMT - 3 horas

Criar novo tópico Responder  [ 9 mensagens ] 
Autor Mensagem
MensagemEnviado: Ter Mai 11, 2010 1:01 pm 
Membro Classe 2
Membro Classe 2

Pessoal, minha duvida é a seguinte, nos Firelap, o que define ele ser RM ou MM é o chassis ou a bolha? pra usar uma bolha RM num chassis comprado originalmente com bolha MM basta trocar pelo montando do RM? é isso? quais as vantagens e desvantagens?

Obrigado!

http://riodejaneirorc.ning.com/

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no MySpace

MensagemEnviado: Ter Mai 11, 2010 2:15 pm 
Membro Classe 6
Membro Classe 6

Opa bem vindo Gil.
Sim a princípio o montande seria apenas para encaixe de bolhas, mas tem diferença na dirigibilidade do auto sim, eu por exemplo prefiro o chassis RM. Como ando em quadra direto, o RM para andar é Show, já o MM na quadra sai muito de traseira, para andar em carpete ou EVA o MM vai bem, mas memo assim meus autos é tudo RM.
Espero ter ajudado.
Abraços.
Rubens.

http://todaoferta.uol.com.br/MRAUTOMODELISMO#rmcl

MensagemEnviado: Ter Mai 11, 2010 2:18 pm 
Membro Classe 2
Membro Classe 2

e rcdrift1971, quanto a escolha de RM ou MM, é só na hora da compra? ou ele vem com a opcao para os dois tipos? basta alterar?

MensagemEnviado: Ter Mai 11, 2010 2:51 pm 
[Moderador]

MM é para bolhas com entre-eixos acima de 98mm. RM é para bolhas abaixo de 94mm. Estes são os limitantes "físicos".

Quanto às características, o MM tem todo o peso do carro distribuído entre os eixos do carro, o que o torna mais previsível em traçados que não sejam perfeitamente lisos. Ele exige pneus mais aderentes, na traseira, pois em nenhum momento o eixo traseiro apóia o carro todo (dá pra entender o que quis dizer mais pra baixo, ao falar do RM). Dependendo do estilo de pilotagem, fica mais fácil recuperar o carro de uma saída de traseira, ou mesmo acertar ele para que fique com a traseira um pouco mais solta mesmo.

O RM transfere parte do peso do modelo para trás do eixo, o que em acelerações dá mais tração, mas ao mesmo tempo perde um pouco da frente. O eixo traseiro acaba funcionando como um ponto central de uma balança. No momento em que vc acelera o carro, a frente tende a levantar, e o eixo traseiro fica com mais tração. Se isso ocorrer no meio de uma curva, o carro tende a sair de frente ao invés de sair de traseira, forçando uma curva mais aberta.

Mais uma vez, fica a critério do estilo do piloto... Se ele se adapta melhor ao RM, ou ao MM.

P.S.: A PN tem um montante para usar 90 e 94mm como MM. Custa um rim... mas funciona, e muito bem!

Pra vcs terem idéia de como cada ajuste e escolha tem influência no desempenho dos carros, tem gente lá fora que está desenvolvendo um montante que inverte o sentido de rotação do motor (pinhão ficaria do lado esquerdo do carro), só pq o motor gira em sentido anti-horário, e não horário. Isso levaria à um momento de força que "suspenderia" o diff do carro, e com o motor funcionando invertido, a força seria contrária, favorecendo a tração do carro em curvas e arranques. Para fazer este teste, coloque um motor forte no seu Mini-z, tire a suspensão de cima, deixando um T-plate bem mole, segure firmemente contra um apoio pelo centro do chassi, e acelere. Veja que o conjunto traseiro vai ter uma tendência a levantar, apenas pelo torque do motor.

São esses detalhes que me fazem gostar cada vez mais dos micros, e da engenharia aplicada neles.

MensagemEnviado: Ter Mai 11, 2010 2:55 pm 
Membro Classe 2
Membro Classe 2

Opa, agora ficou perfeito, tava faltando esse "tutorial" sobre RM e MM no forum, valeu a paciencia doug01n!

MensagemEnviado: Ter Mai 11, 2010 4:53 pm 
Membro Classe 6
Membro Classe 6

gil escreveu:
e rcdrift1971, quanto a escolha de RM ou MM, é só na hora da compra? ou ele vem com a opcao para os dois tipos? basta alterar?

No Kit novo vem os dois RM e MM, aí vai de sua preferencia para pilotar ou adaptação ok.
ATT.
Rubens

http://todaoferta.uol.com.br/MRAUTOMODELISMO#rmcl

MensagemEnviado: Qua Mai 12, 2010 8:02 am 
Membro Classe 10
Membro Classe 10

Bom, acho que aqui é O tópico para a minha pergunta...

Doug, vi que vc falou do mount da PN, e realmente é o olho da cara... mas acontece que em sites como a rcmart.com, acho muito mais opções de motor mount para RM do que para MM.

Meu carro é um MM...eu poderia comprar um montante RM e simplesmente trocar? Existiria apenas restrições quanto ao tamanho da bolha que vou usar?

MensagemEnviado: Qua Mai 12, 2010 9:35 am 
Membro Classe 6
Membro Classe 6

Fala Nikaido,

O fator principal para se usar uma bolha ou outra é o motor mount, isto é, deve-se prestar atenção se é bolha para HM, RM, MM ou LM.

Se quer usar uma bolha do Subaru Imprenza, tem que usar obrigatoriamente o RM...se quiser uma McLaren, VDS, Enzo tem que ser MM...se quiser uma Porche 902 Le Mans tem que ser LM.

Dirigibilidade eu digo que seria gosto, eu prefiro de longe o MM (98mm) por eu achar que é um equilíbrio entre os diferentes chassis...RM eu acho muito curto, o carro fica arisco pacas nas retas, mas faz mais curva...eu tinha um preconceito com RM porque a maioria das bolhas capotavam, mas agora com esses chassis e suspa´s novos, a coisa mudou...é capaz de eu tentar um RM mais pra frente...
Hoje uso um motor mount de LM reduzido para MM (isso é possível sem adaptação, bastando ajustar o T-Plate) pois é mais largo...mas to sofrendo um pouco para ajustar a suspa...ficou tudo espremido...meu disk damper só tem mola inferior, para se ter idéia...

Conclusão: veja os motor mount que tens e escolha as bolhas em função disso...defina primeiro seu estilo de pilotagem e preferência por WB e vá atrás das bolhas para este.

Abraços!!!!

MensagemEnviado: Qua Mai 12, 2010 10:36 am 
[Moderador]

A escolha entre RM e MM realmente depende muito da bolha.

Trazendo as preferências e tendências dos corredores profissionais que disputam os campeonatos PN e Atomic mundiais, a preferência é pelo motor mount MM 94mm da PN V3, ou ainda a 98/102mm V4. Existe agora o tri-damper system, para ser usado com o V4 ou o V3 com um plate de alumínio em cima:

Imagem

A Atomic lançou um pod 94mm que tem até difusor inferior, como os da F1 de verdade, que causaram polêmica na Brown GP:
Imagem

Imagem

Imagem

Estes dois montantes estão tendo os melhores resultados no mundial. O tri-damper system da PN ainda está em testes, mas parece que proporcionam zilhões de ajustes diferentes, pois pode-se trocar as molas dos shocks laterais, além de pré-tensioná-las ou ainda utilizar graxa de alta viscosidade (diferentes níveis) para efeito idêntico ao óleo dos amortecedores lacrados.

EDIT: Atualizando imagens do montante Atomic...

Criar novo tópico Responder  [ 9 mensagens ] 

Todos os horários são GMT - 3 horas