Cesar para pra pensa no que vc ta falando... se é assim como vc pensa, qqr coisa no Brasil é brincadeira...
Se TC é a categoria mais pé de boi, pq até um tempo atrás existia Mundial de mini e de Fórmula organizado pela Tamiya com centenas de incritos e com seleção na base da eliminatória?
Como o Guto disse, Speed 1600 num é categoria só pq é fusca? Qqr coisa que tenha gente querendo se organizar e se divertir, seja mini, formula, dragster, oval, carrinho de fricção ou futebol de botão, é uma competição, pela própria definição da palavra.
Se vc acha que no Brasil tem capacidade de termos corridas de "categorias", pq num existe nenhuma além dos caras de Curitiba e de SP que correm de vez em qdo?
Aceite a realidade de que por aqui as coisas não são como no resto do mundo... se vc pensar, o mundo que é como é e nós q somos o resto...
Equipamento faz diferença sim, mas tudo tem uma relevância... essa de o cara ser o melhor faz ele sempre ganhar num é bem assim, se fosse assim atualmente o Schumacher ganhava até de Minardi... Motor, pneu e bateria são sim importantes, não isoladamente, mas no conjunto... e geralmente quem tem um motor bom, vai ter bateria e pneu bom também.
Claro que se o cara é bom, já um grande passo, mas se tiver um carro forte ai ajuda mais ainda.
Concordo que Formula, Mini são baratos, mas comparados, 4x4 é sim bem mais caro mesmo stock. Eu ja corri de tudo que é coisa que se tem pra correr onroad e digo que o preço, pra realidade que temos, é fator definitivo.
Qto a história das baterias 1800, não foi para baixar custo, mas para ter um nivelamento nas baterias para uma categoria específica, que é Corrida Longa (noturna ou não), por questão de organização e controle de pitstops, nada mais... não foi uma tentativa de voltar no tempo, foi uma solução para a questão.
Eu não corro mais de 4x4, tenho 4 carros completos aqui, vi que não ia mais pra frente a +/- 1 ano tras e voltei a andar de RWD, pois pra mim é mais legal, me divirto do mesmo jeito e não torro a grana q torrava na época que corria de 4x4. Hoje é uma complicação sem igual marcarem uma corrida de 4x4, ficam dias discutindo regulamento e mal tem 10 caras pra correr...
Não venha dizer como se o Nitro hj fosse o maior esporte do Brasil, pq tá tão mal das pernas qto o eletrico e vc sabe disso... num sei como ainda existe Paulista e Brasileiro de nitro...
E qto ao Mansell ele é um puta piloto, se não fosse bom ele não teria tido o sucecsso e a fama que tem hj.