Aí, Fernando, estava esperando você criar este tópico...
De cara, posso lhe garantir que chassis em balsa não vai aguentar o tranco. Faça em fibra de vidro (bom e fácil), de carbono (melhor e difícil) ou de alumínio (ruim, pode entortar na arrancada). Se você quer algo leve e resistente, tente um pedaço de placa virgem em fibra de vidro para circuito impresso. Tem lojas de eletrônica que vendem isso pela internet.
Ou, compre pronto: um chassis de formulinha é perfeito como partida, e sua parte dianteira pode ser refeita, mais alongada, com a chapa de fibra que falei acima.
Fazer a transmissão direta você quer dizer sem diferencial, certo? Se sim, OK, está no bom caminho. Afinal, drags não andam em curvas, então não precisam de diffs.
Mas se você estiver falando em fazer o acoplamento do motor diretamente na roda, sem um conjunto de coroa e pinhão, esqueça de novo. É preciso ter alguma redução, pois os motores (mesmo latinha) tem giro alto, e torque relativamente elevado, e aí o seu drag vai ficar patinando e perderá tempo na largada.
Estou fazendo um drag também, a partir de um antigo pancar Trinity. O motor será um 13x2 (é o mais forte que eu tenho), e o acionamento ainda não decidí se usarei um ESC Novak Cyclone que tenho, ou se vou fazer o acionamento por servo/micro-switch.
Tenho que parar agora, mas vamos continuar discutindo o assunto...
Segue aquele link que eu já te passei, para o caso de haver mais interessados:
http://www.rcdrags.comAbraço!
Finck