Ontem conversei com o Cold sobre LiPo X Latinha, e como já estou usando exclusivamente LiPo já a alguns meses, posso escrever um pouco sobre a minha experiência com elas.
Minhas LiPo não são as top, são genéricas, 3 de 4000 e 1 de 3000, e paguei todas na faixa de R$150,00 cada, todas compradas aqui pelo fórum mesmo, zero KM. Mas posso assegurar que elas tem um punch e runtime muito maior que as NiMh matched de 4200 e 4600 que eu tinha, sempre equalizadas e paparicadas e alisadas e tratadas com muito amor e carinho (NiMh são baterias que tem que ser mimadas, um saco...). Até a minha LiPo de 3000 é bem mais forte que as NiMh que eu tinha. Essas 4 LiPo's que eu estou usando substituíram com folga e vantagens os 10 packs NiMh matched que eu tinha. Futuramente vou pegar mais 2 e já era. As LiPos pesam cerca de 30% menos que as NiMh, o que não é nada mal, ein?
A manutenção é ultra descomplicada. Nada que um balanceador que o Júlio César monta (paguei R$30,00) não resolva. Embora alguns carregadores já tenham entrada para balanceador. Eu uso um Turnigy que carrega qualquer tipo de bateria existente, já com entrada pra balancear, que lá fora custa entre 35 e 40 doletas - 1/3 do preço de um ICE, e eu diria que ele é tão bom quanto, ou melhor até. Eu já tive todos esses carregadores da moda, e esse Turnigy posso afirmar que é o melhor que já tive. Tem um à venda no fórum por R$190,00. Então: um carregador e eventualmente um balanceador barato substitui com folgas um DPD ou qualquer outro equalizador. Detalhes: LiPo não precisa balancear sempre, só de vez em quando mesmo, embora eu balanceie sempre, a cada carga. E não precisa ciclar, pode recarregar com meia carga; não precisa dar repeak, ela segura a carga legal por vários e vários dias. Mas se quiser dar repeak, pode sem problemas, embora não faça muita diferença.
Ter um cutoff é uma boa, zero dor de cabeça, ajuda a preservar o pack, embora eu usei muuuito as LiPo com meu GTB 3,5 sem cutoff por um tempão, sem problemas. Só estou usando cutoff a duas semanas (comprei o cutoff da Novak no próprio site da Novak, R$85,00 com frete, passou batido na Receita Federal, mas peguei o dólar a R$2,05), e posso dizer que eu judiei dos meus packs, que eu usava eles por mais tempo que o cutoff permite, e os packs continuam 110% - sem exagero, eles pegam em média 10% acima do nominal até hoje, já devo ter dado mais de 50 ciclos nelas. Os ESC atuais já tem cutoff embutido - o Mamba tem, os LRP tem, os GTB atuais têm. Então, se tem cutoff, é plug and play. Buzzer rola também, é um substituto barato pro cutoff, se o seu ESC não tiver cutoff. O Júlio César tambem os fabrica e vende (quero meus 10% pelo jabá, ein Júlio?).
Então, o resumo da ópera: colocando na ponta do lápis a LiPo é mais barata, além de ser mais fácil de lidar, mais forte, ter maior vida útil, requerer menos equipamentos, e equipamentos mais baratos.
_________________ * Team Associated TC5R, ESC SpeedPassion GT2.0 Pro, Motor Novak Ballistic 10,5, servo Futaba S9550
* Rádio JR R1 & módulo Spektrum
Editado pela última vez por Helvio Lagares em Ter Out 14, 2008 4:14 pm, em um total de 1 vez.
|