Estamos falando de LIMPEZA, não de lubrificação, certo?
Acho que pincel seco para tirar a poeira é o suficiente para a manutenção "diária". Talvez flanela/cotonetes levemente umedecido em água ou Veja, para tirar poeira grudada.
De vez em quando acho que é bom fazer uma desmontagem completa, lavagem das peças plásticas com água e detergente, lavagem de peças metálicas (exceto rolamentos) com querosene, limpeza externa dos rolamentos com paninho umedecido em WD40, remontagem e lubrificação com óleos/graxas adequados.
Após a desmontagem e lavagem das peças, se quiser dar "um brilho" nas peças plásticas, antes da remontagem aplique um pouco de silicone em spray sobre elas, enxágue com água e enxugue com um paninho absorvente (uma toalha ou camiseta velhas), para tirar o excesso de silicone e evitar que fiquem melecadas. Use um pincel depois disso para "espanar" os fiapos do pano.
Sobre o álcool: ele não ataca plástico, mas vai com o tempo vai provocando ressecamento que com o tempo acaba favorecendo o aparecimento de trincas. O problema de usar álcool "de posto" em partes elétricas não é pelo fato dele ser combustível, mas sim por conter água, que irá impregnar as placas de circuito impresso e provocar fugas. Na remota hipótese de você precisar fazer uma limpeza úmida nas placas do ESC ou do rádio (dificilmente existirá motivo para isso), use álcool Isopropílico, que não contém água e evapora bem rápido. No motor, porém, nem pensar: qualquer tipo de álcool ataca o esmalte dos fios do enrolamento, melhor usar água e detergente.
_________________ Stampede XL5 Yokomo YR-4 M2-J Trinity Street Spec (sendo adaptado para drag racing) Tamiya TA02 (tomando coragem para andar com ele)
|