RC Elétrico - o fórum de automodelismo elétrico!

Corally, Hot Bodies, Serpent, Tamiya, Associated, HPI, Kyosho, Schumacher, Traxxas, X-Ray, Losi, Yokomo, Ofna.

Bem-vindo: Seg Jul 14, 2025 10:02 am

Todos os horários são GMT - 3 horas

Criar novo tópico Responder  [ 9 mensagens ] 
Autor Mensagem
MensagemEnviado: Ter Fev 02, 2010 2:36 pm 
Membro Classe 2
Membro Classe 2

gente eu queria saber porque as celulas duma bateria de 7.2 volts e de 8.4 volts são do tamanho C e não AA como no caso das de 9.6,um exemplo:as pilhas tamanho C tem 2000 mah e uma de tamanho AA tambem tem 2000 mah e ambas são de 1.2 volts,então porque usar uma pilha C sendo que é maior e mais pesada e tem a mesma amperagem de uma AA??? e mais uma coisa,eu queria saber se uma bateria de 7.2 volts de 600 mah tem 600 mah porque cada celula tem 600 mah ou porque cada celula tem 100 mah que todas juntas forman 600???? e mais uma coisa,eu tenho uma bateria de 6.0 volts ni-cd,ela é tipo 6 celulas numa caixinha lacrada,e ela não informa na enbalagen o quanto tem de mah,e ela dura só 4 minutos!!!e eu tenho outra bateria igual mas só com 4.8 volts que durava num carrinho mais de 20 minutos,eu quero saber se ela ta viciada ou meu carrinho consome muito????????

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no MySpace

MensagemEnviado: Ter Fev 02, 2010 3:45 pm 
Membro Classe 3
Membro Classe 3

renancarropro escreveu:
gente eu queria saber porque as celulas duma bateria de 7.2 volts e de 8.4 volts são do tamanho C e não AA como no caso das de 9.6,um exemplo:as pilhas tamanho C tem 2000 mah e uma de tamanho AA tambem tem 2000 mah e ambas são de 1.2 volts,então porque usar uma pilha C sendo que é maior e mais pesada e tem a mesma amperagem de uma AA??? e mais uma coisa,eu queria saber se uma bateria de 7.2 volts de 600 mah tem 600 mah porque cada celula tem 600 mah ou porque cada celula tem 100 mah que todas juntas forman 600???? e mais uma coisa,eu tenho uma bateria de 6.0 volts ni-cd,ela é tipo 6 celulas numa caixinha lacrada,e ela não informa na enbalagen o quanto tem de mah,e ela dura só 4 minutos!!!e eu tenho outra bateria igual mas só com 4.8 volts que durava num carrinho mais de 20 minutos,eu quero saber se ela ta viciada ou meu carrinho consome muito????????

Baterias de 2000mAh tamanho C são mais antigas que esta capacidade no tamanho AA. Apenas neste ano conseguiram fazer uma bateria AA com 3000mAh.. Só com o avanço da tecnologia isso foi possível.. Então se um pack de 2000mAh usa baterias tamanho C é pode que este pack já é bem antiguinho..

Numa ligação em série, soma-se as tensões e se mantem a corrente. Numa ligação em paralelo, soma-se a corrente e se mantem a tensão.. Então, se uma bateria de 6 celulas tem 7.2 volts de 600mAh, é por que as 6 celulas estão ligadas em série e cada uma possui 600mAh..

Como a corrente de uma bateria pode ser traduzida em capacidade, uma bateria de 6.0 volts com 200mAh vai durar menos do que uma bateria de 4.8 volts e 400mAh assumindo uma mesma potência utilizada..

Lembre-se: Se não fizer bom uso de suas baterias - carregar, ciclar, descarregar de forma correta - elas vão pro vinagre fácil fácil.. Aí uma bateria de 7,2 volts de 2000mAh vai virar uma 7.2 volts com 200mAh apenas..

MensagemEnviado: Ter Fev 02, 2010 4:51 pm 
Membro Classe 2
Membro Classe 2

lol!deu uma de wikipedia!obrigado pela resposta,essa foi umas das poucas respostas que esclareceram totalmente minhas duvidas no forum,era só uma curiosidade mesmo,valeu obrigado.abrs.

MensagemEnviado: Ter Fev 02, 2010 4:54 pm 
Membro Classe 2
Membro Classe 2

Abib escreveu:
renancarropro escreveu:

Baterias de 2000mAh tamanho C são mais antigas que esta capacidade no tamanho AA. Apenas neste ano conseguiram fazer uma bateria AA com 3000mAh.. Só com o avanço da tecnologia isso foi possível.. Então se um pack de 2000mAh usa baterias tamanho C é pode que este pack já é bem antiguinho..

Numa ligação em série, soma-se as tensões e se mantem a corrente. Numa ligação em paralelo, soma-se a corrente e se mantem a tensão.. Então, se uma bateria de 6 celulas tem 7.2 volts de 600mAh, é por que as 6 celulas estão ligadas em série e cada uma possui 600mAh..

Como a corrente de uma bateria pode ser traduzida em capacidade, uma bateria de 6.0 volts com 200mAh vai durar menos do que uma bateria de 4.8 volts e 400mAh assumindo uma mesma potência utilizada..

Lembre-se: Se não fizer bom uso de suas baterias - carregar, ciclar, descarregar de forma correta - elas vão pro vinagre fácil fácil.. Aí uma bateria de 7,2 volts de 2000mAh vai virar uma 7.2 volts com 200mAh apenas..

mais uma pergunta:se eu fizer um pack de 7.2 volts que normalmente é feito com pilhas C e usar pilhas AA o consumo sera o mesmo??????

MensagemEnviado: Qua Fev 03, 2010 8:03 am 
Membro Classe 3
Membro Classe 3

Sim, ué..

Quem consome é o motor, não a bateria...

Se a capacidade for igual, o RunTime também será..

MensagemEnviado: Qua Fev 03, 2010 10:46 am 
Membro Classe 9
Membro Classe 9

Porém as células usadas em automodelos são SUB-C e não C. As primeiras tem uma taxa de descarga absurdamente maior, não podendo ser substituidas em automodelos 1/10 ou maior por celulas C normais.

MensagemEnviado: Qua Fev 03, 2010 3:23 pm 
Membro Classe 2
Membro Classe 2

então isso quer dizer,que não posso fazer meu pack de 7.2 volts com pilhas AA????????

MensagemEnviado: Qua Fev 03, 2010 3:45 pm 
Membro Classe 9
Membro Classe 9

Poder você pode fazer o que quiser. Só tem que arcar com as consequencias :D
Seu automodelo teria um desempenho pífio com essas baterias. E voce provavelmente estragaria elas.

MensagemEnviado: Qua Fev 03, 2010 3:55 pm 
Membro Classe 10
Membro Classe 10

Renan, velho acompanhando seus posts e entendo o seu "desespero" para ter um automodelo logo e esta tentando melhorar seus brinquedos, mas juntar uma grana e comprar o correto fica bem mais barato.

Criar novo tópico Responder  [ 9 mensagens ] 

Todos os horários são GMT - 3 horas