RC Elétrico - o fórum de automodelismo elétrico!

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MensagemEnviado: Ter Mar 12, 2013 4:58 pm 
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Fala Galera primeiramente queria parabenizar pelo forum
pratiquei por um bom tempo automodelismo mas on road
iniciei com um pure teen e depois passei por um fw05 que me deu mais de 1 ano de pura diverção na pista
por fim acabei abandonando o hobby e parti para os aeromodelos
foi ai que tive meu primeiro contado com modelos eletricos
foi amor a primeira vista.
nao que isso vire mais discuçoes de eletrico x nitro
mas foi nos eletricos que encontrei potencia
pois bem resolvi voltar ao automodelismo
mas dessa vez para os off road
para voltar comprei um turnigy trooper na HK
mas nao gostei muito do desempenho, e entao resolvi dar um up nele
gostaria de algumas opinioes quanto ao combo escolido para ele, quero saber quanto tempo as engrenagens, diff, do auto originais nao aguentar
e tambem com o Motor e ESC retirado do trooper pretendo converter meu priemeiro auto o pureteen para eletrico
mas isso é mais pra frente nao estou com animo para essa empreitada para agora
vamos aos componentes
Automodelo é o turnigy Trooper
http://www.hobbyking.com/hobbyking/stor ... _ARR_.html
Motor escolido é o Turnigy TrackStar SCT 5.5T Sensored Brushless Motor 3750KV (550 size)
http://www.hobbyking.com/hobbyking/stor ... duct=24428
E o ESC é o HobbyKing 150A
http://www.hobbyking.com/hobbyking/stor ... duct=10370
des de ja muito obrigado


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MensagemEnviado: Qui Mar 14, 2013 12:03 am 
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E ai Galera nada


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MensagemEnviado: Sáb Mar 16, 2013 12:31 pm 
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Cara, com este motor extremamente potente, provavelmente a transmissão de seu carro se destrua em pouquíssimo tempo.
Sugiro um motor na faixa de 3800 a 4300KV. Já é suficiente. Com isso, podes comprar um ESC mais barato, com no máximo 80A. usando dessa maneira, provavelmente sua transmissão lhe proporcionará muito tempo de diversão.

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MensagemEnviado: Dom Mar 17, 2013 12:47 pm 
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Entao Ofnero, eu venho lendo muito, muito mesmo sobre eletricos
Mas ainda nao entendi muito essa relação turnis vs winds vs kv
Vamos ver se eu entendi direito
Eu escoli o motor com o menor numero de turns possivel nao esquecendo do KV

Pq notei q quanto menor o t maior e o kv
Esse motor q escoli tem 3750kv, o vc falou para escolher algo en torno de 3700 a 4300kv
Pelo q entendi o motor q escoli tem o kv apropriado
Perem tem T5.5
Pelo q entendi minha velocidade final depende do kv, e meu torque do numero de turns, ta certo???


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MensagemEnviado: Dom Mar 17, 2013 3:21 pm 
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Cara, nem eu que leio todo dia o fórum entendo direito esse termo de
T's, por exemplo, tem motores de 10T que tem 3900KV, outros de 10T que possuem 2500KV apenas...
Creio eu que seja pouca eficiência do motor que possui menos KV, eu não sei... o que sei é que um motor
com menos T consome mais energia, e tem menos torque, então eu escolho um que tem bastante T's, e uso um pinhão
um pouco maior... motores de 5.5T geralmente tem mais de 6000KV, eu não sei se isso quer dizer que esse de 3750 tem eficiencia baixa, mas creio que seja algo assim... esse trooper pelo que sem tem as engrenagens de aço, mas é um carrinho de 150 doletas RTR, não se deve exigir muito dele, se vc quer ele pra off road e quer um pouco mais de potência, coloque um motor de KV entre 3000 e 4000, pq é um carrinho pesado e necessita de mais torque que velocidade, ao menos que vc vá andar mais em asfalto... e qual bateria vc está usando? dizem que o motor do trooper é bom, e acho legal pôr um 3S...

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MensagemEnviado: Dom Mar 17, 2013 5:54 pm 
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Antes quero agradecer as dicas.

Pretendo andar na 3s mesmo
Quanto ao auto escolido o trooper, acredito q atenda minhas espectativas
Acredito q vai aguentar o tranco, e as peças sao baratas, de facil obtenção e tem os upgrades
Nesceçarios, cvd, amortecedores e tudo mais
Pelo q li aqui nesse forum mesmo.
Quanto maior o KV maior a velocidade final
E quanto menor os T's , maior o seu torque
Pq temos uma quantidade menor de voltas de fios(turns) para virar e sair da inercia
Por isso escoli o motor com o menor t possivel, junto com o menor kv tambem
Estou buscando torque e nao velocidade final
Ai se eu nao gostar da relaçao mudo coroua e pinhao
o que eu queria saber e se esse e o caminho correto
acho q esse motor q escoli tem em torno de 800 a 850w
Estava me esquesendo escoli o menor kv, pa pretendo andar nas 3s

vou esperar chegar, ai assim q tiver tudo na mao, eu monto e posto um video aqui

Mais ima vez obrigado pela ajuda


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MensagemEnviado: Dom Mar 17, 2013 6:00 pm 
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mas pra off road não pode ter tão poucos Ts senão vc queima o esc um amigo meu usava 7T (não lembro direito se é sete)e ele queimava toda hora até quue ele colocou um 11T e não queimou mais.

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MensagemEnviado: Dom Mar 17, 2013 6:01 pm 
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Tenho um motor de 800W e uso 3S, tem 3300KV, posso te dizer uma coisa, é um monstro...
chega a dar medo a potência desse bixo...

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MensagemEnviado: Dom Mar 17, 2013 11:08 pm 
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Show e isso q to procurando Joao Vitor
2s bacana pra brincar 3s de dar medo, so pra dar umas assombradas na terra
Bullet quanto a queimar ESC, se o ESC for fraco queima mesmo
Para esse motor a hk indica 120a vou rodar ele em uma usina da hk q da 150A constante burst de se nao me engano 900a
Isso aprendi nos aeromodelos ESC sempre sobrando


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MensagemEnviado: Ter Mar 19, 2013 1:24 pm 
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Teddy, desculpa, eu fui meio precipitado. Eu apenas prestei atenção ao número de turns, não vendo que era de 3750KV. Realmente pela faixa de KVs, na teoria ele é um motor com muito torque em detrimento da potência.
de qualquer forma, mesmo ele tendo este número baixo de KVs, ele ainda é ignorante. Puxa até 112A. É muita força. Não sei se sua transmissão suportaria.
Foi mal aí pela precipitação. Vc está certo. Valeu.

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MensagemEnviado: Ter Mar 19, 2013 3:44 pm 
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Magina Ofnero estamos aqui para isso
agradeço a atenção de vcs por tudo
eu andei procurando muito sobre os SC
e me deparei com alguns combos de ESC e motor para SC
nos combos pro da NOVAK e da CASTLE, ambos postos como pro
todos eles com esse tipo de motor
3665 classe 550 com T´s bem pequenos e com KVs que variao de 3500 a 4200
sao motores de muito torque para dar conta da transmisao 4X4 mas com uma velocidade final limitada

quanto a transmisao se vai quebrar ou nao so testando
comparei as da ofna, traxas, etc
a liga metalica das engrenagens é a mesma em todas

tive alguns motivos para escolher a Turnigy Trooper
1º o principal motivo foi pelo chassi ser de aluminio e interisso
vi muitos videos e fotos de SC na net e 90% delas querao o chassi na emenda
bem onde o chassi faz a maior força eles me poe uma emenda
2º A trooper pode ser a que vem menos equipadas e oferece o menor numero de upgrades
mas ela tem os principais necessarios, amortecedores e molas e CVD
3º o preço dela
4º peças de reposição praticamente de graça

eu vi alguns comparativos de trooper com a nova SC da HK
na minha opiniao a nova SC da HK nao passa de uma copia da slash
uma coisa eu falo nao é pq é copia que é inferior
a HK com a marca Turnigy tem baratiado muito o mercado de modelismo
e nao tem ficado atraz com qualidade

mas claro que em alguns dos casos o fator custo beneficio nao vale a pena
pois em alguns casos eles abrem muito a mao da qualidade pelo custo

Mais uma vez queria agradecer pela atenção e recepção dos amigos amantes do hobby


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MensagemEnviado: Ter Mar 19, 2013 8:58 pm 
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Oh, cara. Legal. Boa sorte aí com o projeto. Tomara fique bom.

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MensagemEnviado: Qua Mar 20, 2013 12:26 am 
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Acabei de comprar algumas peças para o upgrade da trooper

eixo cardan dianteiro e trazeiro, reserva
2 jogos de CVD total 4 frente e traz, upgrade
pinhao 19 e 21, para testar
4 amortecedores de aluminio, upgrade
jodo de hex 12mm, reserva
me deparei com alguns clientes da HK reclamando que os diff dos auto estao vindo sem oleo
entao comprei um oleo para o diff 3000
e tambem comprei oleo para os amortecedores, peguei viscosidade 4000

assim que virar a fatura do meu cartao pretendo comprar as engrenagens dos diff para deixar de reserva
mais alguma coisa deve adicionar a minha lista

para o diff escoli um oleo de viscosidade mediana para nem tanto blocado mas nao tao solto
e para os amortecedores peguei os 4000, mas nao tenho ideia se vai ficar muito duro ou muito mole
sera que alguem poderia me passar algum link falando sobre as viscosidades para diff e amortecedor
ja procurei e nao encontrei muita nada referente aos Short Curses

mais uma vez muito obrigado


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MensagemEnviado: Qua Mar 20, 2013 8:35 am 
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4000 vai ficar bem duro, o pessoal costuma usar de 1000 pra baixo em seus carros,
4000 é pra carros bem pesados, como os monsters 1/8... em 1/10 costuma usar menos de 1000...

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MensagemEnviado: Qua Mar 20, 2013 10:51 am 
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é a intenção é endurecer os amortecedores mesmo
mas nao tinha como saber se 4000 era muito duro ou nao
comprei um 3000 e um 4000
pretendo deixar o diferencial com uns 50% de blocante
agora nao tenho nem ideia tambem se vou conseguir isso ou nao com esses oleos
agora com os amortecedores vou ter que testar no terreno mesmo
se ficar muito duro compro um oleo de menor viscosidade por aqui mesmo
mas nao estara perdido pq com o motor e o esc originais que vou tirar da trooper pretendo converter um pureteen da kosho que tenho em drift
esse meu puretreen deve ter uns 10 anos ainda é com chassi de aluminio motor com saida trazeira
enfim o motor eu tinha que ter feito pistao, camisa, biela e o recoil
acabei abandonando ele ja tem mais de 5 anos, que tava guardado
entao uso os oleos nos amortecedores dele
na proxima compra da hk ponho um de viscosidade 1000
ai posso até escolher a dureza misturando os oleos

dessa lista de coisa que comprei tem mais alguma coisa que eu deva incluir nas peças reservas
como disse so brinquei de on road e nitro
so agora estou indo para os eletricos e ja tem anos que nao olhava para um automodelo


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