henry lima escreveu:
de forma alguma quero discutir.....
to atras de uma resposta p/ pergunta que foi colocada no post inicial desse tópico...
" como comparar um .13 com um 13T, é essa a comparação? "
e dessa forma saber quem é quem na velocidade... ou eficiência (apenas do motor)
Caramba, não posso desligar o micro, que esse tópico cresce 4 páginas!!!
Pra esse pergunta, a resposta vem cheia de "ses", como você gosta!
Não tem nenhum sentido comparar um .12 com um 12T, por exemplo. A única coisa que eles têm em comum é o número! A potência de um motor combustão .12 varia muito com a qualidade e aplicação do motor. Num motor elétrico, também existe uma certa variação de potência pra motores com mesmo número de voltas, dependendo da qualidade do motor.
Em carros equivalentes (turismo 4x4), um motor 12T andaria mais que um motor .12 dos mais fracos (os que vêm, ou melhor, vinham, nos RTRs mais baratos). Já um .12 de competição bem regulado deixaria um 12T facilmente pra trás. Aí seria preciso um motor elétrico mais forte pra acompanhar (7T, brushless LRP 3.5R)! E neste caso, qual andaria mais dependeria dos "ses"! Pois não tem como comparar a "velocidade" de um motor, pois como eu já disse, o motor sozinho não corre. E uma vez que você montou ele num carro, os "ses" (carro, ajuste, piloto, relação, pista, etc) começam a interferir.
Quem sabe um dia eu me anime (e tenha $$$) pra montar um elétrico 4x4 "canhão" e leve ele na pista no dia que algum bom piloto de nitro esteja treinando, pra poder tirar a prova...