RC Elétrico - o fórum de automodelismo elétrico!

Corally, Hot Bodies, Serpent, Tamiya, Associated, HPI, Kyosho, Schumacher, Traxxas, X-Ray, Losi, Yokomo, Ofna.

Bem-vindo: Sex Jul 18, 2025 9:46 pm

Todos os horários são GMT - 3 horas

Criar novo tópico Responder  [ 10 mensagens ] 
Autor Mensagem
 Título: Pesos nos pneus
MensagemEnviado: Ter Jul 13, 2010 11:31 am 
Membro Classe 3
Membro Classe 3

Olá rapaziada, li em algum lugar sobre a necessidade da adição de pesos no interior dos pneus, existe alguma regra qto a quantidade de peso? Existe mais alguma coisa em relação a pesos no crawler que preciso saber?
Valeu!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no MySpace

MensagemEnviado: Ter Jul 13, 2010 12:44 pm 
Membro Classe 8
Membro Classe 8

eu particulamente no gosto de colocar peso nas rodas/pneus nao.. aumenta bastante o esforço sobre toda transmissao ( semi-eixos, coroa e pinhao, cardãs, tcase), prefiro adicionar peso direto sobre a carcaça do eixo.. só quando nao tem mais espaço na carcaça é que vou para o peso nas rodas

mas a turma que anda com peso nas rodas em geral adiciona de 50 a 100g em cada roda.. o ideal é ir testando, pois a quantidade de peso ideia vai variar de acordo com o composto da borracha do pneu, da espuma etc...

T+

HPI SAVAGE FLUX HP - El Diablo
Venom Creeper - Aranha

MensagemEnviado: Ter Jul 13, 2010 1:17 pm 
Membro Classe 4
Membro Classe 4

Images: 0
fabil escreveu:
prefiro adicionar peso direto sobre a carcaça do eixo.. só quando nao tem mais espaço na carcaça é T+

Exatamente, no meu caso (Losi MRC) coloquei a bateria sobre o dif dianteiro...
é aquela diferença para subir barranco e rampa íngreme. 8)
Ainda mais sem aquelas espumas nos Pneus :mrgreen:

2xmicro sct 2s

Personal album

MensagemEnviado: Ter Jul 13, 2010 4:21 pm 
Membro Classe 3
Membro Classe 3

Valeu pelo toque. :wink: tirando isso, o crawler ten que ter o peso balanceado? ou só o centro de gravidade mais baixo?
t+

MensagemEnviado: Ter Jul 13, 2010 4:29 pm 
Membro Classe 6
Membro Classe 6

Me corrijam se eu estiver errado, mas o peso deve estar balanceado entre direita e esquerda, mas a frente sempre deve estar mais pesada e a traseira mais leve.

Hum, pelo que falaram, acho que exagerei no peso, botei 125 gramas de esferas de chumbo em cada roda dianteira. Também tirei os inserts de todas as rodas, a principio ficou muito bom.

Tenho que esperar meu rádio chegar para poder avaliar.

MensagemEnviado: Ter Jul 13, 2010 5:02 pm 
Membro Classe 3
Membro Classe 3

Para escaladas, além de maior peso na frente, torna-se melhor tracionar apenas o eixo dianteiro e liberar o trazeiro? Essa configuração só funciona para Crawlers de 2 motores?
Valeu!

MensagemEnviado: Ter Jul 13, 2010 5:30 pm 
Membro Classe 6
Membro Classe 6

raus escreveu:
Olá rapaziada, li em algum lugar sobre a necessidade da adição de pesos no interior dos pneus, existe alguma regra qto a quantidade de peso? Existe mais alguma coisa em relação a pesos no crawler que preciso saber?
Valeu!

Basta investir uma bagatela de algumas cento e cinqueta doletas ... sem falar dos impostos ... que seu problema esta solucionado ...rsrsrrss

http://rc4wdstore.com/2/product_info.php?manufacturers_id=4&products_id=777&osCsid=e454baf84798849b6ba461c13cc61ee1
Imagem

Brincadeiras de lado ... nestas rodas ... cada uma delas possui 196g ... incluindo o peso, pelo que entendi ... creio que dê para ter uma base ...

Abs...

MensagemEnviado: Ter Jul 13, 2010 5:48 pm 
Membro Classe 6
Membro Classe 6

raus escreveu:
Para escaladas, além de maior peso na frente, torna-se melhor tracionar apenas o eixo dianteiro e liberar o trazeiro? Essa configuração só funciona para Crawlers de 2 motores?
Valeu!

Tracionar apenas as rodas dianteiras normalmente é utilizado em competições, onde acaba perdendo pontos se o auto retornar. Outra facilidade gerada por tracionar somente as dianteiras é que se pode fazer a curava muito mais fachada.

Existe opções para 1 motor também, se não me engano a losi tem um sistema que não sei ao certo como funciona. Outra empresa que tem esse sistema é a Venom, onde se usa um opcional chamado Dig Unit, por meio dele o eixo traseiro é travado.

No meu caso eu tenho um venom creeper, mas por enquanto achei desnecessário travar a roda traseira.

MensagemEnviado: Ter Jul 13, 2010 6:01 pm 
Membro Classe 8
Membro Classe 8

colocar bolinhas de chumbo é interessante, pois ao contrario de pesos fixos colados a roda, quando por exemplo o carrinho andandando p/ frente e precisa dar uma ré imediatamente o peso dos chumbos nao fica agregado a inercia da roda gerando o super tranco na transmissao.. exatamente como esse esquema de pesos com rolamentos no eixo dessa roda carissima....

porem em ambas as opcoes ( esferas de chumbo e peso rolamentado) nao sobra espaco p/ colocar espuma, pneus totalmente sem espuma tb prejudica o desempenho, pois quando o pneu murcha totalmente vc perde vao livre fazendo o eixo agarrar nos obstaculos...

enfim.. cada solucao tem seus prós e contras, cabe a cada um avaliar como contornar os contras de cada uma..heheh

T+

HPI SAVAGE FLUX HP - El Diablo
Venom Creeper - Aranha

MensagemEnviado: Qui Jul 15, 2010 6:17 pm 
Membro Classe 10
Membro Classe 10

Eu utilizo as esferas de chumbo e a espuma cortada em estrela. Assim, as esferas rolam pelo pneu, estando sempre na parte baixa e a espuma dá a firmeza lateral que o pneu precisa. Sem espuma, principalmente em curvas, se o pneu for muito macio (e a grande maioria é) ele chegar a encostar o aro da roda, forçando mais ainda os eixos.

[ ] Wally

Crawler e Escala off road em BH? Tamo garrado!!!

Criar novo tópico Responder  [ 10 mensagens ] 

Todos os horários são GMT - 3 horas