Olá, turma...
Embora eu seja novo de R/C, faço plastimodelismo há mais de 20 anos, e uso aerógrafo há pelo menos 10 anos. Conheço-os bem !!!
Muita gente monta compressores usando motor de geladeira, e o resultado é excelente. Tem até modelos comerciais que usam este sistema (marca Aeromax).
É só procurar na web que tem projetos excelentes. Acha-se alguma coisa em
http://www.webkits.com.br, é só procurar nos artigos.
Outra alternativa (mais simples e barata !) para tocar aerógrafos simples como o Badger 150, é usar INALADOR. Isso mesmo, estes inaladores que se encontra em qualquer farmácia, por menos de R$ 100,00. Mas atenção, NÃO PODEM SER OS MODELOS ULTRA-SÔNICOS, tem que ser os convencionais barulhentos (tipo Inalamax).
Usando a tinta bem diluída, até mesmo modelos mais invocados, como o Lince AL-3 (nacional) ou os Iwata (importado) podem ser tocados com inalador (eu usei durante bastante tempo).
O QUE NÃO PODE SER FEITO É LIGAR DIRETAMENTE O AERÓGRAFO NA SAÍDA DE UM MOTOR DE GELADEIRA !!!
Problemas que eu ví acontecer com teimosos que discordaram desta regra:
- Pressão altíssima, pode danificar o aerógrafo;
- Cospe óleo durante o funcionamento, estragando a pintura;
- Risco de queima do motor por super-aquecimento.
Ah, e a garrafa PET explode sim. Até mesmo com a pressão gerada por um inalador (eu explodí uma, é um estrago considerável, os cacos são cortantes e voam para todo lado), quanto mais com um motor de geladeira.
Abraços!