RC Elétrico - o fórum de automodelismo elétrico!

Corally, Hot Bodies, Serpent, Tamiya, Associated, HPI, Kyosho, Schumacher, Traxxas, X-Ray, Losi, Yokomo, Ofna.

Bem-vindo: Qua Jul 16, 2025 8:09 am

Todos os horários são GMT - 3 horas

Criar novo tópico Responder  [ 7 mensagens ] 
Autor Mensagem
MensagemEnviado: Qui Fev 05, 2009 9:56 am 
Novo no Fórum

Dae, galera blz.?

Estou com um problemão.
Possuo um buggy 1/10 da Amax Hooby. Mesmo fabricante da Redcat e por aí vai.
possui motor de 3300Kvm

É um carrinho muito bom até, porem o ponto fraco dele sempre foi a engrenagem principal da transmição.
As originais, qualquer pedrinha que entrava já amassava um dente, e logo logo, ia pro estouro as duas, tanto do motor, quanto do cardã.

Comprei uma bateria de lipo, 5000 3S, e como tinha certeza que as engrenagens não iriam aguentar mandei um torneiro fazer as duas em aço.

Mas para meu desespero, as duas engrenagens tbm não aguentaram.

Será que se eu mandar o torneiro fazer duas polias no tamanho das engrenagens e colocar uma correia, a mesma irá aguentar??
Que correia será que posso comprar? em V, ou Dentada?

segue a foto da transmição
Imagem

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no MySpace

MensagemEnviado: Qui Fev 05, 2009 10:09 am 
Membro Classe 1
Membro Classe 1

Tudo bom amigo?
Desculpa a pergunta, ele não ta muito relacionada ao seu problema, porém gostaria de saber se quando vc usou as duas engrenagens de aço não deu nenhuma interferência no radio?! To querendo fazer algo parecido.
Agora, quanto ao seu problema, se voce usar correi no lugar das engrenagens voce vai ter que inverter o sentido de rotação do seu motor! O que voce poderia fazer é pegar um pedaço de PET ou algo parecido e criar uma proteção para sua transmissão, acho que este é o jeito mais rápido e pratico.
Valeu
Abraços.

MensagemEnviado: Qui Fev 05, 2009 11:13 am 
Membro Classe 4
Membro Classe 4

é como disse o companheiro ali... manda fazer uma proteção para o motor.. eu tenho um 1:18 off...andava na cidade na boa, dai fui andar na areia lá na praia, em menos de meia hora já tinha destroçado 5 pinhões!

ainda nao comprei pinhões novos, mas a saida vai ser fazer isso ai , se nao tiver proteção complica qualquer pedrinha já é um susto!

Equipe Campeã Brasileira 1:10 Nitro 2011
Equipe Campeã Sul Americana 1:10 Nitro 2011

MensagemEnviado: Qui Fev 05, 2009 3:05 pm 
Novo no Fórum

Pois é, não tinha me ligado no sentido de rotação, pois usando correia, o cardã vai virar para o mesmo lado do motor... Dae ferrou tudo.

Em relação as engrenagens.
As de aço não deram interferência nenhuma no rádio, não vejo porque daria, porem é muito mais barulhenta do que as engrenagens de plastico ou nylon.

O problema agora é o seguinte. Quando eu usei as engrenagens de aço estava andando no asfalto. Já verifiquei umas 40 vezes para ver a distancia entre elas para ver se não estava muito apertadas ou muito soltas.
Só pelo atrito é que ferrou com elas. O problema que não consigo usar nenhum lubrificante pois qualquer acelerada voa tudo por causa da força centrifuga.

Acho que vou ter que ficar nas 2S mesmo. e criar uma caixa de proteção para as engrenagens.

MensagemEnviado: Qui Fev 05, 2009 8:38 pm 
Membro Classe 1
Membro Classe 1

Tava com medo de da algum rolo no radio por causa do atrito,,seila,,,vai que gera umas ondas...eauhheuaeuah
Cara, sera que o cara que usinou as engrenagens pra voce usou a ferramenta certa? o modulo (acho q chama pitch em ingles) sera que era o mesmo? Acho que vale a pena voce fazer o desenho ou mandar alguem que meche com software CAD desenhar pra voce e mandar fazer no corte laser ou jato d'agua. To querendo ver se vira isso, vou fazer pro meu carro em alumínio.

MensagemEnviado: Ter Fev 10, 2009 9:08 pm 
Membro Classe 10
Membro Classe 10

Com correia gira do lado contrário, mas é só inverter os fios, tanto faz brushed ou brushless.
O fato é que buggys com o mesmo sistema de transmissão funcionam muito bem na terra, barro, esterco, etc... rsrsrs então o negócio não é inventar moda, é ver o porque o seu esta dando problema.

A bolha desses genéricos é muito aberta embaixo e as rodas dianteiras jogam qualquer coisa dentro da bolha, uma verdadeira lambança, é ai que ferra suas engrenagens.

Dica 1:
Proteja a parte superior da coroa com um plástico tipo de saco de supermercado. Molde uma tampa em cima da engrenagem com argila ou qualquer coisa que endureça depois, tire o molde antes de endurecer (claro!). Peque este molde já endurecido, corte um pedaço de garrafa pet e coloque este pedaço em cima da peça, com um soprador térmico ou um secador de cabelos forte o plástico pet vai amolecer o cobrir o monde, espere o plástico pet esfriar e retire o molde. Corte as rebarbas e sua tampa da coroa esta pronta.

Dica 2:
Faça uma máquina de vacun Form (procure na Google). Corte uma pasta, daquelas de plástico liso no formato da parte de baixo do chassis de forma que peque o chassis até a bolha. Cole em cima de um isopor de uns 15mm, recorte este isopor no formato do recorte da pasta. Ai é só fazer um molde em PVC pu pet na vacun form. O legal é que protege o chassis de arranhões também. A empresa Vick de São Paulo vende as laminas de plástico para vacun Form.

Nas duas dicas recomendo que guarde os moldes ou da para mim de presente!

MensagemEnviado: Qua Abr 01, 2009 7:12 pm 
Membro Classe 6
Membro Classe 6

tenho um buggy desse tbm, e tenho serios problemas com areia na transmissao.... mas como ja disseram o negocio é fazer uma proteçao de pet mesmo, eu fiz uma e colei com cola quente!

Criar novo tópico Responder  [ 7 mensagens ] 

Todos os horários são GMT - 3 horas