RC Elétrico - o fórum de automodelismo elétrico!

Corally, Hot Bodies, Serpent, Tamiya, Associated, HPI, Kyosho, Schumacher, Traxxas, X-Ray, Losi, Yokomo, Ofna.

Bem-vindo: Seg Jul 14, 2025 4:15 am

Todos os horários são GMT - 3 horas

Criar novo tópico Responder  [ 12 mensagens ] 
Autor Mensagem
MensagemEnviado: Dom Dez 14, 2008 11:34 pm 
Membro Classe 6
Membro Classe 6

Hoje revisei meu diff traseiro eo diff dianteiro esta aberto queria uma ajuda do pessoal para saber de que jeito monto o diff dianteiro.

Na teoria ja deu para saber mas na pratica qual a melhor solução para andar de latinha?

Spool na dianteira e diff ball na traseira? (o carro fica mais nervoso e se não der tração nas curvas ele faz curva aberto)

One way na dianteira e diff ball na traseira? (pelo que li o pessoal fala que o carro fica meio solto e perde freio)

Diff ball na dianteira e traseira ? (me parece que para motores fracos ele é o melhor)

Para andar de Spool (adaptado plates travados) na dianteira e Diff Ball na traseira meio apertado sera que fica bom? quando for andar com meu motor 15t sera que vai moer ?

Bom Galera to preparando minhas tralhas para poder andar (quando der 500km) ai em sampa com vocês queria umas dicas para poder chegar, e só me preocupar com o acerto de suspenção, e ajustes de cambagem, convergencia e relação. (Aguem tem algum setup sheet só para ter +/- uma referencia do acerto do carro?)

Outra duvida qual é a relação mais usada na pista da AARC onde é realizado o Latinha Racing?

OBS: Eu uso cardã

Abraço :drinks:

Longe das pistas. (Pilotando maquinas voadoras)

Imagem
Imagem

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no MySpace

MensagemEnviado: Seg Dez 15, 2008 12:08 am 
Membro Classe 10
Membro Classe 10

Relação como eu sempre digo, algo perto de 4,5:1

Sobre acerto de Diff/Spool/One-way, o unico que eu não recomendo é one-way, apesar que com Latinha as vezes se tu souber usar Muito bem pode ser bom, mas é diferente o traçado, logo, se vc estiver disputando posição com alguem que usa Diff ou Spool, é mais facil acontecer acidente e ambos serem prejudicados, na Stock e Modified é Proibido one-way, pois como em nossa pista as freiadas são pontos criticos, one-way torna a freiada muito perigosa para quem vem de tras (o carro com one-way, quando freio roda)...

2 diffs é a configuração mais recomendada para quem está começando, vai ser um carro fácil, normalmente com diff na dianteira, vc vai ganhar entrada e perder saida (a frente vai arrastar mais), com Spool, vc perde entrada mas ganha saida (pra onde o carro tiver apontado na hora que vc acelerar ele vai), as 2 opções são boas, depende mais do piloto...

MensagemEnviado: Seg Dez 15, 2008 12:33 am 
Membro Classe 6
Membro Classe 6

alekimura escreveu:

2 diffs é a configuração mais recomendada para quem está começando, vai ser um carro fácil, normalmente com diff na dianteira, vc vai ganhar entrada e perder saida (a frente vai arrastar mais), com Spool, vc perde entrada mas ganha saida (pra onde o carro tiver apontado na hora que vc acelerar ele vai), as 2 opções são boas, depende mais do piloto...

Eu tinha dado a opção do one way porque apareceu um baratinho para eu comprar, mas vou acabar descartando a posibilidade do one way então.

Só mais uma duvida comprei graxa de silicone, limpei todas as esferas, dei uma geral no diff traseiro e regulei da seguinte forma, apertei sem forçar demais e soltei um pouco 1/4, na mão parece que ficou muito bom.

Na dianteira posso deixar bem travado? ou é melhor deixar mais solto ? na teoria existe uma lógica para regular 2 diff ball? tipo traseira firme e frente solta ?

Imagem
Imagem

MensagemEnviado: Seg Dez 15, 2008 12:41 am 
Membro Classe 10
Membro Classe 10

riopretomusic escreveu:
alekimura escreveu:

Eu tinha dado a opção do one way porque apareceu um baratinho para eu comprar, mas vou acabar descartando a posibilidade do one way então.

Só mais uma duvida comprei graxa de silicone, limpei todas as esferas, dei uma geral no diff traseiro e regulei da seguinte forma, apertei sem forçar demais e soltei um pouco 1/4, na mão parece que ficou muito bom.

Na dianteira posso deixar bem travado? ou é melhor deixar mais solto ? na teoria existe uma lógica para regular 2 diff ball? tipo traseira firme e frente solta ?

Normalmente usa a traseira mais solta que a dianteira, a traseira é onde a regulagem de diff é mais critica, é ela que manda se seu carro quando vc acelerar na saida da curva vai funcionar correntamente ou jogar o carro de um lado pro outro... na dianteira, é oque eu disse, ganha entrada e perde saida, usa diff mais apertado tentando compensar a perda de saida de curva... como eu disse, é MUITO PESSOAL, tem que testar... O acerto não se resume a isso, melhor vc montar do jeito que achar melhor e acertar depois... monte 2 diffs, qualquer coisa vc vai apertando até achar um ponto ideal.

MensagemEnviado: Sáb Dez 27, 2008 4:55 pm 
Membro Classe 10
Membro Classe 10

O kimura já explicou muito bem, mas vou contar o que fiz em todas as corridas de Latinha.
Usei spool na frente e diff o mais solto possível atrás.

Tekin RS Pro
Spektrum DX3R
Intellect

MensagemEnviado: Sáb Dez 27, 2008 5:17 pm 
Membro Classe 6
Membro Classe 6

valeu PRCG, depois de alguns testes acabei acertando a regulagem, eu achava que regular diff éra coisa de outro mundo :oops: tinha que desmontar o bloco inteiro :pedala: , rssss é só travar de um lado e usar a chave para apertar e ir fazendo testes hehehehehhe.

Estou querendo muito um spool, porque ai é só se preocupar com a regulagem do diff traseiro e acaba sendo um problema a menos para fazer o acerto do carro.

PRCG você conhece alguma loja no brasil que vende spool ? você sabe qual seria compativel com o tc4 ?

Obrigado PRCG e Alekimura :drinks: :drinks:

Imagem
Imagem

MensagemEnviado: Sáb Dez 27, 2008 7:23 pm 
Membro Classe 9
Membro Classe 9

Mesmo sendo latinha recomendo spool e diff traseiro, ao contrario do prcg deixava o aperto bem proximo de como eu andava de stock pois com o diff solto acaba patinando muito e perde tração e com o latinha é bem dificil fazer com que o carro rode na saida

Relação, fiz alguns testes:

uma etapa andei com 4.8:1 mesmo andando com pessoas de 4.2:1 cheguei em primeiro e estava andando muito bem.
outra etapa andei de 4.5:1 andou bem porem queria um pouco mais e andei de 4.2:1 não senti diferença, pois acredito que chegou ao limite do motor, então uma relação entre 4.2:1 e 4.5:1 seria o ideal

MensagemEnviado: Dom Dez 28, 2008 11:33 am 
Membro Classe 10
Membro Classe 10

Acho que o tipo de diff é essencialmente ligado ao tipo de traçado.

No traçado da AARC, spool na dianteira é o que há. Usei um one-way e não me adaptei. Depois que troquei por um spool na dianteira, ficou muito mais fácil fazer as curvas de 180 graus da AARC. Como se tem que praticamente parar para se fazer a curva, o spool é uma boa pedida.

O one-way é mais para curvas em que se mantém uma certa velocidade, mais abertas, tipo o redondão da AARC.

Masssss, temos o Ueda que andou muito bem no Latinha de one-way o campeonato inteiro.

Acho que você deve é experimentar e ver com qual você se dá melhor!

MensagemEnviado: Ter Dez 30, 2008 8:11 am 
Membro Classe 10
Membro Classe 10

pois é, eu tb andei com o meu diff bem apertado. quanto mais apertado era melhor. claro que não blocado, mas de uma maneira a o carro não sair nem balançar a traseira..

enquanto a relação. o jonny falou tudo. o motor tem um limite. não adianta alongar muito, tem que achar o ponto certo. e isso só andando na pista. no final da temporada achei o limite exato do meu que era 4,54:1 antes eu andava em 4,2:1

Jonnydb escreveu:
Mesmo sendo latinha recomendo spool e diff traseiro, ao contrario do prcg deixava o aperto bem proximo de como eu andava de stock pois com o diff solto acaba patinando muito e perde tração e com o latinha é bem dificil fazer com que o carro rode na saida

Relação, fiz alguns testes:

uma etapa andei com 4.8:1 mesmo andando com pessoas de 4.2:1 cheguei em primeiro e estava andando muito bem.
outra etapa andei de 4.5:1 andou bem porem queria um pouco mais e andei de 4.2:1 não senti diferença, pois acredito que chegou ao limite do motor, então uma relação entre 4.2:1 e 4.5:1 seria o ideal

Imagem

MensagemEnviado: Qua Jan 21, 2009 9:23 pm 
Membro Classe 10
Membro Classe 10

Jonnydb escreveu:

É isso ai Jonny, uso o mais solto possível, onde mais solto possível significa o mais solto, desde que não patine...

Tekin RS Pro
Spektrum DX3R
Intellect

MensagemEnviado: Sex Jan 23, 2009 1:05 am 
Membro Classe 10
Membro Classe 10

PRCG escreveu:
Jonnydb escreveu:

É isso ai Jonny, uso o mais solto possível, onde mais solto possível significa o mais solto, desde que não patine...

Heheh, Posso falar o que sempre vejo quando pego seu carro na mão? =D

MensagemEnviado: Dom Jan 25, 2009 12:17 am 
Membro Classe 10
Membro Classe 10

Acho que o último que viu foi o do meu pai!
O meu com o diff novo funciona assim memso..........

Tekin RS Pro
Spektrum DX3R
Intellect

Criar novo tópico Responder  [ 12 mensagens ] 

Todos os horários são GMT - 3 horas