RC Elétrico - o fórum de automodelismo elétrico!

Corally, Hot Bodies, Serpent, Tamiya, Associated, HPI, Kyosho, Schumacher, Traxxas, X-Ray, Losi, Yokomo, Ofna.

Bem-vindo: Dom Jul 13, 2025 7:11 pm

Todos os horários são GMT - 3 horas




Criar novo tópico Responder  [ 10 mensagens ] 
Autor Mensagem
MensagemEnviado: Qua Mai 31, 2006 1:07 pm 
Offline
Membro Classe 2
Membro Classe 2

Registrado em: Seg Set 05, 2005 5:21 pm
Mensagens: 158
Localização: Campinas - SP
Qual é a relação de ajuste entre mola, amortecedor e barra estabilizadora?

Ou seja, o que:

1 - Uma mola mais dura ou macia muda?
2 - Amortecedor com silicone mais fino ou grosso muda?
3 - Barra estabilizadora mais dura ou macia muda?


Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no MySpace
Voltar ao topo
 Perfil  
 
 Título:
MensagemEnviado: Qua Mai 31, 2006 1:43 pm 
Offline
Membro Classe 10
Membro Classe 10

Registrado em: Ter Mai 31, 2005 5:51 pm
Mensagens: 4633
Localização: São Paulo
Não manjo de estabilizadora, mas de molas e oleo entendo um pouco.

Mola mais dura faz com que a suspensão volte a sua forma nromal (a forma igual a de quando o auto está parado) mais rápidamente.

O oleo justamente é o que ue atrasa essa reação. Com mais viscosidade o pistão demora mais para se esticar. Por que o oleo de mais viscosidade demora maior tempo para passar pelos furinhos do amortecedor.

_________________
Corally RDX PHI'09
MazdaSpeed 6
Speed Passion
Tekin RS Pro
Spektrum DX3R
Intellect


Voltar ao topo
 Perfil  
 
 Título:
MensagemEnviado: Qua Mai 31, 2006 2:57 pm 
Offline
Membro Classe 9
Membro Classe 9
Avatar do usuário

Registrado em: Seg Mai 30, 2005 11:58 am
Mensagens: 1956
Localização: Santo André - ABC - SP
prcg escreveu:
Não manjo de estabilizadora, mas de molas e oleo entendo um pouco.

Mola mais dura faz com que a suspensão volte a sua forma nromal (a forma igual a de quando o auto está parado) mais rápidamente.

O oleo justamente é o que ue atrasa essa reação. Com mais viscosidade o pistão demora mais para se esticar. Por que o oleo de mais viscosidade demora maior tempo para passar pelos furinhos do amortecedor.


Então o óleo e a mola possuem a "mesma" função de ajuste?
Ou o ajuste de óleo é uma juste mais "fino". ou seja, mais preciso???


valeu,

Fernando - PANETO


Voltar ao topo
 Perfil  
 
 Título:
MensagemEnviado: Qua Mai 31, 2006 3:03 pm 
Offline
Membro Classe 10
Membro Classe 10

Registrado em: Ter Mai 24, 2005 3:50 pm
Mensagens: 2738
Eu acho que o ajuste de óleo (silicone) é para limitar a velocidade do movimento da mola, e não sua força

E a barra é para "abaixar" o lado oposto do carro em uma curva, para evitar o que se chama de "rolagem"


Voltar ao topo
 Perfil  
 
 Título:
MensagemEnviado: Qua Mai 31, 2006 3:52 pm 
Offline
Membro Classe 10
Membro Classe 10

Registrado em: Ter Mai 31, 2005 5:51 pm
Mensagens: 4633
Localização: São Paulo
Sim o silicone serve para diminuir a velocidade com que a mola age no amortecedor.
Com a mola voce regula a velocidade com que o amortecedor vai abaixar.
Eu não sei bem como explicar isso, mas é só voce testar na pratica que vai perceber as diferenças.

_________________
Corally RDX PHI'09
MazdaSpeed 6
Speed Passion
Tekin RS Pro
Spektrum DX3R
Intellect


Voltar ao topo
 Perfil  
 
 Título:
MensagemEnviado: Qua Mai 31, 2006 5:00 pm 
Offline
Membro Classe 10
Membro Classe 10

Registrado em: Ter Mai 31, 2005 5:51 pm
Mensagens: 4633
Localização: São Paulo
fernando_paneto escreveu:
prcg escreveu:
Não manjo de estabilizadora, mas de molas e oleo entendo um pouco.

Mola mais dura faz com que a suspensão volte a sua forma nromal (a forma igual a de quando o auto está parado) mais rápidamente.

O oleo justamente é o que ue atrasa essa reação. Com mais viscosidade o pistão demora mais para se esticar. Por que o oleo de mais viscosidade demora maior tempo para passar pelos furinhos do amortecedor.


Então o óleo e a mola possuem a "mesma" função de ajuste?
Ou o ajuste de óleo é uma juste mais "fino". ou seja, mais preciso???


valeu,

Fernando - PANETO


O ajuste do óleo é o "contrario" do ajuste da mola (não é o contrario porque o oleo não faz força para cima...).
A mola faz a força para abaixar o pistão e o oleo e para diminuir a velocidade desse movimento.

_________________
Corally RDX PHI'09
MazdaSpeed 6
Speed Passion
Tekin RS Pro
Spektrum DX3R
Intellect


Voltar ao topo
 Perfil  
 
 Título:
MensagemEnviado: Qua Mai 31, 2006 7:38 pm 
Offline
Membro Classe 5
Membro Classe 5
Avatar do usuário

Registrado em: Dom Mai 29, 2005 8:55 pm
Mensagens: 570
Localização: São Paulo
A mola tem a função de absorver as irregularidades do solo e suportar a carga do peso do carro nas curvas, enqto o amortecedor tem que absorver a energia do movimento... sem amortecedor, a mola ia fazer o carro ficar "quicando"... ele justamente absorve essa energia

A mola mais dura não é boa para o caso das irregularidades do piso, pois ela passa mais dessas irregularidades para o carro... mas ela é melhor para o carro nas curvas mais velozes pois o carro "apoia" melhor nela.

Amortecedor mais pesado faz com que se absorva mais energia da mola, e ele tem como uma reação q acaba por deixar o carro mais duro tb

A barra estabilizadora só serve para o carro fazendo curva, pois ela só trabalha qdo uma roda está subindo e a outra descendo (no mesmo eixo é claro). Barra mais dura faz o carro rolar menos, isso afeta um princípio físico chamado transferência de carga, q acho um pouco complicado de explicar essa teoria aqui, não faz mta diferença tb... então, a barra depende do acerto geral do carro, depende mto do pneu e do gosto de pilotagem.... mas podemos dizer que barra mais dura, de forma geral, faz o carro escapar mais no eixo em que ela é usada

_________________
Abraços,
Milton (miltinho)

"Uma corrida não se ganha na primeira volta, mas se perde"


Voltar ao topo
 Perfil  
 
 Título:
MensagemEnviado: Qua Mai 31, 2006 8:00 pm 
Offline
Membro Classe 3
Membro Classe 3

Registrado em: Seg Mai 30, 2005 3:21 pm
Mensagens: 204
Localização: Brasília - DF
Excelente explicação!!!
Era o que eu pensava em dizer mas não sabia como.

:shock: :shock: :shock:

_________________
Maxximus Estrela
Mini-z MR 01 - Subaru/Nissan Skyline
Mini-z Racer - Mercedes Original Teile
Corally RDX - Nissan 350Z Drift Spec
Tamiya TT01 - Nissan GTR D-spec
HPI Sprint 2 - Camaro Black
Tamiya - Toyota Tundra + MFU2 + Carreta


Voltar ao topo
 Perfil  
 
 Título:
MensagemEnviado: Qua Mai 31, 2006 11:35 pm 
Offline
Membro Classe 1
Membro Classe 1
Avatar do usuário

Registrado em: Qua Jan 25, 2006 4:00 am
Mensagens: 72
Localização: Santa Cruz do Sul - RS
O Miltinho matou a pau na explicação! Tá dando aulas de física para alguem? :lol:
Não acho que tenha mais muito a dizer mas na prática quanto maior a carga da mola maior deverá ser a viscosidade do óleo para o amortecedor absover a energia da mola e não deixar o carro pulando.

_________________
Elétrico é Tamiya! :shock: Tudo bem, não precisa me chamar de louco, paixão ninguem entende!!! 8)


Voltar ao topo
 Perfil  
 
 Título:
MensagemEnviado: Qui Jun 01, 2006 5:37 pm 
Offline
Membro Classe 5
Membro Classe 5
Avatar do usuário

Registrado em: Dom Mai 29, 2005 8:55 pm
Mensagens: 570
Localização: São Paulo
hahaha

é por ai mesmo... mola mais dura, oleo mais grosso... se usar barra, pode usa mola mais mole e consequentemente oleo mais fino

_________________
Abraços,
Milton (miltinho)

"Uma corrida não se ganha na primeira volta, mas se perde"


Voltar ao topo
 Perfil  
 
Exibir mensagens anteriores:  Ordenar por  
Criar novo tópico Responder  [ 10 mensagens ] 

Todos os horários são GMT - 3 horas


Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante


Enviar mensagens: Proibido
Responder mensagens: Proibido
Editar mensagens: Proibido
Excluir mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Procurar por:
Ir para:  
cron
Powered by phpBB® Forum Software © phpBB Group
Projegido por Anti-Spam ACP
Traduzido por: Suporte phpBB