RC Elétrico - o fórum de automodelismo elétrico!

Corally, Hot Bodies, Serpent, Tamiya, Associated, HPI, Kyosho, Schumacher, Traxxas, X-Ray, Losi, Yokomo, Ofna.

Bem-vindo: Dom Jul 13, 2025 4:29 pm

Todos os horários são GMT - 3 horas




Criar novo tópico Responder  [ 19 mensagens ]  Ir para página 1, 2  Próximo
Autor Mensagem
MensagemEnviado: Qui Fev 07, 2008 7:24 pm 
Offline
Novo no Fórum

Registrado em: Qui Fev 07, 2008 6:25 am
Mensagens: 10
Pessoal, comprei um Team Losi Drift-R Sedan RTR, segue o link:
http://bigfield.entregaaqui.com.br/P/te ... 23861.aspx

O que mais tem na caixa é avisos pra não esquecer de conferir os diffs antes de rodar pela 1a vez, depois de 5 baterias, e mais uma vez após uma hora de uso... depois de trocar idéia pelo MSN me aconselharam a não efetuar essa primeira conferida e sentir o carrinho primeiro, aí não conferí nem mexí e parece que correu tudo bem. Depois q rodei 5 baterias aí me sentí na obrigação de conferir (o manual explica direito como confere e aperta), e decidí apertar o dianteiro...
Depois que apertei (não sei se é impressão minha) comecei a reparar um pequeno barulho (uns crek) bem baixinho parecendo que as engrenagens ficaram mais duras (não me lembro se este barulho já acontecia antes de eu mexer no diff, pena que não reparei). Aí resolví realizar a operação inversa e desapertei o diff mas o barulho persistiu (talvez tenha diminuido um pouco mas nem tenho certeza). Aí mexí no trazeiro tb (apertando e desapertando) mas o barulhim mínimo continua. Acabei voltando os parafusos para a configuração que veio da fábrica, e os crek crek (bem baixinho) continua. Isso é normal? só dá pra ouví esse barulhim na hora que começa a acelerar (só qdo bem devagarzinho no início mesmo) e qdo está quase parando...
Sei que depois disso não tive mais coragem de correr com o carrinho pois imagino que deve ser dificílimo achar peças pra ele no brasil... será que tenho que acelerar tudo pra testar?
Me ajudem!


Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no MySpace
Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Qui Fev 07, 2008 7:27 pm 
Offline
Membro Classe 5
Membro Classe 5
Avatar do usuário

Registrado em: Dom Mai 29, 2005 8:55 pm
Mensagens: 570
Localização: São Paulo
Com o diferencial fora do carro, vc tem que travar as duas saídas dele (as "tulipas" onde vão os eixos) e tentar girar o centro. Depende do acerto do carro isso, mas geralmente ele tem que girar com bastante dificuldade.

_________________
Abraços,
Milton (miltinho)

"Uma corrida não se ganha na primeira volta, mas se perde"


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Qui Fev 07, 2008 8:24 pm 
Offline
Membro Classe 10
Membro Classe 10

Registrado em: Ter Mai 31, 2005 5:51 pm
Mensagens: 4633
Localização: São Paulo
Desmonte o seu diff e verifique se está tudo inteiro.
Com certeza não foi um boa andar com o carro sem testar os diffs....
Eu até do uma "amaciadas" quando é novo......diff e algo muuuito sensivel.

_________________
Corally RDX PHI'09
MazdaSpeed 6
Speed Passion
Tekin RS Pro
Spektrum DX3R
Intellect


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Sex Fev 08, 2008 8:11 am 
Offline
[Moderador]
Avatar do usuário

Registrado em: Ter Ago 22, 2006 10:41 pm
Mensagens: 3067
Images: 119
Localização: São José dos Campos - SP
Caramba, o diferencial é problemático heim...

Tipo, foi falado aqui no fórum que um EP tem que refazer o diff à cada 2 ou 3 packs rodando com um motor 3.5... mas e os carros nitro? Os Pro12 também tem que refazer o ball diff à cada corrida de 20-30min?

_________________

== Team Associated B64D ==
== Team Associated B3.1E ==
== Team Associated B3 ==


Personal album
Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Sex Fev 08, 2008 8:45 am 
Offline
Membro Classe 10
Membro Classe 10

Registrado em: Ter Mai 24, 2005 3:50 pm
Mensagens: 2738
Não, porque os GP não são tão potentes quanto os EP :mrgreen:


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Sex Fev 08, 2008 10:07 am 
Offline
Membro Classe 9
Membro Classe 9
Avatar do usuário

Registrado em: Qui Mar 29, 2007 5:24 am
Mensagens: 1800
Localização: São Bernardo do Campo
Porque o diff de GP é diferente dos EP

é usado silicone com engrenagens satelites e não ball diff como os EP

Gunz escreveu:
Caramba, o diferencial é problemático heim...

Tipo, foi falado aqui no fórum que um EP tem que refazer o diff à cada 2 ou 3 packs rodando com um motor 3.5... mas e os carros nitro? Os Pro12 também tem que refazer o ball diff à cada corrida de 20-30min?

_________________
Imagem


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Sex Fev 08, 2008 10:25 am 
Offline
[Moderador]
Avatar do usuário

Registrado em: Ter Ago 22, 2006 10:41 pm
Mensagens: 3067
Images: 119
Localização: São José dos Campos - SP
Dj Jonnydb escreveu:
Porque o diff de GP é diferente dos EP é usado silicone com engrenagens satelites e não ball diff como os EP


Saquei... valeu! :wink:

Mas aí cabe a pergunta: se os EPs de competição correm tanto quanto os GPs (ou até um pouco mais) e por isso sofrem o mesmo desgaste, eles não deveriam ter diferenciais mais resistentes iguais aos dos GPs? :?

Na boa... esse lance de refazer diff à cada N packs me desanima de pegar um chassi com ball diffs...

_________________

== Team Associated B64D ==
== Team Associated B3.1E ==
== Team Associated B3 ==


Personal album
Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Sex Fev 08, 2008 11:21 am 
Offline
Membro Classe 10
Membro Classe 10

Registrado em: Ter Mai 24, 2005 3:50 pm
Mensagens: 2738
Tem chassis com diferencial de engrenagem

Aliás, ambos tem seus prós e contras

Eu prefiro engrenagem porque (teoricamente) dura mais, mas quando você precisa acertar o diferencial, o de esferas é mais rápido. O de engrenagens tem que ficar abrindo e trocando o óleo.....


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Sex Fev 08, 2008 1:18 pm 
Offline
[Moderador]
Avatar do usuário

Registrado em: Ter Ago 22, 2006 10:41 pm
Mensagens: 3067
Images: 119
Localização: São José dos Campos - SP
Os chassis mais simples como TL01, TT01 e o próprio Sprint 2 que eu uso são com engrenagens... mas entre os chassis tops como TC5, Cyclone, PHI, etc... são todos de esferas.

Eu também prefiro as engrenagems... a pista daqui de SJC é muito longa e por isso só ando de 7700kv. Devo ter rodado uns 20-30 packs com ele até agora e só me dei ao trabalho de abrir os diferenciais uma ou duas vezes... :roll:

Eu não gostaria nem um pouco de ter que refazer os diffs do carro toda semana, aliás, por mais que esse chassi seja limitado, é justamente o fato dele ter um diferencial "resistente" que me faz ficar com ele.

Mas enfim... só o que eu acho é que os carros EP de competição deveriam ter, pelo menos como opcional, um diff de engrenagens resistente como os dos GP para aguentar motores mais fortes sem dar dor de cabeça... até porque assim a galera ia começar a tirar os seus carros tops do armário com mais frequência pra dar uma ralada nos GPs sem compromisso... :D

_________________

== Team Associated B64D ==
== Team Associated B3.1E ==
== Team Associated B3 ==


Personal album
Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Dom Fev 10, 2008 11:35 am 
Offline
Membro Classe 10
Membro Classe 10

Registrado em: Ter Mai 31, 2005 5:51 pm
Mensagens: 4633
Localização: São Paulo
Para você acertar um EP com diff planetário, demoraria uma eternidade....
Com Ball diff você muda a regulagem em segundos, não precisa desmontar nada e por essa praticidade é que usamos eles.
Não tem planetário como opcional, pois eles são bem maiores e pesados, o que muda totalmente o projeto do carro. Carro TOP não é feito pra não dar trabalho e sim para ter a melhor performance possível. Logo quando os projetistas descobriram que o ball diff da melhor desempenho e também permite que o chassis seja mais estreito, eles não dispensão isso do projetos.

_________________
Corally RDX PHI'09
MazdaSpeed 6
Speed Passion
Tekin RS Pro
Spektrum DX3R
Intellect


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Dom Fev 10, 2008 11:57 am 
Offline
Membro Classe 10
Membro Classe 10

Registrado em: Ter Mai 24, 2005 3:50 pm
Mensagens: 2738
Isso é verdade!

Pra acertar o diferencial com engrenagens é bem mais difícil. Pra quem está só brincando, nem se preocupa com isso, mas pra quem está tentando baixar tempo....

Pra quem nao entendeu, um comentário técnico:

Costuma-se deixar o diferencial mais duro ou mais solto, dependendo das condiçoes da pista.

Deixar muito duro é ruim porque o carro, na curva, tende a perder aderência, já que as duas rodas querem girar na mesma proporçao e é claro que na curva a roda de dentro deve girar menos;

Deixar muito solto é ruim pois qualquer "levantada" do pneu do asfalto fará com que toda a potência seja jogava na roda que está no "ar", perdendo tempo e desperdiçando energia.

No diff de esferas, aperta-se mais ou menos o conjunto; (1 minuto)
No diff de engrenagens, troca-se o fluído lubrificante para um mais espesso, de forma a deixar o seu comportamento mais "duro". Só que tem que abrir tudo pra fazer isso! (meia hora)


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Dom Fev 10, 2008 12:11 pm 
Offline
Membro Classe 10
Membro Classe 10

Registrado em: Ter Mai 31, 2005 5:51 pm
Mensagens: 4633
Localização: São Paulo
Fernando, 1 minuto em carros antigos...
Já tive X-ray e tenho um Corally atualmente e ambos não presisar nem tirar a bolha para fazer o ajuste. 10 segundos é pra quem é bem lento...com o carro suspenso ou de ponta-cabeça eu faço eu menos de 3 segundos...

_________________
Corally RDX PHI'09
MazdaSpeed 6
Speed Passion
Tekin RS Pro
Spektrum DX3R
Intellect


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Dom Fev 10, 2008 1:06 pm 
Offline
Membro Classe 10
Membro Classe 10

Registrado em: Ter Mai 24, 2005 3:50 pm
Mensagens: 2738
Melhor ainda :bruce:


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Dom Fev 10, 2008 9:15 pm 
Offline
Membro Classe 10
Membro Classe 10
Avatar do usuário

Registrado em: Qua Ago 08, 2007 5:35 pm
Mensagens: 2040
óiaaaaaaaaaaaa

os caras aqui são tudo ninja samurai mesmo

kkkkkkkkkkk :bruce: :bruce:

_________________
Imagem
VISITE: ZERO GRAVITY DRIFT R/C


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Seg Fev 11, 2008 12:09 am 
Offline
Membro Classe 9
Membro Classe 9
Avatar do usuário

Registrado em: Ter Mai 23, 2006 11:54 am
Mensagens: 1924
Images: 4
Localização: Mambucaba/RJ
Refazer um diferencial de esferas é muito menos trabalhoso q num diferencial de engrenagens satélite. Experiencia própria. Sem contar a facilidade de ajusta-lo.
valeu

_________________
Vorza Imagem Xray XT8 Imagem

4Pk

Seja livre, compre um off road.


Personal album
Voltar ao topo
 Perfil  
 
Exibir mensagens anteriores:  Ordenar por  
Criar novo tópico Responder  [ 19 mensagens ]  Ir para página 1, 2  Próximo

Todos os horários são GMT - 3 horas


Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 2 visitantes


Enviar mensagens: Proibido
Responder mensagens: Proibido
Editar mensagens: Proibido
Excluir mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Procurar por:
Ir para:  
Powered by phpBB® Forum Software © phpBB Group
Projegido por Anti-Spam ACP
Traduzido por: Suporte phpBB