RC Elétrico - o fórum de automodelismo elétrico!

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MensagemEnviado: Sex Jun 17, 2005 4:03 pm 
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Pessoal,

Esta semana adaptei o kit de cambagem do TL01 no Mini e fui testar.

O meu carro estava tendo desgaste irregular dos pneus, tava comendo muito pra fora ou pra dentro..

Bem, começei a dar algumas voltas com o carro e ajustar as cambagens, até que os 4 pneus começam a ter sua superficie gasta por igual.

Ate´ai tudo bem, nada de abusdor, agora que vem a coisa bizzara que aconteceu..

O carro começou a perder grip com isto!!!

Na teoria, pelo menos até hoje o que eu tomei como referencia ajustando carros no simuladores, quanto mais contato na pista mais grip, ou seja se os 4 pneus estão gastando sua superficie "uniformemente", o carro estaria com contato total no solo.
Antes os pneus estavam pegando somente de forma parcial na pista, por isto "comiam" de forma irregular.

E ai? Alguem sabe explicar porque neste cenário estou perdendo grip?


[s] Tuba :)

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MensagemEnviado: Sex Jun 17, 2005 4:39 pm 
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Isso acontece porque a área de contato entre as superfícies (chão e pneu) não influi na força de atrito.


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MensagemEnviado: Sex Jun 17, 2005 4:41 pm 
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Fernando escreveu:
Isso acontece porque a área de contato entre as superfícies (chão e pneu) não influi na força de atrito.


Opa!

Como não? :?:

Explica melhor.


[s]tubA :)

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MensagemEnviado: Sex Jun 17, 2005 4:48 pm 
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É complexo

Atrito é uma questão de aspereza e força, e a área de contato não influi.

Se você mudou a cambagem e o carro perdeu grip, é porque o pneu perdeu o efeito de "faca" no carpete, ou seja, entrando num àngulo inclinado ele atuava como a lâmina do patim de uma pessoa patinando no gelo.

Outro problema (que acho que não é o caso) é que o pneu "completamente" no chão permite que uma pequena imperfeição na pista "levante" o pneu por completo, principalmente se o pneu for meio rígido. Isso é mais difícil de acontecer se o pneu não está completamente em contato com a pista (por questões de probabilidade)

Procurei um site pra tentar explicar, este aqui é mais ou menos:
http://www.cefet-rj.br/ensino/trabapres ... igando.htm


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MensagemEnviado: Sex Jun 17, 2005 9:55 pm 
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Não é necessario entrar em detalhes fisicos não. O problema é simples. Voce tem que deixa as rodas com cambagem negativa quando o carro escapa. Isso tanto na frente quanto atras, mas sempre a cambagem da frente acaba ficando mais negativada que a de tras. Isso acontece porque quando voce entra na curva os amortecedores mudam a inclinação do carro. Isso modifica tambem a area de atrito do pneu. Menor contado menor grip. Por isso suas rodas devem ficar assim / \. O angulo de inclinação ideao varia de pista pra pista. E tambem o estilo de pilotagem influi muito.


Editado pela última vez por PRCG em Ter Jun 21, 2005 8:33 pm, em um total de 1 vez.

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MensagemEnviado: Dom Jun 19, 2005 11:21 pm 
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Então quer dizer que com cambagem negativa quando você tiver em uma reta você vai ter menos atrito e com isso atingir uma velocidade maior.
E quando você entrar em uma curava a força do carro vai fazer a cambagem negativa ficar nula e ter uma maior estabilidade... Muito técnico, porém lógico.


Falow,

Paneto


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MensagemEnviado: Dom Jun 19, 2005 11:43 pm 
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em termos da pra dizer isso... qto a area de contato não influenciar a força de atrito, perfeito, mas ela afeta de outras maneiras, um pouco mais complexas, na aderencia do pneu, q não precisamos ficar discutindo.

na curva, o fato de passar de camber - para camber 0, é mais iu menos assim q acontece, mas depende da geometria da suspensão, do roll center do carro e outros fatores, mas simplificando, com a inclinação na curva, o pneu muda sua posição em relação a pista e por ação de forças e momentos atuantes na suspensão, a aderencia lateral ocorre permitindo o carro fazer a curva bem ou mal...

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Abraços,
Milton (miltinho)

"Uma corrida não se ganha na primeira volta, mas se perde"


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MensagemEnviado: Qua Mar 15, 2006 2:23 pm 
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recuperando um papo antigo:

realmente o atrito independe da área de contato.


a confusão aqui se deu porque ATRITO é diferente de ADERÊNCIA, e é esta última que interessa ao nosso hobby.

Atrito é só uma das variáveis da aderência. Por exemplo, duas superfícies totalmente lisas (consequentemente sem atrito) podem aderir-se uma à outra com cola...

Show? Então a área dos pneus influi SIM na ADERÊNCIA.


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MensagemEnviado: Qua Mar 15, 2006 6:23 pm 
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Como ja foi dito, a area de contato influencia na aderencia do pneu.

Uma coisa curiosa, se vc tiver duas superficies (metálicas) perfeitamente lisas e vc colocar uma contra a outra e fazer força tentando escorregar uma em relação a outra, vai acontecer um fenônemo chamado solda molecular... isso mesmo, as moléculas das faces vão interagir entre si e "soldar" uma peça na outra...

eu ja vi isso acontecer, tem q ser em peças PERFEITAS em acabamento, so conseguido em laboratório.... mas q acontece acontece :wink:

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MensagemEnviado: Qua Ago 02, 2006 3:29 pm 
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O camber negativo acaba criando forças contrárias, que se anulam mas tb diminuem a interferência de forças externas, por isso o carro fica mais estável, mas ele tb fica mais lento em linha reta do que com camber em 0.

Abraços,
Saulo Barbosa


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