Hum, não, o cardan do tc4 possui uma estrutura diferente, o cardan do tc3 é um pouco mais frágil, não foi erro de projeto, simplesmente quando projetaram o tc3, não imaginavam que os motores elétricos atingiriam tantos RPM e a propósito, o 7700 gira em torno de 15% menos que o 4.5r, eu mesmo já testei o mesmo carro com o novak 6.5 que tem 6400kv e não aconteceu nada.
Não havia interesse em calcular o risco se não existia a possibilidade de tais motores, tanto que isso não estiste no tc4 mas existe em vários outros carros que ainda são vendidos e diversos usados que circulam no mercado.
O dano realmente foi causado pela força centrífuga, eu tenho um cardã de fibra de carbono(parcialmente flexível) para uso com motores stock, coloquei em um carro e fiz o teste, à partir de certo RPM, ele tb fica instável só que, por ser flexível, ele volta a forma original quando reduz a rotação, já o de alumínio, irá aguentar mais RPM, mas depois que empena, não volta a forma original.
Mas, como precaução nunca é demais, fica o alerta...kkk
alekimura escreveu:
Que estranho, o 7700 com o TC4 Factory Team, acho que usa o mesmo cardã que o TC3, mesmo ligando ele suspenso nunca aparentou nenhum problema, funciona liso, totalmente balanceado e uniforme o giro do cardã, Isso de entortar o cardã temos que ver bem, o TC3 do Issao entortou o cardã com uma pancada, ficou em formado de "U", pode ser alguma falha de projeto no TC3 não? Com o TC4, já bati Muito forte(forte mesmo! TIDE está de prova..rs), nunca aconteceu nada com o chassi nem com nenhuma parte da transmissão...
Estive pensando na possiblidade do cardã ter encontrado mais resistência em um dos lados(dianteira/traseira), carros com transmisão por cardã normalmenre são muito soltos, rodam livres(meu TC4 se acelerar e soltar, ele continua andando quase sem diminuir), talvez, com a força do motor, essa resistencia que uma das pontar encontrou seja motivo de tal coisa, o TC4, se montado a parte de coroa/pinhão do diff em posição errada(existem arruelas para determinar a "folga" entre o pinhão/coroa) pode deixar mais "pesado" para o cardã movimentar um dos lados, causando então a deformação do mesmo.