RC Elétrico - o fórum de automodelismo elétrico!

Corally, Hot Bodies, Serpent, Tamiya, Associated, HPI, Kyosho, Schumacher, Traxxas, X-Ray, Losi, Yokomo, Ofna.

Bem-vindo: Sáb Jul 12, 2025 8:17 pm

Todos os horários são GMT - 3 horas

Criar novo tópico Responder  [ 20 mensagens ]  Ir para página 1, 2  Próximo
Autor Mensagem
MensagemEnviado: Qua Fev 20, 2008 12:40 pm 
Membro Classe 10
Membro Classe 10

CUIDADO! Ao ligar sistema brushless forte em carros com cardan:

Esta semana vendi um carro e mais um sistema brushless gtb 4.5r, o sistema foi instalado em um TC3.

O comprador ligou o esc direto, sem verificar se o neutro do rádio casava com o neutro do esc(o esc assim como o rádio tem o ponto neutro programável). Resultado, mesmo sem empeno, o cardan "deformou" com a alta rotação(ora, são mais de 80.000 RPM, sendo que a especificação do motor 4.5r é 9000KV, rpm/volt e uma bateria carregada alimenta acima de 8v), após a deformação inicial pela força centrífuga o eixo deu um belo "tiro", sendo arremessado com violência. Graçás à Deus, ninguém se machucou, inclusive o filho dele estava ao lado.

Isso aconteceu em décimos de segundo, o que não permite raciocinar em tão pouco tempo.

Com isso continua valendo a regra básica dos brushless de não acelerar o carro livre, sem peso e eu adicionaria mais algumas:

-Ao instalar ou fazer o setup de um sistema brushless, use uma bateria descarregada (com muito pouca carga) para verificar o ponto neutro do esc;

-Nunca ligue o carro próximo ao seu rosto e/ou perto de outras pessoas, especialmente crianças;

-Não ligar o carro sem bolha, pois ela impede que que quaisquer peças sejam lançadas do carro;

-Sempre antes de ligar o carro, ligue o rádio e mantenha a mão no conector ou interruptor da bateria ou esc por 3 segundos para poder desligá-lo rápido em caso de problemas.

Friso que no caso acima, o carro estava em perfeitas condições, o cardan não tinha absolutamente nenhum empeno, a deformação inicial ocorreu apenas pela força centrífuga, o eixo saiu em forma de "S", destruiu algumas peças próximas no carro e foi cuspido a alguns metros de distância.

Fica o Alerta
Abç
Paulo

Editado pela última vez por x-mad em Qua Fev 20, 2008 2:10 pm, em um total de 1 vez.

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no MySpace

MensagemEnviado: Qua Fev 20, 2008 1:23 pm 
Membro Classe 6
Membro Classe 6

Caramba ! Ainda bem que tive uma passagem tranqüila no conjunto TC4 / Mamba 7700, já imaginou o estrago ? Outro item interessante seria substituir os eixos de alumínio por eixos de aço. A alta rotação destrói as articulações dos eixos de alumínio depois de umas 5 baterias de uso intenso. Os meus dianteiros foram embora na Rodeo logo no terceiro pack e tive de colocar de aço.
Valeu pelas dica Cemitex !

http://www.rcrio.net

Editado pela última vez por fmgj em Qua Fev 20, 2008 2:21 pm, em um total de 1 vez.

MensagemEnviado: Qua Fev 20, 2008 2:08 pm 
Membro Classe 10
Membro Classe 10

Fala fernando...ainda esqueci um detalhe básico: Não ligar o carro sem a bolha, pois ela impediria que que quaisquer peças fossem lançadas do carro, vou editar

Abç MANOOOO..kkk

MensagemEnviado: Qua Fev 20, 2008 6:08 pm 
Membro Classe 4
Membro Classe 4

Opa... até agora é mais perigoso instalar um brushless que usar Lipo...

hehehehehheheheheheheh.

valeu a dica.

[]´s

Spektrum DX2.0 / XRAY T2 '007 US
Traxxas Stampede MM / Mamba Max 5700 (16/90)
Team Orion Advantage - 8000 2s, 4000 3s, Tenergy 4200/GP3700
TRINITY D90

MensagemEnviado: Qua Fev 20, 2008 7:32 pm 
Membro Classe 10
Membro Classe 10

Que estranho, o 7700 com o TC4 Factory Team, acho que usa o mesmo cardã que o TC3, mesmo ligando ele suspenso nunca aparentou nenhum problema, funciona liso, totalmente balanceado e uniforme o giro do cardã, Isso de entortar o cardã temos que ver bem, o TC3 do Issao entortou o cardã com uma pancada, ficou em formado de "U", pode ser alguma falha de projeto no TC3 não? Com o TC4, já bati Muito forte(forte mesmo! TIDE está de prova..rs), nunca aconteceu nada com o chassi nem com nenhuma parte da transmissão...
Estive pensando na possiblidade do cardã ter encontrado mais resistência em um dos lados(dianteira/traseira), carros com transmisão por cardã normalmenre são muito soltos, rodam livres(meu TC4 se acelerar e soltar, ele continua andando quase sem diminuir), talvez, com a força do motor, essa resistencia que uma das pontar encontrou seja motivo de tal coisa, o TC4, se montado a parte de coroa/pinhão do diff em posição errada(existem arruelas para determinar a "folga" entre o pinhão/coroa) pode deixar mais "pesado" para o cardã movimentar um dos lados, causando então a deformação do mesmo.

MensagemEnviado: Qua Fev 20, 2008 9:29 pm 
Membro Classe 10
Membro Classe 10

Hum, não, o cardan do tc4 possui uma estrutura diferente, o cardan do tc3 é um pouco mais frágil, não foi erro de projeto, simplesmente quando projetaram o tc3, não imaginavam que os motores elétricos atingiriam tantos RPM e a propósito, o 7700 gira em torno de 15% menos que o 4.5r, eu mesmo já testei o mesmo carro com o novak 6.5 que tem 6400kv e não aconteceu nada.

Não havia interesse em calcular o risco se não existia a possibilidade de tais motores, tanto que isso não estiste no tc4 mas existe em vários outros carros que ainda são vendidos e diversos usados que circulam no mercado.

O dano realmente foi causado pela força centrífuga, eu tenho um cardã de fibra de carbono(parcialmente flexível) para uso com motores stock, coloquei em um carro e fiz o teste, à partir de certo RPM, ele tb fica instável só que, por ser flexível, ele volta a forma original quando reduz a rotação, já o de alumínio, irá aguentar mais RPM, mas depois que empena, não volta a forma original.

Mas, como precaução nunca é demais, fica o alerta...kkk

alekimura escreveu:
Que estranho, o 7700 com o TC4 Factory Team, acho que usa o mesmo cardã que o TC3, mesmo ligando ele suspenso nunca aparentou nenhum problema, funciona liso, totalmente balanceado e uniforme o giro do cardã, Isso de entortar o cardã temos que ver bem, o TC3 do Issao entortou o cardã com uma pancada, ficou em formado de "U", pode ser alguma falha de projeto no TC3 não? Com o TC4, já bati Muito forte(forte mesmo! TIDE está de prova..rs), nunca aconteceu nada com o chassi nem com nenhuma parte da transmissão...
Estive pensando na possiblidade do cardã ter encontrado mais resistência em um dos lados(dianteira/traseira), carros com transmisão por cardã normalmenre são muito soltos, rodam livres(meu TC4 se acelerar e soltar, ele continua andando quase sem diminuir), talvez, com a força do motor, essa resistencia que uma das pontar encontrou seja motivo de tal coisa, o TC4, se montado a parte de coroa/pinhão do diff em posição errada(existem arruelas para determinar a "folga" entre o pinhão/coroa) pode deixar mais "pesado" para o cardã movimentar um dos lados, causando então a deformação do mesmo.

MensagemEnviado: Qui Fev 21, 2008 7:38 am 
[Moderador]

Ao instalar um speed novo, desconecte alguma parte da transmissão (pinhão, coroa). Só remonte a transmissão depois de regular o speed! Isso geralmente consta no manual do speed!

Ou seja, a recomendação é: leia sempre o manual antes de começar a instalar os equipamentos!

MensagemEnviado: Qui Fev 21, 2008 10:03 am 
Membro Classe 10
Membro Classe 10

Christian escreveu:
Ao instalar um speed novo, desconecte alguma parte da transmissão (pinhão, coroa). Só remonte a transmissão depois de regular o speed! Isso geralmente consta no manual do speed!

Ou seja, a recomendação é: leia sempre o manual antes de começar a instalar os equipamentos!

tinha pensado nisso.

Imagem

MensagemEnviado: Qui Fev 21, 2008 2:02 pm 
[Moderador]

Images: 119
Christian escreveu:

Falar é fácil...

Três coisas que a "cultura brasileira" abomina:

- Chegar sempre na hora marcada;
- Não ter dívidas;
- Ler manuais.

:wink:

== Team Associated B64D ==
== Team Associated B3.1E ==
== Team Associated B3 ==

Personal album

MensagemEnviado: Qui Fev 21, 2008 2:10 pm 
Membro Classe 10
Membro Classe 10

Gunz escreveu:
Christian escreveu:

Falar é fácil...

Três coisas que a "cultura brasileira" abomina:

- Não ter dívidas;
- Ler manuais.

kkk...verdade...mais fácil prestar atenção a este tópico do que convencer a ler o manual...kkk

Fora que muitos usados não acompanham manual e as pessoas tb não procuram na net ou se interessam em baixar.

O meu mesmo, não baixei o manuel pq não precisava, já tive vários GTB.

MensagemEnviado: Qui Fev 21, 2008 3:04 pm 
Membro Classe 10
Membro Classe 10

Gunz escreveu:
- Não ter dívidas;
- Ler manuais.

nossa. como eu odeio essas 3 coisas!!

Imagem

MensagemEnviado: Qui Fev 21, 2008 3:24 pm 
[Moderador]

Images: 119
Cold Fusion escreveu:

Ah! Eu também... mas infelizmente isso faz parte do "jeitinho brasileiro" de viver... :putz:

== Team Associated B64D ==
== Team Associated B3.1E ==
== Team Associated B3 ==

Personal album

MensagemEnviado: Qui Fev 21, 2008 4:16 pm 
Membro Classe 10
Membro Classe 10

Gunz escreveu:
Cold Fusion escreveu:

Ah! Eu também... mas infelizmente isso faz parte do "jeitinho brasileiro" de viver... :putz:

Hehehe, mesmo assim, normalmente quando vem manual eu dou uma olhada, e o ESC, não sei se foi coincidencia ou sorte, todos os ESC/sistemas brushless que fui testar, antes de por no carro eu liguei ele fora antes, na mão, para ver ele girar...

MensagemEnviado: Qui Fev 21, 2008 5:03 pm 
Membro Classe 10
Membro Classe 10

Putz fiquei com medo de instalar um Brushless no meu TC3 :lol:
Ainda mais agora, que ele tá meio tortinho.
Só não entendi uma coisa...o que quebrou foi o próprio cardã ou a peça que segura ele?

MensagemEnviado: Qui Fev 21, 2008 5:52 pm 
Membro Classe 10
Membro Classe 10

Isao_TKR escreveu:
Putz fiquei com medo de instalar um Brushless no meu TC3 :lol:
Ainda mais agora, que ele tá meio tortinho.
Só não entendi uma coisa...o que quebrou foi o próprio cardã ou a peça que segura ele?

Ok, vamos lá...ao que me parece, isso só ocorreu devido a estrutura do cardan e tb só ocorre acima de uma determinada Rotação. Eu testei até com um 6.5r de 6.400kv no tc3, o qual deve girar mais ou menos a 55.000rpm em uma bateria full e não tive problema, o problema ocorreu com um 4.5r que deve ter girado acima de 80.000 rpm.

A deformação no eixo durante a rotação ocorre da seguinte forma, vária peças do carro, principalmente as rodas, não são balanceadas, enquanto o eixo está girando, e ele estando perfeito, teoricamente não teria problema algum, mas se somada a vibração do carro e ele tb começa a vibrar, conforme a rotação, ele vibra mais e mais até o ponto que o aluminio empena e acontece o estrago. Isso acontece apenas no cardan

Criar novo tópico Responder  [ 20 mensagens ]  Ir para página 1, 2  Próximo

Todos os horários são GMT - 3 horas