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MensagemEnviado: Qua Jan 26, 2011 8:19 pm 
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Fala galera, eu queria saber os prós e contras dos dois tipos de engrenagens.
Eu vejo em alguns autos diferenciais helicoidais eles são melhores que o reto ?
Qual é melhor pra aguentar mais torque, mais força;
Qual faz mais barulho;
Qual tem maior desgaste;
Etc.

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Valeu !


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MensagemEnviado: Qua Jan 26, 2011 8:32 pm 
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Thiago H.F. escreveu:
Fala galera, eu queria saber os prós e contras dos dois tipos de engrenagens.
Eu vejo em alguns autos diferenciais helicoidais eles são melhores que o reto ?
Qual é melhor pra aguentar mais torque, mais força;
Qual faz mais barulho;
Qual tem maior desgaste;
Etc.

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Valeu !


Cara partindo do principio usado nos carros 1/1, todo carro usa engrenagens helicoidais no cambio, mais quando se monta um carro de arrancada se usa dente reto.

Como vantagens as helicoidais apresentam maior facilidade no engate e fazem menos barulho, mais dependendo do projeto tem resistencia inferior ao dente reto, mais isso é projeto pq o bugatti veyron com quase 130 mkgf de torque usa helicoidais no cambio.

No caso das engrenagens de dente reto o engate tem que ser exato, por isso carros antigos não mudavam a marcha fora do tempo, tinha um momento exato para a troca, porem aceitam mais torque sem sofrer avarias, como exemplo posso citar a ré dos carros, ela é feita com engrenagens de dente reto, por isso o barulho.

No caso de rc, acho que vai de projeto e opção de cada fabricante. Normalmente se usa helicoidais no diferencial e reto no cambio.

Abraços :drinks:

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MensagemEnviado: Qua Jan 26, 2011 8:36 pm 
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Thiago H.F. escreveu:
Fala galera, eu queria saber os prós e contras dos dois tipos de engrenagens.
Eu vejo em alguns autos diferenciais helicoidais eles são melhores que o reto ?
Qual é melhor pra aguentar mais torque, mais força;
Qual faz mais barulho;
Qual tem maior desgaste;
Etc.
Valeu !

heli é mais silenciosa ,desgasta menos e aguenta mais torque , pois devido a sua forma de construção tem maior area de contato entre os dentes ...
porém é mais cara de fabricar, e menos versatil para mudança de relação , não se troca tão facilmente diferentes pinhões para uma mesma coroa.

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MensagemEnviado: Qua Jan 26, 2011 8:54 pm 
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Hum...eu lembro que agente tinha um gol de arrancada corria na sttd-c a 3ª dele era reta e fazia mais barulho que as outras.
Mas nos autos tem muita vantagem em usar helicoidal em vez da reta ?A maioria dos rtr que eu vejo vem com reta.
E tipo, o único bom da reta é aguentar mais torque ?
Valeu !


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MensagemEnviado: Qua Jan 26, 2011 9:12 pm 
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MensagemEnviado: Qua Jan 26, 2011 9:53 pm 
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retas aguentam MENOS torque que as helicoidais ...

o motivo de serem usadas em cambios de arrancada re-escalonados é um ,simples e velho conhecido, custo de fabricação menor, sem contar que são mais faceis de projetar.

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MensagemEnviado: Qua Jan 26, 2011 9:58 pm 
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hum, entendi.
Valeu aí galera.


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MensagemEnviado: Qua Jan 26, 2011 10:04 pm 
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exatamente... grande parte do motivo se refere ao custo de fabricaçao e custo de manutencao

como o Beto disse, engrenagem de dentes retos, desde que se mantenha o mesmo pitch, vc pode trocar a relacao mudando apenas UMA engrenagem...

engrenagem de dentes helicoidais, isso é praticamente impossivel, nao tem como mudar o numero de dentes de um pinhao sem alterar o pitch, por isso sempre se troca o "casal" de engrenagens...

já pensou se todo RC usasse helicoidal na coroa e pinhao do motor? toda vez que for trocar relacao teria que trocar o pinhao e coroa juntos.. sem falar que o ajuste teria de ser muito mais preciso, pois diferente da engrenagens de dentes retos onde vc precisa apenas ajustar o contato entre os dentes (back slash) no sentido horizontal, nas engrenagens helicoidais existe tb o ajuste de profundidade que se nao ficar bem reguladinho moe tudo...

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MensagemEnviado: Qua Jan 26, 2011 10:36 pm 
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BL4x4 escreveu:
retas aguentam MENOS torque que as helicoidais ...

o motivo de serem usadas em cambios de arrancada re-escalonados é um ,simples e velho conhecido, custo de fabricação menor, sem contar que são mais faceis de projetar.


Isso é verdade em termos, realmente a area de contato das helicoidais é um pouco maior, o que teoricamente da uma resistencia maior, porem o problema é que sempre o encaixe tem que ser exato, o que nem sempre acontece nas trocas manuais rapidas, isso causa a quebra das pontas das engrenagens helicoidais, nem todos os carros de arrancada tem custo como barreira mais sim a performace, ela guenta mais torque pq toda a area de contado é encaixada de uma vez, gerando na pratica maior resistencia mecanica quando a trocas, posso até citar outros exemplos, a grande maioria dos tratores usam engrenagens de dente reto, e todos caminhoes volvo de antes de 90 tambem usavam marchas com dentes retos.

Reparem como a maioria das engrenagens são dentes retos

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Ou seja em RC devido a facilidade de trocas de relação e a baixa sensibilidade a distancia entre as engrenagens a dente reto é mais usada.

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MensagemEnviado: Qua Jan 26, 2011 11:30 pm 
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esanti escreveu:

Isso é verdade em termos, realmente a area de contato das helicoidais é um pouco maior, o que teoricamente da uma resistencia maior, porem o problema é que sempre o encaixe tem que ser exato, o que nem sempre acontece nas trocas manuais rapidas, isso causa a quebra das pontas das engrenagens helicoidais, nem todos os carros de arrancada tem custo como barreira mais sim a performace, ela guenta mais torque pq toda a area de contado é encaixada de uma vez, gerando na pratica maior resistencia mecanica quando a trocas, posso até citar outros exemplos, a grande maioria dos tratores usam engrenagens de dente reto, e todos caminhoes volvo de antes de 90 tambem usavam marchas com dentes retos.

Reparem como a maioria das engrenagens são dentes retos

Ou seja em RC devido a facilidade de trocas de relação e a baixa sensibilidade a distancia entre as engrenagens a dente reto é mais usada.

não é teoricamente mais forte , ela é mais forte na pratica .
o encaixe pouco exato ,resultante de trocas mal efetuadas ,é ainda pior e tem efeito igualmente devastador nas de dentes retos pois os dentes batem de topo caso não alinhados , e com isso afastam as engrenagens e estouram a caixa (por ex. em t-case de jeep isso acontece qdo escapa a reduzida, ou qdo se usa motor de mto torque e os dentes "pulam" ), o que o Fabil tava dizendo de alinhamento é na montagem , engrenagens helicoidais precisam de mais ajustes , quem ja montou um diferencial 1:1 sabe o trampo que é alinhar coroa e pinhão, mas em caixas de cambio basta que sejam bem fabricadas , ai é só montagem mesmo .
tratores usam dentes retos pela facilidade de manutenção , trator é pra ser simples e confiavel , se parte uma engrenagem troca-se somente ela , o proprietario pode re-escalonar o cambio de acordo com a topografia e caraga que o trataor vai encontrar em sua jornada de trabalho , e sem duvida ruido ali não é problema , porém ainda na area rural as modernas colheitadeiras usam engrenagens helicoidais nos redutores planetarios de suas caixas de tranferencia.
os caminhões usavam dentes retos até decada de 90 ... curiosamente os centros de usinagem CNC 5 eixos começaram a baratear e aparecer em grande escala no mundo nessa mesma epoca ...
hj se usina engrenagens com muito mais facilidade que a 10 anos , quiçá 20 ...
hj em dia qqer torneiro tem ferramental pra usinar uma engrenagem helicoidal sem grande esforço, mas a 20 anos ...


tem um lance de engrenagem reta que esqueci de comentar , e sem duvidas é levado em conta em carro de arrancada ,é que elas são mecanicamente mais eficientes na transmissão de força , ou seja uma transmissão de dentes retos tem menos perda por atrito em seu funcionamento, onde se briga por decimos de segundo isso deve influenciar ...

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MensagemEnviado: Qua Jan 26, 2011 11:43 pm 
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BL4x4 vc falou uma coisa muito importante, a dificuldade de regulagem de distancia nos diferencias dos 1/1. É foda mesmo, tanto que dependedo da situação é melhor pegar um cambio usado do que arrumar, agora eu acho que helicoidal seria muito boa nos diferenciais dos carros 1/8, acho que ficaria bom com os brushless da vida.

Abraços :drinks:

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MensagemEnviado: Qui Jan 27, 2011 2:08 am 
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:ohhn:


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MensagemEnviado: Qui Jan 27, 2011 6:54 am 
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Thiago H.F. escreveu:
:ohhn:

kkkkkkkkkkkkkkk :lol:


rsrsrs :mrgreen:

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MensagemEnviado: Seg Mar 14, 2011 4:10 am 
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Prós - Promovem maior área de contato no mesmo espaço utilizado com engrenagens retas. Este é o principal motivo de se usar este tipo de engrenagem nos câmbios automotivos, a diminuição de tamanho e peso é enorme. Com a área de contato progressiva o ruído é menor.

Contras - Não permite a troca de engrenagens com quantidade de dentes diferentes, a relação do projeto é fixa. A engrenagem helicoidal curva deve rodar apenas num sentido.


Obs:

A força exercida sobre o eixo de uma engrenagem dentes retos é vertical, já com engrenagens helicoidais a força sobre o eixo é na vertical e também na horizontal, logo a aplicação deve contar com estas forças para projetar o apoio dos eixos.

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MensagemEnviado: Seg Mar 14, 2011 9:04 am 
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NATTIS escreveu:
Helicoidais:



Contras - Não permite a troca de engrenagens com quantidade de dentes diferentes, a relação do projeto é fixa. A engrenagem helicoidal curva deve rodar apenas num sentido.




nao necessariamente. é possivel trocar a relaçao sim, porem só é possivel trocando o casal das engrenagens.
sobre rodar em apenas um sentido tb nao é regra, a maioria dos jipes com tracao dianteira e eixo rigido, o diferencial é extamente igual ao traseiro, ou seja, quando montado na frente ele gira em sentido contrario, sendo assim as engrenagens helicoidais recebem o torque nas costas, realmente a resistencia fica prejudicada, mas como é p/ eixo dianteiro o esforço é menor ( por causa da transferencia de massa ao acelerar) e a engrenagem aguenta.

em jipes com projeto mais requintado, o diferencial dianteiro sao reverse cut ou high pinion, ou seja, a coroa e pinhao possuem o corte no sentido oposto e assim o contato é na face certa dos dentes

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