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MensagemEnviado: Ter Jan 04, 2011 2:07 pm 
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Olá amigos!

Já li bastante sobre o assunto mas confesso que não compreendo o que quer dizer...se alguem puder me ajudar ficarei muito grato!

O que é rolagem do chassis? (é o carro sair de traseira na curva por exemplo??)

Como diminuir ou aumentar a rolagem?

Qual o efeito na pista?

As barras estabilizadoras afetam a rolagem?

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MensagemEnviado: Ter Jan 04, 2011 2:29 pm 
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Grande Piloto!!

Aqui na página do Salinet http://www.fsmodelsport.com/ tem um tópico sobre isso (Roll Center) tá bem explicado!!

Abraços. :drinks:

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MensagemEnviado: Ter Jan 04, 2011 2:33 pm 
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Acho que vc esta falando do efeito centro de rolagem correto? É o centro onde pode-se imaginar um eixo quando o chassis "emborca" na curva. Ele deve ficar o mais baixo possível, por exemplo, a Revinho não faz curvas pq tem o centro de rolagem muito alto, mesmo socando ela no chão ao fazer curva capota relativamente fácil.

O ajuste deve ser feito nos amortecedores, quanto mais baixo estiver o chassis EM RELAÇÃO AO CENTRO DA RODA menor será o centro de rolagem. Alguns automodelos tem o suporte da roda muito próximo da badeja para possibilitar um centro de rolagem baixo e ainda ficar com boa distancia do solo. É um tipo de coisa que apesas de alguns ajustes o projeto do chassis é quase determinante.

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MensagemEnviado: Ter Jan 04, 2011 2:44 pm 
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Tô quase entendendo cara, obrigado!

Este eixo imaginário que vc diz, fica na longitudinal do chassis ou na transversal? é determinado pelas alturas de que partes do carro?

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MensagemEnviado: Ter Jan 04, 2011 5:15 pm 
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longitudinal olhando de trás/frente. É determinado pela altura da base do chassis em relação ao centro da roda.


allex2000 escreveu:
Tô quase entendendo cara, obrigado!

Este eixo imaginário que vc diz, fica na longitudinal do chassis ou na transversal? é determinado pelas alturas de que partes do carro?

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MensagemEnviado: Ter Jan 04, 2011 5:34 pm 
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O que percebo em meu carro é que o projeto foi muito bem feito em relação a isso, e com todos os equipamento embarcados e setup ajustado, o centro de rolagem é naturalmente ativo e equilibrado, ou seja, não necessita de ajustes finos como em outros chassis.

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MensagemEnviado: Qui Jan 13, 2011 11:05 pm 
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Rolagem não tem muita relação com altura... Eu penso mais em apoio lateral do carro durante uma curva... Pode pegar no setup-book da xray (vc tinha T2, então deve saber do que eu estou falando) e olha a foto de roll center... as linhas que são projetadas apartir do angulo da bandeja com o angulo da linkagem de cambagem.

Na pratica eu percebo que, para andar com pneu de borracha, o melhor é fazer o carro apoiar mais peso no pneu, ou seja, a geometria deve ajudar a apoiar mais... no meu caso, sempre uso na traseira a linkagem o mais reta e longa possivel (em conjunto com normalmente molas macias, no meu caso, 15lb). No GP, por andar com espuma, o setup é diferente, como podem ver, eles usam a linkagem super inclinada.

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MensagemEnviado: Qua Jan 19, 2011 9:26 am 
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alekimura escreveu:
Rolagem não tem muita relação com altura... Eu penso mais em apoio lateral do carro durante uma curva... Pode pegar no setup-book da xray (vc tinha T2, então deve saber do que eu estou falando) e olha a foto de roll center... as linhas que são projetadas apartir do angulo da bandeja com o angulo da linkagem de cambagem.

Na pratica eu percebo que, para andar com pneu de borracha, o melhor é fazer o carro apoiar mais peso no pneu, ou seja, a geometria deve ajudar a apoiar mais... no meu caso, sempre uso na traseira a linkagem o mais reta e longa possivel (em conjunto com normalmente molas macias, no meu caso, 15lb). No GP, por andar com espuma, o setup é diferente, como podem ver, eles usam a linkagem super inclinada.


Putz, agora que eu vi esse post...

Tô compreendendo bem melhor, mas ainda estou colhendo dicas...no caso que vc citou acima sobre o pneu de borracha, este acerto de permitir o carro apoiar mais lateralmente significa deixar o chassis "rolar" mais para as laterais?

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Sobre rolar mais ou menos, é tipo, um carro mais mole, ou com uma geometria que faz com que o carro trabalhe mais ele rola mais, apoiaria menos no pneu, quando rola menos, ele apoia mais.

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