RC Elétrico - o fórum de automodelismo elétrico!

Corally, Hot Bodies, Serpent, Tamiya, Associated, HPI, Kyosho, Schumacher, Traxxas, X-Ray, Losi, Yokomo, Ofna.

Bem-vindo: Dom Jul 13, 2025 6:52 am

Todos os horários são GMT - 3 horas

Criar novo tópico Responder  [ 11 mensagens ] 
Autor Mensagem
MensagemEnviado: Seg Jan 19, 2009 10:50 am 
Membro Classe 3
Membro Classe 3

Olá turma, tudo bém?!
Gostaria de fazer um comentário sobre um automodelo a combustão (APESAR DE SER UM SITE DE ELETRICOS) sobre um assunto que pode ser de grande importância para os nossos eletricos.

Além dos meus BMW RS4 sport lightning e do Lazer zx-5, também possuo um ts4n BMW (combustão) que utiliza 03 correias com fibra kevlar!

Um fato curioso: a correia dianteria e a intermediária começaram a perder os dentes e depois de algums tanques gastos ambas se romperam mas a correia trazeria está nova em folha. Acho que isso de deve ao fato de meu motor está com um pequeno vazamento de oleo no anel e, com o motor em funcionamento, este óleo está sendo jogado na correia trazeira e a mesma fica completamente encharcada. já estou com o terceiro jogo de correias na dianteira e intermediária mas a trazeira continua firme e forte.

Será que alguém já passou por isso?! fui informado que as correias não devem ser lubrificadas com oleo ou graxa!
Será que é possíve lubrificar as correias dos nossos elétricos para diminuir as trocas de correias? e qual seria o tipo de óleo para tal?

Tudo de bom. 8)

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no MySpace

MensagemEnviado: Seg Jan 19, 2009 12:53 pm 
Membro Classe 10
Membro Classe 10

Opa, o Renato Paiva da Serpent usa um tipo de silicone na correia, o Criscareca, campeão brasileiro de EP usa isso nas correias do Serpent S400, pois elas não duravam 1 pack antes, hoje ele consegue usar por mais tempo, nunca tive problema com correias, em nenhum dos meus carros, tanto o TC5 quando o Cyclone TC, são muitos bons nesse aspecto, depois de anda umas 25~30 packs com LRP 4.5 eu precisei trocar a correia traseira (esta que foi danificada na 2º bateria de uso, um pedra ralou ela inteira e mesmo assim, rodou muito tempo até precisar ser subtituida), a dianteira continua zerada, aposto que se não tivesse pego a pedra na traseira estaria inteira ainda.

MensagemEnviado: Seg Fev 02, 2009 10:05 pm 
Membro Classe 10
Membro Classe 10

Verifique se você não deixa as correias muito soltas ou apertadas..

Tekin RS Pro
Spektrum DX3R
Intellect

MensagemEnviado: Dom Abr 12, 2009 7:12 pm 
[Moderador]

Já vi gente que usa WD40 nas correias pra deixar elas mais macias e fazer o carro ficar mais "livre".

Já em relação à durabilidade, por experiência própria, acho que nos carros nitro as correias dianteira e lateral estouram mais, pois:

- são mais finas;
- pegam mais sujeira;
- são mais compridas, e por isso mais sujeitas a folgas.

MensagemEnviado: Dom Abr 12, 2009 7:16 pm 
Membro Classe 6
Membro Classe 6

Eu uso silicone nas correias.

http://www.rcrio.net

MensagemEnviado: Dom Abr 12, 2009 7:32 pm 
Membro Classe 10
Membro Classe 10

Se não me engano, a X-ray ou Much More lançou um óleo há pouco tempo pra lubrificar correias. Acho que foi no blog do Salinet que vi.
Mas é fato! Correia lubrificada dura muito mais.
Eu tive problemas com correias... Quebrava uma por mês (pelo menos).
Depois que passei a lubrificá-las, não romperam mais.
Uso o silicone 30 de amortecedores que veio junto com o carro. Eu melo legal! :bruce:

Clique aqui!

MensagemEnviado: Qui Abr 23, 2009 9:30 pm 
[Moderador]

Por outro lado, se a pista que você anda for muito suja, a sujeira vai grudar na correia lubrificada e estragá-la mais rapidamente... É o caso da pista que eu ando, nesse caso, prefiro andar com a correia sem lubrificar, e deixá-las mais "frouxas"...

MensagemEnviado: Qui Abr 23, 2009 10:43 pm 
Membro Classe 6
Membro Classe 6

Mas tem uma coisa legal nisso Christian, a correia não fica molhada de silicone não, assim que se termina de dar o spray nela, ela absorve tudo e não fica oleosa como se imagina e com isso não gruda sujeira. Claro, se encharcar ela com silicone demais não vai ter jeito, mas se aplicar direitinho fica na boa.
abçs

http://www.rcrio.net

MensagemEnviado: Qui Abr 23, 2009 11:29 pm 
Membro Classe 10
Membro Classe 10

Pois é....
Já tinha reparado nisso.
A minha quando acaba a bateria não tem nada grudado. E olha que a pista é suja!!!
Muuuuuuito suja!

Clique aqui!

MensagemEnviado: Sáb Abr 25, 2009 10:23 pm 
[Moderador]

Bom, nos GPs eu nunca lubrifiquei as correias, mas às vezes elas acabam ficando "lubrificadas" involuntariamente, com o óleo do combustível. Por isso, talvez as correias tenham ficado mais meladas que se fossem lubrificadas com mais cuidado. Mas a sujeira não acumula diretamente nas correias, a correias "lubrificada" só atrai mais sujeira e ela acumula nas pulleys, e aí começa a "pular dente" e termina por estourar a correia.

Em breve devo começar a andar de EP no campeonato local, e aí vou poder verificar se lubrificar as correias vale a pena ou não!

MensagemEnviado: Sex Mai 01, 2009 12:06 pm 
Membro Classe 10
Membro Classe 10

alekimura escreveu:
Opa, o Renato Paiva da Serpent usa um tipo de silicone na correia, o Criscareca, campeão brasileiro de EP usa isso nas correias do Serpent S400, pois elas não duravam 1 pack antes, hoje ele consegue usar por mais tempo, nunca tive problema com correias, em nenhum dos meus carros, tanto o TC5 quando o Cyclone TC, são muitos bons nesse aspecto, depois de anda umas 25~30 packs com LRP 4.5 eu precisei trocar a correia traseira (esta que foi danificada na 2º bateria de uso, um pedra ralou ela inteira e mesmo assim, rodou muito tempo até precisar ser subtituida), a dianteira continua zerada, aposto que se não tivesse pego a pedra na traseira estaria inteira ainda.

Só pra deixar registrado, a correia dianteira do meu carro continua original, e a traseira, só foi trocada nessa vez citada na msg acima hehehe, não lubrifico e ainda ando com elas super frouxas, dá pra tirar qualquer uma delas sem soltar 1 parafuso hehehe, dificil ter um carro mais Solto que o meu =D

Criar novo tópico Responder  [ 11 mensagens ] 

Todos os horários são GMT - 3 horas