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MensagemEnviado: Sex Mar 06, 2009 4:39 pm 
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sabongi escreveu:
Trabalho com rolamentos há uma cassetada de anos e posso te garantir, WD não é lubrificante (a longo prazo), e sim desengripante. Com o calor o WD evapora e não sobra nada pra lubrificar o rolamento. Graxa à base de lítio é uma das melhores que tem!
WD lubrifica por um período de tempo muito curto!
Quem aplica dá uma viradinha no rolamento e fala: Voila!
Mas ledo engano! Aquilo ali sai rápido, e se WD fosse bom a NSK e a SKF recomendariam pra passar nos rolamentos, mas eles recomendam graxa....


Cara, valeu pela dica, eu lubrifico os rolamentos toda vez q vou andar, mas agora, vou passar a usar graxa mesmo..mais garantido..rs
Valeu sabongi

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MensagemEnviado: Sex Mar 06, 2009 4:43 pm 
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rafaelvanhalen escreveu:
sabongi escreveu:
Trabalho com rolamentos há uma cassetada de anos e posso te garantir, WD não é lubrificante (a longo prazo), e sim desengripante. Com o calor o WD evapora e não sobra nada pra lubrificar o rolamento. Graxa à base de lítio é uma das melhores que tem!
WD lubrifica por um período de tempo muito curto!
Quem aplica dá uma viradinha no rolamento e fala: Voila!
Mas ledo engano! Aquilo ali sai rápido, e se WD fosse bom a NSK e a SKF recomendariam pra passar nos rolamentos, mas eles recomendam graxa....


O sabongi, essa graxa a base de lítio é aquela graxa branca que usam p/ lubrificar correntes de motos?
Outra coisa, como vcs desmontam o rolamento? peguei um velho aqui e ferrei tudo a tampinha lateral.

valeu
Abraço
Rafael

A que eu uso é uma Vermelha...

(inclusive, estou desemontando o carro neste momento, manuteção pra corrida do dia 14)

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MensagemEnviado: Sex Mar 06, 2009 4:46 pm 
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rafaelvanhalen escreveu:
sabongi escreveu:
Trabalho com rolamentos há uma cassetada de anos e posso te garantir, WD não é lubrificante (a longo prazo), e sim desengripante. Com o calor o WD evapora e não sobra nada pra lubrificar o rolamento. Graxa à base de lítio é uma das melhores que tem!
WD lubrifica por um período de tempo muito curto!
Quem aplica dá uma viradinha no rolamento e fala: Voila!
Mas ledo engano! Aquilo ali sai rápido, e se WD fosse bom a NSK e a SKF recomendariam pra passar nos rolamentos, mas eles recomendam graxa....


O sabongi, essa graxa a base de lítio é aquela graxa branca que usam p/ lubrificar correntes de motos?
Outra coisa, como vcs desmontam o rolamento? peguei um velho aqui e ferrei tudo a tampinha lateral.

valeu
Abraço
Rafael

Graxa de lítio é azul!
Pra lubrificar um rolamento ZZ(proteção em ambos os lados), tem que arrancar aquela tampa, tirar toda a sujeira e graxa e colocar a nova. Mas em automodelos isso é um problema, pois depois a sujeira passa a entrar por ali. O ideal é trocar mesmo...


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MensagemEnviado: Sex Mar 06, 2009 4:55 pm 
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sabongi escreveu:
Graxa de lítio é azul!
Pra lubrificar um rolamento ZZ(proteção em ambos os lados), tem que arrancar aquela tampa, tirar toda a sujeira e graxa e colocar a nova. Mas em automodelos isso é um problema, pois depois a sujeira passa a entrar por ali. O ideal é trocar mesmo...


Esquece, falei besteira, é azul mesmo, vende em lata com o nome Graxa Azul...rsrs
Mas usa em moto sim.
Vou ver se é essa mesmo...

Desconfiei que era ruim mexer nesses rolamentos pequenos, mas paciência.

valeu
Abraço
Rafael

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MensagemEnviado: Sex Mar 06, 2009 5:06 pm 
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Se passar na cabeça de alguem a ideia de comprar um jogo de rolamentos de ceramica (coisa poca, uns USD80~90,00 o jogo...rs), nem faça isso, nossas pistas são tao sujas que nem compensa.

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MensagemEnviado: Sex Mar 06, 2009 8:59 pm 
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E como é tirada a tampa do rolamento p/ fazer manutenção?

valeu

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MensagemEnviado: Sex Mar 06, 2009 9:11 pm 
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Germano escreveu:
E como é tirada a tampa do rolamento p/ fazer manutenção?

valeu

Se vc olhar ele de lado, vai reparar que oque tampa as laterais é um anelzinho de metal, se vc pegar agulha ou ponta de estilete e tentar tirar vai sair, o problema maior é colocar devolta hehehehe

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MensagemEnviado: Sex Mar 06, 2009 11:41 pm 
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COmo o amigo disse, WD é muita coisa, mas não é lubrificante....
Lembro de já ter olhado isso na embalagem....sua principal função é de desengripante mesmo.

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MensagemEnviado: Sáb Mar 07, 2009 12:57 am 
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Para ajudar, um vídeo de como abrir os rolamentos:

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MensagemEnviado: Sáb Mar 07, 2009 5:19 am 
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alekimura escreveu:
Se passar na cabeça de alguem a ideia de comprar um jogo de rolamentos de ceramica (coisa poca, uns USD80~90,00 o jogo...rs), nem faça isso, nossas pistas são tao sujas que nem compensa.


o pessoal de GP lá da pista falou a mesma coisa, é dinheiro jogado fora, isso que a pista lá é mais limpa que meu quarto, lisa lisa lisa, sem sujeira nenhuma...


abs
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MensagemEnviado: Sáb Mar 07, 2009 8:35 am 
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Putz Pompeu, matou a pau agora.

valeu
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MensagemEnviado: Dom Mar 08, 2009 2:56 pm 
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Consegui abrir o rolamento. Foi mais fácil do imaginava. O vídeo ajudou bastante. Brigadão, galera.

valeu

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MensagemEnviado: Seg Mar 09, 2009 9:27 pm 
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Eu uso um spray de silicone (está escrito lubrificação e limpeza na lata). Parece que funciona bem, mas eu uso somente nos rolamentos, dentro do gear box eu uso graxa a base de silicone (Ela é branca) eu usei no diff gear de esferas uma graxa a base de molibidenio (Parece com doce de leite). Eu não gostei do resultado do diff gear não.

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