rafael_cwb escreveu:
Mas se for pra me desfazer, tenho que jogar as 3 fora...huahuahu! Eu comecei a ler sobre os ciclos de carga/descarga que dizem desinchar um pouco, num fórum de aeromodelismo, vou ler com mais tempo e calma e vou tentar fazer pra ver se adianta. Além disso, liguei na loja de hobby aqui perto de casa e expliquei a situação pro cara, e ele me disse que isso pode ter acontecido na maneira incorreta de carregar a bateria. Ele me disse que o correto é sempre carregar no modo "balance", e eu sempre carreguei no modo "charge", mas com o cabo de balanceamento plugado no carregador (modelo IMAX B6 AC/DC). Então resolvi procurar aqui no fórum, e tinha um tópico falando sobre como carregar lipo, alguns disseram que carregaram no charge, mas depois colocaram no balance, e fico na mesma, já estava balanceado. Mas outros que após carregar e colocar no balance, fico uns 15 minutos balanceando. Então acho que isso depende do modelo do carregador, pq sempre que estava carregando as baterias, acompanhava e sempre indicava que ela estava sendo carregada e balanceada ao mesmo tempo, indicando uma carga final de 4,2 V em cada célula. Outro ponto que fiquei com dúvida e em quantos amperes se carrega a bateria. A minha é de 5000 mAh, e sempre coloquei pra carregar em 4,5..isso é muito? Logo que comprei as baterias vi uns videos e li sobre, e diziam que não tinha problema alguma. Algum veredito? Abraços!
o esquema da lipo inchar é muito mais pelo modo como descarrega do que como carrega. carregar em "charge" ou "balance" muda exatamente o balanceamento ou seja, como temos 2 ou 3 baterias dentro de uma só, a idéia é deixar as 2 ou 3 sempre iguais, e obviamente aumentar a vida útil. Na carga o ideal é seguir a especificação da bateria, e geralmente carregar em 1/2C ou 1C, mas se for menos que isso, como 0.5A sem problemas, mas haja saco né esperar 10h pra carregar 5A.
bateria é química, e na descarga que ela destrói. Qual o esc que está usando? E pelo menos pra mim, o que sempre fodeu mesmo a lipo é a temperatura que ela atua. Quanto mais quente pior, e aqui na cidade com 40°C no verão é triste da bateria durar.
bateria inchada começa a não dar carga total, então rafael, logo logo você vai precisar de baterias novas mesmo. e mais uma dica, viu que o carro perdeu força, para e troca a bateria, evita ir até o talo com ela esperando o esc cortar.