RC Elétrico - o fórum de automodelismo elétrico!

Corally, Hot Bodies, Serpent, Tamiya, Associated, HPI, Kyosho, Schumacher, Traxxas, X-Ray, Losi, Yokomo, Ofna.

Bem-vindo: Dom Jul 06, 2025 2:51 am

Todos os horários são GMT - 3 horas

Criar novo tópico Responder  [ 74 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2, 3, 4, 5  Próximo
Autor Mensagem
 Título:
MensagemEnviado: Qua Nov 14, 2007 3:39 pm 
Membro Classe 10
Membro Classe 10

rogero escreveu:
desito...cada um aqui faz o que quer...e banca quebras quem tem grana.... rs....
tenho certeza que a traxxas sabe mais do que o campeonato paulita de latinha....pode ter certeza.... e outra...na pratica, tenho tudo em maos do que me refiro.. fazendo testes.... cheguei nessa conclusao...sao e suposicao...e na pratica.... e se pegar o manual da stampede...la mesmo diz que se for usar 6 celulas...pinhao de 19....se for mais do que 6...pinhao de 23 (que vem nela como opcional)
de qq forma nao estou aqui pra discutir, nem pra testar conhecimentos...meu objetivo e trocar experiencias...somente....

É isso ai. Vamos trocar experiências.
Não existe campeonato Paulista de Latinha, o Paulista é só de Modified.
Tem duas idéias diferentes no tópico. Ai a pessoa ve as duas e testa pra ver qual é melhor.

Tekin RS Pro
Spektrum DX3R
Intellect

Título:
MensagemEnviado: Qua Nov 14, 2007 3:53 pm 
[Moderador]

Images: 119
Do pouco que aprendi sobre os motores EP entendi o seguinte.

A diferença do 7700kv pro latinha não é força (torque) e sim RPM. Pro motor atingir altos RPM, ele precisa ter pouca resistência pra rodar... por isso fazemos relações mais curtas para motores mais fortes.

Tive essa experiência na pista, tentei rodar com o 7700kv no HPI com a relação original que vem nele (coroa 87 e pinhão 28 ). Essa relação foi feita pensando num 17x2T que vem nele de fábrica. E o que aconteceu?

Além do desempenho não ter sido o melhor que se podia esperar do 7700 o motor esquentou demais e desligou o esc!!

Hoje estou usando coroa 93 com pinhão 26 e estou tendo melhor sorte.

== Team Associated B64D ==
== Team Associated B3.1E ==
== Team Associated B3 ==

Personal album

Título:
MensagemEnviado: Ter Nov 20, 2007 1:08 pm 
Membro Classe 1
Membro Classe 1

Opa!

Vi que está havendo uma discussão braba sobre o tamanho dos pinhões.

A ordem natural das coisas diz que quando se aumenta o RPM do motor (no caso de um carro elétrico) devemos usar um pinhão menor, para que o motor não puxe muita corrente causando o superaquecimento dele, do speed e das baterias.

Só que pelo que eu sei também, se você tiver uma relação muito curta tipo 9:1 ou 10:1 vc vai ter muito torque e vai ter problemas com Wheel-spin (é quando as rodas do carro patinam - a galera aqui de vitória tb chama de borrachão). A forma mais rápida de resolver isso é aumentando o número de dentes pinhão.

A traxxas deve estar indicando o uso de um pinhão maior quando se usa baterias de 7 células ou lipo justamente para evitar que o carro patine. Se houver wheel-spin demais o carro vai ficar incontrolável em retas e em curvas. E no off-road as pistas normalmente são de barro onde a aderência é muito menor. Só que se deve tomar cuidado para não sobrecarregar o motor.

Utilizando mais células a corrente acaba caindo um pouco tb, por isso pode-se usar um pinhão um pouco maior.

O off road ainda tem outra forma de proteger a caixa de transmissão que são as Slipper Clutches (Embreagens). A traxxas chama de torque control eu acho. Folgue um pouco a porca que tem a frente da coroa e vá testando até achar uma relação ideal em que o carro não passe muito tempo sem acoplar e sem patinar muito!

Aumentar o tamanho do pinhão também ajuda no on-road em pistas com baixa aderência.

Se eu tiver falado alguma besteira por favor me corrijam!

MensagemEnviado: Dom Nov 25, 2007 11:15 am 
Membro Classe 3
Membro Classe 3

comprei a minha agora no paraguai,mas nao conheço ninguem q tenha uma,,,gostaria de saber como aproveitar o maximo dela,nao entendo muito o manual,alguem pode me ajudar,,,,obrigado

Título:
MensagemEnviado: Dom Nov 25, 2007 1:28 pm 
Membro Classe 5
Membro Classe 5

cara se vc for de floripa, eu tenho uma e moro em sj, qualquer coisa me mande MP

Mamba Max
Feigão 6L
Turnigy
Lipo 3s 8000mah
Futaba 3PK

Título: pq?
MensagemEnviado: Dom Jan 13, 2008 8:51 pm 
Membro Classe 4
Membro Classe 4

galera, curiosidade, revirei forums no br para ver qq rola com um modelo em especifico, no caso o rustler vxl...resumindo, nada,....achei esse tópico interessante e até comprei uma pede do rogero para meu pai....

já pilotei uma pede xl-5 e achei muito instável perto do rustler em curvas...por isso estranhei tanto não achar nenhuma info sobre esse carro...isso ainda lembrando q os dois são 90% o mesmo carro só muda o chassis por causa da altura...e claro a bolha....

em outro post já coloquei...agora q estou aprendendo a controlar o carro, posso dizer: acelero do lado de qqer 4x4 nitro...posso até sair atrasado mas é impressionante o torque e retomada...e agora faz curva!!!!hehe...

quem tem pede fala aí pq nao o rustler??? talvez depois da pede do rogero chegar eu consiga esclarer minhas dúvidas...

ah e só para testemunhar pela traxxas aqui:

a relação que eles passaram para os carros são resultados de testes deles e portanto verificaram q modificações fora do padrão resultam em super-aquecimento do carro....eu paguei pra ver....ou seja....leia o manual e siga as instruções....

on-road: longo demais->super aq
on-road: se nao acelerar tudo->super aq extremo
on-road: curto->super aq extremo

off-road: longo->não consegui andar
off-road: se nao acelerar tudo->super aq extremo
off-road: curto->vou testar

eu em particular só uso 3s....e em on-road uso relação q ficou boa para a pista....mas como ainda sou iniciante....faço muitas voltas em 1/2 acelerador....ai nao tem chance.....carro para no meio da pista.....dar voltas com acelerador 100% mesmo com bolha 100% fechada sem fan....fica muito bom....o problema é parar em linha reta....

no off-road ainda nao consegui andar com o acelerador 100%....o carro desenvolve velocidades semelhantes ao na pista de on-road....simplesmente insano....bateria gelada, esc quente mas da para pegar sem nenhum problema, motor quente mas tb nada demais....só esquentou mesmo quando estava com os pneus originais, o carro nem saia do lugar....dai chegou a parar no meio da pista por super aq....a relacao é a mesma até agora....

conclusão: adequar a velocidade final da pista com a rotação do motor....motor na reta lacrado é furada, motor q nao gira nada é pedir para derreter algo....

MensagemEnviado: Ter Jan 29, 2008 11:26 am 
Membro Classe 10
Membro Classe 10

eu tenho uma stampede, alonguei um pouco a relação original e coloquei bateria 8 células, na terra ficou muito, mas muito forte mesmo, uma loucura, hehe

viewtopic.php?f=3&t=1742

http://www.facebook.com/pages/Rc-off-ro ... 7160442006

skype fabiokot@outlook.com

A inveja chega longe meu povo, tenham cuidado!

MensagemEnviado: Ter Jan 29, 2008 12:04 pm 
Membro Classe 3
Membro Classe 3

nao ta esquentando demais o esc com 8 cell??

MensagemEnviado: Ter Jan 29, 2008 1:44 pm 
Membro Classe 10
Membro Classe 10

Não tá não, o esc dele aguenta até 8 células, ta andando numa boa sem esquentar muito a bateria, nem o motor e nem o esc, eu ando de boa, não fico detonando muito, e tá indo muito bem, andando muito rápido!
:lol:

viewtopic.php?f=3&t=1742

MensagemEnviado: Ter Jan 29, 2008 5:03 pm 
[Moderador]

Images: 0
Pessoal estou acompanhando os topicoas da Stampede pois pretendo comprar uma, e tenho algumas perguntas:
- a stampede toda original, quanto tempo se anda com a bateria (original)?
- que tipo de manutenção preventiva é preciso realizar no motor, rolamentos etc?
- li que muitos usam a bateria LIPO de 7 ou 8 celulas, é necessário ter um carregador especifico para este tipo de bateria?
- existe problema de interferencia de frequencia como nos carros a combustão?

Obrigado

qualificações
viewtopic.php?f=3&t=8083

Personal album

MensagemEnviado: Ter Jan 29, 2008 7:22 pm 
Membro Classe 3
Membro Classe 3

a bateria vai depender dos milhamperes,,quanto mais,mais tempo
a manutençao vai depender to tipo de motor,quanto mais forte,mais manutençao,rsrs
as lipos ,sim carregador especial pra elas,e custa caro.
e interferencia ainda nao entendo muito,hehe
mas se esta pensando em comprar uma,,,te dou todo apoio,,,,muito bom o carrinho.

MensagemEnviado: Ter Jan 29, 2008 7:41 pm 
[Moderador]

Sulfloripa,
considerando a stampede original - motor, baterial etc. qual seria a autonomia da bateria.?

outra coisa, pelo que vi é comum o pessoal ter varias baterias pra ter mais tempo de uso co automodelo. Existe algum problema em usar uma bateria original, logo em seguida uma lipo e depois outra de outro tipo? O que mudaria seria apenas o desempenho/força do motor certo, quanto mais celulas, mais miliamperes e mais força?

qualificações
viewtopic.php?f=3&t=8083

Personal album

MensagemEnviado: Ter Jan 29, 2008 8:06 pm 
Membro Classe 10
Membro Classe 10

oi amigo, a bateria 3800nimh por exemplo, numa stampede original dura uma meia hora por ai ou mais. as lipo podem durar mais ou menos dependendo da capacidade, a diferença é que o carregador das nimh pode ou não carregar lipo, so os modelos mais caros carregam todos os tipos, ou então vc vai ter que ter carregador pra lipo e outro pra nimh!
precisando é só perguntar, se eu puder eu respondo! :lol:

viewtopic.php?f=3&t=1742

MensagemEnviado: Ter Jan 29, 2008 8:09 pm 
[Moderador]

Ok , obrigado.

qualificações
viewtopic.php?f=3&t=8083

Personal album

MensagemEnviado: Ter Jan 29, 2008 11:09 pm 
Membro Classe 3
Membro Classe 3

quanto mais celulas,mais volts,,os milhamperes sao os mesmos.

Criar novo tópico Responder  [ 74 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2, 3, 4, 5  Próximo

Todos os horários são GMT - 3 horas