RC Elétrico - o fórum de automodelismo elétrico!

Corally, Hot Bodies, Serpent, Tamiya, Associated, HPI, Kyosho, Schumacher, Traxxas, X-Ray, Losi, Yokomo, Ofna.

Bem-vindo: Dom Jul 06, 2025 2:51 am

Todos os horários são GMT - 3 horas




Criar novo tópico Responder  [ 74 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2, 3, 4, 5  Próximo
Autor Mensagem
 Título:
MensagemEnviado: Qua Nov 14, 2007 3:39 pm 
Offline
Membro Classe 10
Membro Classe 10

Registrado em: Ter Mai 31, 2005 5:51 pm
Mensagens: 4633
Localização: São Paulo
rogero escreveu:
desito...cada um aqui faz o que quer...e banca quebras quem tem grana.... rs....
tenho certeza que a traxxas sabe mais do que o campeonato paulita de latinha....pode ter certeza.... e outra...na pratica, tenho tudo em maos do que me refiro.. fazendo testes.... cheguei nessa conclusao...sao e suposicao...e na pratica.... e se pegar o manual da stampede...la mesmo diz que se for usar 6 celulas...pinhao de 19....se for mais do que 6...pinhao de 23 (que vem nela como opcional)
de qq forma nao estou aqui pra discutir, nem pra testar conhecimentos...meu objetivo e trocar experiencias...somente....


É isso ai. Vamos trocar experiências.
Não existe campeonato Paulista de Latinha, o Paulista é só de Modified.
Tem duas idéias diferentes no tópico. Ai a pessoa ve as duas e testa pra ver qual é melhor.

_________________
Corally RDX PHI'09
MazdaSpeed 6
Speed Passion
Tekin RS Pro
Spektrum DX3R
Intellect


Voltar ao topo
 Perfil  
 
 Título:
MensagemEnviado: Qua Nov 14, 2007 3:53 pm 
Offline
[Moderador]
Avatar do usuário

Registrado em: Ter Ago 22, 2006 10:41 pm
Mensagens: 3067
Images: 119
Localização: São José dos Campos - SP
Do pouco que aprendi sobre os motores EP entendi o seguinte.

A diferença do 7700kv pro latinha não é força (torque) e sim RPM. Pro motor atingir altos RPM, ele precisa ter pouca resistência pra rodar... por isso fazemos relações mais curtas para motores mais fortes.

Tive essa experiência na pista, tentei rodar com o 7700kv no HPI com a relação original que vem nele (coroa 87 e pinhão 28 ). Essa relação foi feita pensando num 17x2T que vem nele de fábrica. E o que aconteceu?

Além do desempenho não ter sido o melhor que se podia esperar do 7700 o motor esquentou demais e desligou o esc!!

Hoje estou usando coroa 93 com pinhão 26 e estou tendo melhor sorte.

_________________

== Team Associated B64D ==
== Team Associated B3.1E ==
== Team Associated B3 ==


Personal album
Voltar ao topo
 Perfil  
 
 Título:
MensagemEnviado: Ter Nov 20, 2007 1:08 pm 
Offline
Membro Classe 1
Membro Classe 1

Registrado em: Qui Mar 16, 2006 10:51 am
Mensagens: 85
Localização: Vitória-ES
Opa!

Vi que está havendo uma discussão braba sobre o tamanho dos pinhões.

A ordem natural das coisas diz que quando se aumenta o RPM do motor (no caso de um carro elétrico) devemos usar um pinhão menor, para que o motor não puxe muita corrente causando o superaquecimento dele, do speed e das baterias.

Só que pelo que eu sei também, se você tiver uma relação muito curta tipo 9:1 ou 10:1 vc vai ter muito torque e vai ter problemas com Wheel-spin (é quando as rodas do carro patinam - a galera aqui de vitória tb chama de borrachão). A forma mais rápida de resolver isso é aumentando o número de dentes pinhão.

A traxxas deve estar indicando o uso de um pinhão maior quando se usa baterias de 7 células ou lipo justamente para evitar que o carro patine. Se houver wheel-spin demais o carro vai ficar incontrolável em retas e em curvas. E no off-road as pistas normalmente são de barro onde a aderência é muito menor. Só que se deve tomar cuidado para não sobrecarregar o motor.

Utilizando mais células a corrente acaba caindo um pouco tb, por isso pode-se usar um pinhão um pouco maior.

O off road ainda tem outra forma de proteger a caixa de transmissão que são as Slipper Clutches (Embreagens). A traxxas chama de torque control eu acho. Folgue um pouco a porca que tem a frente da coroa e vá testando até achar uma relação ideal em que o carro não passe muito tempo sem acoplar e sem patinar muito!

Aumentar o tamanho do pinhão também ajuda no on-road em pistas com baixa aderência.

Se eu tiver falado alguma besteira por favor me corrijam!

_________________
Calango Racing - Team Durango DEX210 - Futaba 3GR - Speed Passion Reventon/Competition V3.0 - Pneus AKA Rebar


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Dom Nov 25, 2007 11:15 am 
Offline
Membro Classe 3
Membro Classe 3
Avatar do usuário

Registrado em: Qua Nov 14, 2007 4:17 pm
Mensagens: 204
comprei a minha agora no paraguai,mas nao conheço ninguem q tenha uma,,,gostaria de saber como aproveitar o maximo dela,nao entendo muito o manual,alguem pode me ajudar,,,,obrigado


Voltar ao topo
 Perfil  
 
 Título:
MensagemEnviado: Dom Nov 25, 2007 1:28 pm 
Offline
Membro Classe 5
Membro Classe 5
Avatar do usuário

Registrado em: Dom Jul 15, 2007 4:42 pm
Mensagens: 671
Localização: Floripa
cara se vc for de floripa, eu tenho uma e moro em sj, qualquer coisa me mande MP

_________________
Yokomo MR-4TC
Traxxas E-maxx 3906 Full hop-up
Traxxas E-maxx 3905 (em processo de montagem)
Mamba Max
Feigão 6L
Turnigy
Lipo 3s 8000mah
Futaba 3PK


Voltar ao topo
 Perfil  
 
 Título: pq?
MensagemEnviado: Dom Jan 13, 2008 8:51 pm 
Offline
Membro Classe 4
Membro Classe 4

Registrado em: Ter Dez 25, 2007 12:31 am
Mensagens: 447
Localização: curitiba/pr
galera, curiosidade, revirei forums no br para ver qq rola com um modelo em especifico, no caso o rustler vxl...resumindo, nada,....achei esse tópico interessante e até comprei uma pede do rogero para meu pai....

já pilotei uma pede xl-5 e achei muito instável perto do rustler em curvas...por isso estranhei tanto não achar nenhuma info sobre esse carro...isso ainda lembrando q os dois são 90% o mesmo carro só muda o chassis por causa da altura...e claro a bolha....

em outro post já coloquei...agora q estou aprendendo a controlar o carro, posso dizer: acelero do lado de qqer 4x4 nitro...posso até sair atrasado mas é impressionante o torque e retomada...e agora faz curva!!!!hehe...

quem tem pede fala aí pq nao o rustler??? talvez depois da pede do rogero chegar eu consiga esclarer minhas dúvidas...

ah e só para testemunhar pela traxxas aqui:

a relação que eles passaram para os carros são resultados de testes deles e portanto verificaram q modificações fora do padrão resultam em super-aquecimento do carro....eu paguei pra ver....ou seja....leia o manual e siga as instruções....

on-road: longo demais->super aq
on-road: se nao acelerar tudo->super aq extremo
on-road: curto->super aq extremo

off-road: longo->não consegui andar
off-road: se nao acelerar tudo->super aq extremo
off-road: curto->vou testar

eu em particular só uso 3s....e em on-road uso relação q ficou boa para a pista....mas como ainda sou iniciante....faço muitas voltas em 1/2 acelerador....ai nao tem chance.....carro para no meio da pista.....dar voltas com acelerador 100% mesmo com bolha 100% fechada sem fan....fica muito bom....o problema é parar em linha reta....

no off-road ainda nao consegui andar com o acelerador 100%....o carro desenvolve velocidades semelhantes ao na pista de on-road....simplesmente insano....bateria gelada, esc quente mas da para pegar sem nenhum problema, motor quente mas tb nada demais....só esquentou mesmo quando estava com os pneus originais, o carro nem saia do lugar....dai chegou a parar no meio da pista por super aq....a relacao é a mesma até agora....

conclusão: adequar a velocidade final da pista com a rotação do motor....motor na reta lacrado é furada, motor q nao gira nada é pedir para derreter algo....


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Ter Jan 29, 2008 11:26 am 
Offline
Membro Classe 10
Membro Classe 10

Registrado em: Dom Jan 27, 2008 10:10 am
Mensagens: 4049
Localização: paraíba brasil planeta terra
eu tenho uma stampede, alonguei um pouco a relação original e coloquei bateria 8 células, na terra ficou muito, mas muito forte mesmo, uma loucura, hehe

_________________
qualificações

viewtopic.php?f=3&t=1742

http://www.facebook.com/pages/Rc-off-ro ... 7160442006

skype fabiokot@outlook.com

A inveja chega longe meu povo, tenham cuidado!


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Ter Jan 29, 2008 12:04 pm 
Offline
Membro Classe 3
Membro Classe 3
Avatar do usuário

Registrado em: Qua Nov 14, 2007 4:17 pm
Mensagens: 204
nao ta esquentando demais o esc com 8 cell??

_________________
aeros(varios),heli,e nauti
sem autos no momento


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Ter Jan 29, 2008 1:44 pm 
Offline
Membro Classe 10
Membro Classe 10

Registrado em: Dom Jan 27, 2008 10:10 am
Mensagens: 4049
Localização: paraíba brasil planeta terra
Não tá não, o esc dele aguenta até 8 células, ta andando numa boa sem esquentar muito a bateria, nem o motor e nem o esc, eu ando de boa, não fico detonando muito, e tá indo muito bem, andando muito rápido!
:lol:

_________________
qualificações

viewtopic.php?f=3&t=1742

http://www.facebook.com/pages/Rc-off-ro ... 7160442006

skype fabiokot@outlook.com

A inveja chega longe meu povo, tenham cuidado!


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Ter Jan 29, 2008 5:03 pm 
Offline
[Moderador]
Avatar do usuário

Registrado em: Sáb Jan 26, 2008 6:29 pm
Mensagens: 1960
Images: 0
Localização: Brasília - DF
Pessoal estou acompanhando os topicoas da Stampede pois pretendo comprar uma, e tenho algumas perguntas:
- a stampede toda original, quanto tempo se anda com a bateria (original)?
- que tipo de manutenção preventiva é preciso realizar no motor, rolamentos etc?
- li que muitos usam a bateria LIPO de 7 ou 8 celulas, é necessário ter um carregador especifico para este tipo de bateria?
- existe problema de interferencia de frequencia como nos carros a combustão?

Obrigado

_________________
GRK 2+/ ARC R10 /Slash 4x4
FUTABA 4PX + HK 310 + GT2
Pista: Arena Drift / Metrópole
qualificações
viewtopic.php?f=3&t=8083


Personal album
Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Ter Jan 29, 2008 7:22 pm 
Offline
Membro Classe 3
Membro Classe 3
Avatar do usuário

Registrado em: Qua Nov 14, 2007 4:17 pm
Mensagens: 204
a bateria vai depender dos milhamperes,,quanto mais,mais tempo
a manutençao vai depender to tipo de motor,quanto mais forte,mais manutençao,rsrs
as lipos ,sim carregador especial pra elas,e custa caro.
e interferencia ainda nao entendo muito,hehe
mas se esta pensando em comprar uma,,,te dou todo apoio,,,,muito bom o carrinho.

_________________
aeros(varios),heli,e nauti
sem autos no momento


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Ter Jan 29, 2008 7:41 pm 
Offline
[Moderador]
Avatar do usuário

Registrado em: Sáb Jan 26, 2008 6:29 pm
Mensagens: 1960
Images: 0
Localização: Brasília - DF
Sulfloripa,
considerando a stampede original - motor, baterial etc. qual seria a autonomia da bateria.?

outra coisa, pelo que vi é comum o pessoal ter varias baterias pra ter mais tempo de uso co automodelo. Existe algum problema em usar uma bateria original, logo em seguida uma lipo e depois outra de outro tipo? O que mudaria seria apenas o desempenho/força do motor certo, quanto mais celulas, mais miliamperes e mais força?

_________________
GRK 2+/ ARC R10 /Slash 4x4
FUTABA 4PX + HK 310 + GT2
Pista: Arena Drift / Metrópole
qualificações
viewtopic.php?f=3&t=8083


Personal album
Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Ter Jan 29, 2008 8:06 pm 
Offline
Membro Classe 10
Membro Classe 10

Registrado em: Dom Jan 27, 2008 10:10 am
Mensagens: 4049
Localização: paraíba brasil planeta terra
oi amigo, a bateria 3800nimh por exemplo, numa stampede original dura uma meia hora por ai ou mais. as lipo podem durar mais ou menos dependendo da capacidade, a diferença é que o carregador das nimh pode ou não carregar lipo, so os modelos mais caros carregam todos os tipos, ou então vc vai ter que ter carregador pra lipo e outro pra nimh!
precisando é só perguntar, se eu puder eu respondo! :lol:

_________________
qualificações

viewtopic.php?f=3&t=1742

http://www.facebook.com/pages/Rc-off-ro ... 7160442006

skype fabiokot@outlook.com

A inveja chega longe meu povo, tenham cuidado!


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Ter Jan 29, 2008 8:09 pm 
Offline
[Moderador]
Avatar do usuário

Registrado em: Sáb Jan 26, 2008 6:29 pm
Mensagens: 1960
Images: 0
Localização: Brasília - DF
Ok , obrigado.

_________________
GRK 2+/ ARC R10 /Slash 4x4
FUTABA 4PX + HK 310 + GT2
Pista: Arena Drift / Metrópole
qualificações
viewtopic.php?f=3&t=8083


Personal album
Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Ter Jan 29, 2008 11:09 pm 
Offline
Membro Classe 3
Membro Classe 3
Avatar do usuário

Registrado em: Qua Nov 14, 2007 4:17 pm
Mensagens: 204
quanto mais celulas,mais volts,,os milhamperes sao os mesmos.

_________________
aeros(varios),heli,e nauti
sem autos no momento


Voltar ao topo
 Perfil  
 
Exibir mensagens anteriores:  Ordenar por  
Criar novo tópico Responder  [ 74 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2, 3, 4, 5  Próximo

Todos os horários são GMT - 3 horas


Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 12 visitantes


Enviar mensagens: Proibido
Responder mensagens: Proibido
Editar mensagens: Proibido
Excluir mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Procurar por:
Ir para:  
cron
Powered by phpBB® Forum Software © phpBB Group
Projegido por Anti-Spam ACP
Traduzido por: Suporte phpBB