RC Elétrico - o fórum de automodelismo elétrico!

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MensagemEnviado: Sáb Jan 14, 2012 5:39 pm 
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Gunz escreveu:
Galera,

Abusei do Vorza na pista hoje... 15min sem parar com relação 20/46... resultado: o ESC fumou! Hehe.
A bateria continua boa, o motor não sei... mas o ESC já era... o plug Deans ficou tão quente que derreteu um pouco, quase queimei o dedo quando peguei nele.

Enfim, estou pensando em comprar um combo sensored para experimentar... dizem que o sensored dá mais controle, sei lá.
O que vocês acham?

Andei vendo esse aqui:
http://www.ebay.com/itm/New-XERUN-Combo ... 091wt_1139



Ixxii tava usando o que ? 6s ?
Cara tive um combo desse e é sensacional
Combo chines é muito bom pode ter certeza tenho um motor turnigy e esc de 150a com 5s o motor nem sente anda forte na faixa dos 60° e o esc n chega nem nos 50° em pista

Pode comprar esse combo sem medo

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MensagemEnviado: Sáb Jan 14, 2012 5:48 pm 
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Não será melhor juntar mais uns trocos e comprar um igual???
Outra opção será o tekin...
A hpi não manda um novo!!!
Azar isso!!


Germano obrigado pelas dicas!!
Resta-me uma questão sobre as lipo

Estou decidido pelas 2s hard case agora aparecem as 1p 2p / 25c 30c e ainda as variaçoes nos mha 3000/4000/5000
Em que é que estas especificaçoes fazem diferença
Sugiram um carregador e um bom par de Lipos

Soube hoje noticia que devo conseguir o vorza com tudo /rtr por 1550 reais ja com carregadro e lipos ou 1230 reais sem carregador lipos radio e receptor.
Esta ultima hipotese atrai-me mais pois podia comprar já o radio em condiçoes as baterias e carregadro que quisesse...
Que fariam vocês??


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MensagemEnviado: Sáb Jan 14, 2012 6:15 pm 
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roger_fci escreveu:
Ixxii tava usando o que ? 6s ?
Cara tive um combo desse e é sensacional
Combo chines é muito bom pode ter certeza tenho um motor turnigy e esc de 150a com 5s o motor nem sente anda forte na faixa dos 60° e o esc n chega nem nos 50° em pista

Pode comprar esse combo sem medo


Tava usando 4S só... mas como tava usando uma relação meio pesada pra pista e o esc já era bem usado (quase 2 anos), não fiquei tão surpreso. Também, acho que o que ajudou a ferrar foi alguma pedra que entrou no cooler... a pista tava bem cheia de pedrinhas.

Tô pensando ainda no que vou fazer... vou testar o motor 2200kv pra ver se ainda funciona, se funcionar até posso pegar um outro esc igual, se o motor foi pro brejo também posso ver um sensored desses aí. O ruim é que daí vou ter que ver um montante de motor também, porque os motores um pouco mais largos não fecham certinho.

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MensagemEnviado: Sáb Jan 14, 2012 8:48 pm 
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Gunz escreveu:
roger_fci escreveu:
Ixxii tava usando o que ? 6s ?
Cara tive um combo desse e é sensacional
Combo chines é muito bom pode ter certeza tenho um motor turnigy e esc de 150a com 5s o motor nem sente anda forte na faixa dos 60° e o esc n chega nem nos 50° em pista

Pode comprar esse combo sem medo


Tava usando 4S só... mas como tava usando uma relação meio pesada pra pista e o esc já era bem usado (quase 2 anos), não fiquei tão surpreso. Também, acho que o que ajudou a ferrar foi alguma pedra que entrou no cooler... a pista tava bem cheia de pedrinhas.

Tô pensando ainda no que vou fazer... vou testar o motor 2200kv pra ver se ainda funciona, se funcionar até posso pegar um outro esc igual, se o motor foi pro brejo também posso ver um sensored desses aí. O ruim é que daí vou ter que ver um montante de motor também, porque os motores um pouco mais largos não fecham certinho.



é cara uso relação 48/22 e 5s o motor nem sente que ta rodando
O motor principalmente roda na faixa dos 60
Quando colocar cooler no motor acredito que vai rodar nos 50 hehehehe

é da uma olhada no motor pois acho que n afetou
Estranho queimar com 4s =[

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MensagemEnviado: Dom Jan 15, 2012 12:38 am 
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roger_fci escreveu:
é cara uso relação 48/22 e 5s o motor nem sente que ta rodando
O motor principalmente roda na faixa dos 60
Quando colocar cooler no motor acredito que vai rodar nos 50 hehehehe

é da uma olhada no motor pois acho que n afetou
Estranho queimar com 4s =[


Tem certeza que você usa 48/22? Não dá pra usar essa relação no Vorza com montante original... não cabe um pinhão maior que 19 com coroa 48.

Eu acho que alguma sujeira travou o cooler do ESC... aí a temperatura subiu demais e "puf"!! Depois que eu tirei e abri o ESC vi que tinha muita terra dentro.

Testei o motor agora a pouco e parece funcionando... só o que notei é que está rangendo um pouco, acho que preciso dar uma manutenção nos rolamentos dele... nunca tinha feito isso antes.

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MensagemEnviado: Dom Jan 15, 2012 12:54 am 
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Cara acho que o problema foi seu fan quem travou o meu uso ligado direto
o meu esc nao vai mais que 50° na pista com 4s e relaçao 17/48

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Ai galera convido todos a participar do grupo do face RC Dunas
http://www.facebook.com/#!/groups/298954690202011/


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MensagemEnviado: Dom Jan 15, 2012 9:09 am 
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Gunz escreveu:
roger_fci escreveu:
é cara uso relação 48/22 e 5s o motor nem sente que ta rodando
O motor principalmente roda na faixa dos 60
Quando colocar cooler no motor acredito que vai rodar nos 50 hehehehe

é da uma olhada no motor pois acho que n afetou
Estranho queimar com 4s =[


Tem certeza que você usa 48/22? Não dá pra usar essa relação no Vorza com montante original... não cabe um pinhão maior que 19 com coroa 48.

Eu acho que alguma sujeira travou o cooler do ESC... aí a temperatura subiu demais e "puf"!! Depois que eu tirei e abri o ESC vi que tinha muita terra dentro.

Testei o motor agora a pouco e parece funcionando... só o que notei é que está rangendo um pouco, acho que preciso dar uma manutenção nos rolamentos dele... nunca tinha feito isso antes.



Sim amigo uso 48/22
Pois o meu é um Hotbodies D8 que é igual ao vorza foi convertido com kit da rc monster !

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MensagemEnviado: Dom Jan 15, 2012 8:57 pm 
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Galera,

Abusei do Vorza na pista hoje... 15min sem parar com relação 20/46... resultado: o ESC fumou! Hehe.
A bateria continua boa, o motor não sei... mas o ESC já era, durou quase 2 anos, até que tá bom. O plug Deans ficou tão quente que derreteu um pouco, quase queimei o dedo quando peguei nele.

Enfim, estou pensando em comprar um combo sensored para experimentar... dizem que o sensored dá mais controle, sei lá.
O que vocês acham?

Andei vendo esse aqui:
http://www.ebay.com/itm/New-XERUN-Combo ... 091wt_1139


Que merda hein brother!
Ás vezes foi rolamento zuado no motor q fez puxar uma corrente acima do normal.
Uma vez eu perdi um esc e uma bateria depois q os fios do esc esquentaram muito derreteram e fecharam curto.
Passe a usar os mesmos tipos de plug q liga o motor no esc mas quem sabe mesmo sobre plugs bons é o júnior. Vamos ver se ele aparece aí.
Cara, põe a tela no esc pra não ter mais dor de cabeça. Se animar, põe o fan da muchmore, é muito melhor.


valeu

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MensagemEnviado: Seg Jan 16, 2012 7:34 pm 
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Germano escreveu:
Que merda hein brother!
Ás vezes foi rolamento zuado no motor q fez puxar uma corrente acima do normal.
Uma vez eu perdi um esc e uma bateria depois q os fios do esc esquentaram muito derreteram e fecharam curto.
Passe a usar os mesmos tipos de plug q liga o motor no esc mas quem sabe mesmo sobre plugs bons é o júnior. Vamos ver se ele aparece aí.
Cara, põe a tela no esc pra não ter mais dor de cabeça. Se animar, põe o fan da muchmore, é muito melhor.
valeu


Pois é... acho que foi uma junção de várias coisas que levaram à queima do ESC.
Desde que comprei esse Vorza nunca fiz manutenção nos diffs ou rolamentos... deve ter algum(s) rolamentos ruins com certeza... o do motor parece ser um deles. Além disso o cooler do ESC estava com terra... eu acho que ele travou...

Enfim, vou aproveitar essa parada forçada pra dar uma geral no carro.. como o motor salvou, vou pegar outro MMM mesmo.

Vou trocar os plugs deans pelo EC5... preciso ver essa tela do ESC também. Mas vem cá, dá pra abrir a caixa de plástico do ESC sem quebrar?

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MensagemEnviado: Seg Jan 16, 2012 8:45 pm 
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Gunz escreveu:
Germano escreveu:
Que merda hein brother!
Ás vezes foi rolamento zuado no motor q fez puxar uma corrente acima do normal.
Uma vez eu perdi um esc e uma bateria depois q os fios do esc esquentaram muito derreteram e fecharam curto.
Passe a usar os mesmos tipos de plug q liga o motor no esc mas quem sabe mesmo sobre plugs bons é o júnior. Vamos ver se ele aparece aí.
Cara, põe a tela no esc pra não ter mais dor de cabeça. Se animar, põe o fan da muchmore, é muito melhor.
valeu


Pois é... acho que foi uma junção de várias coisas que levaram à queima do ESC.
Desde que comprei esse Vorza nunca fiz manutenção nos diffs ou rolamentos... deve ter algum(s) rolamentos ruins com certeza... o do motor parece ser um deles. Além disso o cooler do ESC estava com terra... eu acho que ele travou...

Enfim, vou aproveitar essa parada forçada pra dar uma geral no carro.. como o motor salvou, vou pegar outro MMM mesmo.

Vou trocar os plugs deans pelo EC5... preciso ver essa tela do ESC também. Mas vem cá, dá pra abrir a caixa de plástico do ESC sem quebrar?


Fala Gunz, blz? Dá sim, sussa...Tem umas travinhas do lado.

Abraço!

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MensagemEnviado: Ter Jan 17, 2012 6:52 am 
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Não afunda muito as travinhas pois são muito frágeis.

valeu

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MensagemEnviado: Ter Jan 17, 2012 8:28 am 
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Pessoal,

Acho que descobri o motivo da queima do ESC...

Abri o motor ontem à noite e vi que o rolamento da frente (perto do pinhão) estava quase travado... era até difícil de girar no dedo. O do fundo até parecia que estava bom, mas por via das dúvidas compensa trocar também.
Com o rolamento quase travado, provavelmente o motor deve ter exigido muito do ESC e por isso esquentou demais os fios (atrito).

Fica de alerta pra galera aí, verificar esses rolamentos vez ou outra... o prejuízo pode ser grande! Eu particularmente não gosto de fazer manutenção do auto, por isso nunca tinha reparado nisso antes.

Agora falando dos rolamentos... a Castle Creations disponibiliza esse kit para os motores:
http://www.ebay.com/itm/Castle-Creation ... 049wt_1059

Mas eu não queria trocar o rotor porque ele está bom ainda, só os rolamentos... alguém sabe onde conseguir os rolamentos e qual é a medida exata deles?

Qual seria um bom produto para limpar eles vez ou outra pra prevenir isso?

Outra pergunta: tem como recondicionar rolamentos ruins ou eles vão para o lixo reciclável mesmo?

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MensagemEnviado: Ter Jan 17, 2012 9:22 am 
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Cá tens o link para os rolamentos..

http://www.ebay.com/itm/Ceramic-OS-7-RC ... 0789545620


Quanto a limpeza motor receptor e esc arrisco apenas ar comprimido. Lubrificanrtes de silicone , hoje depois e amanhã em sitios onde não se chega só vai faer argamassa.
Vi este video para blindar melhor o motor brushless mas ainda dá algum trabalho....

[url]http://www.youtube.com/watch?v=2prN3os4ayc[/url]

Boa sorte


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MensagemEnviado: Ter Jan 17, 2012 9:42 am 
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Veja as medidas do rolamento pelo paquimetro, aí procura na net mas o pessoal de campo grande deve saber de algum canal.
Abra seu esc e veja se tem alguma coisa aparentemente queimada. Se não tiver dá uma testada com alguma bateria vagabal.
Sobre retificar rolamentos, nunca ouvi falar mas eu não faria isso. O rolamento q usa nesses motores não pode ser meia boca.

valeu

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MensagemEnviado: Ter Jan 17, 2012 11:05 am 
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Opa,

Pessoal estou com uma pulga atrás da orelhas aqui...
Meu vorza rodando com 4s notei que o motor esquenta bem mais do que quando rodo com 6s.
A diferença é bem significativa ja que com 6s o motor fica apenas morno, isso acontece pelo fato do motor ser de 25,2V e com 4s ele trabalhar meio que "forçando" ?

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