RC Elétrico - o fórum de automodelismo elétrico!

Corally, Hot Bodies, Serpent, Tamiya, Associated, HPI, Kyosho, Schumacher, Traxxas, X-Ray, Losi, Yokomo, Ofna.

Bem-vindo: Sex Jul 18, 2025 6:05 pm

Todos os horários são GMT - 3 horas

Criar novo tópico Responder  [ 16 mensagens ]  Ir para página 1, 2  Próximo
Autor Mensagem
MensagemEnviado: Dom Abr 19, 2015 5:39 pm 
Novo no Fórum

Boa tarde galera!

Estou pensando em montar um veículo com chassi de madeira em formato tanque de guerra e com as esteiras feitas com corrente de bicicleta. Só que tenho umas dúvidas básicas que talvez alguém possa me ajudar:

1) preciso usar 2 motores, então tenho de usar 2 ESCs?

2) pra fazer um motor girar para um sentido e o outro para outro (para curvas), tenho de usar alguma peça especial? Qual seria?

Obrigado.

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no MySpace

MensagemEnviado: Dom Abr 19, 2015 6:41 pm 
Membro Classe 9
Membro Classe 9

1 Se quiser controle independente sim!
2 Usar um radio com 3 canais ou mais e mixer!

MensagemEnviado: Dom Abr 19, 2015 10:08 pm 
Membro Classe 5
Membro Classe 5

Images: 0
Como o sabongi falou, sim, vc precisa de dois esc´s.

Para controlar as duas esteiras vc tem algumas opções:
-Usar um controle de auto com dois canais e cada canal controlar um lado.
-Usar um controle de auto com dois canais e usar um mixer como o sabongi falou.
Assim no controle de dois canais quando vc acelerar, ele vai acionar as duas esteiras e quando virar uma para cada lado. No caso de acelerar e virar, uma vai mais rapido que a outra para fazer a curva.
-ou um controle com mixagem, normalmente é um controle com 4 canais ou mais.

Se precisar de um mixer eu tenho um.
Esc tbm tenho um que pode servir, mas só tenho um.

MensagemEnviado: Seg Abr 20, 2015 11:04 am 
Novo no Fórum

Artur Fischer escreveu:
Como o sabongi falou, sim, vc precisa de dois esc´s.

Para controlar as duas esteiras vc tem algumas opções:
-Usar um controle de auto com dois canais e cada canal controlar um lado.
-Usar um controle de auto com dois canais e usar um mixer como o sabongi falou.
Assim no controle de dois canais quando vc acelerar, ele vai acionar as duas esteiras e quando virar uma para cada lado. No caso de acelerar e virar, uma vai mais rapido que a outra para fazer a curva.
-ou um controle com mixagem, normalmente é um controle com 4 canais ou mais.

Se precisar de um mixer eu tenho um.
Esc tbm tenho um que pode servir, mas só tenho um.

Pretendo usar um controle de aeromodelo 4 canais... No caso esse já teria esse mixer embutido e funcional?

Como eu faria a ligação dos 2 motores com 2 ESCs no receptor? Alguém já fez algo assim?

Obrigado.

MensagemEnviado: Seg Abr 20, 2015 3:21 pm 
Membro Classe 9
Membro Classe 9

Verifique no manual do rádio escolhido se é possível fazer a mixagem de canais. Cada ESC deve ser ligado em um canal.

MensagemEnviado: Seg Abr 20, 2015 3:46 pm 
Novo no Fórum

sabongi escreveu:
Verifique no manual do rádio escolhido se é possível fazer a mixagem de canais. Cada ESC deve ser ligado em um canal.

sabongi, então o detalhe é apenas este, se o controle permitir mixagem de canais vou conseguir fazer ele girar um motor mais rápido que o outro na hora de fazer curvas e até um girar ao contrário do outro? Obrigado.

MensagemEnviado: Seg Abr 20, 2015 3:55 pm 
Membro Classe 9
Membro Classe 9

Como eu disse, precisaria verificar no manual do rádio!

MensagemEnviado: Seg Abr 20, 2015 3:57 pm 
Novo no Fórum

sabongi escreveu:
Como eu disse, precisaria verificar no manual do rádio!

sabongi, beleza, é que não entendo praticamente nada disto, então se no manual do rádio disser que dá pra fazer mix de canais, posso comprar que vai funcionar desse jeito ali ou precisaria ainda algum componente adicional?

MensagemEnviado: Seg Abr 20, 2015 4:10 pm 
Membro Classe 9
Membro Classe 9

Pode ser que precise de algo a mais pois para fazer curvas voce vai precisar aumentar a velocidade de um lado e diminuir do outro, precisaria verificar se a mixagem permite isso!

Ou, se quiser ser bem economico, pega um radio stick de aeromodelo e um esc liga no stick esquerdo, e o outro no stick direito. Assim voce faz esse controle "manualmente".

MensagemEnviado: Seg Abr 20, 2015 7:28 pm 
Novo no Fórum

sabongi escreveu:
Pode ser que precise de algo a mais pois para fazer curvas voce vai precisar aumentar a velocidade de um lado e diminuir do outro, precisaria verificar se a mixagem permite isso!

Ou, se quiser ser bem economico, pega um radio stick de aeromodelo e um esc liga no stick esquerdo, e o outro no stick direito. Assim voce faz esse controle "manualmente".

Mas aí pra andar em linha reta vai ser meio complicado, né! heheheh

MensagemEnviado: Ter Abr 21, 2015 7:51 pm 
Novo no Fórum

sabongi, você acha que um destes modelos resolve essa questão de mix? Foram os mais em conta que encontrei até agora.

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... -hobby-_JM

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... -mixer-_JM

MensagemEnviado: Ter Abr 21, 2015 8:58 pm 
Membro Classe 9
Membro Classe 9

Leia o manual deles!

MensagemEnviado: Ter Abr 21, 2015 9:44 pm 
Membro Classe 9
Membro Classe 9

Images: 358
Ronaldo nenhum desses dois rádios vai fazer oque você quer , na verdade nenhum rádio tem esse tipo de mixagem , as mixagens possíveis usadas em rádios de aero são canais paralelos e proporcionais , mas essa proporção não vai variar na operação .

Eu tenho tanques e tratores , os tanques são Tamiya e tem um esc próprio para os dois motores ( na verdade ele controla 4 que são os da torre ) , mas são caros , por volta de 250 dólares é difícil de achar , tem os usados nos tanques da HobbyKing que custam uns 80 dólares , você também pode achar o esc usado em barcos de dois motores , eles aceleram alternados para fazer as curvas , mas só para frente , pra trás aceleram igual ,
Tem um circuito usado em helicóptero que faz esse tipo de mixagem , chama " V-tail " ele é ligado em dois canais , mixa eles e tem duas saídas que você pode ligar dois esc comuns ,

Tem uma forma de fazer isso no próprio rádio interligando os fios dos potenciometros de dois canais , mas se você não tem esperiencia e não sabe nada de eletrônica esquece .

Outra coisa você diz que vai usar corrente como esteira , eu fiz um trator usando Correia dentada de máquina , achei uma com 5cm de largura e 45cm de circunferência , usei com os dentes pra fora , ficou bom .

Acho que o jeito mais barato é você arrumar esse mixer de Heli " V-tail " com dois esc comuns ,

Eu ainda devo ter um aquí mas como só uso IPad não consigo colocar foto no fórun , se quiser uma foto me passa o seu email .

Imagem

Personal album

MensagemEnviado: Qua Abr 22, 2015 9:06 am 
Novo no Fórum

Oliveirarmp escreveu:
Ronaldo nenhum desses dois rádios vai fazer oque você quer , na verdade nenhum rádio tem esse tipo de mixagem , as mixagens possíveis usadas em rádios de aero são canais paralelos e proporcionais , mas essa proporção não vai variar na operação .

Eu tenho tanques e tratores , os tanques são Tamiya e tem um esc próprio para os dois motores ( na verdade ele controla 4 que são os da torre ) , mas são caros , por volta de 250 dólares é difícil de achar , tem os usados nos tanques da HobbyKing que custam uns 80 dólares , você também pode achar o esc usado em barcos de dois motores , eles aceleram alternados para fazer as curvas , mas só para frente , pra trás aceleram igual ,
Tem um circuito usado em helicóptero que faz esse tipo de mixagem , chama " V-tail " ele é ligado em dois canais , mixa eles e tem duas saídas que você pode ligar dois esc comuns ,

Tem uma forma de fazer isso no próprio rádio interligando os fios dos potenciometros de dois canais , mas se você não tem esperiencia e não sabe nada de eletrônica esquece .

Outra coisa você diz que vai usar corrente como esteira , eu fiz um trator usando Correia dentada de máquina , achei uma com 5cm de largura e 45cm de circunferência , usei com os dentes pra fora , ficou bom .

Acho que o jeito mais barato é você arrumar esse mixer de Heli " V-tail " com dois esc comuns ,

Eu ainda devo ter um aquí mas como só uso IPad não consigo colocar foto no fórun , se quiser uma foto me passa o seu email .

Oliveirarmp: Encontrei um rádio HobbyKing que tem essa função v-tail, então poderia usar ele sem precisar do mixer de heli?

http://www.hobbyking.com/hobbyking/stor ... 935X37.JPG

O meu e-mail é ronaldo@osowski.com.br

Obrigado.

MensagemEnviado: Qua Abr 22, 2015 9:53 pm 
Membro Classe 9
Membro Classe 9

Images: 358
Ronaldo eu já tive um rádio desse , o V-tail é um efeito de mixagem entre o aelerom e o elevador , no rádio ele não esta mixado com o acelerador , a mixagem é nos dois canais do stick direito , acho que vai ficar difícil de usar ,

Se você usar um módulo externo pode escolher em que canal ligar , pode usar até num rádio de dois canais de carro .

Imagem

Personal album

Criar novo tópico Responder  [ 16 mensagens ]  Ir para página 1, 2  Próximo

Todos os horários são GMT - 3 horas