RC Elétrico - o fórum de automodelismo elétrico!

Corally, Hot Bodies, Serpent, Tamiya, Associated, HPI, Kyosho, Schumacher, Traxxas, X-Ray, Losi, Yokomo, Ofna.

Bem-vindo: Sex Jul 18, 2025 7:46 pm

Todos os horários são GMT - 3 horas

Criar novo tópico Responder  [ 9 mensagens ] 
Autor Mensagem
MensagemEnviado: Sex Mar 28, 2014 10:31 am 
Novo no Fórum

Olá pessoal,

Estava procurando uma bateria para o meu RC e me deparei com uma informação interessante, encontrei uma bateria com 40C B, o que seria esse B no final?

Tenho uma outra questão por exemplo meu RC aceita Lipo 2S, tanto faz eu ter uma bateria de 2000mah/80C ou uma de 5200mah/20C? Eu sei que o C significa a descarga mas como seria essa descarga? quanto menor o C mais rápido ele descarrega e mais desempenho o carrrinho tem?

Valeu Abs

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no MySpace

MensagemEnviado: Sex Mar 28, 2014 10:38 am 
[Moderador]

Images: 0
MoSkAdEBar, essa letra B depois da informação sobre a descarga, eu sinceramente nunca vi, se você postar um link
aqui eu tento ver o que é...

A descarga é calculada assim, você primeiramente transforma a capacidade da bateria que é em "mah" para "A",
cada 1000mah, representa 1A, assim, uma bateria de 2000mah, teria 2A de capacidade.

80C de descarga, quer dizer que ela tem descarga de até 80 vezes a sua capacidade, ou seja, 80 * 2A = 160A de descarga.
Se o seu motor puxa menos que 160A, ótimo, vai funcionar perfeitamente, se ele puxa mais que isso, vai inchar a bateria...

Então, no caso, uma 2000mah 80C tem 160A de descarga, e uma 5200mah 20C tem descarga de 104A. Portanto, a bateria de 2000mah
tem uma descarga maior, porém vai durar muito menos tempo, e a de 5200mah fornece menos descarga, mas dura mais tempo.

MensagemEnviado: Sex Mar 28, 2014 12:43 pm 
Membro Classe 2
Membro Classe 2

Opa pessoal

A letra B acredito que seja lipo B grade

=]

MensagemEnviado: Sex Mar 28, 2014 1:31 pm 
Novo no Fórum

Tatodark,

Legal saber disso, sobre a descarga da bateria, eu tenho um sprint 2 flux vc sabe quanto ampers o motor precisa? E eu sempre tenho que tentar pegar uma bateria para ficar com folga nos ampers certo? tipo se o motor precisa de 160A eu tento pegar uma bateria de 180A, ou não? Você acretida que eu comprei tudo fora e chegou o carro e a bateria e o carregardo ainda não... :?

O link no qual eu vi o B é esse:

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... mpenho-_JM

Valeu pela ajuda..

[]s

MensagemEnviado: Sex Mar 28, 2014 1:45 pm 
[Moderador]

É o nome da marca da bateria, B-grade, como disse o Tetodark.
Indico que não compre ela, essa bateria é uma bateria de baixissimo custo
vendida na hobbyking.com, essa bateria usa células que foram reprovadas nos testes,
e não puderam se tornar Zippys, Turnigys, etc...
Eles inclusive indicam que não use em carrinhos de muito valor, pois podem até pegar fogo a qualquer momento,
então, pagar 160 reais pra correr risco, pra mim não vale a pena...

E sim, a bateria tem que fornecer uma descarga que supra o motor, e ainda sobre mais um pouco, pra não estragar a bateria.

O Sprint 2 Flux tem um motor de 5900kv 4 polos pelo que me lembro, deve puxar uns 80A mais ou menos, motor bem bruto...
Compra uma bateria de 5000mah, de 30C ou mais, que estará seguro... De preferência, Zippy, Turnigy ou Turnigy Nano-tech.

MensagemEnviado: Sex Mar 28, 2014 2:11 pm 
Novo no Fórum

João,

Valeu pela dica, mas eu não ia comprar essa bateria não, o que me chamou a atenção foi esse B mesmo, eu fiquei com uma dúvida, quanto maior a descarga, menor a duração da bateria, e com isso da mais potencia ao RC?

[]s

MensagemEnviado: Sex Mar 28, 2014 2:22 pm 
Membro Classe 10
Membro Classe 10

MoSkAdEBar

Tenha por padrão sempre comprar as baterias ..claro que dentro das suas posses e tamanho do recipiente pra caber as com o maior mah possível e maior carga C que puder.... Marca não importa muito ...

Isso e trabalhar com sobra e ter a tranquilidade de andar sem comprometer seu auto !

Tenho baterias todos os tipos, marcas para poder testar e te digo... cada uma tem uma coisa especial e coisas ruins ... heheheh

Abços

Personal album

MensagemEnviado: Sex Mar 28, 2014 2:29 pm 
[Moderador]

MoSkAdEBar, quanto maior a descarga, mais descarga a bateria pode oferecer (óbvio), mas isso não quer dizer que o carrinho
vá puxar mais corrente simplesmente porque a bateria pode oferecer.. O que determina o tempo que vai durar a bateria é a quantidade de mah,
e o que determina a potência, é se a bateria pode oferecer a descarga que o motor necessita, e a voltagem da bateria...
Se a sua bateria fornece 100A, e o carrinho puxa 105A, o carrinho vai andar mais devagar, e ainda vai inchar a bateria,
agora se você tem uma bateria que fornece mais descarga que o necessário, pode oferecer o dobro, o triplo, o quintuplo, a potência não vai mudar quase nada...
Mas a bateria será menos forçada e durará mais com uma descarga maior.

MensagemEnviado: Sex Mar 28, 2014 7:54 pm 
Novo no Fórum

Entendi,

Valeu pela ajuda galera...

[]s

Criar novo tópico Responder  [ 9 mensagens ] 

Todos os horários são GMT - 3 horas