RC Elétrico - o fórum de automodelismo elétrico!

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MensagemEnviado: Sex Jun 14, 2013 7:11 am 
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eu andei vendo alguns videos.
onde carros com esc de 60a, 80A usando apenas 2 ou 6s andavam muito forte
onde pareciam andar igual ou ate mais doque em videos com esc de 120 a 150A

eu sempre achei que quanto maior fosse a amperagem do esc mais forte o carrinho iria andar.
estou errado sobre isso?


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MensagemEnviado: Sex Jun 14, 2013 8:09 am 
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Posta os videos ai, fica mais fácil pra ajudar sua duvida! Geralmente motores maiores e baterias com mais voltagem exigem esc's com mais amperagem. Se um motor puxa 80A e o esc é de 70A, o esc vai ter sua vida-util reduzida e acabar queimando. Experiencia própria!


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MensagemEnviado: Sex Jun 14, 2013 9:06 am 
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yagoapis escreveu:
...carros com esc de 60a, 80A usando apenas 2 ou 6s andavam muito forte...

ESC de 80A que aceita 6s? tem certeza?

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MensagemEnviado: Sex Jun 14, 2013 12:25 pm 
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Está ERRADO!!!

Entenda, é o motor quem exige a energia e não o ESC que empurra, ou seja, o ESC NUNCA vai enviar energia além da quantidade que o motor solicitou, o mesmo ocorre com as baterias.

suponhamos que seu motor consuma 80A mesmo que você coloque ESC e bateria para 200A ele vai continuar consumindo apenas 80A.

Detalhes que fazem diferença são a programação de um ESC para o outro isso sim faz uma diferença muito grande, assim como a qualidade dos componentes.

Um ESC com potencia maior que a do consumo tem suas vantagens e desvantagens, vantagem que ele vai trabalhar sempre com folga e em teoria sempre "menos quente", desvantagem é o peso e custo que sobem muito, o mesmo ocorre com as baterias...

Atenção NUNCA use ESC e baterias com potencia menor que o consumo do motor!!!

e cuidado com a relação utilizada, uma relação errada pode em alguns casos forçar um consumo acima do esperado podendo levar a queima do motor e esc, ou inchar baterias se for o caso...

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MensagemEnviado: Sex Jun 14, 2013 10:53 pm 
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jefta escreveu:
Está ERRADO!!!

Entenda, é o motor quem exige a energia e não o ESC que empurra, ou seja, o ESC NUNCA vai enviar energia além da quantidade que o motor solicitou, o mesmo ocorre com as baterias.

suponhamos que seu motor consuma 80A mesmo que você coloque ESC e bateria para 200A ele vai continuar consumindo apenas 80A.

Detalhes que fazem diferença são a programação de um ESC para o outro isso sim faz uma diferença muito grande, assim como a qualidade dos componentes.

Um ESC com potencia maior que a do consumo tem suas vantagens e desvantagens, vantagem que ele vai trabalhar sempre com folga e em teoria sempre "menos quente", desvantagem é o peso e custo que sobem muito, o mesmo ocorre com as baterias...

Atenção NUNCA use ESC e baterias com potencia menor que o consumo do motor!!!

e cuidado com a relação utilizada, uma relação errada pode em alguns casos forçar um consumo acima do esperado podendo levar a queima do motor e esc, ou inchar baterias se for o caso...



Opa, acho que me expressei errado, eu quis dar a explicação do amigo jefta, mas me empolei em algumas coisas, ou quase tudo... Peço desculpas! :putz:


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MensagemEnviado: Sex Jun 14, 2013 10:54 pm 
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rpompeu escreveu:
yagoapis escreveu:
...carros com esc de 60a, 80A usando apenas 2 ou 6s andavam muito forte...

ESC de 80A que aceita 6s? tem certeza?



Alguns esc's de Heli sim!!!


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MensagemEnviado: Ter Jun 25, 2013 4:05 pm 
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me expressei errado. oque quiz dizer foi que vi alguns videos na net. onde carros com esc pequenos e baterias fracas chegavam a impinar. e meu vorza com esc mamba e motor trackstar 2650 precisa de 6s pra levanta suavemente do chao as rodas dianteira


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MensagemEnviado: Ter Jun 25, 2013 5:14 pm 
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yagoapis escreveu:
me expressei errado. oque quiz dizer foi que vi alguns videos na net. onde carros com esc pequenos e baterias fracas chegavam a impinar. e meu vorza com esc mamba e motor trackstar 2650 precisa de 6s pra levanta suavemente do chao as rodas dianteira



Tem que ver a questão da "propaganda enganosa" principalmente se você se refere a vídeos de fabricantes de modelos RTR, não é incomum colocarem na descrição do vídeo que o setup é todo original mas daí vc compra o auto e ele nunca roda igual ao do vídeo...


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MensagemEnviado: Ter Jun 25, 2013 5:43 pm 
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yagoapis escreveu:
me expressei errado. oque quiz dizer foi que vi alguns videos na net. onde carros com esc pequenos e baterias fracas chegavam a impinar. e meu vorza com esc mamba e motor trackstar 2650 precisa de 6s pra levanta suavemente do chao as rodas dianteira


Pelo jeito você está querendo fazer "wheelies" (sair empinando), mas o Vorza não é o carro ideal pra isso.

Em geral, os buggies 1/8 são projetados pra grudar mais no chão, manter as 4 rodas tracionando e em contato com o terreno (a não ser em saltos). Mesmo que você ande de 6s e tente alterar a transferência de peso visando fazer o carro empinar em arrancadas, é difícil fazer um Vorza empinar.

Pra empinar, realmente tem alguns carros menores e menos potentes que fazem isso bem.

Dos que eu me lembre agora o Savage XS tem uma tendência inerente de empinar e até de fazer aqueles "standing backflips":



Outros carros bem mais leves e menos potentes (tipo buggy 1/10 2WD), devido à suas características de distribuição de massa e tração traseira também empinam com facilidade.

Então nem tudo é simplesmente uma questão de potência.

Abraço!

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MensagemEnviado: Ter Jun 25, 2013 7:13 pm 
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entendi. a pergunta gerava mais pelo fato do meu motor ser 2650 trackstar e eu estar com problemas pois nao acho um esc legal para comprar.
COMPREI um HK150A nao durou 40 minutos. e o esc Mamba de 120A dele esta muito velho e dando muito problemas.... pois o mesmo ja foi arrumado muito..esta com bec externo pro cooler... fios todos soldados pelo tempo de uso terem quebrado e descascados. e vira e meche para.
estou querendo comprar um esc bom e nao sei qual comprar.


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MensagemEnviado: Ter Jul 09, 2013 3:17 am 
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yagoapis escreveu:
entendi. a pergunta gerava mais pelo fato do meu motor ser 2650 trackstar e eu estar com problemas pois nao acho um esc legal para comprar.
COMPREI um HK150A nao durou 40 minutos. e o esc Mamba de 120A dele esta muito velho e dando muito problemas.... pois o mesmo ja foi arrumado muito..esta com bec externo pro cooler... fios todos soldados pelo tempo de uso terem quebrado e descascados. e vira e meche para.
estou querendo comprar um esc bom e nao sei qual comprar.



O Vorza não empina porque tem um diff central... Se blocar o diff central, ele vai empinar sim!


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MensagemEnviado: Ter Jul 09, 2013 6:04 pm 
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bem,ja que é pra tirar a duvida aqui,tb quero tirar uma minha
em um radio hpi tf-1 usado so que ta mt conservado eu pego uns 70 reais?

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MensagemEnviado: Ter Jul 09, 2013 6:09 pm 
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monster_beatle escreveu:
bem,ja que é pra tirar a duvida aqui,tb quero tirar uma minha
em um radio hpi tf-1 usado so que ta mt conservado eu pego uns 70 reais?


Dificilmente...

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Revinho 17/12 =)


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