RC Elétrico - o fórum de automodelismo elétrico!

Corally, Hot Bodies, Serpent, Tamiya, Associated, HPI, Kyosho, Schumacher, Traxxas, X-Ray, Losi, Yokomo, Ofna.

Bem-vindo: Seg Jul 21, 2025 4:34 am

Todos os horários são GMT - 3 horas

Criar novo tópico Responder  [ 7 mensagens ] 
Autor Mensagem
MensagemEnviado: Seg Mar 04, 2013 11:07 am 
Novo no Fórum

Alguem pode me explicar porque tenho q ter um esc para cada tipo de Motor ou bateria.

Se eu tenho um ESC é de 60A que tipos de bateria eu posso usar? tem q obrigatoriamente ter um cooller para refrigerar??? posso usar baterias de 2S ou 3 S. Qual o sentido da programação.

Desculpa a ignorância mas sou novo no Eletrico, e nao sou engenheiro ou tecnico em eletrônica.

agradeço

Wagner

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no MySpace

MensagemEnviado: Seg Mar 04, 2013 11:14 am 
[Moderador]

Images: 0
wagnersahara, o ESC serve pra controlar a velocidade do carrinho, e também é na maioria das vezes
responsável por alimentar o receptor também, ou seja, é o centro do carrinho, a parte mais importante...
Primeiramente, se vc tem um ESC de 60A, é provável que ele suporte 2 ou 3S, mas qual é o motor que vc usará?
Se o seu ESC é de 60A, vc não pode usar um motor que puxe mais de 60A, caso ele não puxe, vc pode usar 3 e 2S...
Quanto a usar um cooler pra refrigerar, nem sempre é necessário, mas ajuda bastante, se seu ESC estiver esquentando, compre um cooler, caso esteja rodando tranquilamente, pode ficar sem cooler...
E a programação dos ESCs, depende do seu ESC, mas lá você configura coisas como: Cutoff (Vc seleciona a voltagem em que ele deve cortar a corrente, para caso vc use lipo), ajuste de freio (Porcentagem), ajuste de arrancada (porcentagem), ajuste de Timming, Ajuste de Drag Brake (quando solta o acelerador ele dá uma freiada (porcentagem), ajuste de força da ré, entre várias outras coisas...

MensagemEnviado: Seg Mar 04, 2013 11:31 am 
Novo no Fórum

Obrigado pelas explicações agora ficou claro.
Valeu

MensagemEnviado: Sex Mar 22, 2013 3:51 pm 
Novo no Fórum

Prezado João Vitor,

Me esclareça uma duvida: Tenho um HIMOTO com motor escovado 380 e seu ESC original estava queimado, então adquiri um ESC Tamiya TEU104bk usadinho e coloquei no carrinho. Só que ele precisa de UBEC, então fiz um jump da bateria do carrinho e liguei o UBEC nele através de terminais Tamiya. O carro funciona normalmente, será que pode dar algum problema? ou é melhor usar uma fonte de energia separada para o ESC, tipo aqueles pack de 4 pilhas?

Abs.
Wellington.

MensagemEnviado: Sex Mar 22, 2013 5:46 pm 
Membro Classe 9
Membro Classe 9

wellcj5 escreveu:
Prezado João Vitor,

Me esclareça uma duvida: Tenho um HIMOTO com motor escovado 380 e seu ESC original estava queimado, então adquiri um ESC Tamiya TEU104bk usadinho e coloquei no carrinho. Só que ele precisa de UBEC, então fiz um jump da bateria do carrinho e liguei o UBEC nele através de terminais Tamiya. O carro funciona normalmente, será que pode dar algum problema? ou é melhor usar uma fonte de energia separada para o ESC, tipo aqueles pack de 4 pilhas?

Abs.
Wellington.

Eu já tive esse mesmo esc e o UBEC dele eu ligava em qualquer canal vago na receptora, funcionava normalmente e repassei esse esc a um amigo que o usa com 2 motores 380 e ainda sim funciona normal! É só ficar de olho nas temperaturas que tá tranquilo!

MensagemEnviado: Sex Mar 22, 2013 6:16 pm 
[Moderador]

Se vc fez um jumper direto da bateria pro receptor, é bom que a bateria não passe muito dos 6V, pq se não vc pode queimar seu servo, e o que tiver ligado no receptor...

MensagemEnviado: Sex Mar 22, 2013 7:17 pm 
Membro Classe 9
Membro Classe 9

João Victor escreveu:
Se vc fez um jumper direto da bateria pro receptor, é bom que a bateria não passe muito dos 6V, pq se não vc pode queimar seu servo, e o que tiver ligado no receptor...

Exatamente! Por isso eu liguei na receptora, porque lá é no maximo 6v! :wink:

Criar novo tópico Responder  [ 7 mensagens ] 

Todos os horários são GMT - 3 horas