RC Elétrico - o fórum de automodelismo elétrico!

Corally, Hot Bodies, Serpent, Tamiya, Associated, HPI, Kyosho, Schumacher, Traxxas, X-Ray, Losi, Yokomo, Ofna.

Bem-vindo: Qui Jul 17, 2025 12:04 am

Todos os horários são GMT - 3 horas

Criar novo tópico Responder  [ 41 mensagens ]  Ir para página 1, 2, 3  Próximo
Autor Mensagem
MensagemEnviado: Qui Jan 26, 2012 8:55 pm 
Novo no Fórum

Caros colegas.

Sou iniciante neste hobby e acabo de comprar um carro on road HSP XEME 1/10 que veio com uma bateria 7.2 v 1800 am. Usei o carrinho sem dar uma carga na bateria.
O mesmo andou, porém muito pouco tempo e perdeu força. Imaginei que seria em função de ter vindo na embalagem com pouca carga.
Coloquei para carregar e a luz do carregador ficou acesa. Periodiamente fui verificar e não se apagava. Deixei carregando por cerca de 2 horas e não se apagou. Imagino que quando a carga estiver completa ela deve se apagar.
Porém, por questões de segurança e receio de provocar algum problema, resolvi parar de carregar.

Qual seria o tempo estimado de carga nesta bateria? Estando totalmente carregada, por quanto tempo consigo andar? Estas informações não constam no manual do carro (já o li por completo).

Que outro tipo de bateria este carrinho suportaria sem danos? Uma bateria mais forte melhora a performance ou isto está ligado somente ao motor?

Agradeço uma ajuda

Abs

Marcos

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no MySpace

MensagemEnviado: Qui Jan 26, 2012 9:03 pm 
[Moderador]

Images: 0
Amigo, sinto em lhe informar, mas a bateria original, realmente dura pouquissimo, (20 minutos no maximo), e com 10 minutos
andando ele ja perde a força pela metade, o carregador tem output de 250mah se eu não me engano, o que demora 7.2 horas pra carregar a bateria...

Ele original suporta lipo 2S, eu troquei as baterias originais do meu por uma de 2200mah, e ele andou uns 40 minutos com cada bateria,
mas como o compartimento é grande, tem como usar lipo de até mais de 5000mah, o que duraria mais de uma hora... só tem que tomar
cuidado com a temperatura do motor, para não torrar ele...

E seu ESC não tem cutoff, portanto teria que usar um buzzer para não estragar a bateria,
e lipo necessita de carregador especifico para lipo, recomendo os computadorizados, se lhe interessar, eu lhe explico melhor...

CUTOFF: Corte de voltagem baixa, baterias de lipo não podem ficar com voltagens abaixo de 3,0V, ESCs que possuem cutoff,
são programados para pararem o automodelo quando a bateria chegar nesta voltagem, ou um pouco acima.

BUZZER: Apito que lhe avisa quando a voltagem está baixa, quando ele começar à apitar você tem que parar o carrinho para poder carregar a bateria.

E seja bem vindo ao fórum.

MensagemEnviado: Qui Jan 26, 2012 9:12 pm 
Novo no Fórum

Caro João Vitor, muito obrigado pela força inicial.

Agora fiquei com dúvida em relação ao que você falou sobre o cutoff. Será que "danifiquei" minha bateria logo no 1º uso? Mina bateria, como falei, é uma 7.2 v 1800 am. O que você recomendaria e onde posso comprar?

Como posso saber se minha bateria está perdendo força para eu parar e não estragá-la.

Caramba. . . . .7 horas para carregar minha bateria? . . .Nínguém merece. Brincar uma vez e deixar a noite carregando? A bateria influenci na performance. Se eu trocar vai andar mais forte?

Este tal de buzzer, é algo que tem que instalar?

Obg e abs.

Marcos

MensagemEnviado: Qui Jan 26, 2012 9:20 pm 
[Moderador]

Intelisano a bateria original do automodelo, é de Niquel (NiHM), e esta pode descarregar totalmente,
não precisa de buzzer nem cutoff, isto é apenas se for trocar sua bateria para uma lipo, sua bateria tem 7.2V,
e uma Lipo 2S, tem 8.4V totalmente carregada, o que dá uma aumentada brusca de velocidade no carrinho,
realmente 7 horas pra carregar e 20 minutos andando é triste... eu ja passei por isto, pois meu Rc era igual ao seu...

A bateria de lipo, descarrega de forma diferente, e não sei porque, dura muito mais, mesmo tendo a mesma quantidade de mah (que na sua é 1800), então valeria à pena, só que é caro colocar uma lipo no RC... pois uma lipo 5000mah aqui no fórum, da Zippy que é uma marca boa, custa 69 reais + frete, que é o menor preço que se encontra pra uma lipo de 5000mah, e um carregador computadorizado com fonte para ligar na tomada, põe ai mais uns 160, e tbm um buzzer, que custa 14 reais + frete...

MensagemEnviado: Qui Jan 26, 2012 9:30 pm 
Novo no Fórum

João Vitor, valeu pelas dicas.

Uma última dúvida, meu carregador tem um led que fica aceso. Acredito que quando acabar a carga ele vai apagar. O que aconteceria se eu deixar ele carregando mais do que as 7 horas? Pode danificar a bateria?

Concordo com você, trocar agora a bateria com todo este custo que você citou acho que é gastar muito. Vou optar por carregar e ter paciência ou comprar outra de reserva. Você conhece um bom lugar para comprar uma outra bateria igual a minha?

Mais uma vez obrigado e abs.

Marcos Intelisano

MensagemEnviado: Qui Jan 26, 2012 9:34 pm 
[Moderador]

Eu sinceramente não sei sobre o LED, até porque não tenho tomada 220 em casa,
só tinha 110, e o led nem acendia kkkk
quanto à comprar bateria reserva, acho que não valeria à pena, porque teria que ter outro carregador,
se não tiver, nem teria tanta diferença ter 2 baterias...
daqui a um tempo, eu colocarei à venda, uma lipo 2S 6000mah, e um carregador HKC6 que carrega essa bateria em
mais ou menos uma hora de 20 minutos, um pouco mais barato por ser usado (o carregador, bateria é nova), e ja vem com fonte pra parede, e tbm tenho buzzer, se lhe interessar...

MensagemEnviado: Qui Jan 26, 2012 9:47 pm 
Novo no Fórum

Caro João,

Obrigado por todas as informações. Por enquanto vou ter que ter paciência e começar a aproveitar o que acabei de comprar. É provável que depois comece a querer mais. Sobre a bateria, se eu resolver comprar outra volto a falar com você.

Valeu e nos falamos por aqui.

Abs.

Marcos

MensagemEnviado: Sex Jan 27, 2012 5:01 pm 
Membro Classe 10
Membro Classe 10

coloca sua cidade no seu perfil ok
seu carregador deve ser aquele pequeno né?e não apaga a luz não,sua bateria é ni-cd ou ni-mh?o que pode te ajudar e ser barato,é comprar um carregador mais rápido de ni-mh ni-cd,eu tinha dois usados as vezes aparece no forum,um deles carregava em 15minutos e o outro em 45m,custam na faixa de 50,00,fica de olho no forum e quanto a bateria vai me entrar uma ni-mh usada de 3000mah,o que dura o dobro da sua pra andar mas tbm dura o dobro pra carregar,se interessar me avisa que quando chegar te dou um toque
abç e fica na paz

OFNA LX2E MAMBA,6S CLUBE 3D(185KM/H)
sakura xi sport,sakura xi sport cs drift,tt02 drift

QUALIFICAÇÕES
viewtopic.php?f=3&t=23242

MensagemEnviado: Sex Jun 22, 2012 10:28 pm 
Membro Classe 2
Membro Classe 2

João Victor escreveu:
Amigo, sinto em lhe informar, mas a bateria original, realmente dura pouquissimo, (20 minutos no maximo), e com 10 minutos
andando ele ja perde a força pela metade, o carregador tem output de 250mah se eu não me engano, o que demora 7.2 horas pra carregar a bateria...

Ele original suporta lipo 2S, eu troquei as baterias originais do meu por uma de 2200mah, e ele andou uns 40 minutos com cada bateria,
mas como o compartimento é grande, tem como usar lipo de até mais de 5000mah, o que duraria mais de uma hora... só tem que tomar
cuidado com a temperatura do motor, para não torrar ele...

E seu ESC não tem cutoff, portanto teria que usar um buzzer para não estragar a bateria,
e lipo necessita de carregador especifico para lipo, recomendo os computadorizados, se lhe interessar, eu lhe explico melhor...

CUTOFF: Corte de voltagem baixa, baterias de lipo não podem ficar com voltagens abaixo de 3,0V, ESCs que possuem cutoff,
são programados para pararem o automodelo quando a bateria chegar nesta voltagem, ou um pouco acima.

BUZZER: Apito que lhe avisa quando a voltagem está baixa, quando ele começar à apitar você tem que parar o carrinho para poder carregar a bateria.

E seja bem vindo ao fórum.

Opa amigo boa noite !!
Deixa eu tirar uma dúvida com vc.
tenho 2 baterias uma de 1800 ni mh e outra 6800 ni mh.
Para as 2 eu tenho o carregador simples 9V por 250mah, a menor carrega em 7 horas e a outra umas 10 ou 12.
Fuçando em casa achei uma fonte de 9V 1000 mah estabilizada !!! troquei o conector e deixei carregando.
bem para testar deixei as 2 umas 7 horas cada e fui andar só decepção. A 1800 andei 15 min e a outra uns 25min, e antes era uns 35 min a de 1800 e uns 45 min a de 6800.
Oque aconteceu ? eu pensei !!!
Bem como tenho uma boa noção de eletrônica imaginei que poderia ser poucos watts a fonte apesar de 1000mah.
Na casa do meu pai ele achou uma fonte estabilizada 9V 1000 mah mas com 15 watts =D...pesadinha dahora essa kkk
Mas já estou recioso de usar.
Será que vou ter que deixar carregando com o original mesmo 250 mah ???? 7 hr e 12 hr. :cry:

Depois vou comprar uma lipo 2s de 5000 mah e carregador. Mas por enquanto né kkkk

=D
Bolha Opala SS 1976
REDCAT-Lightning EPX DRIFT 1/10
Motor 10T , Esc Trackstar 60A Até 3S

Kyosho DST "Convertido"
Combo 1/8 - 2000Kv Esc 150A até 6S

MensagemEnviado: Sex Jun 22, 2012 10:47 pm 
[Moderador]

6800mah dividido por 250mah = 30 horas pra carregar totalmente a bateria,
vc não está carregando nem a metade, mas como vc manja de eletrônica, é sim
esse lance de watts, geralmente os carregadores mais fracos que usamos é de 50W...

MensagemEnviado: Sex Jun 22, 2012 11:34 pm 
Membro Classe 2
Membro Classe 2

João Victor escreveu:
6800mah dividido por 250mah = 30 horas pra carregar totalmente a bateria,
vc não está carregando nem a metade, mas como vc manja de eletrônica, é sim
esse lance de watts, geralmente os carregadores mais fracos que usamos é de 50W...

Caraca agora entendi a conta rsrs
Putz quase 30 horas para carregar com esse de 250mah.

Bem vou tentar agora carregar essa de 6800 com carregador 1000mah e 15Watts e ver noque dá.
Pela conta serao 7 horas de carga.

Será que 1000 mah é muita amperagem para carregar com uma qualidade legal ?
Lembrando que é NI Mh

=D
Bolha Opala SS 1976

Kyosho DST "Convertido"

MensagemEnviado: Sáb Jun 23, 2012 1:49 pm 
[Moderador]

dependendo da bateria vc pode carregar até a 1C, que
no caso seria 6800 ampéres, mas até 6000 é seguro carregar...

MensagemEnviado: Ter Jun 26, 2012 9:22 pm 
Membro Classe 2
Membro Classe 2

João Victor escreveu:

Opa boa noite colega !!!
Me tira uma dúvida mas acho que deu merda. :rip:

andei dando algumas cargas em minhas baterias com aquele carregador que esquentava pacas a bateria lembra que falei.
Então de ontem para hj deixei a minha bateria de 1800 mah carregando por 10 Horas com o carregador original de 250mah. Antes ela me dava uns 30 min de bagunça kkk hj ela me deu 10 min. e nem tava forçando !!!! andei com dedo leve na garagem.
E acho que a outra minha de 6800 mah pode estar com mesmo problema!!!

Será que estraguei elas ???
Tem alguma forma de recuperar ? esgotar carga e dar uma nova sei lá !!!
:consolo:

=D
Bolha Opala SS 1976

Kyosho DST "Convertido"

MensagemEnviado: Qui Jul 12, 2012 9:17 am 
Membro Classe 2
Membro Classe 2

João Victor escreveu:

Opa bom dia !!!
Comprei o Imax B6 no ML e fonte estou usando uma de PC estabilizada de 300W reais e estou usando a saida de 12 V 15 Amperes. Eu achei muito bom o custo beneficio. Comprei uns conectores para ele, Selei ela ficou show e com uma potencia Excelente

Minha dúvida é.

Quantos ciclos de reciclagem é bom eu fazer ? Pelo oque vi ele faz até 5 ciclos.
E qual voltagem minima para descarga e amperagem de consumo ?
E qual amperagem para carga ?

Estou fazendo testes assim:
Descarga até chegar a 6V com amperagem de 0.7mah de consumo
E carga com 0.5mah

E percebo que cada ciclo aumenta a amperagem que carrega.
1º 1300mah 2º 1420mah 3º 1520mah
3 foi o maximo de cilclos que já fiz.
Lembrando que essa bateria é uma de 6800mah que tenho, eu pensei que o carregador carregaria até esses 6800mah. Será que é alguma configuração ?
Ela é de NIMH.
Abraço e obrigado pela paciencia rsrs

=D
Bolha Opala SS 1976

Kyosho DST "Convertido"

MensagemEnviado: Qui Jul 12, 2012 10:30 am 
Membro Classe 3
Membro Classe 3

Caros,

Segue uma forma aproximada do tempo de carregamento de bateria, usei um lipo como exemplo:

Tempo de carga:

Tc = (100-EC) x AA x 1,2 / 100 x CC

Considerando lipo 5000 mah, 3s , 5c:

AA é a corrente nominal da bateria:

EC é o quanto a tenção da lipo pode baixar para que não cause dano a bateria:

3,7_____________100%
3,0_____________ EC

EC = 82%

CC é a corrente utilizada para carregar a bateria, vou considerar 70% do valor nominal da bateria:

CC = 0,7 x 5,0 = 3,5 a

Então:

Tc =(100-82) x 5 x 1,2 / 100 x 3,5

Tc = 0, 3 h = 18 min

Cleyton

Criar novo tópico Responder  [ 41 mensagens ]  Ir para página 1, 2, 3  Próximo

Todos os horários são GMT - 3 horas