RC Elétrico - o fórum de automodelismo elétrico!

Corally, Hot Bodies, Serpent, Tamiya, Associated, HPI, Kyosho, Schumacher, Traxxas, X-Ray, Losi, Yokomo, Ofna.

Bem-vindo: Sáb Jul 19, 2025 6:31 pm

Todos os horários são GMT - 3 horas




Criar novo tópico Responder  [ 15 mensagens ] 
Autor Mensagem
MensagemEnviado: Sex Dez 18, 2009 11:21 pm 
Offline
Novo no Fórum

Registrado em: Seg Jan 05, 2009 9:59 pm
Mensagens: 46
Fala pessoal! Já postei dúvidas referentes à gear ratio em outro tópico, porém aqui acho que vai ser mais eficaz. O meu automodelo está esquentando demais e fui sugerido mudar a relação de pinhão e coroa. É um HPI Sprint 2 Flux, motor brushless 5700kv, com coroa de 90T e pinhão de 23T, ambos 48 pitch, tudo original.

Então queria saber assim, o que eu preciso mudar nessa transmissão para ele aquecer menos e trabalhar mais folgado. Compro um pinhão menor?!

Obrigado.

_________________
Hpi Sprint 2 flux


Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no MySpace
Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Sex Jan 08, 2010 9:28 am 
Offline
Novo no Fórum
Avatar do usuário

Registrado em: Ter Jul 07, 2009 12:01 pm
Mensagens: 10
Bfun escreveu:
Fala pessoal! Já postei dúvidas referentes à gear ratio em outro tópico, porém aqui acho que vai ser mais eficaz. O meu automodelo está esquentando demais e fui sugerido mudar a relação de pinhão e coroa. É um HPI Sprint 2 Flux, motor brushless 5700kv, com coroa de 90T e pinhão de 23T, ambos 48 pitch, tudo original.

Então queria saber assim, o que eu preciso mudar nessa transmissão para ele aquecer menos e trabalhar mais folgado. Compro um pinhão menor?!

Obrigado.


Olá Bfun, tudo bem?

Cara, desculpa usar teu tópico, mas gostaria de saber se esse chassi, na configuração original, é potente? Qual bateria você usa?

Abraço

Att.,
Rodolfo.


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Sex Jan 08, 2010 1:51 pm 
Offline
Membro Classe 10
Membro Classe 10
Avatar do usuário

Registrado em: Ter Set 08, 2009 9:49 pm
Mensagens: 2162
Images: 0
Localização: Foz do Iguaçu - PR
Bfun escreveu:
Fala pessoal! Já postei dúvidas referentes à gear ratio em outro tópico, porém aqui acho que vai ser mais eficaz. O meu automodelo está esquentando demais e fui sugerido mudar a relação de pinhão e coroa. É um HPI Sprint 2 Flux, motor brushless 5700kv, com coroa de 90T e pinhão de 23T, ambos 48 pitch, tudo original.
Então queria saber assim, o que eu preciso mudar nessa transmissão para ele aquecer menos e trabalhar mais folgado. Compro um pinhão menor?!
Obrigado.


o que seria esquentando muito para você Bfun??
já mediu a temperatura pra ter uma idéia de quantos graus está chegando??
mas sim, você trocar pinhão ou coroa pode ajudar a resfriar.
no meu caso uso um slash com velineon 3500kv estou usando relação 86x23 e esquenta muito, próximo ao limite que seria 200°F uns 93°C. o padrão dele é 86x18 mas tudo depende de motor para motor cara.

_________________
Sakura Zero S
Losi XXX-SCB


Personal album
Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Sex Jan 08, 2010 1:53 pm 
Offline
Membro Classe 10
Membro Classe 10
Avatar do usuário

Registrado em: Seg Dez 04, 2006 9:41 am
Mensagens: 3762
Localização: Diadema - SP
Bfun escreveu:
Fala pessoal! Já postei dúvidas referentes à gear ratio em outro tópico, porém aqui acho que vai ser mais eficaz. O meu automodelo está esquentando demais e fui sugerido mudar a relação de pinhão e coroa. É um HPI Sprint 2 Flux, motor brushless 5700kv, com coroa de 90T e pinhão de 23T, ambos 48 pitch, tudo original.

Então queria saber assim, o que eu preciso mudar nessa transmissão para ele aquecer menos e trabalhar mais folgado. Compro um pinhão menor?!

Obrigado.



Isso mesmo, a tendência é, com um pinhão menor, seu motor esquentar menos...

Porém, tente descobrir a relação interna do seu carro... pra gente poder calcular a relação final!

_________________
== T.O.P. Rebel F1 ==
== DX3R ==
== Lipo! ==


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Sex Jan 08, 2010 6:12 pm 
Offline
Membro Classe 10
Membro Classe 10
Avatar do usuário

Registrado em: Seg Dez 17, 2007 8:07 am
Mensagens: 2783
Localização: Florianópolis - SC
Bfun escreveu:
Fala pessoal! Já postei dúvidas referentes à gear ratio em outro tópico, porém aqui acho que vai ser mais eficaz. O meu automodelo está esquentando demais e fui sugerido mudar a relação de pinhão e coroa. É um HPI Sprint 2 Flux, motor brushless 5700kv, com coroa de 90T e pinhão de 23T, ambos 48 pitch, tudo original.

Então queria saber assim, o que eu preciso mudar nessa transmissão para ele aquecer menos e trabalhar mais folgado. Compro um pinhão menor?!

Obrigado.


a Relacao interna é a mesma dos outros sprint (2.13)
com 90t/23t, sua config atual a relacao esta em 8.33:1

eu acho que vc poderia baixar para 7.5:1
na real relacao é um pouco de teste
eu andava com 5700kv usando relacao 7.16:1

podes usar esta calculadora aqui para ver o que precisa trocar.
http://www.zerogravitydriftrc.com.br/in ... ew=relacao

nao tem o sprint flux ali na lista de carros, mas podes usar o sprint 2 drift que vai dar na mesma

_________________
Imagem
Tópico de referências.


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Dom Jan 10, 2010 7:53 pm 
Offline
Novo no Fórum

Registrado em: Seg Jan 05, 2009 9:59 pm
Mensagens: 46
Fala Fábio, deixa eu ver se entendo.
A relação 7.5:1 que você recomenda é maior que a 8.33:1 atual. Quanto menor a relação, mais torque e mais aquecimento no motor, correto?! Para chegar a 7.5:1 eu teria que comprar um pinhão com mais dentes, tipo 26t, ou senão uma coroa com menos dentes, tipo 80t. Correto?!

Para aqueles que perguntaram da temperatura, na verdade eu nunca medi exatamente. O fabricante diz que deve chegar ao limite de 80o C. Mas assim, qualquer voltinha 5min acelerando um pouquinho o esc e motor estão muito quentes, não dá pra encostar.

Outra coisa, aliviando (aumentando) a relação, o esc também esforça menos, certo?!

Obrigado.

_________________
Hpi Sprint 2 flux


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Dom Jan 10, 2010 8:11 pm 
Offline
Membro Classe 10
Membro Classe 10
Avatar do usuário

Registrado em: Seg Dez 17, 2007 8:07 am
Mensagens: 2783
Localização: Florianópolis - SC
Bfun escreveu:
Fala Fábio, deixa eu ver se entendo.
A relação 7.5:1 que você recomenda é maior que a 8.33:1 atual. Quanto menor a relação, mais torque e mais aquecimento no motor, correto?! Para chegar a 7.5:1 eu teria que comprar um pinhão com mais dentes, tipo 26t, ou senão uma coroa com menos dentes, tipo 80t. Correto?!

Para aqueles que perguntaram da temperatura, na verdade eu nunca medi exatamente. O fabricante diz que deve chegar ao limite de 80o C. Mas assim, qualquer voltinha 5min acelerando um pouquinho o esc e motor estão muito quentes, não dá pra encostar.

Outra coisa, aliviando (aumentando) a relação, o esc também esforça menos, certo?!

Obrigado.


entao cara, na real vc nao pode deixar nem muito baixa nem muito alta, pois nestes 2 casos vai esquentar.
usando o que vc tem.
vc pode, mudar o pinhao
e ficar com 90/26 que da 7.37:1
ou mudara coroa e ficar com 78/23 e ficar com 7.22:1
como pinhao é mais facil e barato achar...
aconselhor vc pegar uns pinhao e testar a relacao, até achar uma que o seu motor fique legal

_________________
Imagem
Tópico de referências.


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Dom Jan 10, 2010 10:13 pm 
Offline
Novo no Fórum

Registrado em: Seg Jan 05, 2009 9:59 pm
Mensagens: 46
Ah beleza. Outra coisa, isso alivia o esc também?!

_________________
Hpi Sprint 2 flux


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Seg Jan 11, 2010 7:32 am 
Offline
Membro Classe 10
Membro Classe 10
Avatar do usuário

Registrado em: Seg Dez 17, 2007 8:07 am
Mensagens: 2783
Localização: Florianópolis - SC
Bfun escreveu:
Ah beleza. Outra coisa, isso alivia o esc também?!

sim

_________________
Imagem
Tópico de referências.


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Seg Jan 11, 2010 9:10 am 
Offline
Membro Classe 9
Membro Classe 9

Registrado em: Qua Abr 09, 2008 10:35 am
Mensagens: 1939
Localização: Piracicaba - SP
Voce anda de drift ou grip?!

Com motor 5700kv no grip, voce pode deixar a relaçao na casa do 6,9~7,1 ... essa é a relaçoa media que da pra usar com esse motor. digo pois esse kit flux é o mesmo motor mamba max, e essa foi a relaçao que eu (e mais um pessoal) achamos para a pista com 5700.

Nao se esqueça, quanto maior o "numero", mais curto ele fica, e vice versa. no seu caso, voce estaria alongando a relaçao, baixando de 8.xx para 7.xx.

Abs

_________________
-HPI Sprint 2 - MMax / 5700kv
-Traxxas T-Maxx - MM Pro / 3950kv
-Tamiya M04L - Beetle 1968 - esse fica na estante.


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Seg Jan 11, 2010 11:01 pm 
Offline
Novo no Fórum

Registrado em: Seg Jan 05, 2009 9:59 pm
Mensagens: 46
Aee, então, estarei alongando a relação da transmissão, trazendo menos torque e menos esforço.

Para alongar: pinhão com mais dentes ou coroa com menos dentes.

Correto?!

Obs: ando de grip mas pretendo andar de drift, nada demais, só brincadeira.

_________________
Hpi Sprint 2 flux


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Ter Jan 12, 2010 7:47 am 
Offline
Membro Classe 10
Membro Classe 10
Avatar do usuário

Registrado em: Seg Dez 17, 2007 8:07 am
Mensagens: 2783
Localização: Florianópolis - SC
Bfun escreveu:
Aee, então, estarei alongando a relação da transmissão, trazendo menos torque e menos esforço.

Para alongar: pinhão com mais dentes ou coroa com menos dentes.

Correto?!

Obs: ando de grip mas pretendo andar de drift, nada demais, só brincadeira.


é isso ai amigo

_________________
Imagem
Tópico de referências.


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Sex Fev 05, 2010 3:45 pm 
Offline
Membro Classe 7
Membro Classe 7
Avatar do usuário

Registrado em: Sáb Dez 26, 2009 3:00 pm
Mensagens: 1341
Images: 0
Localização: Campo Grande - MS
_HuMMeR_ escreveu:
Voce anda de drift ou grip?!

Com motor 5700kv no grip, voce pode deixar a relaçao na casa do 6,9~7,1 ... essa é a relaçoa media que da pra usar com esse motor. digo pois esse kit flux é o mesmo motor mamba max, e essa foi a relaçao que eu (e mais um pessoal) achamos para a pista com 5700.

Nao se esqueça, quanto maior o "numero", mais curto ele fica, e vice versa. no seu caso, voce estaria alongando a relaçao, baixando de 8.xx para 7.xx.

Abs


Olá pesssoal, com relação a Transmissão, estou pensando em colocar no meu Sprint um Pinhao de 30 t, no original é 23 t, vou deixar a coroa original de 90t, tem algum problema em baixar a relação de 8.33 para 6.39, o que vcs acham???

Att. Eduardo

_________________
Imagem


Personal album
Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Sex Fev 05, 2010 3:55 pm 
Offline
Membro Classe 10
Membro Classe 10
Avatar do usuário

Registrado em: Dom Fev 10, 2008 11:59 pm
Mensagens: 2942
Localização: Brasília
Com o 5700 eu andava com 6.7 e ficava no ponto pra pista aqui de bsb, 6.39 acho que força um pouco, só testando mesmo, sempre de olho na temperatura.

_________________
Savage Flux HP, Ofna GTP2-e e Tamiya DT02
Imagem


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Sex Fev 05, 2010 4:38 pm 
Offline
Membro Classe 7
Membro Classe 7
Avatar do usuário

Registrado em: Sáb Dez 26, 2009 3:00 pm
Mensagens: 1341
Images: 0
Localização: Campo Grande - MS
rpompeu escreveu:
Com o 5700 eu andava com 6.7 e ficava no ponto pra pista aqui de bsb, 6.39 acho que força um pouco, só testando mesmo, sempre de olho na temperatura.


Sendo assim, posso mudar o pinhao para 29 t assim vai dar uma relação de 6.61, eu não uso o carro em pista somente para "brincar" final de semana. Vc acha que pode esquentar muito com 6.61, desculpe a pergunta é que esse é meu primeiro eletrico, sempre tive automodelos a combustão.

_________________
Imagem


Personal album
Voltar ao topo
 Perfil  
 
Exibir mensagens anteriores:  Ordenar por  
Criar novo tópico Responder  [ 15 mensagens ] 

Todos os horários são GMT - 3 horas


Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 2 visitantes


Enviar mensagens: Proibido
Responder mensagens: Proibido
Editar mensagens: Proibido
Excluir mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Procurar por:
Ir para:  
Powered by phpBB® Forum Software © phpBB Group
Projegido por Anti-Spam ACP
Traduzido por: Suporte phpBB