OSP Julinho escreveu:
Caraca, maneiro. Realmente não é nenhum bicho de sete cabeças. É sussegado. Bom, acho que até semana que vem, compro pelo menos o servo e quem sabe, mais alguma esteirinha. Por falar em besteirinha, vi em outro tópico alguem recomendando um negócio que serve como segurança pra não zuar a bateria e quando diminue a voltagem dela (eu acho), este aparelhinho emite um sinal. É necessário isso mesmo? E qual seria o nome?
O nome é buzzer, as lipos quando chegam a uma voltagem menor que 3V por célula (ex: uma 2S tem duas células, se uma delas chegarem a menos de 3V), a célula estraga, então, o Buzzer é um medidor de voltagem, que verifica a voltagem de cada célula individualmente, se uma delas chegar a 3,2V ele já começa a apitar pra avisar quando é a hora de parar de andar e colocar no carregador.
A maioria dos ESCs brushless possuem um sistema chamado "cutoff", que quando chega a certa voltagem (de fábrica costuma ser 3,2 ou 3,3V) ela corta a energia que vai para o motor, depois de alguns segundos ele volta ao normal só para você deslocar o carrinho até você.
Eu não acho que o cutoff seja tão eficiente quando o buzzer, porque o buzzer mede a voltagem por célula, já o cutoff mede a voltagem total da bateria, ex: sua bateria é 2S (7,4V), vc pode pedir pra cortar em 6,2V (3,1V por célula), mas as vezes uma célula cai de voltagem mais rapido que a outra, pode acontecer de o ESC cortar em 6,2V, mas as células estarem assim, uma com 3,3V e outra com 2,9V, assim vc já iria danificar uma célula...
Embora eu sempre tivesse esse medo do cutoff, ele sempre foi muito confiável nos meus carrinhos, sempre cortou na hora certa e nunca tive problemas, mas eu tenho um buzzer aqui, que só custa 15 reais, então quando dá eu uso, não custa nada mesmo... E se o ESC que vc vai comprar, for brushless da hobbyking, com certeza terá cutoff, então não é 100% necessário o buzzer, mas se achar em algum lugar baratinho, nunca é ruim usar um...
Foi mal esse livro que escrevi ai agora kk