RC Elétrico - o fórum de automodelismo elétrico!

Corally, Hot Bodies, Serpent, Tamiya, Associated, HPI, Kyosho, Schumacher, Traxxas, X-Ray, Losi, Yokomo, Ofna.

Bem-vindo: Sex Jul 18, 2025 6:27 pm

Todos os horários são GMT - 3 horas

Criar novo tópico Responder  [ 11 mensagens ] 
Autor Mensagem
MensagemEnviado: Qua Fev 18, 2015 11:01 pm 
Novo no Fórum

Bom vamos à uma historinha. Há 1 ano, mais ou menos, comprei meu automodelo, um HSP Buggy 1/10 elétrico no PY. Até aí tudo bem. Porém, ele não era muito rápido e a bateria não durava muito, então, comprei uma Lipo 2S da Thunder Power série G6 35C de 4300mAh, meio carinha, mais que planejava gastar nele.
Andei algumas vezes com o carrinho na lipo. O motor esquentava bastante, mas eu esperava um pouco com ele parado e depois continuava, só que um belo dia depois de andar forçando o motor latinha, começou a cheirar carvão e morreu de vez.
Ele já está a uns 2 meses parado e decidi vendê-lo, pois quero um G27. Então, quero colocar um motor novo, latinha mesmo, só que não quero vender algo que sei que vai dar problemas, por isso vim pedir a ajuda de vocês, entendedores de RCs, para trocar o motor e o possível fator da queima do meu antigo. Pensei ter sido a relação Pinhão/Coroa, já que mesmo tendo uma diferença de 0.2 volts do motor(7.2v) pra bateria(7.4v), creio ser insignificante.

Após este texto, aqui vai as INFOs do meu RC:

Modelo: HSP Buggy 1/10
Bateria: Thunder Power RC G6 Sport Race 4300mAh 2S
Pinhão: 23t
Coroa: 64t
Motor: 540(creio eu) 7.2v, latinha...
ESC: wp-1040-brushed

O resto é original. Desculpem se errei em alguma informação, mas não entendo muito.

Obrigado pela atenção, principalmente se leu todo o texto.

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no MySpace

MensagemEnviado: Qui Fev 19, 2015 12:46 am 
[Moderador]

Images: 0
Under_The_Smoke, primeiramente te parabenizo pela quantidade de informações que colocou no tópico, eu não conseguiria explicar melhor...

Então, vendo as especificações do seu ESC, vi que ele suporta motores até 12T de tamanho 550 ou 540.
O seu motor original é provavelmente um motor 23T, que é o que costuma vir originalmente nos HSP (inclusive, esse ESC não deve ser original do automodelo, nunca vi ele vir com esse ESC).

Um motor com menos voltas (T's) que 23T do mesmo tamanho, faria o automodelo correr mais, porém se o motor possui rotação mais alta, ele possui também menos torque, o que acaba por fazer o motor esquentar.
Um motor com mais voltas (T's) que 23T do mesmo tamanho, faria o automodelo ficar mais lento, porém pelo fato de o motor possuir menos rotação, ele possui mais torque o que evita de o motor esquentar.

Ou seja, se você acha que o automodelo está lento, você não pode pegar um motor com mais voltas, porque ele ficará mais lento ainda, e também não pode pegar um com menos voltas, porque o de 23T já esquenta. Então no caso, em vez de pegar um motor de tamanho 540, seria mais legal pegar um de tamanho 550 que tem mais torque e vai esquentar menos pelo seu tamanho e consequentemente maior potência.

No mercado brasileiro é fácil achar motores 550 da traxxas de 12T ou 21T, porém o motor de 12T costuma esquentar bastante e queimar (eu tenho uma Slash com esse motor, e isso não acontece, mas eu também não abuso da relação, deixo o automodelo numa relação que chega a uns 35km/h e ele não esquenta), já o de 21T costuma durar mais a se desgastar e é muito mais difícil de queimar, porém ele tem menos rotação e você pode precisar de um pinhão um pouco maior, porque ele não gira muito rápido por ser tamanho 550 e 21T.

De qualquer forma, se o motor for acima de 18T, seu ESC suporta 3S, esse motor de 21T daria para andar com 3S de vez em quando pra brincar um pouco mais forte, já que o motor suporta até mesmo 4S, então é isso, minha fica é o Motor Titan 21T da Traxxas.

E só por questão de organização, depois atualiza a sua localização no perfil, é só ir lá no Painel de Controle do Usuário no canto superior direito da tela. Valeu!

MensagemEnviado: Qui Fev 19, 2015 10:30 am 
Novo no Fórum

Muito obrigado João Victor. Vou ficar com o Traxxas 21T. Se sentir que está fraco eu mudo um pouco a relação. O importante é não esquentar muito, pois pretendo vendê-lo. De qualquer forma valeu pela ajuda. :D

MensagemEnviado: Qui Fev 19, 2015 4:08 pm 
Membro Classe 7
Membro Classe 7

Como vai vender o carro, acho que não vale a pena investir no motor traxxas. Existem opções tão boas mais em conta.
Mas vai na dica do João Victor, 21T é o ideal, pode ser o original de qualquer marca. Aproveite e compre um ou dois pinhões junto (25T / 20T) .

Veja também se o carro sem o motor esta rodando suave, assim vc saberá se rolamentos, eixos e engrenagens estão 100%

MensagemEnviado: Qui Fev 19, 2015 4:26 pm 
[Moderador]

Eu nem pensei em rolamentos ou no automodelo estar com as rodas travadas porque meu primeiro RC foi um HSP Brushed também,
e o motor é realmente bem fraco e esquenta com facilidade, mas realmente é bom observar se o RC não tem nada agarrando...

MensagemEnviado: Sex Fev 20, 2015 11:42 am 
Novo no Fórum

Bom galera, conversei com meu pai sobre o carro e o valor do conserto. Devido ao preço do motor Traxxas no Brasil, eu preferi pesquisar na HobbyKing, e acabou que ele disse para escolher um motor e esc de qualidade, pois ele não quer colocar peças muito boas para vendê-lo, então, ficaremos com o carrinho, aliás, tava me dando uma dor no coração a ideia de vender ele.
Eu gostaria de saber se esse motor e esc são compatíveis, e se forem, se ele pega uma velocidade boa(40 a 50km\h) com 2S.

Seguem aí os links:
Motor: http://www.hobbyking.com/hobbyking/stor ... _10T_.html
Esc: http://www.hobbyking.com/hobbyking/stor ... less_.html

Bom, por hora é isso aí, valeu por toda a ajuda galera.

MensagemEnviado: Sex Fev 20, 2015 12:03 pm 
Membro Classe 10
Membro Classe 10

Comprou na hk? Agora é só esperar 6 meses as peças, ir nos correios e pagar os impostos do nosso querido brasil

viewtopic.php?f=3&t=1742

http://www.facebook.com/pages/Rc-off-ro ... 7160442006

skype fabiokot@outlook.com

A inveja chega longe meu povo, tenham cuidado!

MensagemEnviado: Sex Fev 20, 2015 12:33 pm 
[Moderador]

Under_The_Smoke, o motor é compatível sim, só não confiaria muito nele pra offroad porque ele é aberto para entrar areia e esse tipo de coisa pode criar atrito dentro do motor,
eu indico um que seja fechado, mas se você tiver preferência por motores com sensor, a maioria é sensorado e não tem como fugir dos motores abertos, mas ainda sim não
indico esse motor porque 4800kv é muito alto, o motor vai esquentar com facilidade, indico entre 3300 e 3900kv, ou se você quiser um com mais que isso, que ele seja maior que 3650 (36 de diametro 50 de comprimento).

MensagemEnviado: Sex Fev 20, 2015 5:41 pm 
Novo no Fórum

João Victor, com relação a temperatura eu pretendo comprar 3 pinhões, de 12,14, e 22 dentes para ver qual fica melhor nele. Porém, caso não faça muita diferença, eu encontrei um motor de 3980kv, mas se a temperatura ficar baixa com algum desses pinhões, acabo por comprar o de 4800kv. E as rodas não estão travadas, nem o motor "queimado", mas queimou os componentes plásticos do interior dele, e por isso não funciona.

Desde já agradeço a ajuda.

MensagemEnviado: Sex Fev 20, 2015 6:01 pm 
Membro Classe 7
Membro Classe 7

Se for importar pelas vias normais, talvez compense comprar aqui no Brasil.
Com o dólar há mais de 3 reais, e a receita taxando tudo, vai sair praticamente o mesmo valor....
acho que 350 reais dá pra comprar um combo brushless 1/10

MensagemEnviado: Sex Fev 20, 2015 7:10 pm 
Novo no Fórum

Boas, creio que possa sair quase o mesmo preço, mas tenho até semana que vem para decidir. Nas dependendo do valor eu pego um combo Leopard no ML.

Criar novo tópico Responder  [ 11 mensagens ] 

Todos os horários são GMT - 3 horas