sdrubow escreveu:
Se você tem um esc/motor que consome 60A e coloca uma bateria 5000mAh 20C ela fornece 100A constante ou seja já está sobrando, então colocar 40/80C não vai mudar nada.
Sim e não, ou pelo menos deveria ser assim...
O grande problema é que os números informados pelos fabricantes 99% das vezes são "falsos", ou pelo menos pode-se dizer que não se utilizam critérios muito elevados para classificarem esses números.
Na prática, as baterias "xing-ling" que utilizamos atualmente (zippy, turnigy, etc) possuem um desempenho mediano, se você pegar essa bateria de 5000mAh 20C e drenar dela uma carga constante de 100A (que teoricamente ela deveria suportar tranquilamente) monitorando a tensão, irá verificar que a queda de tensão é altíssima e a bateria vai ferver de tão quente. Existem as marcas de baterias consideradas "top" como por exemplo as Thunder Power entre outras, que possuem desempenho mais realista em relação aos números informados pelo fabricante, e é por este motivo que essas baterias custam muito mais caro do que as chinesas de qualidade mediana.
Eu não tenho nada contra as baterias xing-ling, aliás só utilizo mesmo baterias zippy ou turnigy no aeromodelismo que pratico com mais frequencia, já para autos, que via de regra consomem altos picos de corrente nas arrancadas, eu recomendaria usar sempre baterias de no mínimo 30C, as de 20C eu usaria no máximo para drift ou para automodelos de trilha/crawler que não exigem correntes mais altas.
Abaixo segue o link de uma matéria muito legal sobre a durabilidade/desempenho das baterias de LIPO, recomendo a leitura:
http://www.helimaniarc.com.br/reviews/liposAbraço.