RC Elétrico - o fórum de automodelismo elétrico!

Corally, Hot Bodies, Serpent, Tamiya, Associated, HPI, Kyosho, Schumacher, Traxxas, X-Ray, Losi, Yokomo, Ofna.

Bem-vindo: Sáb Jul 19, 2025 5:31 pm

Todos os horários são GMT - 3 horas

Criar novo tópico Responder  [ 12 mensagens ] 
Autor Mensagem
 Título: ligação do RX
MensagemEnviado: Ter Jan 22, 2013 8:49 pm 
Novo no Fórum

ola caros amigos

sou novo aqui no rceletrico, tenho automodelos glow e hj adquiri um eletrico Losi 1/14 e minha duvida como ligar o RX (comprei usado e nao veio manual)

no canal 1 é o servo, no canal 2 o ESC é isso? outra coisa é verdade que qdo mudo a bateria de lipo p/ Nimh tenho q apertar um botao no esc para ele reconhecer a bateria??

me ajudem por favor

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no MySpace

MensagemEnviado: Ter Jan 22, 2013 8:57 pm 
[Moderador]

Images: 0
kyo_1985, quanto a essa de servo no canal 1 e ESC no canal 2, acho que está certo, eu não me lembro,
mas caso você inverta, o que irá acontecer é que quando você acelerar irá virar, e quando virar irá acelerar, aí é só você inverter...
E quanto apertar o botão pra mudar de lipo pra NiMh, varia muito de modelo pra modelo, como tem muito pouco desses 1/14 no Brasil,
acho que vai ser dificil achar outra pessoa que saiba bem sobre ele... então é melhor dar uma lidinha no manual...

MensagemEnviado: Ter Jan 22, 2013 9:58 pm 
Novo no Fórum

ok, fala pra mim , ele ta mto nervoso de ré e lentao de frente me falarao pra inverte 2 fios do motor e tbm inverte no radio, porem as cores dos fios do moter estao corretas se eu mudar 2 deles queima o motor?

MensagemEnviado: Ter Jan 22, 2013 9:59 pm 
Membro Classe 10
Membro Classe 10

kyo_1985 escreveu:
ola caros amigos

sou novo aqui no rceletrico, tenho automodelos glow e hj adquiri um eletrico Losi 1/14 e minha duvida como ligar o RX (comprei usado e nao veio manual)

no canal 1 é o servo, no canal 2 o ESC é isso? outra coisa é verdade que qdo mudo a bateria de lipo p/ Nimh tenho q apertar um botao no esc para ele reconhecer a bateria??

me ajudem por favor

Olá Kyo,é isso mesmo,canal 1 servo e canal 2 ESC........ñ conheço nada desse seu modelo mas diria que é importante vc descobrir se o ESC é o original e se ñ for tente identificá-lo;tendo o modelo do ESC vc pode achar o manual dele aqui (talvez) esse é um tópico aqui no rcelétrico mesmo:

http://www.rceletrico.com.br/forum/viewtopic.php?f=19&t=2347

Valeu?

BRCrawlers
https://www.google.com/+BRCrawlers

FS GT3B 3ch 2.4Ghz
Stampede 4x2 XL-5 Titan 21T ups de aluminio
Venom Band Scale-Crawler - em transformação
Axial SCX10 Honcho

Personal album

MensagemEnviado: Ter Jan 22, 2013 10:04 pm 
Novo no Fórum

Beto Rocha escreveu:
kyo_1985 escreveu:
ola caros amigos

me ajudem por favor

Olá Kyo,é isso mesmo,canal 1 servo e canal 2 ESC........ñ conheço nada desse seu modelo mas diria que é importante vc descobrir se o ESC é o original e se ñ for tente identificá-lo;tendo o modelo do ESC vc pode achar o manual dele aqui (talvez) esse é um tópico aqui no rcelétrico mesmo:

http://www.rceletrico.com.br/forum/viewtopic.php?f=19&t=2347

Valeu?

MensagemEnviado: Ter Jan 22, 2013 10:06 pm 
Novo no Fórum

na verdade eu achei o manual dele no site da losi porem é mto simples não da informaçoes mto claras, o problema maior é a peça q fica atras do radio.kkkkkk nao manjo nada de eletricos

MensagemEnviado: Qua Jan 23, 2013 9:33 am 
Novo no Fórum

ok, fala pra mim , ele ta mto nervoso de ré e lentao de frente me falarao pra inverte 2 fios do motor e tbm inverte no radio, porem as cores dos fios do moter estao corretas se eu mudar 2 deles queima o motor?

MensagemEnviado: Qua Jan 23, 2013 11:50 am 
Membro Classe 5
Membro Classe 5

kyo_1985 escreveu:

Se o motor tiver 3 fios (brushless), trocar dois fios vai inverter o sentido de rotação do motor e só. Não queima nada não. Inverter no transmissor vai fazer o freio ir pra frente e o acelerador pra trás, não acho que resolva. As cores nos fios do motor/esc são só referências.

Procure o manual detalhado da esc. Existem várias configurações possíveis, mesmo nas escs mais simples. Inclusive inversão de sentido do motor, sem precisar mexer nos fios.

O que mandaram você fazer ao trocar de LiPo para NiMH é desativar o cut-off, provavelmente. Quando a esc está programada para usar LiPo ela usa um recurso de corte de funcionamento para proteger as células LiPo que não podem baixar de 3v cada. Então, quando a carga baixa para 3v por célula ela corta o funcionamento. Em muitas escs esse cut-off é programável para vários valores de volt por célula. O caso é que as baterias de NiMH não precisam dessa proteção. Então, ao chegar na voltagem limite da LiPo a esc vai cortar o funcionamento do modelo, mas se está usando NiMH poderia continuar usando o carro até as baterias se esgotarem completamente.

Servo = Canal 1
Esc = Canal 2

Isso para todos os rádios que vi até agora.

Família Morganti - "Quem teme perder já está vencido"

MensagemEnviado: Qua Jan 23, 2013 12:55 pm 
[Moderador]

Eu sempre deixo os fios do motor com as cores casando, e inverto no rádio caso seja preciso, assim nunca dá aquele problema de ré no máximo e pouco pra frente...

MensagemEnviado: Qua Jan 23, 2013 2:01 pm 
Membro Classe 8
Membro Classe 8

Images: 59
João Victor escreveu:
Eu sempre deixo os fios do motor com as cores casando, e inverto no rádio caso seja preciso, assim nunca dá aquele problema de ré no máximo e pouco pra frente...

mas o dele esta com os fios corretos e o problema de rpe forte e frente fraca ...
então o que ele deve fazer é inverter o canal do radio e trocar 2 fios do motor ...
ou então usar um cartão de programação no esc e reverter o esc ...

Personal album

MensagemEnviado: Qua Abr 10, 2013 10:00 pm 
Novo no Fórum

era mais simples do que imaginava: no radio a aceleração para frente estava em 50% e o cabeção aqui nao tinha reparado....kkkk

ai galera aproveitando o mesmo tópico: é o seguinte troquei de radio e instalei um tac tic ttx 2.4 no meu mini losi, porem reparei que pra freiar pra frente ele freia lentamente e na ré é instantaneo. Qdo inverto no radio o TH TRIM de N p/ R ele continua fazendo o mesmo porem na Ré e não existe qualquer outra configuração no radio que possa mexer. Já inverti os fios do motor e nada tbm, ajuda ai existe alguma solução??

MensagemEnviado: Qui Abr 11, 2013 11:15 am 
Membro Classe 7
Membro Classe 7

o ESC tem configuração disso ?

Criar novo tópico Responder  [ 12 mensagens ] 

Todos os horários são GMT - 3 horas