RC Elétrico - o fórum de automodelismo elétrico!

Corally, Hot Bodies, Serpent, Tamiya, Associated, HPI, Kyosho, Schumacher, Traxxas, X-Ray, Losi, Yokomo, Ofna.

Bem-vindo: Sáb Jul 19, 2025 5:35 pm

Todos os horários são GMT - 3 horas

Criar novo tópico Responder  [ 15 mensagens ] 
Autor Mensagem
MensagemEnviado: Qui Abr 04, 2013 6:42 am 
Novo no Fórum

E aí galera, da uma força aqui rapidão... (noob é foda :machado: )

Galera, gostaria de algumas dicas de carga e descarga de baterias.
Chegou ontem meu Imax B6AC porem ainda não testei (carregar / descarregar) pois não quero fazer merda e perder nenhuma bateria.

Estou com 2 Baterias.

1 NiMH Plazma de 2000mAh 7.2v, original da HPI (veio junto com o Sprint to Drift).

1 Li-po Nano-tech 6.0 (6000mAh 25-50c discharge, 2 Cell 7.4v) (reparei que atrás da bateria está escrito Max Charge 5C, quanto isso vale em Amperes?)

Gostaria de saber como proceder certo para carregar e descarregar nos dois casos.
Pois quando vai ser feito a descarga pede a A(amperagem) e a Voltagem (pelo que entendi, a voltagem é a mesma da bateria, no meu caso NiMh 7.2v e da Li-po 7.4v), porem a Amperagem eu não sei de descarga, não sei a relação entre A(amperagem) e C, exemplo "25-50 discarge".

Qual amperagem devo usar na minha NiMh para descarregar? e para Carregar?

Qual amperagem devo usar na minha Li-po para descarregar? e para Carregar? (esse 7.4v 2 Cell) precisa configurar algo no Imax ? ou é só colocar o cabo de balanceamento, colocar voltagem normal (7.4) e mandar bala?

Gostaria de saber valores seguros e que não demore muito.

Se tiver como me explicar o calculo, assim posso entender melhor a situação e caso eu venha adquirir uma nova bateria com valores diferentes não venha criar outro tópico...
Até achei outros tópicos aqui, porem como era uma resposta "única" para a situação não sei o "calculo". :drinks:

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no MySpace

MensagemEnviado: Qui Abr 04, 2013 9:53 am 
[Moderador]

Images: 0
OrLoko, vou começar por partes aqui:

1C quer dizer uma vez a capacidade da bateria, ou seja, 1C de uma bateria de 2000mah quer dizer 2000mah (2A),
2C já dão 4A... 3C dá 6A, e assim vai...

Quanto mais rápido se carregar, menor é a vida útil da bateria, NiMhs geralmente podem ser carregadas a no máximo 1C, mas caso tenha paciência, deixe carregando por mais tempo pra durar mais...

Quando você põe sua bateria no carrinho, ele descarrega sua bateria a mais de 20A, seu carregador tem potência suficiente pra descarregar a apenas até 1.0A, ou seja, pode deixar no máximo sem problema algum...

As NiMhs possuem efeito memória, mesmo sendo pouco, é bom ciclar (descarregar e depois carregar), já as Lipos não possuem esse efeito, e não precisam ser descarregadas...

A sua lipo, vem escrito que pode ser carregada a 5C, ela tem 6000mah, o que equivale a 30A, mas essa informação não procede 100% não, se vc pôr sua bateria pra carregar sempre a 30A em 20 cargas ela já vai estar estragada,
baterias lipo também recomenda-se que se carregue a no máximo 1C, que na sua equivaleria a 6A, seu carregador só tem capacidade para até 5A, então vai demorar pouco mais de uma horinha, acho que 1:12 min...

É bom sempre carregar a lipo no modo balance, para que as 2 células fiquem sempre na mesma voltagem, assim evita estragos, conserva bastante a bateria, carregando a 5A e balanceando sempre sua bateria durará eternidades (vida útil).

Na opção Settings que são as configurações do carregador, vc pode configurar várias coisas do carregador, uma coisa que eu indico é desligar o Cutoff, que vai estar ligado, e posicionado em 5000mah, ou seja, quando der 5000mah seu carregador vai desligar, e sua bateria de 6000mah não vai carregar completamente, então vc pergunta, então eu posiciono ele em 6000mah? não, o carregador vai mandar 6000mah e vai parar de mandar carga, mas a bateria não consegue receber 100% do que ele manda, sempre perde uns 10~15%, então pra carregar completamente vai mandar uns 6600mah, se essa função estiver ligada, não vai carregar totalmente, e o carregador detecta sozinho quando a bateria está totalmente carregada, dando a possibilidade de vc desligar essa opção do carregador, que fica inutilizada...

Valeu!!

MensagemEnviado: Qui Abr 04, 2013 10:19 am 
Novo no Fórum

João Victor escreveu:
OrLoko, vou começar por partes aqui:

1C quer dizer uma vez a capacidade da bateria, ou seja, 1C de uma bateria de 2000mah quer dizer 2000mah (2A),
2C já dão 4A... 3C dá 6A, e assim vai...

Quanto mais rápido se carregar, menor é a vida útil da bateria, NiMhs geralmente podem ser carregadas a no máximo 1C, mas caso tenha paciência, deixe carregando por mais tempo pra durar mais...

Quando você põe sua bateria no carrinho, ele descarrega sua bateria a mais de 20A, seu carregador tem potência suficiente pra descarregar a apenas até 1.0A, ou seja, pode deixar no máximo sem problema algum...

As NiMhs possuem efeito memória, mesmo sendo pouco, é bom ciclar (descarregar e depois carregar), já as Lipos não possuem esse efeito, e não precisam ser descarregadas...

A sua lipo, vem escrito que pode ser carregada a 5C, ela tem 6000mah, o que equivale a 30A, mas essa informação não procede 100% não, se vc pôr sua bateria pra carregar sempre a 30A em 20 cargas ela já vai estar estragada,
baterias lipo também recomenda-se que se carregue a no máximo 1C, que na sua equivaleria a 6A, seu carregador só tem capacidade para até 5A, então vai demorar pouco mais de uma horinha, acho que 1:12 min...

É bom sempre carregar a lipo no modo balance, para que as 2 células fiquem sempre na mesma voltagem, assim evita estragos, conserva bastante a bateria, carregando a 5A e balanceando sempre sua bateria durará eternidades (vida útil).

Na opção Settings que são as configurações do carregador, vc pode configurar várias coisas do carregador, uma coisa que eu indico é desligar o Cutoff, que vai estar ligado, e posicionado em 5000mah, ou seja, quando der 5000mah seu carregador vai desligar, e sua bateria de 6000mah não vai carregar completamente, então vc pergunta, então eu posiciono ele em 6000mah? não, o carregador vai mandar 6000mah e vai parar de mandar carga, mas a bateria não consegue receber 100% do que ele manda, sempre perde uns 10~15%, então pra carregar completamente vai mandar uns 6600mah, se essa função estiver ligada, não vai carregar totalmente, e o carregador detecta sozinho quando a bateria está totalmente carregada, dando a possibilidade de vc desligar essa opção do carregador, que fica inutilizada...

Valeu!!

Eu que digo "Valeu!!", obrigado ótima resposta, tirou todas minhas dúvidas e mais um pouco (em questão do Cutoff)
Assim que ele termina de carregar mesmo se tiver ligado no carregador e tomada ele volta para o menu e não carrega mais certo ?

É necessário ter uma Safe Bag para guarda a Li-po e coloca ela dentro quando for carregar?
Geralmente meu RC e as coisas dele fica no meio Quarto, onde eu sempre deixo ventilado (ventilador+janela aberta) e com pouca luz, teria algum problema de eu deixar as baterias junto com o RC dentro do Guarda Roupa?

Assim que eu chegar em casa eu já coloco elas para carregar.
1 hora de carga está ótimo para min, no carregador original da HPI (na bateria NiMh demorava 8h, pelo menos falava no manual, e acho que durava 20min brincando...)

Fugindo um pouco do assunto bateria, se tiver como responder aqui, gostaria de saber como faço para regular meu carro/controle, ele tem alguns ajustes como Esterço total, Ponto N (morto), e Centralização do Eixo (Igual alinhamento, sei la...)

Antes eu deixava todos no meio e o Esterço total todo p/ direita, porem agora que troquei a bateria, eu estava na casa de 1 amigo para fazer as soldas e etc, não sei se era interferência, mas meu carrinho começo da ré sozinho, ai tive que colocar no controle tudo acelerado (no knob, botão, deixei tudo girado para Direita, para ficar Ponto N (morto) que seria a mesma coisa de acelerar o carrinho mesmo sem estar com o dedo no acelerador) porem eu percebi que a aceleração dele não está tão suave, para falar a verdade está muito agressivo, e a ré, ficou bem suave, controlando no dedo conforme você vai empurrando o acelerador (para freiar/dar ré) é possível reparar que você consegue manter varias velocidades em relação ao "acelerador", e para andar para frente ele está muito sensível, quase não consigo andar com ele devagar.

Qualquer coisa se não tiver como responder depois dou uma olhada na net, não sei se o controle/esc não é bom....qualquer coisa meu RC é um RTR Sprint to Drift Camaro (sem nenhuma alteração, apenas bateria.)

MensagemEnviado: Qui Abr 04, 2013 10:28 am 
[Moderador]

Bom, o carregador quando detecta que a lipo está carregada, ele dá uns apitos bem altos, e fica escrito FULL na tela,
A Safe-bag não é 100% necessária, mas dá segurança, pq as lipos podem ser perigosas se não cuidadas, mas eu mesmo nunca usei a safe-bag... isso é pra caso ela vá pegar fogo, essa safe-bag só não deixa o fogo se espalhar, então é sempre bom carregar longe de coisas que podem se tornar combustíveis pra um possível foco de fogo né...
Guardar o RC no guarda roupa não tem problema, nem a bateria, se ela estiver 100%, não estiver inchada nem nada, vc pode pôr lá sim...
Bom, eu não conheço o HPI, mas pra regular esterço total usa-se uma função chamada ST-EPA/Dual-Rate,
e eu não tenho certeza se o rádio HPI tem esta função...
Pra alinhar as rodas na reta, usa-se o ST-Trim, esse todo rádio tem, mas caso fique muito desalinhado, vc pode pegar o servo, desparafusar o horn, ligar o rádio, colocar o Trim no zero, alinhar as rodas retinho, e pôr de novo o horn, assim a roda vai ficar reta com o Trim no zero, pra centralizar a aceleração vc usa o TH-Trim, isso vc já sabe, mas pra caso ficar muito descentralizado, a opção de tirar o horn não serve, vc tem que fazer a calibração do rádio com o ESC, e pelo que sei, isso não existe em automodelos brushed, então tem algo de errado aí, e creio que seu rádio seja 2.4ghz, se for, não tem interferência... o que pode ter acontecido é de ter perdido sinal e ter entrado em modo de fail-safe,
que por acaso está regulado pra freiar (e acaba dando ré), mas essa é só uma das várias possibilidades...

MensagemEnviado: Qui Abr 04, 2013 11:42 am 
Membro Classe 2
Membro Classe 2

... DALE JÃO !!! ISSO É QUE HOBBYSTA !!! SEMPRE PRONTO PRA AJUDAR !! CONTINUA ASSIM VELHO !!!

MensagemEnviado: Qui Abr 04, 2013 11:53 am 
Novo no Fórum

dog bone escreveu:
... DALE JÃO !!! ISSO É QUE HOBBYSTA !!! SEMPRE PRONTO PRA AJUDAR !! CONTINUA ASSIM VELHO !!!

Não fala assim, o Batman vai ficar com ciumes... :pedala: :dry:

Segue a imagem, então o único problema é o "Knob" do meio (botão) quando deixa ele centralizado teoricamente o carro teria que ficar parado, que digamos que a aceleração dele ia estar no centro ou idle, porem para mim deixa o carro parado tenho que colocar tudo p/ direita, (girar ele sentido horario), sendo que originalmente se eu tive-se feito isso ele andaria p/ frente sozinho, trocando as palavras, se eu deixar o Knob centralizado o carro fica dando ré sozinho.

Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.

MensagemEnviado: Qui Abr 04, 2013 12:16 pm 
[Moderador]

Que isso dog bone kkkkk valeu,
e OrLoko, pra resolver isso em combos brushless, a gente
faz a calibração do ESC com o rádio, mas em motores brushed
não tem como fazer esse processo, esse problema aí eu já não sei como resolver,
mas o Trim serve pra isso mesmo, as vezes ele fica descentralizado e ele serve pra corrigir,
mas se a folga for muita a ponto de ter que virar o trim todo é fogo... Se tem como resolver isso,
um lugar que vc vai achar informação é no manual...

MensagemEnviado: Qui Abr 04, 2013 12:51 pm 
Novo no Fórum

João Victor escreveu:
Que isso dog bone kkkkk valeu,
e OrLoko, pra resolver isso em combos brushless, a gente
faz a calibração do ESC com o rádio, mas em motores brushed
não tem como fazer esse processo, esse problema aí eu já não sei como resolver,
mas o Trim serve pra isso mesmo, as vezes ele fica descentralizado e ele serve pra corrigir,
mas se a folga for muita a ponto de ter que virar o trim todo é fogo... Se tem como resolver isso,
um lugar que vc vai achar informação é no manual...

Não demoro ! Valeu aí pela ajuda, vou pegar o manual aqui, aqueles botões que te falei acho que não são os Trim, se você olhar na foto tem 4 furos do lado, la dentro tem 1 parafuso, e em baixo do controle, onde vai as pilhas tem 1 chave de fenda "escondido" para ajustar ali, até testei ajustar por ali e não lembro de ter dado em nada, vou ver o manual e fazer alguns testes para ver.

Valeu abraço !

===== Edited =======

1 Coisa que reparei, antes eu conseguia desligar o controle primeiro que o carro (apesar de estar escrito para não fazer assim) e o carro ficava parado, hoje se eu desligar o controle digamos que ele perde a resposta do controle (não jura? :blink:) e começa dar Ré sozinho, pois o controle está com o Setup para ficar "acelerando" 1 pouco para deixar o carro parado.

MensagemEnviado: Qui Abr 04, 2013 6:21 pm 
[Moderador]

Então é o que eu disse lá em cima, pode ser o ajuste de fail safe, que em automodelos a combustão são setados para
freiar, mas no elétrico ele acaba dando ré... pode acontecer de seu rádio dar uma perda de sinal e ele começar a dar ré... procure no manual como configurar, e bote em neutro...
Aqueles botões que centralizam as rodas e aceleração são chamados de trim em todos os rádios, acho que é isso sim...

MensagemEnviado: Sex Abr 05, 2013 10:24 am 
Membro Classe 7
Membro Classe 7

Em elétrico nem precisa do fail safe, a maioria dos ESCs tem proteção pra perda de sinal !

MensagemEnviado: Sex Abr 05, 2013 10:27 am 
[Moderador]

bugnet, mais uma coisa nova que aprendo aqui no fórum hehe
agora basta ver se o dele tem essa opção né...

MensagemEnviado: Sex Abr 05, 2013 10:46 am 
Membro Classe 7
Membro Classe 7

João Victor escreveu:
bugnet, mais uma coisa nova que aprendo aqui no fórum hehe
agora basta ver se o dele tem essa opção né...

Olha João, sou pouco experiente em elétricos, considerando a enorme gama de ESC's do mercado, mas desde os escovados mais comuns já tinha essa opção, claro, não vale pra ESC mecânico (é, existe isso ...)

MensagemEnviado: Sex Abr 05, 2013 11:43 am 
Membro Classe 3
Membro Classe 3

bugnet escreveu:
... ESC's do mercado, mas desde os escovados mais comuns já tinha essa opção, claro, não vale pra ESC mecânico (é, existe isso ...)

Não, não existe....
ESC = Electronic Speed Control
Antes, quando usávamos os mecânicos, era apenas Speed Control.
Apenas para constar mesmo, até porque ninguém vai usar um speed control que não seja eletrônico hoje em dia, a não ser que seja um saudosista, não é mesmo?
Amplexos,
Mercyless

MensagemEnviado: Sex Abr 05, 2013 12:16 pm 
Membro Classe 7
Membro Classe 7

Mercyless escreveu:
bugnet escreveu:
... ESC's do mercado, mas desde os escovados mais comuns já tinha essa opção, claro, não vale pra ESC mecânico (é, existe isso ...)

Não, não existe....
ESC = Electronic Speed Control
Antes, quando usávamos os mecânicos, era apenas Speed Control.
Apenas para constar mesmo, até porque ninguém vai usar um speed control que não seja eletrônico hoje em dia, a não ser que seja um saudosista, não é mesmo?
Amplexos,
Mercyless

AH USA ... acredite, tem aqueles tamiya que ainda vem com esse trem, e funciona, e tem quem use, dois servos, hhaha !

MensagemEnviado: Sex Abr 05, 2013 1:47 pm 
Novo no Fórum

Obrigado a todos, consegui fazer os ajustes finos no carro e eles está "redondinho" agora, a unica coisa que quando chegar em casa tenho que fazer, é soltar/apertar 1 pouco o "esticador" da roda direita, pois só ela está meio desalinhada, ontem quando peguei o carrinho na mão percebi que tava dando uns tranco quando acelerava, ai fui procurando, procurando, pensei que era 1 coisa, ai fui olhando, quando vi, tinha uma sujeirinha na engrenagem da correia, ai quando pegava nela o dente meio que pulava e dava uns tranco, agora o carro ta suave....

Criar novo tópico Responder  [ 15 mensagens ] 

Todos os horários são GMT - 3 horas