João Victor escreveu:
OrLoko, vou começar por partes aqui:
1C quer dizer uma vez a capacidade da bateria, ou seja, 1C de uma bateria de 2000mah quer dizer 2000mah (2A),
2C já dão 4A... 3C dá 6A, e assim vai...
Quanto mais rápido se carregar, menor é a vida útil da bateria, NiMhs geralmente podem ser carregadas a no máximo 1C, mas caso tenha paciência, deixe carregando por mais tempo pra durar mais...
Quando você põe sua bateria no carrinho, ele descarrega sua bateria a mais de 20A, seu carregador tem potência suficiente pra descarregar a apenas até 1.0A, ou seja, pode deixar no máximo sem problema algum...
As NiMhs possuem efeito memória, mesmo sendo pouco, é bom ciclar (descarregar e depois carregar), já as Lipos não possuem esse efeito, e não precisam ser descarregadas...
A sua lipo, vem escrito que pode ser carregada a 5C, ela tem 6000mah, o que equivale a 30A, mas essa informação não procede 100% não, se vc pôr sua bateria pra carregar sempre a 30A em 20 cargas ela já vai estar estragada,
baterias lipo também recomenda-se que se carregue a no máximo 1C, que na sua equivaleria a 6A, seu carregador só tem capacidade para até 5A, então vai demorar pouco mais de uma horinha, acho que 1:12 min...
É bom sempre carregar a lipo no modo balance, para que as 2 células fiquem sempre na mesma voltagem, assim evita estragos, conserva bastante a bateria, carregando a 5A e balanceando sempre sua bateria durará eternidades (vida útil).
Na opção Settings que são as configurações do carregador, vc pode configurar várias coisas do carregador, uma coisa que eu indico é desligar o Cutoff, que vai estar ligado, e posicionado em 5000mah, ou seja, quando der 5000mah seu carregador vai desligar, e sua bateria de 6000mah não vai carregar completamente, então vc pergunta, então eu posiciono ele em 6000mah? não, o carregador vai mandar 6000mah e vai parar de mandar carga, mas a bateria não consegue receber 100% do que ele manda, sempre perde uns 10~15%, então pra carregar completamente vai mandar uns 6600mah, se essa função estiver ligada, não vai carregar totalmente, e o carregador detecta sozinho quando a bateria está totalmente carregada, dando a possibilidade de vc desligar essa opção do carregador, que fica inutilizada...
Valeu!!
Eu que digo "Valeu!!", obrigado ótima resposta, tirou todas minhas dúvidas e mais um pouco (em questão do Cutoff)
Assim que ele termina de carregar mesmo se tiver ligado no carregador e tomada ele volta para o menu e não carrega mais certo ?
É necessário ter uma Safe Bag para guarda a Li-po e coloca ela dentro quando for carregar?
Geralmente meu RC e as coisas dele fica no meio Quarto, onde eu sempre deixo ventilado (ventilador+janela aberta) e com pouca luz, teria algum problema de eu deixar as baterias junto com o RC dentro do Guarda Roupa?
Assim que eu chegar em casa eu já coloco elas para carregar.
1 hora de carga está ótimo para min, no carregador original da HPI (na bateria NiMh demorava 8h, pelo menos falava no manual, e acho que durava 20min brincando...)
Fugindo um pouco do assunto bateria, se tiver como responder aqui, gostaria de saber como faço para regular meu carro/controle, ele tem alguns ajustes como Esterço total, Ponto N (morto), e Centralização do Eixo (Igual alinhamento, sei la...)
Antes eu deixava todos no meio e o Esterço total todo p/ direita, porem agora que troquei a bateria, eu estava na casa de 1 amigo para fazer as soldas e etc, não sei se era interferência, mas meu carrinho começo da ré sozinho, ai tive que colocar no controle tudo acelerado (no knob, botão, deixei tudo girado para Direita, para ficar Ponto N (morto) que seria a mesma coisa de acelerar o carrinho mesmo sem estar com o dedo no acelerador) porem eu percebi que a aceleração dele não está tão suave, para falar a verdade está muito agressivo, e a ré, ficou bem suave, controlando no dedo conforme você vai empurrando o acelerador (para freiar/dar ré) é possível reparar que você consegue manter varias velocidades em relação ao "acelerador", e para andar para frente ele está muito sensível, quase não consigo andar com ele devagar.
Qualquer coisa se não tiver como responder depois dou uma olhada na net, não sei se o controle/esc não é bom....qualquer coisa meu RC é um RTR Sprint to Drift Camaro (sem nenhuma alteração, apenas bateria.)