RC Elétrico - o fórum de automodelismo elétrico!

Corally, Hot Bodies, Serpent, Tamiya, Associated, HPI, Kyosho, Schumacher, Traxxas, X-Ray, Losi, Yokomo, Ofna.

Bem-vindo: Dom Jul 20, 2025 5:28 pm

Todos os horários são GMT - 3 horas

Criar novo tópico Responder  [ 3 mensagens ] 
Autor Mensagem
 Título: Primeiro rc
MensagemEnviado: Sáb Out 30, 2010 1:52 pm 
Novo no Fórum

Olá, estou iniciando junto com meu filhão o hooby, estou comprando um e-revo 1/16 e mais alguns acessórios. Estou com dúvidas quanto a bateria, o que significa 2s, 3s e qual a mais indicada para o revinho. alguem pode me ajudar?

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no MySpace

Título: Re: Primeiro rc
MensagemEnviado: Sáb Out 30, 2010 2:25 pm 
Membro Classe 2
Membro Classe 2

Em primeiro lugar, seja muito bem-vindo ao clube, vocês dois devem se divertir muito com este hobby.

Em seguida, estão no lugar certo, este fórum tem MUITA informação, então, é bom gostar de ler, pois encontrarãopraticamente tudo o que precisam usando a busca do Fórum.

Aqui no Fórum tem muita gente legal que poderá responder lhe indicando modelos e capacidades de baterias, só tome cuidado com aproveitadores que só querem saber de te vender as coisas.

Baterias 2s são aquelas com duas céluas, 3s com três células e assim por diante. O que você tem de se atentar á com a tensão/voltagem e a corrente/amperagem da bateria de acordo com seu ESC e motor, por isto, mais uma vez leitura é fundamental.

...(_)/ (_)

Título: Re: Primeiro rc
MensagemEnviado: Sáb Out 30, 2010 9:28 pm 
Membro Classe 4
Membro Classe 4

Images: 0
Sei que existe um tópico na seção de dicionário ou pergunta de novatos que trata extamene disso. [edit] na verdade é em no espaço de baterias.... o thread é esse:http://www.rceletrico.net/phpBB3/viewtopic.php?f=14&t=19683 [/edit]

Mas, como é sempre bom avivar, vou tentar explicar:

As baterias de polimeros de litium (LIPO para os mais íntimos) que se compram por aí são, na verdade, formadas por um conjunto de células, cada uma com uma voltagem nominal de 3.7v. A cada nova célula, as baterias ganham mais voltagem. O número de células em uma bateria é apresentado com um número e a lera "S" em seguida (nao me pergunte pq "S"... afinal "CELL" começa com "C". Provavelmente pq o "C" é usado para medir outra coisa que explico já.). Baterias com 2 celulas, por exemplo, apresentam o "2S" e possuem voltagem nominal de 7.4volts. 3 células apresentam "3S" e apresentam volagem nominal de até 11.1 volts, assim sucessivamente.

Em regra, quanto mais volts, maior a rotação de um motor. Entretanto, existem outros aspectos que fazem diferença nesta equação.

Atualmente, é mais comum em carros 1/10 o uso de baterias de 2 ou 3 células. para carros 1/8, em razão de outros fatores que não é o caso de explicar agora, costuma-se usar baterias de 4, 5 ou 6 células.

Acho que isso explica só parte do que são as baterias de lipo, mas deve ajudar a responder sua pergunta.

tamos aqui pra isso.

[edit] Ficou faltando explicar o "C". Esta letra, normalmente acompanhada de um número, mede a quantidade de descarga que esta bateria é capaz de oferecer. A explicação física pra mim é complexa (afinal, sou só um mero advogado), mas o que interessa é que em regra (tb depende de outros fatores)quanto maior o "C" maior a tensão que o teu motor e esc podem arrancar dela, e quanto maior a tensão, maior será o TORQUE do motor (há tb uma explicação em algum lugar sobre o que é torque, mas a melhor expressão é uma frase de um dos nossos usuários "velocidade é o quão rápido vc acerta a parede, torque é o quão longe vc consegue arrastá-la").

Trocando em miúdos, torque é o que vai te dar a sensação da pancada que vai tirar o carro da inércia. Eu tb o conheço como "punch" (mas posso estar confundindo aqui). Quando vc senti-lo, vc realmente vai sentí-lo. [/edit]

Personal album

Criar novo tópico Responder  [ 3 mensagens ] 

Todos os horários são GMT - 3 horas