Sei que existe um tópico na seção de dicionário ou pergunta de novatos que trata extamene disso. [edit] na verdade é em no espaço de baterias.... o thread é esse:
http://www.rceletrico.net/phpBB3/viewtopic.php?f=14&t=19683 [/edit]
Mas, como é sempre bom avivar, vou tentar explicar:
As baterias de polimeros de litium (LIPO para os mais íntimos) que se compram por aí são, na verdade, formadas por um conjunto de células, cada uma com uma voltagem nominal de 3.7v. A cada nova célula, as baterias ganham mais voltagem. O número de células em uma bateria é apresentado com um número e a lera "S" em seguida (nao me pergunte pq "S"... afinal "CELL" começa com "C". Provavelmente pq o "C" é usado para medir outra coisa que explico já.). Baterias com 2 celulas, por exemplo, apresentam o "2S" e possuem voltagem nominal de 7.4volts. 3 células apresentam "3S" e apresentam volagem nominal de até 11.1 volts, assim sucessivamente.
Em regra, quanto mais volts, maior a rotação de um motor. Entretanto, existem outros aspectos que fazem diferença nesta equação.
Atualmente, é mais comum em carros 1/10 o uso de baterias de 2 ou 3 células. para carros 1/8, em razão de outros fatores que não é o caso de explicar agora, costuma-se usar baterias de 4, 5 ou 6 células.
Acho que isso explica só parte do que são as baterias de lipo, mas deve ajudar a responder sua pergunta.
tamos aqui pra isso.
[edit] Ficou faltando explicar o "C". Esta letra, normalmente acompanhada de um número, mede a quantidade de descarga que esta bateria é capaz de oferecer. A explicação física pra mim é complexa (afinal, sou só um mero advogado), mas o que interessa é que em regra (tb depende de outros fatores)quanto maior o "C" maior a tensão que o teu motor e esc podem arrancar dela, e quanto maior a tensão, maior será o TORQUE do motor (há tb uma explicação em algum lugar sobre o que é torque, mas a melhor expressão é uma frase de um dos nossos usuários "velocidade é o quão rápido vc acerta a parede, torque é o quão longe vc consegue arrastá-la").
Trocando em miúdos, torque é o que vai te dar a sensação da pancada que vai tirar o carro da inércia. Eu tb o conheço como "punch" (mas posso estar confundindo aqui). Quando vc senti-lo, vc realmente vai sentí-lo. [/edit]