RC Elétrico - o fórum de automodelismo elétrico!

Corally, Hot Bodies, Serpent, Tamiya, Associated, HPI, Kyosho, Schumacher, Traxxas, X-Ray, Losi, Yokomo, Ofna.

Bem-vindo: Sex Jul 18, 2025 12:51 pm

Todos os horários são GMT - 3 horas

Criar novo tópico Responder  [ 13 mensagens ] 
Autor Mensagem
 Título: Baterias Lithium
MensagemEnviado: Seg Ago 31, 2009 11:41 pm 
Membro Classe 4
Membro Classe 4

Salve salve pessoal ...

Quanto ao título tenho umas dúvidas :

Comprei um conjunto de 4 pilhas lithium recarregáveis na dealxtreme,detalhe, com o carregador

http://www.dealextreme.com/details.dx/sku.974

Bom, fiz as adaptações para colocar 2 pilhas (3,7 V cada uma) e o carro ficou muito potente !!! Porém, observei que o danado esquentou rápido demais, o chassis de fibra de carbono ficou quente . Por precaução, desliguei o danado.

Pergunto, é normal ele esquentar ?
Quanto tempo é prudente rodar com ele totalizando esses 7.4 V ?

Padron, o carro ficou demais, caso os comentários sejam positivos, vamos fazer o mesmo nos seus !!!! Imagina aquele Saleen que está redondinho cheio de potência !!! kkkkk

Nihon, valeu pela dica ... qq hora apareço com o Padron no Galpas ...

Editado pela última vez por hashimotoa em Ter Set 01, 2009 9:53 pm, em um total de 1 vez.

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no MySpace

MensagemEnviado: Ter Set 01, 2009 7:44 am 
[Moderador]

Como conseguiu colocar as 18650 no micro??
Tem fotos?

O meu Z nao esquenta quando uso lithium. Consigo rodar o pack todo na pista, quando ele sobrevive, pq fica moito cavalo!

MensagemEnviado: Ter Set 01, 2009 12:40 pm 
Membro Classe 6
Membro Classe 6

Fala Hashimoto...blz?

Cara...elevar a voltagem para 7,4V fica realmente animal...as minhas li-ion trabalham a 7.2V, são duas células de 320mHa, fornecendo 640mHa...

...não está esquentando não amigo...um pouco é normal, mas nada muito além do que se estivesse com baterias normais...esta diferença um pouco maior seria, supostamente, pelo aumento no giro e torque do motor...

...convenhamos, fica animal, não?

Sugestão: estas pilhas que vc comprou são legais, mas tome muuuuuito cuidado, lithium EXPLODE MESMO!!!! e o Doug não teve uma boa experiência com elas....não explodiu, mas deformou...uhauahuahauh...

Abraços a todos!!!!!

MensagemEnviado: Ter Set 01, 2009 12:42 pm 
Membro Classe 6
Membro Classe 6

Ah...eu rodo até finalizar a bateria sem problemas de aquecimento...carrego e já mando outra bateria de voltas na sequência e não esquenta o motor...nem a ponto de incomodar a ponta do dedo...

Set up: li-ion + motor ball bearing atomic stock

Abraços!!!!

MensagemEnviado: Ter Set 01, 2009 2:52 pm 
Membro Classe 4
Membro Classe 4

nossa coloca fotos ai, cara!!

pelo site as medidas são de 67X18mm, oqué é muito superios soa 50X15mm das AA e muito mais aos 45X10mm das AAA.

como vc fez?

abs!!

MensagemEnviado: Ter Set 01, 2009 9:27 pm 
Membro Classe 4
Membro Classe 4

Fala galera !!!

Vamos por parte ... do último para o primeiro ...

flpo2007 » As pilhas tem o mesmo tamanho, o que me deixou chateado foi o fato do polo positivo ser muito curto;

-NiHoN- » Suas dicas foram ótimas, me diga como vai funcionar o Galpas neste feriadão ? E veja só ... cada pilha são de 600 mAh, será que isso está causando o problema do aquecimento?

doug01n » Como vc pode ter visto, as pilhas 10440 tem o mesmo tamanho das AAA, mas o polo positivo é "curto", desta forma, no Iwaver eu aumentei a abertura para o polo positivo na caixa de pilhas e dei um pingo de solda de forma a fazer contato com a pilha. Colocarei a foto. Desculpe mas eu postei a pilha errada, corrigi o link.

E falando nisso o Padron fala muito bem de vcs e espero um dia nos encontrarmos para tirar uns pegas ...

MensagemEnviado: Ter Set 01, 2009 11:35 pm 
Membro Classe 4
Membro Classe 4

atah agora sim, as pilhas estavam erradas, KKK

o doug pediu essas pilhas ai, mais disse que a carga delas é baixa não chega nem perto de 500mah, chega nuns 300 no máximo oque não davam nem 5min de run time, certo doug??

as suas estão durando bem?? sabe quanto de carga ela ta pegando??

abs!!

MensagemEnviado: Qui Set 03, 2009 1:02 pm 
Membro Classe 3
Membro Classe 3

Muito legal estas dicas das pilhas valeu...

Imagem

MensagemEnviado: Qui Set 03, 2009 1:04 pm 
[Moderador]

Diz uma coisa...
vc fez a alteração na fiação do battery case pra virar 2S2P, certo?

Posta as fotos de como ficou!

Abraço.

Doug

MensagemEnviado: Seg Set 07, 2009 10:54 pm 
Membro Classe 4
Membro Classe 4

Doug01n ...

A respeito das pilhas, eu fiz um "jumpeamento" na caixa de bateria, de forma a colocar uma pilha de cada lado ... Porém ... ao medir as pilhas me dão uma corrente de 8 V , creio que este seja o motivo do meu chassis esquentar. Por precaução estou correndo com uma muchmore e uma lithium ... ao medir estou com 5,2 V.
Vou dar uma de louco ... colocar duas muchmore e uma de lithium ... o que pelos meus cálculos deve render 6,2 V. Irei sim postar as fotos, assim que der um jeito na minha nikon ...

Aproveito e pergunto ... qual a carga máxima em bateria que consigo colocar em um iwaver não "fetado" e onde ou quem poderia soldar os fets nos meus iwaver ... ?

No mais ... até o próximo relato e fotos !!!

MensagemEnviado: Seg Dez 07, 2009 10:29 am 
Membro Classe 4
Membro Classe 4

hashimotoa segundo informações da Atomic Mods duas celulas de lithium saem do carregador com 8,4 volts que é o máximo suportado pelos mini-z. 7,2 volts é apenas o valor nominal (de referência).
Portanto o aquecimento no chassi só pode estar sendo causado pelo uso de fios muito finos no jumper ou no motor ou mais provavelmente por mau contato no suporte das pilhas. Você poderia tentar soldar uma pequena mola no suporte aonde colocou o pingo de solda. Não faça soldas na pilha. Na verdade tenho quase certeza que o aquecimento se deve a mau contato no suporte das pilhas. Douglas e hashimotoa o runtime dessas pilhas é realmente tão baixo assim?
Adriano

MensagemEnviado: Ter Dez 08, 2009 9:57 am 
Membro Classe 4
Membro Classe 4

Grande Adriano ... o runtime é baixo mesmo, rodei 5 minutos com dedo cravado ... estava junto com o Padron ...

Isso me deixou triste ...

Aproveitando o contato, fiz uma caca com uma placa do Iwaver, "torrei" uma parte da placa e o carro não funciona o reverso para o motor, vou postar a foto de onde queimei e consultar vc sobre como dar um jeito ...

MensagemEnviado: Ter Dez 08, 2009 8:13 pm 
Membro Classe 4
Membro Classe 4

hashimotoa não fique triste. Estou encomendando dois pares de pilhas li-ion 14430 de maior capacidade do que as que você usou. Vou fazer uns testes e se der certo vou colocar aqui passo a passo como fazer a instalação. Na verdade isso já é muito bem explicado num tutorial da Atomic Mods onde falam que os resultados são muito bons. Mas não falam sobre o runtime, por isso deixem eu fazer os testes e depois se valer a pena o investimento eu lhes ajudo a fazer o mesmo. Eu sempre sonhei em usar 7,2 volts nos mini-z mas tive problemas de peso e praticidade usando seis pilhas Ni-MH. Quanto a não funcionar o reverso de seu Mini-z é muito provável que tenha queimado um dos Fets. Isso já aconteceu comigo algumas vezes, troquei os dois Fets e ficou beleza. Mas no seu caso pode ter queimado circuitos anteriores ao Fet o que seria muito difícil de recuperar. O Fet é como um amplificador de potência para as pequenas variações de voltagem enviadas pela placa que seria o pré. O Fet transforma pequenas variações de voltagem em grande variação de corrente. Outra coisa com que fiquei satisfeito e recomendo a voces, é usar fonte de alimentação no Tx desde que costumem pilotar a partir de um ponto fixo. O Galpas deveria fazer isso, a resposta do rádio é uniforme durante toda a corrida.
Um abraço, Adriano

Criar novo tópico Responder  [ 13 mensagens ] 

Todos os horários são GMT - 3 horas