RC Elétrico - o fórum de automodelismo elétrico!

Corally, Hot Bodies, Serpent, Tamiya, Associated, HPI, Kyosho, Schumacher, Traxxas, X-Ray, Losi, Yokomo, Ofna.

Bem-vindo: Sáb Jul 19, 2025 10:39 am

Todos os horários são GMT - 3 horas

Criar novo tópico Responder  [ 100 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7  Próximo
Autor Mensagem
MensagemEnviado: Dom Set 28, 2008 12:29 pm 
Membro Classe 6
Membro Classe 6

se voce me disser a frequencia que precisa para a emissao do sinal, eu posso fazre um "transponder" desses pra voce... não é dificil programar um pequeno microsontrolador para isto....

adrianonene escreveu:
Deivid, é possivel sim fazer um transmissor infravermelho modulado em freqüência, e talvez seja essa a melhor idéia dentre as aqui sugeridas. Encontrei alguns esquemas na internet, fiz dois deles, mas não funcionou. Eles funcionam, mas ao ajustar o trimpot não altera a freqüência de transmissão. Mas dá para fazer sim, e não fica caro. Seria como o controle remoto da tv. Cada canal emite um determinado trem de pulsos que é decodificado pelo receptor. Mas eu não consegui fazer. Bom, como preciso controlar apenas tres carrinhos, vou inistir no meu projeto mesmo. Mas se for para comercializar, precisa ser algo mais elaborado.
Enrico, eu não sabia que o leitor de código de barras poderia identificar um carrinho em velocidade. Sendo assim, então daria certo, desde que pudesse ampliar o feixe do leitor por toda a extensão da pista. Eu já vi em casas lotéricas um leitor que emite um risco luminoso de uns 10 centímetros na mesa. A atendente coloca o documento na mesa numa distância considerável e funciona. Será que existe com feixe de uns 90 centímetros? Para colocar dois ou tres leitores de maneira a ampliar o feixe, ficaria caro.
Adriano

MensagemEnviado: Dom Set 28, 2008 3:03 pm 
Membro Classe 4
Membro Classe 4

editado

Editado pela última vez por adrianonene em Qui Mar 10, 2011 1:13 pm, em um total de 2 vezes.

MensagemEnviado: Dom Set 28, 2008 4:15 pm 
Membro Classe 6
Membro Classe 6

adrianonene escreveu:
Agradeço muito Deivid, você é prestativo. Mas o meu contador já está práticamente pronto, e o programa que faz a leitura também. Só estou com problema em um dos emissores. Ele usa o BC338. Mas percebi que não é qualquer BC338 que funciona, daí a instabilidade que tenho encontrado. Preciso usar um BC338 de ganho mais alto, igualzinho ao que usei nos outros dois emissores que estão funcionando perfeitamente. Acho que já sei em qual loja os comprei. Os leds infravermelhos emissores e os receptores, também tem que ser de determinado tipo, senão fica instável. Tive que fazer vários testes, quebrei muito a cabeça, estou apanhando há meses, mas parece que agora vai dar certo. Quer dizer, certo já deu, mas ocorrem instabilidades. Quanto a usar transponder, acho que o receptor ficaria muito caro. Tenho um velho amigo do "Museu do Computador" que entende bem de RFID. Ele está para vir em minha casa, e ver se é possível usar essa tecnologia. Mas quero fazer algo bem barato para quem sabe, poder vender. O meu sistema é barato, funciona perfeitamente para tres carrinhos e talvez eu até explique ao pessoal como fazer, mas apenas para uso próprio.
Obrigado Deivid, vou mantê-los informados quanto ao sucesso ou fracasso do meu contador. Você mora longe, senão eu o convidaria para conhecer de perto o meu projeto.
Abraço à todos, Adriano

voce mora na penha!? eu moro a 5 min do shopping Aricanduva.. rs
se voce precisar de alguma ajuda é so dar um toque.. abraço

MensagemEnviado: Dom Set 28, 2008 4:52 pm 
Membro Classe 4
Membro Classe 4

editado

Editado pela última vez por adrianonene em Qui Mar 10, 2011 1:14 pm, em um total de 1 vez.

MensagemEnviado: Dom Set 28, 2008 10:20 pm 
[Moderador]

Tava fuçando na net e tava procurando como fazer algo com webcam... Reconhecimento de cores.

O problema é a alta velocidade que os carros passam. Precisaria ser instalado numa curva lenta, e ainda estou testando os vários problemas que tem no software...

Adriano, vamos marcar sim. meus 2 iwavers estão com motores novos, que andam (bem) mais que aquele que estava no cooper. Vai continuar comento poeira por um booooo tempo... :lol:

MensagemEnviado: Seg Set 29, 2008 12:18 pm 
Membro Classe 4
Membro Classe 4

editado

Editado pela última vez por adrianonene em Qui Mar 10, 2011 1:14 pm, em um total de 1 vez.

MensagemEnviado: Seg Set 29, 2008 12:42 pm 
[Moderador]

Adriano, topo o desafio... Ajusto no EPA para te acompanhar e ter bom rendimento nas pilhas. Ou então eu treino bastante, para não esborrachar ele toda hora, e abro uma boa vantagem que me permita fazer um pit-stop para troca de pilhas!!! :bruce:

Não estudei profundamente a química das baterias de NiMh, mas numa pesquisa rápida:

Para a formação da liga níquel-metal, que faz o papel do cádmio na bateria de Ni-Cd, parte-se do composto intermetálico AB5, onde A é um elemento da série lantanídia (lantânio, por exemplo) e B é o níquel; essa liga tem a capacidade de estocar hidrogênio gerado na decomposição da água, liberando-o na reação inversa de geração desse composto. O lantânio é comumente substituído por uma liga de níquel contendo lantânio, cério, praseodímio, neodímio e samário, conhecida comercialmente como mischmetal

No eletrodo positivo (catodo):
Imagem

No eletrodo negativo (anodo):
Imagem

A reação total da bateria é:
Imagem

(fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script= ... so&tlng=pt)

Como notaram acima, o Hidrogênio é obtido da água, e com o passar dos ciclos de carga / descarga, vão se formando compostos químicos que contém ligações estáveis, mesmo com aplicação de tensão na célula. Aí a reação é irreversível, e pelos métodos comuns não há mesmo como reabilitar esta célula, que deve ser reciclada.

MensagemEnviado: Seg Set 29, 2008 1:04 pm 
Membro Classe 4
Membro Classe 4

editado

Editado pela última vez por adrianonene em Qui Mar 10, 2011 1:15 pm, em um total de 1 vez.

MensagemEnviado: Ter Out 07, 2008 7:48 pm 
Membro Classe 9
Membro Classe 9

Pessoal,

Achei um sistema relativamente barato (150 Euros) para contagem de voltas. Dá pra fazer o dounload do sistema gratuitamente. Por este preço vai apenas o hardware.

http://www.technicalrp.com/catalog/giroz-crono-sistemas-completos-c-82_1942.html?osCsid=9mq3av5hfhbesp60i2k3600ae1

Ele utiliza transponders separados.

http://www.technicalrp.com/catalog/giroz-crono-transponder-c-82_1941.html

Dêem uma olhada e me falem o que vocês acham. Tem um explicativo dele aqui!

Falow,

Fernando - PaNeTo

** MM CTX-C - Novak Smart Tray SE **
** Tekin Batery Doctor 8.0 - Futaba 3PM FASST **

Joguinho legalzinho!!

MensagemEnviado: Qui Out 09, 2008 12:10 pm 
[Moderador]

Esse preço é com 1 transponder, sem ponte, e pra largura de 46cm de largura...

Se for pra 86cm de largura, com ponte, dobra. Aí vai pra 300 euros. Cada transponder adicional custa 33 euros.

Sai carin... :|

MensagemEnviado: Qui Out 09, 2008 1:44 pm 
Membro Classe 9
Membro Classe 9

doug01n escreveu:
Esse preço é com 1 transponder, sem ponte, e pra largura de 46cm de largura...

Se for pra 86cm de largura, com ponte, dobra. Aí vai pra 300 euros. Cada transponder adicional custa 33 euros.

Sai carin... :|

Mas o que eu estou falando é sobre a idéia. TEM COMO FAZER COM INFRAVERMELHO!

Falow,

Fernando - PaNeTo

** MM CTX-C - Novak Smart Tray SE **
** Tekin Batery Doctor 8.0 - Futaba 3PM FASST **

Joguinho legalzinho!!

MensagemEnviado: Qui Out 09, 2008 5:16 pm 
Membro Classe 4
Membro Classe 4

editado

Editado pela última vez por adrianonene em Qui Mar 10, 2011 1:15 pm, em um total de 2 vezes.

MensagemEnviado: Sex Out 17, 2008 2:11 am 
Membro Classe 3
Membro Classe 3

Muito legal essas pistas

Editado pela última vez por hpi em Ter Dez 01, 2009 9:57 pm, em um total de 1 vez.

MensagemEnviado: Seg Nov 03, 2008 4:42 pm 
Novo no Fórum

Boa Tarde Adriano

Em primeiro lugar gostaria de parabenizá-lo pelos tópicos que você cria. São extremamente bem detalhados e empolgantes. Bom eu fique nesta vida de automodelos por apenas 6 meses andava de 1:10 serpent 710 ali no carrefour. aí vei meu filhinho e minha mulher falou o carro ou o muleke ... risos ... fiquei com o muleke ... hahaha

Vendi tudo e agora estou partindo pro IWAVER pois além de barato, já arrumei uma turma de 4 doidos que vão encarar esta comigo.

Bom o que quero lhe perguntar é o seguinte. Vou comprar as placas de EVA lá na borrachão que é o preço melhor do mercado mesmo e farei minha pistinha. Se der tudo certo vai ficar caprichada, mas para as bordas e contornos estou pensando em usar aqueles espaguetes de hidroginastica cortados ao meio formando uma meia cana. Consegue visualizar ? Como ele é bem flexivel conseguirei dar a forma que quiser e a altura dele será de aproximadamente 3,5 mm.

Você acha que dá certo ou já viu alguma pista montada com isto ??? Se funcionar depois pintarei as áres de escape e se minha turma topar vou fazer o negócio bem bacaninha mesmo.

A outra pergunta é qual a espessura minima que voce acha aconselhavel do EVA 10 mm ??

E a ultima é se você acha que pra fazer aquele traçado da http://www.minirc.com.br numa pista 4 x 3 metros ?

Cara brigadaum e espero seu retorno assim que possível.

Abraço

MensagemEnviado: Seg Nov 03, 2008 4:53 pm 
[Moderador]

leleco08

A pista que quer fazer ficaria exatamente uma miniatura da pista da microrc (já vi como é a deles, inclusive com as divisórias feitas dessa forma. Eu e o Adriano utilizamos espuma de tubulação de máquina de lavar-roupa, sai menos de 1 real 2m de espuma, enquanto de piscina sai uns 12 reais no mínimo.

O que dá pra ser feito é grudar tudo com velcro (de 10 em 10cm, para ficar bem preso), ou inserir um cano de 1/2" como o Adriano fez na pista dele, protege muito bem os carros.

A largura mínima para pilotos com experiência seria uns 60cm (não é pra mim ainda), e uns 80cm para ter uma boa folga e pegar a prática.

Adriano em breve fala mais sobre as suas idéias, pois ele tem uma pista que é muito semelhante ao seu projeto!

Criar novo tópico Responder  [ 100 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7  Próximo

Todos os horários são GMT - 3 horas