Adriano, topo o desafio... Ajusto no EPA para te acompanhar e ter bom rendimento nas pilhas. Ou então eu treino bastante, para não esborrachar ele toda hora, e abro uma boa vantagem que me permita fazer um pit-stop para troca de pilhas!!!
Não estudei profundamente a química das baterias de NiMh, mas numa pesquisa rápida:
Para a formação da liga níquel-metal, que faz o papel do cádmio na bateria de Ni-Cd, parte-se do composto intermetálico AB5, onde A é um elemento da série lantanídia (lantânio, por exemplo) e B é o níquel; essa liga tem a capacidade de estocar hidrogênio gerado na decomposição da água, liberando-o na reação inversa de geração desse composto. O lantânio é comumente substituído por uma liga de níquel contendo lantânio, cério, praseodímio, neodímio e samário, conhecida comercialmente como
mischmetalNo eletrodo positivo (catodo):

No eletrodo negativo (anodo):

A reação total da bateria é:

(fonte:
http://www.scielo.br/scielo.php?script= ... so&tlng=pt)
Como notaram acima, o Hidrogênio é obtido da água, e com o passar dos ciclos de carga / descarga, vão se formando compostos químicos que contém ligações estáveis, mesmo com aplicação de tensão na célula. Aí a reação é irreversível, e pelos métodos comuns não há mesmo como reabilitar esta célula, que deve ser reciclada.
_________________
Representante R1wurks Brasil (Baterias AAA para competição) e fanático por Mini-z.
Mini-z MR-03 50T Mini Cooper from Hell!
dNaNo, Drift Delorean AWD, Losi Micro Crawler, Micro Rally, Micro Desert Truck -
www.galpas.com.br