RC Elétrico - o fórum de automodelismo elétrico!

Corally, Hot Bodies, Serpent, Tamiya, Associated, HPI, Kyosho, Schumacher, Traxxas, X-Ray, Losi, Yokomo, Ofna.

Bem-vindo: Sex Jul 18, 2025 1:37 pm

Todos os horários são GMT - 3 horas

Criar novo tópico Responder  [ 11 mensagens ] 
Autor Mensagem
MensagemEnviado: Dom Nov 22, 2009 12:09 pm 
Novo no Fórum

Galera dos Micros,

- Comprei um Firelap :lol: ...um ótimo carrinho, custo x benefício muito legal também...porém, ele tinha uma folga na direção gigante, que não deixava o carro andar em linha reta. :?

- Por essa razão, resolvi adaptar um servo towerpro 9g na direção, para ver se eu conseguia resolver o problema.

- Meu medo, era com relação ao servo, suas ligações, pois não é padrão futaba, como todos sabem, mas desmontei o servo, retirei sua placa interna, fiz novas soldas e liguei na pcb do carro.

- Funcionou perfeitamente :lol: ...ai surgiu um novo problema :roll: , como ficaria o TOE...como seria o novo controle de direção?
Bom, inverti as rodas de posição, afim de que os pinos destas, ficassem para frente, e não para trás como original. O TOE, também, precisou ser refeito, mas no final, parece que tudo deu certo. 8)

- Mas, como em adaptações, nem tudo correm as mil maravilhas, acredito que eu vacilei e fiz dar um curto nos fios...e queimou a pcb (isolei mal) :rip: ...mas isto é fácil...pretendo logo pegar um novo chassis com o Rogério, substituir e testar na pista.

- Tenho diversas fotos, inclusive um vídeo de tudo funcionando, no youtube, LINK:

http://www.youtube.com/watch?v=YAalp-s3mPg

...inclusive nosso amigo Nihon, viu tudo funcionando...

Bom pessoal, a idéia me pareceu legal, pois a folga terminará, logo terei um resultado satisfatório..qualquer coisa, me perguntem, terei o maior prazer em responder!

- Seguem as fotos:

Abraços

Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.

Editado pela última vez por cainho_ccc em Dom Nov 22, 2009 11:22 pm, em um total de 5 vezes.

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no MySpace

MensagemEnviado: Dom Nov 22, 2009 2:13 pm 
Membro Classe 3
Membro Classe 3

Parabéns muito legal sua adaptação eu e o Henri já tentamos colocar um servo comum no firelap dele mas ele estava com problema no PCB e o servo funcionou com problemas como o servo original e não sei se ele conseguiu arrumar o PCB dele!
Sei que ele compro uma placa xing-ling e também não funcionou!
Agora você terá que bolar um salva servo por que se não as engrenagens irão para o espaço com as pancadas!
Abraços Beto!

MensagemEnviado: Dom Nov 22, 2009 3:09 pm 
Membro Classe 4
Membro Classe 4

Fala Caio, beleza?
Eu tenho um Iwaver que tá parado por causa do servo, não conseguia andar em linha reta. Um dia desmontei ele todo e tirei folgas de onde pude, pareceu melhor. Mas depois fiz um teste com ele suspenso e vi que não tinha resolvido. Quando acelerava no máximo, o maldito servo começava a mexer sozinho. Imagina isso na reta principal do Galpas... batidas na certa.
Esse seu servo é bom, mas faz esse teste só pra confirmar. O importante é funcionar, hehehehe

Mizuno

Mini-Z MA-010/AWD - Ferrari Enzo
Mini-Z Monster - Mad Force
dNaNo - Aston Martin DBR9
KO-Propo EX-10 Helios 2.4GHz

Galpas Racing Indoor
http://www.galpas.com.br

MensagemEnviado: Dom Nov 22, 2009 3:16 pm 
Novo no Fórum

Mizuno,

Eu fiz o teste com aceleração total aqui em casa, quando eu ainda não tinha estragado a pcb, e deu tudo certo, o servo ficou alinhadinho!

Acredito que não vou ter problemas!

Mas, antes de cantar vitória...vou fazer muitos testes!

Abraço

MensagemEnviado: Dom Nov 22, 2009 11:23 pm 
Novo no Fórum

Mais algumas fotos...

Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.

MensagemEnviado: Seg Nov 23, 2009 11:41 am 
Membro Classe 6
Membro Classe 6

Fala galera....

....bom eu fui testemunha ocular de que o servo fucionou bem...só não sabemos por quê parou de funcionar...seria uma grande solução para os que têm problemas com servos, e que logicamente gostam de fuçar seus bólidos...o Caio é um desses professores pardais que temos espalhados pelo forum...eheheh...e ele foi corajoso em arriscar seu chassis nessa empreitada...infelizmente houve algum problema e a pcb não responde mais no servo, nem no original...rsrsrs...acho que queimou, heim? Ainda bem que coisa ching ling tem preços mais em conta...se fosse um kyosho eu chorava...eheheh...

Está ai a prova de que os caras projetam nas coxas, pois é muito evidente que se tivéssemos um servo no lugar daquelas engrenagens e do motorzinho, seria mais fácil nossa vida com aquele jogo na direção, retas que custam para ser feitas em linha reta, etc...

Bom, como na nossa categoria não diz sobre servos originais, acho que não tem problema em usá-los...ehehehe...tenho certeza que na próxima o Caio conseguirá usar o servo 9gr....mas vai ser necessário uma pcb nova...

Abraços galera e até amanhã!!!

MensagemEnviado: Seg Nov 23, 2009 12:18 pm 
[Moderador]

Nisso não tem coisa melhor que o Iwaver 02M. Eu usava um com servo de aero de 5g.. ficava perfeito. O carro parecia andar num trilho... mas aí me fazem uma PCB sem reposição... mata os pião.

MensagemEnviado: Seg Nov 23, 2009 12:19 pm 
Membro Classe 5
Membro Classe 5

Talvez o PCB tenha queimado pq o servo original tenha uma especificação muito diferente do que o servo que foi colocado como substituto ... o PCB foi projetado pra mandar uma certa quantidade da corrente alimentada pela bateria pra cada componente ... quando trocamos por um outro componente, a corrente exigida é diferente ... provavelmtene esse servo novo exigia muito mais em questão de corrente doq o servo original ... o que pode ter ocasionado :rip: da placa ...

Se for tunar ... toma cuidado com a especificação do que for substituido e do substituto ... se não quer ter que pesquisar sobre cada componente ... melhor pegar kit, pois tem um "range" maior de trabalho ...

abraço

MensagemEnviado: Seg Nov 23, 2009 5:36 pm 
Novo no Fórum

Então Kenji,

Com relação a quantidade de energia necessária, eu andei dando uma fuçada e vi que o servo towerpro 9g consome menos que o original, inclusive, se for comparar, o motor que movimenta o servo original é muito maior do que o do servo 9g...eu tenho quase certeza de que fiz besteira...faz parte do aprendizado...pretendo pegar outro chassis amanhã e já instalar a placa nova!

Abraços

MensagemEnviado: Seg Nov 23, 2009 6:22 pm 
Membro Classe 5
Membro Classe 5

Entendi caio

bom, o problema de pegar algum componete que utilize menos ou mais corrente que o original é que você pode queimar a placa e deixar o servo bem ou queimar o servo e deixar a placa bem. O servo sendo utilizado com sobrenergia nao costuma queimar na hora, apenas se for uma diferença absurda, mas a vida útil dele é reduzida e muito ! Já o PCB é mais sensivel, ele queima rapidamente sem choro nem vela ... esse eu acredito que seja o motivo do seu PCB ter morrido de um dia para o outro ...

Voltando para o Towerpro 9g, se ele for superalimentado ele funcionará sim, mas durará menos que o esperado ... mas como sáo correntes pequenas eu acho q o servo nao vai queimar do nada e tenho qse certeza que vai cumprir o papel por um tempo razoavel ... ate vc querer outro chassis hehehe!

abração caio !

MensagemEnviado: Ter Nov 24, 2009 6:46 pm 
Membro Classe 4
Membro Classe 4

Eu pilotei esse Iwaver 02M com servo Tower Pro 5g do Douglas. Ficou bem mais rápido e preciso do que o original, exigindo maior habilidade do piloto. Usar apenas a parte mecânica de um Tower pro de 5g pode ser válido para eliminar folgas, mas acho que para se obter uma resposta mais rápida a gente tem que usar a eletrônica do servo o que é inviável no Firelap. Dica: se precisarem inverter a polaridade dos fios do motor do servo para adequar sua resposta ao volante do Tx, não esqueçam de inverter também os dois fios das extremidades do potenciômetro. Se isso não for feito o servo não vai parar na posição de repouso central quando ligarem o TX.
Adriano

Criar novo tópico Responder  [ 11 mensagens ] 

Todos os horários são GMT - 3 horas