RC Elétrico - o fórum de automodelismo elétrico!

Corally, Hot Bodies, Serpent, Tamiya, Associated, HPI, Kyosho, Schumacher, Traxxas, X-Ray, Losi, Yokomo, Ofna.

Bem-vindo: Sex Jul 18, 2025 1:39 pm

Todos os horários são GMT - 3 horas

Criar novo tópico Responder  [ 7 mensagens ] 
Autor Mensagem
MensagemEnviado: Sex Jun 19, 2009 12:13 pm 
Membro Classe 10
Membro Classe 10

Ao contrário do que muitos imaginam a função principal dos amortecedores na categoria 1:28 onroad não é absorver irregularidades do solo, é manter a estabilidade nas curvas. A suspensão destes modelos servem basicamente para controlar o balanço lateral do chassis.

Suspensão traseira:
Imagine o auto entrando e saindo de uma curva forte, o chassis vai tender a emborcar para fora da curva, com a suspensão traseira tendo rolagem horizontal paralela ao chassis ele vai emborcar e permitir que as duas rodas permaneçam em contato com o solo mantendo a tração. Se não tivesse este movimento horizontal do eixo traseiro em relação ao chassis a roda traseira de dentro da curva poderia levantar sendo puxada pelo chassis fazendo ele perder tração. Evidente que existe um limite de aderência mesmo com este sistema, serão os ajustes que determinarão o limite de velocidade em curva.

Suspensão dianteira:
Imagine esta mesma curva acima, quando o chassis esta emborcando, se na frente não tivesse suspensão a roda dianteira de dentro da curva ficaria levantaria perdendo aderência, com a suspensão ao emborcar o chassis a roda de fora da curva abaixa permitindo que o chassis emborque a as duas rodas da frente permaneçam em contato com o solo.

Em outras palavras, a suspensão dos 1:28 servem para permitir que o classis emborque nas curvas de um lado para outro sem levantar as rodas.

Suspensão traseira do Firelap e MiniZ MR2:
Existe apenas um amortecedor bem em cima entre o berço do motor e o chassis. Este tipo de amortecedor serve para absorver o mínimo de irregularidades de solo e principalmente controlar a vibração do chassis em relação as rodas traseiras.
Em alta velocidade é que este amortecedor mostra sua função, pois em alta velocidade a vibração aumenta. A vibração é transmitida dos pneus para o chassis e esta vibração tende a voltar para os pneus, ou até mesmo entrar em ressonância amplificando a vibração, instalando um amortecedor entre as rodas traseira e o chassis uma boa parte da vibração vinda dos pneus é anulada e a vibração do chassis vinda dos pneus dianteiros não é retransmitida para os pneus traseiros, logo temos um sistema eficiente de anulação de vibrações.
Existe um problema dos amortecedores que não funcionam a óleo, eles impedem que o chassis passe vibração para as rodas traseiras, mas permitem transmitir muita vibração das rodas para o chassis, já que o chassis “vai e volta” ao invés de ir e parar. Instalando amortecedor a óleo ele absorve a vibração do chassis e deixa todo o sistema mais eficiente.

É isso ai, mais novidades atualizo o tópico.

Abraços.

Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no MySpace

MensagemEnviado: Sex Jun 19, 2009 4:23 pm 
Membro Classe 7
Membro Classe 7

Eu senti uma diferença gigantesca com a mudança do chassi de plástico do meu Iwaver 02 pelo de carbono, que é muito mais duro. A suspensão ficou mais rígida ainda quando coloquei os amortecedores de alumínio com regulagem de rosca. Parece que aumentou o grid no carpete (usando o mesmo pneu) e a direção ficou mais rápida.

Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.

MensagemEnviado: Sex Jun 19, 2009 4:35 pm 
Membro Classe 10
Membro Classe 10

Esta para chegar para mim o chassis de fibra de carbono. O de plástico ao dar pressão na rosca o chassis e o suporte superior entortava deixando o chassis alto e o amortecedor não funcionando direito.

angelo.mateus escreveu:
Eu senti uma diferença gigantesca com a mudança do chassi de plástico do meu Iwaver 02 pelo de carbono, que é muito mais duro. A suspensão ficou mais rígida ainda quando coloquei os amortecedores de alumínio com regulagem de rosca. Parece que aumentou o grid no carpete (usando o mesmo pneu) e a direção ficou mais rápida.

MensagemEnviado: Sex Jun 19, 2009 9:04 pm 
Membro Classe 6
Membro Classe 6

Images: 5
O meu 02M tb, com o chassis de alumínio ficou mais rígido, pois anula o movimento que tem nos de plástico originais. Gostei porque ele é um pouco mais pesado e baixou mais o centro de gravidade, já que ele fica abaixo do eixo das rodas. Agora tá como fica os carros 1:1 rebaixados, pula demais em pisos irregulares.
:drinks:

Personal album

MensagemEnviado: Seg Jun 22, 2009 6:32 pm 
[Moderador]

Eu fiz alguns testes em casa. Quando acelerava meu iwaver 02M (com suspensão traseira independente), ele tendia a sair de lado enquanto destracionava. Como a suspensão é de rosca, rosqueei um pouco mais o lado que estava "penso", compensando o peso maior do diferencial de um dos lados da roda. Resultado, ele começou a distracionar por igual agora, então em situações onde ele aceleraria de lado (fazendo a famosa "rosquinha"), ele sai andando reto, mesmo que destracione um pouco. Claro que se acelerar muito, vai perder a traseira da mesma forma.

Em breve farei testes na pista, e com motores mais fortes também (acabei de pedir um Stock na rcmart...).

Por enquanto, estou utilizando a frente com molas mais moles possíveis, e a traseira mole também, apenas com pressão em um dos lados para compensar a saída de lado.

MensagemEnviado: Qui Jul 02, 2009 10:34 am 
Membro Classe 10
Membro Classe 10

Pessoal, outra informação obvia que não esta facilmente acessível na internet:

Quanto mais macio for o suporte H do motor do MR02 ou mais macio os amortecedores dos iWaver será necessário um suporte das rodas dianteiras com maior cambagem! Isto é evidente, já que o chassis vai emborcar mais e desgastar os pneus dianteiros de forma mais acentuada do lado de fora.

MensagemEnviado: Qui Ago 06, 2009 3:50 pm 
Membro Classe 7
Membro Classe 7

doug01n escreveu:
Eu fiz alguns testes em casa. Quando acelerava meu iwaver 02M (com suspensão traseira independente), ele tendia a sair de lado enquanto destracionava. Como a suspensão é de rosca, rosqueei um pouco mais o lado que estava "penso", compensando o peso maior do diferencial de um dos lados da roda. Resultado, ele começou a distracionar por igual agora, então em situações onde ele aceleraria de lado (fazendo a famosa "rosquinha"), ele sai andando reto, mesmo que destracione um pouco. Claro que se acelerar muito, vai perder a traseira da mesma forma.

Em breve farei testes na pista, e com motores mais fortes também (acabei de pedir um Stock na rcmart...).

Por enquanto, estou utilizando a frente com molas mais moles possíveis, e a traseira mole também, apenas com pressão em um dos lados para compensar a saída de lado.

Eu também comecei a rosquear um pouco mais um dos amortecedores, pra compensar e agora ficou 100%.

Criar novo tópico Responder  [ 7 mensagens ] 

Todos os horários são GMT - 3 horas